Cacau em pó

11 Benefícios do Cacau em Pó – Para Que Serve e Propriedades

A ideia que o chocolate engorda acaba afastando a maioria das pessoas de consumir o cacau, porém, há uma diferença entre cacau e chocolate. Os benefícios do cacau em pó são inúmeros, sendo isento de açúcar e menos calórico e gorduroso, ao contrário do que encontramos no chocolate.

Para se ter uma ideia, em 2 colheres de sopa de cacau em pó, encontraremos apenas 25 calorias e 1,5 grama de gordura. Além de 3,6 gramas de fibras, o que corresponde a 14% dos valores diários. Teremos também 8% dos valores diários em ferro e 14% em magnésio.

O cacau em pó tem muita gordura?

O cacau em pó é obtido através do processamento dos grãos do cacau. A maior parte de sua gordura é removida para outros preparos, restando uma pasta seca, que é liofilizada, se transformando em pó.

Em uma xícara de cacau em pó teremos aproximadamente 12 gramas de gorduras totais, sendo que 7 gramas serão saturadas, 4 gramas monoinsaturadas e o restante serão gorduras poli-insaturadas.

Outros dados nutricionais

Em uma xícara de cacau em pó teremos 17 gramas de proteínas e 50 gramas de carboidratos. Ainda nessa mesma porção, teremos 196 calorias. As fibras atingem 27 gramas e o açúcar presente é de apenas 1 grama.

O cacau em pó também contem bons índices de potássio, que regula os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea. Também contém fósforo, magnésio e cálcio para construir os ossos, tecidos e nervos. As vitaminas se apresentam em menor proporção.

Benefícios do cacau em pó 

Passaremos, a seguir, os principais benefícios do cacau em pó, como uma sugestão para que seu consumo passe a ser mais frequente, como por exemplo, substituir os achocolatados conhecidos por cacau em pó. Essa medida extremamente simples estará isentando seu organismo de açúcares e gorduras desnecessários.

Veremos que a maioria dos benefícios do cacau em pó giram em torno de seus flavonoides, entre outros:

1. Antioxidante

Segundo o teste laboratorial da Oxygen Radical Absorbance Capacity, que avalia a capacidade que determinados alimentos têm em absorver radicais livres, o cacau em pó lidera a lista, em seu ranking com os alimentos com teores mais elevados de antioxidantes.

O cacau em pó tem cerca de 43,6 mg por grama de flavonóides, que fazem parte um grupo de antioxidantes poderosos chamados polifenóis. Segundo o Medical News Today, o cacau é um dos alimentos que mais contém polifenois, inclusive, bem mais que o vinho tinto e o chá verde. Esse é um dos motivos que o coloca na lista de alimentos que podem ajudar no combate ao câncer.

2. Antidepressivo

O cacau possui essa função devido à presença de fenetilamina, que é um neurotransmissor que age em nosso cérebro, fazendo com que nosso humor melhore. Segundo o Michigan Health System, o cacau em pó aumenta nossa endorfina, e por esse motivo, nos sentimos bem, e mais felizes. Esse estado de felicidade é sentido por alguns praticantes de exercícios durante os treinamentos, porém, o cacau age mais rapidamente. Outra função ligada ao bem estar está diretamente na produção de serotonina, outro neurotransmissor, que também se eleva assim que ingerimos qualquer tipo de alimento que contenha cacau.

3. Anti-inflamatório

Ainda em decorrência de seus flavonoides, um dos benefícios do cacau em pó é seu efeito anti-inflamatório, com suas funções vasodilatadoras.

4. Diminuir o colesterol ruim

O cacau em pó também ajuda a diminuir as taxas de colesterol ruim, além de minimizar os riscos de formação de coágulos.

5. Controle da pressão arterial

As catequinas encontradas no cacau em pó inibem uma das enzimas responsáveis pela elevação da pressão arterial, faznedo, portanto, que seu controle seja mais um dos benefícios do cacau em pó. Pode também aumentar o fluxo de sangue para as artérias, o que também permite diminuir a pressão arterial.

6. Melhora o sistema cognitivo

Agindo diretamente sobre a memória, seus flavonoides ajudam muito no processo de oxigenação cerebral.

