Marcio Atalla

5 Dicas de Márcio Atalla Para Emagrecer

Até 1970, o brasileiro dava cerca de 10 mil passos por dia. Desde os anos 2000, esse número caiu para uma média de 2 mil passos. Andem mais, pois essa diferença tem aumentado em 60% as chances de problemas cardíacos e pulmonares.

Publicidade

Assustador! O comentário acima é de Márcio Atalla, professor de Educação Física, com especialização em Treinamento de Alto Rendimento, e pós-graduação em Nutrição, pela USP. Ficou conhecido por sua aparição na mídia através de seu programa de Dieta x Exercícios, de excelentes resultados, e do programa Medida Certa do Fantástico na TV Globo. Desde então, tornou-se uma espécie de guru das pessoas que estão acima do peso, dos sedentários e dos desmotivados.

Seu método, comprovadamente eficaz, motiva as pessoas a mudarem sua rotina alimentar. Vamos explorar agora algumas dicas de Márcio Atalla para emagrecer. A partir de seus comentários, daremos uma breve explicação dos temas abordados.

Primeira Dica de Márcio Atalla

Atalla e Ronaldo

“Diminuir a quantidade de gordura saturada ainda é um dos métodos mais eficazes de se combater a gordura”

O que é gordura saturada? É toda gordura de origem animal. Está presente nas carnes, no leite, queijos, manteiga, creme de leite, etc. Responsável pela aterosclerose (formação de placas de gordura na parede das artérias, provocando seu entupimento), aumentando a chance de ataque cardíaco e derrame cerebral.

Segunda Dica de Márcio Atalla

“O brasileiro precisa consumir mais fibras, isso influencia no sistema digestivo e circulatório, e queima mais gorduras ao longo do dia.”

dois grupos de fibras:

  • Solúveis – que geram saciedade, são redutoras do colesterol, dos triglicerídeos e da glicemia. Vamos encontrá-las na aveia, lentilha, soja, feijão, verduras e frutas.
  • Insolúveis – têm a capacidade de produzir um aumento do bolo fecal, também aceleram o trânsito intestinal. Encontradas em verduras e frutas, mas em outras fontes, como a linhaça e o farelo de trigo.

Terceira Dica de Márcio Atalla

“Pessoas que dormem pouco são mais propensas a engordar. Para quem sacrifica o sono pelo trabalho, isso vai se refletir num futuro próximo, então durmam mais.”

Quando se dorme pouco, o organismo acaba liberando hormônios de maneira irregular. Vamos conhecê-los:

  • Grelina– o hormônio responsável pela fome: é liberado em maiores quantidades, levando a pessoa a comer muito mais.
  • Leptina – o hormônio que controla a saciedade: é produzido de forma reduzida, portanto, será necessário comer mais para se sentir saciado.
  • Cortisol – o hormônio do estresse, entre outras coisas, diretamente ligado ao crescimento da circunferência abdominal.

Todos os médicos aconselham que se durma entre 7 a 8 horas por noite. Se uma pessoa em dieta para emagrecer estiver sentindo dificuldade para dormir, provavelmente essa dieta também ficará prejudicada.

Quarta Dica de Márcio Atalla

Café de Atalla

“Não deixe de tomar café da manhã. Muitos estudos mostram que não fazer essa refeição significa comer mais calorias e gorduras ao longo do dia. E agora um estudo de Harvard concluiu que pular o café da manhã aumenta o risco de obesidade, pressão alta, aumento do colesterol e diabetes.”

As pessoas, quando ignoram o café da manhã, ingenuamente acreditam que consumirão menos calorias ao longo do dia. Não é bem assim que funciona. Quando despertamos, nosso organismo, como um todo, desperta também. Ao sentir a carência de nutrientes, nosso corpo automaticamente entra no “modo standby”, ou seja, vai poupar a queima de energia ao máximo até que seja alimentado corretamente.

Quinta Dica de Márcio Atalla

“Para emagrecer, os exercícios aeróbicos são os mais eficientes.”

Os resultados obtidos serão melhores se os treinos mais moderados e mais longos forem alternados com treinos curtos e de maior intensidade. Lembrando que todo treinamento acelera o metabolismo e promove maior queima calórica, no entanto, os treinos mais curtos e intensos mantêm essa queima no pós-treino. Nunca comece a praticar exercícios sem o devido aquecimento e alongamento.

Gastos Calóricos x Atividades Físicas

Atalla na academia

A Organização Mundial de Saúde recomenda, no mínimo, 30 minutos de atividade física, 5 dias por semana.

Não é uma meta difícil de ser atingida. Para quem não quer frequentar uma academia, basta sair andando por aí. Dá pra praticar em toda parte, a qualquer hora, mas, é preciso estar atento ao tipo de tênis utilizado. Procure comprá-lo de acordo com a atividade que pretende praticar, para evitar lesões nas articulações.

Praticamos vários exercícios diariamente sem que tenhamos sequer noção disso. Tudo, absolutamente tudo o que fazemos irá queimar calorias, poucas ou muitas. Estamos nos mexendo? Estamos gastando energia.

Os sedentários devem começar de forma comedida. De nada adianta querer fazer num único dia todo o exercício que se deixou de fazer a vida toda. Que tal deixar o carro em casa? Já tentou trocar o elevador pela escada? Ir de bicicleta visitar seus amigos? Quando subimos 60 degraus estamos queimando a mesma quantidade de calorias que eliminamos com 10 minutos de caminhada.

O importante é escolher uma atividade física prazerosa, pois dessa forma o praticante dará continuidade ao novo estilo de vida.

A tabela abaixo vai complementar as dicas de Márcio Atalla para emagrecer. Vamos conferir como um adulto de aproximadamente 70 quilos, praticando 10 minutos de cada uma dessas atividades, queima suas calorias.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

ATIVIDADE FÍSICAQUEIMA CALÓRICAATIVIDADE FÍSICAQUEIMA CALÓRICA
vendo TV11.3dançando56.7
tomando banho22.7praticando jardinagem59
cozinhando28.3andando a 6,5 km/h62
alongamento28.3treino de resistência68
colhendo frutas de árvore34vôlei competição68
praticando Pilates34basquete recreação70
praticando Yoga37.4Cooper79.3
lavando o cachorro39.7futebol recreação79.3
passando aspirador39.7jogando tênis82.73
pescando39.7basquete competição90.7
trabalho doméstico leve39.7vôlei de praia90.7
andando a cavalo43step96.3
jogando boliche43.1pedalando a 21 km/h107
lavando roupa45.3nadando em competição111.1
jogando ping pong45.3futebol competição113.3
pintando a casa51correndo a 11 km/h141
pedalando a 9 km/h53boxe145.1
jogando golf54,4correndo escada acima170

Você já conhecia o trabalho de Márcio Atalla? Acredita que está seguindo a maioria de suas dicas para emagrecer corretamente? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

5 comentários

  1. Tenho desturbio hormonal naontenho tiróide nem hipotiroidismo comonfasso pra elimina 7 KL urgente pois ja sofri um micro AVC com 36 ano preciso de ajuda minha cidade naonda suporte a isso na Saude básica

  2. vou começar a praticar a zumba, 1 hora por dia o que voce me diz desse exercicio .obrigado.

  3. Maria Cristina dos Reis

    Professor Márcio, por que será q não emagreco na parte superior do meu corpo… só emagreco da cintura pra baixo. Por favor me diga alguma coisa.

  4. preciso esmagrece poronde eu comeso estou na cadenia mais la fasso o mesmo e fasso a mesma coisa nao ta dando muito certo nao
    gostei de todas suas dicas muito boa

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*