Abacaxi

Bromelina: O Que é, Benefícios, Efeitos Colaterais e Como Tomar

Muitas pessoas acreditam que as modificações corporais se resumem à perda de peso, mas há bastantes mudanças que podem ocorrer, principalmente relacionadas à hipertrofia e crescimento de massa magra. Há afirmativas inclusive de que o ganho de massa magra pode ser até mais complexo que a redução de percentual de gordura, mas esta é uma afirmativa um tanto quanto tendenciosa.

Publicidade

O ganho de massa magra requer uma maior atenção, pois é fundamental atentar para a ocorrência eficiente da síntese de proteínas. Para isso, seu corpo necessita de uma suplementação diferenciada, e é exatamente nesse aspecto que podemos destacar a bromelina.

Ela pode ser o diferencial que você busca para melhorar a digestão de proteínas, o que facilita a alimentação necessária para seus músculos se manterem em crescimento. Essa é a oportunidade de você conhecer um pouco mais sobre os efeitos que a bromelina pode oferecer.

O que é?

A bromelina é uma enzima que pode ser encontrada no sumo e na haste de ananás. Ela também é utilizada para fins medicinais. Ela pode contribuir com efeito anti-inflamatório, principalmente quando se refere a problemas nasais. Os efeitos positivos também se estendem à saúde do intestino, reduzindo inchaços e úlceras, pois reage para a remoção de tecidos mortos e danificados, além de contribuir para a redução de acúmulo de água no pulmão. A enzima também pode melhorar a absorção de antibióticos, contribuir para a prevenção de câncer e ainda ajudar de forma indireta na eliminação de gorduras.

Diversas pessoas utilizam o produto para artrite, principalmente combinando-a a uma proteína conhecida como Tripsina e rutina, esta última sendo uma substância encontrada no trigo mourisco. A bromelina também se destaca com praticantes de musculação, já que pode reduzir dores e melhorar a função do joelho de pessoas que convivem com artrite, pois as articulações sofrem com os impactos de diversos exercícios. No entanto, devemos ressaltar que a enzima ainda está em fase de estudos para a comprovação dessa eficiência.

Quando nos referimos à bromelina para a construção muscular, ela se destaca por contribuir para o relaxamento muscular, assim estimulando as contrações e reduzindo a coagulação. A bromelina ainda pode prevenir as dores musculares que surgem após treinos de alta intensidade, mas ainda há estudos voltados para a comprovação desse efeito.

Podemos destacar que a bromelina pode ser encontrada naturalmente no abacaxi, assim até reduzindo a necessidade de uma suplementação.

Para que serve?

Ela pode contribuir para a indução do organismo, para que ele possa produzir substâncias com a finalidade de combater dores e inchaços decorrentes de inflamação. A bromelina também possui substâncias químicas que podem interferir no crescimento de células tumorais e ainda na coagulação lenta do sangue.

A enzima é muito eficiente para a quebra de proteínas, assim contribuindo para o funcionamento eficiente do metabolismo.

Você deve reconhecer que o fornecimento natural de enzimas pode contribuir com menos consequências à sua saúde. Dessa forma, busque construir um cardápio com mais alimentos ricos em bromelina, assim você evita a suplementação.

Os efeitos da bromelina podem se tornar mais eficientes através da adoção de uma dieta equilibrada e rica em nutrientes. Alimentos com vitamina C, extrato de berinjela e extrato de cúrcuma podem contribuir para o fornecimento de bromelina para o seu organismo.

Benefícios

A bromelina pode garantir uma melhor metabolização de proteínas, mas ainda favorece a prevenção de artrite, mas é importante ressaltar que esse efeito positivo é mais garantido através da combinação com tripsina e rutina.

Não há comprovações sobre a eficiência da bromelina para a prevenção de dores musculares após os treinos.

Afirma-se que a bromelina pode ser utilizada para a remoção de tecidos mortos, principalmente em casos de queimaduras.

Veja abaixo alguns benefícios da bromelina, mas que ainda estão em fase de estudos para comprovação.

