Xarope de Bordo – O que é, para que serve e como usar

Especialista da área:
atualizado em 04/01/2021

Você já deve ter ouvido falar em xarope de bordo ou maple syrup. Veja o que é, para que serve e como usar esse adoçante natural tão popular.

  Continua Depois da Publicidade  

O xarope de bordo é um tipo de açúcar usado há muito tempo na América do Norte, principalmente no Canadá.

Mas será que ele é realmente uma alternativa mais saudável do que o açúcar de mesa? Saiba para que serve o xarope de bordo, como usar e se ele traz benefícios para a saúde.

O que é o xarope de bordo

xarope de bordo

Esse açúcar alternativo é obtido da seiva das árvores de bordo – cujas folhas são populares por terem o mesmo formato que a bandeira do Canadá.

A árvore de bordo ou bordo canadense tem os nomes científicos Acer nigrum e Acer saccharum. É por isso que algumas pessoas chamam o xarope de bordo de xarope de ácer.

A fim de obter o xarope, a seiva da árvore é removida e fervida até formar um xarope espesso e bem açucarado rico em sacarose. Logo após esse processo, o produto é filtrado para eliminar qualquer tipo de impureza.

Ele tem um sabor parecido com o do caramelo com algumas notas de baunilha amadeirada. Mas seu gosto varia de acordo com a região e a época da extração da seiva.

Os xaropes de bordo são classificados em diferentes graus, que variam de acordo com a cor do produto. Essa classificação pode mudar ainda de país para país.

Por exemplo, nos Estados Unidos existe o grau A e o grau B – enquanto o último refere-se aos xaropes de bordo de coloração mais escura, o grau A é dividido em três grupos: âmbar claro, âmbar médio e âmbar escuro.

folha da árvore de bordo
Folha da árvore de bordo

Para que serve

Usa-se o xarope de bordo em várias receitas, principalmente em sobremesas e molhos doces.

  Continua Depois da Publicidade  

Existem vários tons de âmbar e diferentes intensidades de sabor. Assim, cada tipo é usado em uma receita específica.

Por exemplo, o xarope mais escuro tem um sabor mais forte e, por isso, é usado para assados. Por outro lado, o xarope de bordo mais claro tem um sabor mais suave e é utilizado em panquecas.

Informações nutricionais

O xarope de bordo é uma opção melhor que o açúcar refinado principalmente por causa dos minerais e antioxidantes.

A saber, em uma porção de ⅓ de xícara (ou 80 ml) de xarope de bordo puro, há os seguintes nutrientes.

NutrienteValor por 100 g
Calorias260 kcal
Carboidratos67 g
Proteínas0 g
Gorduras0,01 g
Fibras 0 g
Fonte: Wikipedia

O xarope de bordo contém em sua composição minerais como cálcio, potássio, ferro, zinco e manganês em sua composição. O produto também contém magnésio, fósforo e vitaminas do complexo B.

Além disso, de acordo com um estudo publicado em 2010 no Journal of Medicinal Food, quanto mais escuro o maple syrup, maior é a quantidade de antioxidantes em sua composição.

Entretanto, embora o xarope de bordo forneça uma quantidade razoável de alguns minerais, especialmente manganês e zinco, tenha em mente que ele também carrega muito açúcar.

Isso porque aproximadamente ⅔ do xarope de bordo é sacarose, ou seja, açúcar de mesa, e o consumo excessivo de açúcar pode levar ao desenvolvimento de problemas de saúde como obesidade, diabetes do tipo 2 e doença no coração.

  Continua Depois da Publicidade  

Portanto a quantidade total de antioxidante ainda é baixa, comparado às grandes quantidades de açúcar, e sendo assim o xarope de bordo é uma versão “menos pior” de açúcar, e não pode ser rotulado como saudável.

Como usar xarope de bordo

xarope de bordo com panquecas

Esse xarope é tradicionalmente usado para regar panquecas e waffles além de outros doces. Mas o açúcar alternativo também pode ser um substituto do mel em várias receitas.

Assim, o maple syrup pode fazer parte do seu chá, das suas torradas e de qualquer receita em que você queira substituir o mel ou o melado de cana, por exemplo.

Algumas sugestões de receitas para incluir o xarope de bordo são:

  • Doces;
  • Molhos;
  • Assados;
  • Cozidos.

Para substituir o açúcar por xarope de bordo em uma proporção correta, o ideal é usar ¾ de xícara de xarope de bordo no lugar de cada 1 xícara de açúcar. Caso a receita precise ir ao forno, remova também 3 colheres de sopa de água ou do líquido principal da receita. 

No caso da substituição do mel, é só trocar e usar a mesma quantidade.

Além disso, é possível cozinhar o xarope. Por exemplo, ao adicionar um pouco de manteiga ao xarope de bordo, é possível obter um creme que serve de molho para churrasco.

Dicas e cuidados

Na hora da compra, preste atenção no rótulo, pois alguns produtos têm apenas o sabor de bordo, mas não são o xarope de bordo original. Neste caso, há o risco de adquirir um produto repleto de açúcar refinado ou xarope de milho por engano.

Mesmo com esse cuidado, é importante usar o xarope de bordo com moderação, já que ele tem um alto teor de açúcar.

Ainda que o índice glicêmico do xarope de bordo seja um pouco mais baixo do que o açúcar, a nossa dieta já contêm muitos açúcares adicionados. Dessa forma, é importante ser cauteloso.

Fontes e Referências Adicionais

Você já experimentou o xarope de bordo em panquecas e waffles? Usaria no dia a dia em outras receitas? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário