Publicidade

 

8 Benefícios do Cogumelo Shitake – Para Que Serve e Propriedades

Utilizado na medicina chinesa há mais de seis mil anos, o cogumelo shitake até pouco tempo era pouco conhecido dos brasileiros, mas hoje em dia é encontrado com relativa facilidade e pode ser considerado um excelente alimento para fazer parte de nossa alimentação diária. Mas para que serve o Shitake? Além de ser um alimento de poucas calorias e rico em fibras,  ainda há uma grande variedade de benefícios do cogumelo shitake para a saúde, que vão desde a perda de peso até o combate ao câncer.

Publicidade

Para quem já conhecia, mas ainda não sabia das propriedades do cogumelo shitake, nós listamos abaixo 8 benefícios do mesmo para boa forma e saúde. Continue lendo para saber quais são eles e conhecer um dos melhores alimentos naturais à nossa disposição.

Propriedades do Cogumelo Shitake

Embora seja tecnicamente um fungo, o cogumelo é classificado como um alimento de origem vegetal para fins nutricionais. E assim como as verduras e legumes, o cogumelo é rico em vitaminas, minerais e antioxidantes que contribuem não somente para manter a saúde como também para combater doenças, como veremos logo mais.

Veja abaixo outras propriedades do cogumelo shitake:

  • É rico em selênio (mineral que contribui para a saúde dos vasos sanguíneos e ajuda a controlar o funcionamento dos hormônios da tireoide);
  • Possui Vitamina B– também conhecida como riboflavina, atua na produção de energia para o organismo. Cinco cogumelos por dia fornecem 16% da necessidade diária de vitamina B2;
  • Contém Niacina, ou vitamina B3, que, assim como a riboflavina, também atua na produção de energia;
  • É uma ótima fonte de Vitamina B9 (ácido fólico), nutriente essencial para gestantes;
  • Tem uma boa concentração de vitamina D (somente os cogumelos desidratados que foram expostos ao sol para secagem);
  • 75 g de shitake fornecem 70% das necessidades de cobre e 50% da ingestão diária recomendada de vitamina B5.
  • O shitake contém ainda uma boa concentração de zinco, manganês e cálcio.

Benefícios do Cogumelo Shitake –  Para que serve:

Veja 8 motivos para você incluir mais shitake na sua alimentação:

1. Ajuda a emagrecer

Com somente 34 calorias a cada 100g de cogumelo fresco, o shitake é um excelente alimento para fazer parte de uma dieta para emagrecer. Além de pouco calórico, o cogumelo também fornece uma boa quantidade de fibras – 2,5 g na porção de 100g – uma grande porcentagem de água (75% no alimento fresco) e poucos carboidratos (7 gramas na mesma porção). Isso significa que o shitake ajuda a emagrecer porque fornece saciedade com poucas calorias e pode ser considerado um alimento de baixo índice glicêmico (que não eleva bruscamente a glicose sanguínea, um dos fatores que levam ao acúmulo de gordura).

E para quem está tentando diminuir o consumo de proteína de origem animal, o shitake é uma das melhores opções para compor seu cardápio sem carne, já que possui uma boa quantidade de proteínas e apresenta consistência e sabor que lembram o alimento de origem animal.

Publicidade

2. Reduz o Colesterol

O shitake contém eritadenina, um uma substância que, segundo pesquisadores suecos, tem a capacidade de diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim). Outro estudo realizado no Japão constatou que o shitake aumentou a quantidade de colesterol nas fezes, o que por sua vez reduziu os níveis de colesterol na corrente sanguínea. Esse efeito foi verificado em pesquisas realizadas com o cogumelo fresco e também com o extrato de shitake.

3. Auxilia no Combate ao Câncer

Outro composto que colabora nas propriedades do cogumelo shitake é a lentinana, que não somente fortalece o sistema imunológico como também atua na prevenção e no combate ao câncer.

Diversos estudos têm comprovado a ação antitumoral da lentinana, que seria capaz de reduzir e desacelerar o crescimento de alguns tipos de tumores. Algumas pesquisas realizadas em conceituadas universidades japonesas falam ainda da capacidade da lentinana de causar a regressão e impedir a metástase de algumas formas de câncer (sobretudo os de origem gástrica).

Em um estudo publicado em 2011 no periódico especializado “Cancer Science”, pesquisadores notaram uma interrupção no crescimento de melanomas em ratos após os animais terem recebido extrato de shitake em pó.

Uma das possíveis explicações para o mecanismo de atuação do shitake contra o câncer seria o fato da lentinana (um tipo de betaglucana) estimular o sistema imunológico e ajudar a ativar determinadas células e proteínas de defesa responsáveis por atacar os tumores.

Publicidade

4. Combate os Radicais Livres

Os radicais livres são indispensáveis à vida, mas quando em excesso podem causar uma série de complicações, que vão desde o envelhecimento precoce até o câncer. As substâncias capazes de combater esse excesso de radicais livres são chamadas de antioxidantes, e podem ser encontradas em abundância nos alimentos de origem vegetal, entre eles o shitake.

No caso desse cogumelo, há uma substância em particular com uma grande capacidade antioxidante: a L-ergotioneína, um potente composto com capacidade de impedir os danos dos radicais livres às células saudáveis do organismo. Já está comprovado que o acúmulo de radicais livres pode fazer com que essas células sofram mutação e acabem acarretando o surgimento do câncer.

Um estudo divulgado em 2005 durante um encontro da American Chemical Society revelou que os cogumelos têm uma maior concentração de L-ergotioneína que o fígado de frango e o gérmen de trigo, até então considerados como as maiores fontes conhecidas dessa substância. Os mesmos pesquisadores descobriram mais tarde que o shitake contém uma quantidade maior de L-ergotioneína que todos os demais cogumelos de consumo humano.

5. Fortalece o Sistema Imunológico

Segundo pesquisadores, este pode ser considerado como um dos maiores benefícios do cogumelo shitake para a saúde. Como já vimos, o shitake contém lentinana, uma substância que atua no mecanismo de defesa do organismo contra agentes causadores de doenças. Hoje já se sabe que o shitake pode ser inclusive mais eficiente que alguns medicamentos no combate a infecções causadas por vírus e bactérias.

6. Controla a Pressão Arterial

Estudos preliminares têm demonstrado que mais um dos benefícios do cogumelo shitake é diminuir os níveis de pressão arterial, prevenindo e até mesmo combatendo a hipertensão. Essa propriedade do shitake se deve à presença da niacina, vitamina que causa a dilatação dos vasos sanguíneos, o que por sua vez leva à uma diminuição na pressão arterial.

7. Protege o Sistema Cardiovascular

Os benefícios do cogumelo shitake para o coração se dão por três maneiras:

  • Regula os níveis de LDL, que quando elevado aumenta o risco de doenças coronarianas;
  • Reduz o risco de arteriosclerose (obstrução das artérias que pode causar infarto);
  • Controla a pressão – níveis elevados de pressão arterial estão associados a uma série de complicações cardiovasculares.

8. Previne a Trombose

O shitake ainda contém lantionina, um composto natural que inibe a agregação de plaquetas, impedindo a formação de coágulos que bloqueiam a circulação sanguínea. Esse benefício pode ser obtido com o consumo do óleo de shitake ou mesmo através do cogumelo fresco.

Sugestões de Consumo

Agora que você já viu os diversos benefícios do cogumelo shitake, veja algumas dicas para incluir o alimento no seu cardápio:

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

  • O shitake grelhado sem óleo e com uma colher de shoyu light (com teor reduzido de sódio) é uma excelente opção de acompanhamento para o arroz integral;
  • Você pode preparar um delicioso estrogonofe sem carne, utilizando shitake cortado em fatias finas;
  • Pique o shitake em pequenos pedaços, grelhe e acrescente ricota ou tofu (amassados com um garfo), temperando a gosto. Utilize a mistura para rechear panquecas com massa de espinafre;
  • Shitake com ovos e espinafre são uma ótima combinação de omelete para o café-da-manhã;
  • O shitake pode ser acrescentado a saladas, sopas, e até mesmo substituir o tomate em sanduíches.

Você gosta e tem o costume de consumir o shitake com certa frequência? Como você o prepara? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (14 votos, média: 4,64 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

6 comentários

  1. Shitake acebolado é uma delícia !!!!

  2. Adoro fazer rizoto de shitake com abobrinha! Todos na minha casa amam!

  3. ainda não estou usando o shitake..depois de ler tudo aqui. Sobre ele farei uso.. já conheço o sabor…

  4. Uso como molho para carne. Refolgo o shitake coloco um pouco de molho inglês e uma caixa de creme de leite, jogo por cima do bife. Ummm delícia!

  5. Ensopadinho de Shitake com legumes e soja, fica divino!

  6. posso usar o Shitake crú? por exemplo, substituindo o tomate ?

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×