Abacaxi – Benefícios, para que serve e receitas

Especialista:
atualizado em 13/10/2020

O abacaxi é uma das frutas mais consumidas no Brasil. Ele é uma ótima opção de sobremesa nos dias quentes, nutritiva e versátil, podendo ainda ser usada para fazer sucos, saladas de fruta, e em combinação com pratos salgados.

Neste artigo descobriremos quais são os maiores benefícios do abacaxi, para que serve e que propriedades fazem dele uma fruta funcional.

abacaxi, suco e polpa

Propriedades e para que serve o abacaxi?

O abacaxi é uma fruta tropical e refrescante, muito apreciada no mundo todo, nas versões da fruta in natura e até mesmo industrializada. Seu sabor é azedo e vai ficando mais doce conforme a fruta amadurece.

Os maiores benefícios do abacaxi podem ser experimentados no consumo in natura, sem adição de açúcar. Ele é rico em água (ajuda a hidratar o corpo), em vitaminas, sais minerais e fibras, essenciais para a saúde e também ajuda na prevenção de doenças.

Além dos nutrientes, o abacaxi também é muito usado como amaciante para carnes, pois contém bromelina, uma enzima capaz de digerir proteínas. Nesse caso a carne é deixada marinando algum tempo no suco de abacaxi para que fique mais macia pela ação da enzima.

Quais os benefícios do abacaxi?

Veremos a seguir 8 benefícios do abacaxi e suas principais propriedades para a saúde e boa forma:

1. Ajuda a perder peso

Comer uma fatia de abacaxi após as refeições, na lanche da manhã ou da tarde vai te ajudar a manter a dieta e perder os quilinhos extras.

Isso porque o abacaxi contém muita água (cerca de 87% do seu peso é de água) e fibras, além de baixa densidade calórica, apenas 49 calorias por fatia. Essa combinação faz com que você se sinta satisfeito por mais tempo.

Além disso, o abacaxi tem um sabor agradável que te ajuda a controlar a vontade de comer doces sem fugir da dieta.

Claro que o consumo exagerado pode prejudicar o emagrecimento e até levar ao ganho de peso, pois ele também contém carboidratos. Por isso deve-se sempre consumir com moderação.

2. Alivia as dores pós treinamento

A bromelina, uma enzima presente no abacaxi, possui efeito anti inflamatório e é muito útil para os praticantes de atividades físicas que sofrem com o inchaço e dores após o treinamento.

Essa enzima também pode oferecer alívio de traumas, lesões musculares e dores nas articulações. Portanto, ela ajuda no rendimento físico por otimizar o tempo de recuperação muscular e pode ser um excelente aliado para seus treinos.

Além disso o abacaxi também contém potássio, um mineral que tem papel fundamental no equilíbrio de eletrólitos do organismo, na contração muscular e cardíaca, melhorando o desempenho esportivo e evitando a fadiga.

3. Melhora a digestão de proteínas e ajuda no ganho de massa muscular

Pessoas com objetivo de ganho de massa magra geralmente têm dietas ricas em proteínas. A bromelina atua na digestão das proteínas em aminoácidos, melhorando a absorção desses componentes pelo intestino.

Os aminoácidos são utilizados como recursos pelos músculos para recuperação e construção de mais tecido muscular. Assim, o abacaxi ajuda a otimizar o valor nutricional dos alimentos ricos em proteínas ao melhorar seu aproveitamento.

4. Melhora a aparência da pele e o cabelo

Por ser rico em vitamina C, comer abacaxi pode trazer muitos benefícios para a pele. Pois essa vitamina estimula a produção de colágeno, proporcionando firmeza, hidratação e combate aos sinais da idade. Além disso ela combate a acne e melhora a cicatrização.

Para o uso externo basta aplicar o suco recém feito na pele e deixar agir por 10 minutos, enxaguando em seguida. A vitamina C se oxida rapidamente quando em contato com o ar, por isso utilize a fruta fresca.

5. Benefícios do abacaxi para a digestão

A bromelina presente no abacaxi ajuda o organismo a digerir alimentos ricos em proteína, e isso ajuda a melhorar a sensação de “estômago pesado” após uma refeição exagerada por exemplo.

Como é uma fruta rica em fibras, elas também vão ajudar no funcionamento do intestino e aliviar o inchaço e a constipação.

6. Ajuda no controle da coagulação sanguínea

A bromelina mostrou ainda efeitos benéficos para afinar o sangue, o que é útil para evitar a formação de coágulos que podem ser fatais dependendo de onde estão localizados.

Portanto o abacaxi pode ser um excelente alimento para quem faz viagens de avião por longos períodos, pois nesse momento o risco de trombose é maior, e também para aqueles com doenças relacionadas à alta taxa de coagulação.

7. Benefícios do abacaxi para a saúde dos ossos

O abacaxi é fonte de magnésio, um mineral que é essencial para a construção e manutenção dos tecidos ósseos e conjuntivos. Ele também é fonte de cálcio, e por isso ajuda a prevenir a ocorrência de osteoporose em mulheres pós menopausa.

8. Fortalece o sistema imunológico e tem ação antioxidante

A vitamina C, também chamada ácido ascórbico, é fundamental para o bom funcionamento do sistema imunológico, prevenindo gripes, resfriados, infecções e doenças cardíacas. Além disso a vitamina C é um potente antioxidante, combatendo os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce e aparecimento de doenças.

Outros benefícios do abacaxi

Os benefícios do abacaxi em grande parte de devem a presença de muitas vitaminas e minerais essenciais. Confira como as vitaminas e minerais, presentes no abacaxi, atuam no bom funcionamento do organismo:

  • Vitamina A: atua na saúde da pele e mucosas e é essencial para a visão, protege contra cegueira noturna e ajuda no sistema cognitivo preservando a memória;
  • Vitaminas do complexo B (folato, tiamina e riboflavina): muito importantes no metabolismo de proteínas, lipídeos e carboidratos;
  • Cobre: atua na formação das células vermelhas e fixação de ferro na hemoglobina para transportar oxigênio por todo o corpo;
  • Zinco: atua no metabolismo de proteínas e ácidos nucleicos, formação de DNA, cicatrização e estimula a ação de mais de 100 enzimas.

Valor nutricional do abacaxi

Uma porção de 100g de abacaxi, equivalente a uma fatia média, contém apenas 49 calorias.

Ele é rico em fibras solúveis e insolúveis, como a pectina, sendo que em 100g de abacaxi encontramos 1,12g de fibras, o que corresponde a cerca de 4% das necessidades diárias desse nutriente. Confira a seguir a tabela nutricional completa.

ComponenteQuantidade (em 100 g de abacaxi)
Energia49 kcal
Carboidrato 11,6 g
Proteína0,68 g
Gorduras0,33 g
Fibra alimentar1,12 g
Colesterol0 g
Cálcio 18,4 mg
Ferro0,47 mg
Sódio2,84 mg
Magnésio16,6 mg
Fósforo10,5 mg
Potássio137 mg
Zinco0,15 mg
Cobre0,12 mg
Selênio0,41 mcg
Vitamina A 2 mcg
Vitamina E0,05 mg
Tiamina0,17 mg
Riboflavina0,02 mg
Vitamina C33,1 mg
Equivalente de folato11,3 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TBCA

Receitas para aproveitar os benefícios do abacaxi

Conheça algumas receitas de salada light de abacaxi, aprenda a fazer um bolo low carb de abacaxi e mais algumas preparações light e saudáveis com casca de abacaxi, ótimas para evitar o desperdício.

Outras opções interessantes são o chutney de manga light para acompanhar um prato principal e o mousse de manga light para a sobremesa.

receitas com abacaxi

Dicas para escolher as melhores frutas

No caso do abacaxi, a escolha pela cor da casca não vai ajudar muito, por isso você vai selecionar as frutas no ponto certo seguindo as nossas dicas:

  • Escolha as unidades mais pesadas, pois serão as mais maduras e saborosas;
  • Evite as frutas com pontos moles, machucados e manchas escuras, pois elas já vão ter passado do ponto;
  • As frutas que tiverem um som oco ao bater na casca ainda não estão maduras;
  • Escolha os abacaxis com um cheiro adocicado. Evite os que tiverem um cheiro azedo ou de fermentado.

