Benefícios do Abacaxi – Para Que Serve e Como Usar!

Especialista:
atualizado em 08/07/2020

Aliado do emagrecimento, auxilia a digestão e bom para a pele e os cabelos: conheça os benefícios do abacaxi e saiba como usar!

O abacaxi é rico em água, o que ajuda a hidratar o corpo, em vitaminas, sais minerais e fibras como a pectina, essenciais para a promoção da saúde. Uma porção de 100 gramas de abacaxi – equivalente a uma fatia média – contém aproximadamente 50 calorias.

A grande maioria dessas calorias é proveniente de carboidratos: há aproximadamente 13 gramas deles por porção. Em 100 gramas de abacaxi encontramos 1,4 gramas de fibras, o que corresponde a 4% das necessidades diárias desse nutriente. Além disso, o alimento apresenta doses de vitamina C, potássio, manganês, vitamina A, vitaminas do complexo B, cobre e zinco em sua composição.

Para que serve o abacaxi?

Pesquisas e estudos a respeito da composição do alimento têm indicado quais são os benefícios do abacaxi. Conheça para que serve a fruta:

  • Auxílio à perda de peso;
  • Alívio de dores pós-treino;
  • Auxílio à construção muscular;
  • Saúde da pele e dos cabelos;
  • Auxílio à digestão;
  • Proteção contra doenças;
  • Auxílio ao controle da coagulação sanguínea;
  • Saúde dos ossos;
  • Reforço ao sistema imunológico;
  • Ação antioxidante;
  • Fonte de vitaminas e minerais essenciais.

Benefícios do abacaxi: saiba como usar!

O abacaxi é uma fruta tropical e refrescante, muito apreciada no mundo todo nas versões in natura e até mesmo em produtos industrializados. Seu sabor é acentuadamente azedo e vai ficando mais doce conforme a fruta amadurece.

Os maiores benefícios do abacaxi podem ser experimentados na versão in natura, sem adição de açúcar. É uma ótima opção de sobremesa nos dias quentes, podendo ainda ser usado para fazer sucos, saladas de frutas, doces fit e geleias light, além de poder acompanhar pratos salgados.

Conheça algumas receitas de salada light de abacaxi, aprenda a fazer um bolo low carb de abacaxi e mais algumas preparações light e saudáveis com casca de abacaxi, ótimas para evitar o desperdício.

Outras opções interessantes são o chutney de manga light para acompanhar um prato principal e o mousse de manga light para a sobremesa.

Devido à presença de bromelina, uma enzima capaz de digerir proteínas, o abacaxi é muito usado como amaciante para carnes menos nobres. A carne é deixada marinando algum tempo no suco de abacaxi para que fique mais macia pela ação da enzima.

Dicas de escolha e armazenamento

  • Peso: Escolha as unidades mais pesadas em relação ao tamanho. Independentemente de qual seja o tamanho seja, as mais pesadas, proporcionalmente, serão as mais saborosas;
  • Cheiro: Escolha os abacaxis com um cheiro adocicado. Evite os que tiverem um cheiro azedo ou de fermentado;
  • Som oco: As frutas que tiverem um som oco quando bater levemente na casca ainda não estarão maduras ou serão menos saborosas;
  • Pontos moles, manchas e mofo: Não leve para casa as frutas que contenham pontos moles, machucados, manchas escuras e até mesmo mofo, elas já vão ter passado do ponto;
  • Como guardar: Para que a fruta fique mais saborosa, mantenha em temperatura ambiente por um ou dois dias antes de descascar e cortar. Em seguida, guarde na geladeira por no máximo dois dias, caso não consuma imediatamente.

Efeitos colaterais e cuidados

A ação enzimática da bromelina e a acidez do abacaxi podem gerar sensibilidade na boca, quando consumido em grandes quantidades, mas essa reação melhora em algumas horas. Já quantidades excessivas de bromelina podem causar erupções cutâneas, vômitos, diarreia e excessivo sangramento menstrual. Neste caso deve-se procurar um serviço de saúde imediatamente.

A bromelina também pode interagir com alguns medicamentos (fazer mal quando ingerida ao mesmo tempo que esses remédios). Pacientes que usam antidepressivos tricíclicos, barbitúricos, anticonvulsivantes, anticoagulantes e antibióticos devem evitar comer muito abacaxi.

Devido à acidez da fruta, pessoas com tendência a desenvolver aftas, com estomatite ou outros ferimentos na boca devem evitar o consumo de abacaxi. Há quem aplique o suco fresco do abacaxi na pele, mas ao fazer isso é preciso ter o cuidado de não passar na região dos olhos, o que pode provocar irritação.

O abacaxi verde (que ainda não amadureceu) é perigoso para os seres humanos e pode provocar vômito e diarreia severos. 

