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Chocolate amargo

Chocolate Amargo É Saudável Mesmo?

Sim, o chocolate amargo tem compostos que oferecem benefícios para a saúde e pode ser apreciado sem culpa, mesmo que diariamente. Mas o tamanho da porção que você consome é importante, uma vez que muitas mordidas podem, sim, contribuir com gordura, açúcar e calorias em excesso, e anular os seus benefícios para a saúde.

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O chocolate amargo é rico em sólidos de cacau, que contêm compostos conhecidos como flavanóis. Em níveis elevados, os flavanóis de cacau demonstraram ajudar a baixar a pressão arterial e o colesterol, melhorar a cognição e, possivelmente, reduzir o risco de diabetes.

O chocolate amargo possui a maior quantidade de flavanóis de cacau; O chocolate ao leite tem menos e o chocolate branco não tem nenhum.

Mas apesar dos flavanóis de cacau no chocolate amargo o tornarem um deleite saudável, são eles que lhe dão o próprio sabor amargo. Os fabricantes podem processar o chocolate para torná-lo mais palatável, mas, assim, pode remover alguns destes compostos benéficos.

Fatores no processamento, incluindo fermentação e torrefação, que aprofundam o sabor e conferem ao chocolate o seu aroma distinto, podem afetar o conteúdo de flavanol, explicou Matt Hartings, professor assistente de química da American University.

“A torrefação gera todos os tipos de novos sabores… e para gerar esses sabores, você precisa destruir moléculas na semente não torrada… e há sempre a chance de destruir compostos que queremos, incluindo os flavanóis”, Hartings disse.

Embora o conteúdo de flavanol possa variar entre as marcas de chocolate amargo, ele ainda é uma escolha mais saudável do que o chocolate ao leite, que também tende a ter mais açúcar.

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Se você precisar de mais razões para desfrutar do chocolate amargo, considere isso: um terço da gordura na manteiga de cacau é ácido esteárico, uma gordura saturada que, ao contrário de outras gorduras saturadas, parece ter um efeito neutro sobre o colesterol no sangue. Além disso, o pó de cacau contribui com minerais, incluindo cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio e zinco.

Portanto, sinta-se livre para desfrutar de um pequeno pedaço de chocolate amargo após uma refeição. Basta manter algumas dicas em mente antes:

Primeiro, compre sempre o chocolate com pelo menos 60% de cacau. De modo geral, quanto maior a porcentagem, mais flavanóis, embora a quantidade exata varie de lote para lote e dependa da extensão do processamento, de acordo com Hartings.

“Esses chocolates de porcentagem mais alta têm o benefício adicional de conter menos açúcar e menos gordura”, disse ele.

Em segundo lugar, se possível, escolha o cacau natural sobre o cacau processado com álcali, um composto que neutraliza o ácido. Isso dá ao chocolate um sabor mais suave, mas remove os flavanóis saudáveis.

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Finalmente, mantenha o seu peso sob controle, limite as porções a cerca de 28 gramas de chocolate amargo por dia, ou cerca de 150 calorias.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

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Você tem costume de consumir chocolate amargo? Utilizaria essa opção para matar a vontade por doces diariamente? Comente abaixo!

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