Veja se é verdade que tomar Voltaren dá sono, para que serve esse medicamento e possíveis efeitos colaterais para ficar atento.
Para quem recebeu a prescrição médica para usar o medicamento Voltaren (diclofenaco sódico), vale a pena saber se o remédio provoca a sonolência.
Isso porque ficar cheio de sono pode prejudicar a realização de tarefas básicas do dia a dia como trabalhar, estudar, praticar exercícios físicos e preparar refeições saudáveis com o cuidado que elas precisam, por exemplo.
Portanto, uma vez que souber que o Voltaren dá sono mesmo, o paciente pode se preparar para lidar com o efeito e não ter o seu dia a dia tão atrapalhado.
Depois que aprender mais sobre a relação entre o medicamento e o sono, você pode tirar um tempo para conhecer outras causas que pode estar por trás da sonolência excessiva.
Para que serve Voltaren?
Antes de começarmos propriamente a analisar se Voltaren dá sono, vamos conhecer o que é esse medicamento?
Pois bem, o que temos aqui é um remédio de uso adulto, que pode ser encontrado na forma de comprimidos e solução injetável.
Sua indicação pode ocorrer em casos de:
- dor reumática ou degenerativa nas articulações (artrite);
- dor nas costas;
- síndrome do ombro congelado;
- cotovelo de tenista;
- outros tipos de reumatismo.
Voltaren também pode ser usado no tratamento de:
- crises de gota;
- entorses;
- distensões e outras lesões;
- dor e inchaço após cirurgias;
- condições inflamatórias ginecológicas como os períodos menstruais;
- infecções de ouvido, nariz e garganta.
A sua venda requer a apresentação da prescrição médica branca comum. As informações são da bula de Voltaren, disponibilizada pela Anvisa.
E então, será que Voltaren dá sono?
Para descobrirmos se Voltaren dá sono, resolvemos consultar a bula do remédio na versão comprimidos revestidos de liberação retardada de 50 mg.
Segundo o que o documento nos informa, é possível realmente ficar com sono ao se tratar com o medicamento. No entanto, isso não acontece necessariamente com todos os usuários de Voltaren.
Isso porque, apesar da bula apresentar a sonolência como uma das possíveis reações adversas do remédio, ela é classificada como um efeito colateral raro, ou seja, que atinge entre 0,01 e 0,1% das pessoas que usam o medicamento.
Caso você seja uma das poucas pessoas a ficar com sono durante o tratamento, especialmente se isso acontecer de maneira expressiva ao ponto de prejudicar a sua rotina, informe prontamente o médico a respeito do problema para saber qual a melhor e mais segura forma de lidar com ele.
A nefrite tubulointersticial
Além disso, é necessário ficar de olho e prestar atenção se a sonolência durante no tratamento não vem junto de sinais como produção de urina mais ou menos acentuada, confusão e náusea para informar imediatamente o médico quando isso ocorrer.
Isso porque todos esses são sintomas da nefrite tubulointersticial, outro dos efeitos colaterais que podem ser provocados pelo remédio.
Embora seja apresentada pela bula como de frequência rara ou muito rara, ou seja, que afeta entre 0,01% e 0,1% dos pacientes ou em menos de 0,01% dos pacientes, a nefrite tubulointersticial merece atenção porque é uma inflamação que atinge os rins.
Efeitos colaterais, contraindicações e outros cuidados com Voltaren
Acesse e leia a íntegra da bula de Voltaren para conhecer melhor as suas indicações e posologia, assim como verificar os efeitos colaterais, contraindicações e demais cuidados necessários durante o tratamento.
Este artigo serve unicamente para informar e jamais pode substituir a leitura da bula na íntegra e a consulta com o médico que devem ocorrer antes do início do tratamento.