Quer saber mais sobre os benefícios do abacaxi? Assista ao vídeo da nossa nutricionista e descubra como a fruta pode ter efeitos positivos para sua saúde e seu bem estar:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:
  1. Cho, Eunyoung, et al. “Prospective study of intake of fruits, vegetables, vitamins, and carotenoidsand risk of age-related maculopathy.” Archives of Ophthalmology 122.6 (2004): 883-892.
  2. Maurer, H. R. “Bromelain: biochemistry, pharmacology and medical use.” Cellular and Molecular Life Sciences CMLS 58.9 (2001): 1234-1245.
  3. Walker, A. F., et al. “Bromelain reduces mild acute knee pain and improves well-being in a dose-dependent fashion in an open study of otherwise healthy adults.” Phytomedicine 9.8 (2002): 681-686.
  4. Ströhle, A., and Andreas Hahn. “[Vitamin C and immune function].” Medizinische Monatsschrift fur Pharmazeuten 32.2 (2009): 49-54.
  5. Anderson, James W., et al. “Health benefits of dietary fiber.” Nutrition reviews 67.4 (2009): 188-205.
  6. Visioli, Francesco, and Tory M. Hagen. “Antioxidants to enhance fertility: role of eNOS and potential benefits.” Pharmacological Research 64.5 (2011): 431-437.
  7. Daher, Costantine, Jamil Abou-Khalil, and George Baroody. “Effect of acute and chronic grapefruit, orange, and pineapple juice intakeon blood lipid profile in normolipidemic rat.” Medical science monitor 11.12 (2005): BR465-BR472.
  8. Hale, Laura P., et al. “Dietary supplementation with fresh pineapple juice decreases inflammation and colonic neoplasia in IL‐10‐deficient mice with colitis.” Inflammatory bowel diseases 16.12 (2010): 2012-2021.
  9. Braun, J. M., B. Schneider, and H. J. Beuth. “Therapeutic Use, Efficiency and Safety of the Proteolytic Pineapple Enzyme Bromelain-POS® in Children with Acute Sinusitis in Germany.” In Vivo 19.2 (2005): 417-421.
  10. The World’s Healthiest Foods.
  11. Axe, Food is Medicine.

Você já conhecia todas essas propriedades e benefícios do abacaxi para a saúde? Consome a fruta com frequênca? Irá aumentar o consumo agora que save para que serve? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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15 comentários em “Benefícios do Abacaxi – Para Que Serve e Como Usar!”

  1. Minha mãe ficou curada depois de fazer uso do suco do abacaxi, tomando todo dia. Anos depois meu irmão teve também cólica renal e começou a fazer o mesmo tratamento a base de suco de abacaxi já que era arriscado opera, em pouco tempo estava livre das pedras.

  2. LUANNA, depois que comecei a fazer uso do abacaxi nunca mais peidei, parece até que não tenho intestino e que as fezes desapareceram do meu organismo, quando sai algum sopro é cheiroso e parece que está vindo da França, quando ocorre dentro de ônibus todos ficam maravilhados e cheirosos, “impregnados” de um perfume sem igual. Não pare de usar o delicioso perfume natural do sagrado abacaxi. (BOSTA JÁ MAIS), a gora é só perfume na descarga livre muitos elogios e perguntas do que está acontecendo, é só felicidade e odores q/ jamais foram percebidos em outras situações.

    Agradeço, e q/ todos tenham felicidades em suas vidas (…)

  3. Parei de peidar tanto… Peidava fedorento demais e barulhento!! Agora melhorou…
    O abacaxi me fez perder peso tbm. Ja q n tenho nem 1metro e 60 e mesmo assim pesava 80k.
    Consegui arrumar ate namorado depois do abacaxi e talvez tenha mais filhos!! Agradeço muito ao abacaxii

  4. Me trouxe ótimos resultados, em cinco dias de consumo a noite , uma fatia circular,; a resultado aparece na manha do dia seguinte, com diminuição da barriga, desinchaco , sensação de perda de peso e bem estarestar, alem do desaparecimento de gases.

  5. Amo abacaxi e depois que descobrir seus benefícios passei a amar mais ainda. Obrigada por esclarecer minhas dúvidas.

  6. Eu sempre gostei de abacaxi, mas não conhecia todos os seus benefícios.Foi muito importante ler as informações.

  7. Abacaxi me faz muito bem! Ajuda muito no meu bem estar no dia a dia. Tenho perdido peso e aumento de disposição na saúde.

  8. O Abacaxi me faz muito bem pra respiração. Tenho asma crônica e comendo abacaxi fico muito bem. Eu consumo muito porque gosto e porque melhora muito o meu pulmão. É muito bom.

  9. Bastava deitar e cochilar, acordava com o nariz trancado. Comecei a tomar suco de abacaxi e notei que esse incômodo desapareceu. Não parei mais de comprar a fruta e não tive mais problema.

  10. Eu não conhecia todos os beneficio, só alguns, mas a partir de agora vou consumir com mais frequência.
    Assis

  11. Muito as informações me ajudaram a esclarecer minhas duvidas em relação a minha dieta com abacaxi, mim ajudou muito. Obrigado!!