  • Inflamação
  • Sinusite
  • Melhorar a absorção do antibiótico
  • Febre do feno
  • Prevenção do câncer
  • A colite ulcerativa

Efeitos colaterais

A princípio, o consumo de bromelina é seguro para a maioria das pessoas, principalmente se as quantidades forem adequadas de forma correta. O consumo pode ocasionar efeitos colaterais como diarreia, desconfortos estomacais e intestinais.

A bromelina pode aumentar o risco de ocorrência de hemorragia durante e após a cirurgia. É recomendado que o consumo da enzima seja interrompido pelo menos duas semanas antes da data de acontecimento do procedimento cirúrgico.

Interação com outros medicamentos

O consumo de amoxilina e derivados como Amoxil e Trimox pode interagir junto à Bromelina. Essa combinação pode aumentar a quantidade de amoxilina em seu corpo, assim contribuindo para que os efeitos colaterais da amoxilina sejam mais intensos, é importante atentar.

Tomar antibióticos como o tetraciclina, como o Declomycin, Minocin e Achromycin pode ser seguro junto com Bromelina, pois pode contribuir para que seu corpo absorva melhor a substância antibiótica, mas também é fundamental atentar para a intensificação dos efeitos.

A bromelina pode retardar a coagulação do sangue, assim, ao consumir a enzima junto com medicamentos para a coagulação lenta do sangue, como aspirina, diclofenac (Voltaren, Cataflam), enoxaparina (Lovenox), ibuprofeno (Advil, Motrin), dalteparina (Fragmin), naproxeno (Anaprox, Naprosyn), heparina, varfarina (warfarina), clopidogrel (Plavix) pode aumentar as chances de sangramentos e hematomas.

Contra indicações 

O consumo de bromelina é contra indicado para mulheres que estão em fase de amamentação e gestantes, pois não há confirmações sobre os prováveis efeitos colaterais para a composição do leite materno e para a formação do feto; para isso, é fundamental assumir atitudes seguras e evitar o consumo.

Pessoas que são alérgicas a abacaxi, trigo, aipo, papaína, cenoura, erva-doce, cipreste pólen, pólen de gramíneas e até látex, devem evitar a ocorrência de uma reação perigosa.

Como tomar?

É dito que um consumo regular e seguro para o tratamento de osteoartrite é de 2 a 3 comprimidos por dia. Destaca-se inclusive o consumo de um produto chamado Phlogenzym , o qual contém 100 gramas de rutina, 48 mg de tripsina e 90 mg da própria bromelina.

Onde comprar?

Você pode encontrar a bromelina em lojas de produtos naturais e suplementos alimentares. As farmácias também podem oferecer a enzima. A compra também pode ser realizada online, mas é fundamental que você faça uma pesquisa voltada para a reputação dos sites que disponibilizam o serviço, para que assim você se sinta mais seguro até o momento de entrega do produto comprado.

Acompanhamento médico

É recomendado que você busque a orientação de um médico. Ele poderá sanar dúvidas e informar se a bromelina se enquadra ao funcionamento de seu organismo ou não. Você deve expor suas inseguranças e principalmente as metas a serem conquistadas, assim, ele poderá oferecer um suporte eficiente e com as indicações corretas de substâncias que podem contribuir para mudanças corporais de forma saudável e segura.

Exercícios físicos

A melhor forma de construir o corpo desejado ainda é por meio dos exercícios físicos. Se você deseja a síntese de proteínas eficiente, para que seus músculos se mantenham em crescimento, consuma os alimentos mais ricos em proteínas e que não ofereçam consequências ao seu organismo. Concilie uma boa alimentação junto aos exercícios físicos, assim seu corpo será remodelado de forma natural e resultando na hipertrofia desejada, principalmente por que os exercícios físicos são indispensáveis para o crescimento de massa magra.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você tem vontade de utilizar a bromelina em sua suplementação? Conhece alguém que a tenha recomendado? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 4,86 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

  1. Esse medicamento foi recomendado pelo Naturólogo Biomolecular Dr. João V.da Silva Junior ainda ñ comecei a tomar, quiz saber sua função organismo.

    Gostei da reportagem, muito boa

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*