Contraindicações

Apesar de todos os aspectos positivos do consumo de abacaxi citados até aqui, alguns cuidados devem ser tomados, veja a seguir:

  • Devido à ação enzimática da bromelina e à acidez do abacaxi, ele pode causar sensibilidade na boca, portanto pessoas com tendência a ter aftas ou estomatite devem evitar o consumo;
  • A bromelina também pode interagir com alguns medicamentos, portanto pacientes que usam antidepressivos, anticonvulsivantes, anticoagulantes e antibióticos devem evitar o consumo;
  • O abacaxi verde (antes de amadurecer) é perigoso e tóxico para os seres humanos, pois causa vômito e diarreia;
  • Quantidades excessivas de bromelina podem também causar erupções cutâneas, vômitos, diarreia e excessivo sangramento menstrual. Nesse caso deve-se procurar um serviço de saúde imediatamente.

Quer saber mais sobre os benefícios do abacaxi? Assista ao vídeo da nossa nutricionista e descubra como a fruta pode ter efeitos positivos para sua saúde e seu bem estar:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais

Você já conhecia todas essas propriedades e benefícios do abacaxi para a saúde? Consome a fruta com frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (48 votos, média: 4,29 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

15 comentários em “Abacaxi – Benefícios, para que serve e receitas”

  1. Minha mãe ficou curada depois de fazer uso do suco do abacaxi, tomando todo dia. Anos depois meu irmão teve também cólica renal e começou a fazer o mesmo tratamento a base de suco de abacaxi já que era arriscado opera, em pouco tempo estava livre das pedras.

  2. LUANNA, depois que comecei a fazer uso do abacaxi nunca mais peidei, parece até que não tenho intestino e que as fezes desapareceram do meu organismo, quando sai algum sopro é cheiroso e parece que está vindo da França, quando ocorre dentro de ônibus todos ficam maravilhados e cheirosos, “impregnados” de um perfume sem igual. Não pare de usar o delicioso perfume natural do sagrado abacaxi. (BOSTA JÁ MAIS), a gora é só perfume na descarga livre muitos elogios e perguntas do que está acontecendo, é só felicidade e odores q/ jamais foram percebidos em outras situações.

    Agradeço, e q/ todos tenham felicidades em suas vidas (…)

  3. Parei de peidar tanto… Peidava fedorento demais e barulhento!! Agora melhorou…
    O abacaxi me fez perder peso tbm. Ja q n tenho nem 1metro e 60 e mesmo assim pesava 80k.
    Consegui arrumar ate namorado depois do abacaxi e talvez tenha mais filhos!! Agradeço muito ao abacaxii

  4. Me trouxe ótimos resultados, em cinco dias de consumo a noite , uma fatia circular,; a resultado aparece na manha do dia seguinte, com diminuição da barriga, desinchaco , sensação de perda de peso e bem estarestar, alem do desaparecimento de gases.

  5. Amo abacaxi e depois que descobrir seus benefícios passei a amar mais ainda. Obrigada por esclarecer minhas dúvidas.

  6. Eu sempre gostei de abacaxi, mas não conhecia todos os seus benefícios.Foi muito importante ler as informações.

  7. Abacaxi me faz muito bem! Ajuda muito no meu bem estar no dia a dia. Tenho perdido peso e aumento de disposição na saúde.

  8. O Abacaxi me faz muito bem pra respiração. Tenho asma crônica e comendo abacaxi fico muito bem. Eu consumo muito porque gosto e porque melhora muito o meu pulmão. É muito bom.

  9. Bastava deitar e cochilar, acordava com o nariz trancado. Comecei a tomar suco de abacaxi e notei que esse incômodo desapareceu. Não parei mais de comprar a fruta e não tive mais problema.

  10. Eu não conhecia todos os beneficio, só alguns, mas a partir de agora vou consumir com mais frequência.
    Assis

  11. Muito as informações me ajudaram a esclarecer minhas duvidas em relação a minha dieta com abacaxi, mim ajudou muito. Obrigado!!