Publicidade

 

Bebendo suco de beterraba

Suco de Beterraba Pré Treino Funciona?

A beterraba é um alimento que possui somente 35 calorias a cada unidade. Ao mesmo tempo, ela serve como fonte de importantes nutrientes para o corpo humano como carboidratos, fibras, potássio, fósforo, cálcio, ferro, zinco, manganês, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B5 e vitamina C.

Publicidade

Com suas poucas calorias e a variedade de nutrientes que oferece, podemos considerar o vegetal como um alimento saudável, não é mesmo? Mas você já parou para imaginar em como a beterraba pode influenciar o seu treino?

Dá certo o suco de beterraba pré treino? 

Pesquisas já indicaram que o consumo do suco de beterraba antes do treino resultou em um aumento de 16% na duração da sessão de um treinamento físico.

Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Washington nos Estados Unidos descobriram que os nitratos (compostos presentes naturalmente na composição das beterrabas) obtidos por meio da alimentação causaram uma melhora na performance muscular de atletas de elite.

Mais pesquisas relacionadas ao suco de beterraba pré treino

No organismo, os nitratos são convertidos em ácido nítrico. O suco de beterraba pré treino funciona justamente porque a bebida foi associada ao aumento dos níveis de ácido nítrico no sangue.

O que isso tem a ver com a malhação? É que essa elevação nos níveis de ácido nítrico no sangue auxiliou indivíduos estudados por pesquisadores da Universidade de Exeter na Inglaterra a diminuírem a quantidade de energia empregada em ciclos de treinamento, sem reduzir o ritmo. 

Um estudo publicado no American Journal of Physiology-Regulatory, Integrative and Comparative Physiology (Jornal Americano de Fisiologia Regulatória, Integrativa e Comparativa, tradução livre) avaliou 14 homens saudáveis que consumiram suco de beterraba e bebidas sem nitratos ao longo de um período de 15 dias.

Publicidade

Durante todo o período, a pressão dos participantes foi examinada nos momentos de descanso e de treinamento. A conclusão à qual os cientistas chegaram foi que o suco de beterraba resultou em uma elevação dos níveis de óxido nítrico no plasma sanguíneo.

Esse efeito está associado ao alargamento dos vasos sanguíneos, permitindo assim uma melhora do fluxo sanguíneo pelo corpo. Essa melhora coloca menos estresse sob o coração durante a execução dos treinamentos físicos, o que faz com que a sessão de exercícios possa durar mais tempo.

Mas não para por aí: a melhora do fluxo sanguíneo também faz com que os músculos treinados recebam uma maior oferta de nutrientes, o que é importante para o crescimento muscular, e ainda contribui com um maior pump muscular.

Para aqueles que estiverem se perguntando, o pump muscular trata-se daquele momento em que o músculo fica mais inchado e em que há um maior fluxo sanguíneo para os músculos, o que resulta no transporte de nutrientes e oxigênio para as fibras musculares.

Ocorre ainda um aumento no plasma intramuscular, que vai parar nos espaços contidos entre os vasos sanguíneos e as células musculares. Esse espaço fica com um excesso de fluidos, o que causa uma elevação na pressão do local, fazendo com que o plasma retorne aos músculos.

Publicidade

Com isso, fica uma grande quantidade de sangue no interior do músculo, que resulta no inchaço característico do pump muscular.

Suco é defendido por atleta inglês

O corredor inglês Chris Carver apresentou um crescente interesse no suco de beterraba como uma bebida que melhora a performance.

No ano de 2010, o atleta foi o campeão de uma ultramaratona e relacionou a sua vitória ao fato de ter consumido a bebida diariamente ao longo de uma semana antes da realização da competição em questão.

Em uma pesquisa da Universidade de Exeter, em que foi identificado que atletas melhoraram o seu tempo de resistência em 20%.

Durante o experimento, ciclistas ingeriram meio litro de suco de beterraba pré treino e os pesquisadores responsáveis pelo estudo acreditam que os nitratos encontrados na composição da bebida resultaram em uma diminuição da quantidade de oxigênio necessária para a realização do exercício.

Por outro lado

Vale ressaltar que os cientistas da Universidade de Exeter entenderam que para praticantes não profissionais o suco de beterraba resulta em uma melhoria pouco significativa – de somente 1% a 2% no tempo de corrida.

Além disso, vale alertar que consumir quantidades excessivas da bebida pode causar efeitos colaterais como urina roxa e diarreia, por exemplo.

Apesar dos estudos que analisamos mostrarem o suco de beterraba como uma bebida promissora a ser consumida antes do treinamento, precisamos levar em consideração que a ideia é que ela pode simplesmente contribuir com o rendimento.

Porém, obviamente, por si só, beber o suco de beterraba antes do treino não faz nada. É necessário ter toda uma alimentação voltada para o objetivo que se tem para os treinamentos e que seja capaz de oferecer os nutrientes e a energia que o corpo precisa para ter uma boa performance atlética.

Para definir isso, da melhor maneira possível para o seu caso em particular, vale a pena contar com a orientação de um bom nutricionista.

Receita de suco de beterraba pré treino

Ingredientes: 

  • 1 beterraba pequena;
  • Adoçante a gosto;
  • 1 ½ copos de água.

Modo de preparo:

Descascar, lavar e cortar a beterraba; Levar a beterraba, o adoçante e a água ao liquidificador e bater. Passar o conteúdo para uma jarra ou copo e servir-se.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você tem ou conhece alguém que tenha o hábito de tomar o suco de beterraba pré treino? Acredita que isso pode realmente ajudar na performance? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×