7. Antienvelhecimento

Seus polifenóis agem como neutralizante dos radicais livres, inclusive na pele, impedindo o envelhecimento precoce, inclusive por exposição ao Sol.

8. Protege as células intestinais

Suas procianidinas protegem as células intestinais, impedindo que se instalem tumores.

9. Controle dos corrimentos vaginais

O triptofano protege as mulheres contra os corrimentos vaginais, melhorando inclusive a lubrificação.

10. Cacau em pó e atletas

O cacau, aliado ao leite, poderá ajudar muito os atletas e praticantes de exercícios a se recuperarem após os treinamentos. Seus carboidratos e proteínas são os principais elementos presentes nessa recuperação, fazendo com que o aumento da resistência física seja um dos benefícios do cacau em pó.

11. Controlar a ansiedade

Nesse caso, o cacau em pó terá os mesmos resultados que o chocolate em relação à ansiedade, porém, mesmo contendo bem menos açúcares e gorduras, seu consumo deverá se controlado para evitar ganho de peso.

Contraindicações

  • Apesar de todos os benefícios do cacau em pó, há também que se considerar a presença de cafeína em sua composição, o que poderá causar efeitos indesejados como insônia e agitação, principalmente em indivíduos sensíveis à cafeína;
  • A presença de oxalatos poderá contribuir para a formação de cálculos renais, portanto, doentes renais crônicos não deverão consumi-lo sem orientação médica;
  • A cafeína não é indicada para quem está em tratamento de problemas gástricos, como úlceras e gastrites, ou intestinais, podendo haver uma maior sensação de irritabilidade gástrica.

Nutella Anabólica

Ao que tudo indica, são poucas as pessoas que não gostam de Nutella, porém, nem todas poderão consumi-la sem grandes estragos na dieta. Passaremos, a seguir, uma receita bastante simples e saudável de Nutella caseira, onde poderemos saborear o gosto delicioso do cacau em pó, entre seus ingredientes.

Você vai precisar de:

  • 1 xícara de avelãs;
  • 1 xícara de leite de soja sem açúcar;
  • 1 scoop de whey protein chocolate;
  • ¼ de xícara de cacau em pó;
  • 1 copinho de iogurte natural desnatado;
  • 1 colher de sopa de óleo de coco;
  • Mel.

Preparo:

Primeiramente, será preciso torrar as avelãs no forno alto por uns 10 minutos. Ao esfriarem, pegue um punhado nas mãos e esfregue umas nas outras para retirar a pele. Triture as avelãs enquanto vai adicionando os outros ingredientes da receita. Quando observar que adquiriu consistência cremosa e tudo estiver homogêneo, transfira para um pote de vidro com tampa, e conserve na geladeira.

Dica

Quanto mais amargo for o sabor do cacau, maior será o número de flavonoides em sua composição. São eles os responsáveis por essa característica. Procure adquiri-lo com o mínimo de industrialização possível.

Vídeo:

Considerações finais

Como vimos, há inúmeros benefícios do cacau em pó para a saúde e ele poderá fazer parte de uma dieta saudável, desde que respeitemos porções que possibilitem a manutenção dessa dieta em nosso dia a dia.

Você já tinha noção de todos esses benefícios do cacau em pó importantes para a saúde? Conhece algumas receitas que o utilizam na cozinha? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (84 votos, média: 4,19 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

5 comentários

  1. Que maravilhoso esse cacau. Vou inclui lo na minha alimentação.

  2. Sou pre-diabético, gostaria de saber sobre o consumo do Cacau amargo, faz bem ou mal ?

    Obrigao

  3. É provável q ñ faça mal. Se ñ usar açúcares. Eu uso o em pó orgânico c ghee é crambery. Qdo uso adoçar, prefiro o editorial. Mas é raro. Gosto tbm c abacate.

  4. USO O CACAU EM PÓ 100 ALCALINO, FAÇO UM BULLETPROFF COFFE, EM 100 ML DE CAFÉ PRONTO SEM ACÚCAR, USO 1 COLHER DE SOPA DE CACAU EM PÓ, UMA COLHER DE SOPA DE LEITE DE CÔCO EM PÓ, E UMA COLHER DE CAFÉ DE MANTEIGA(QUALQUER UMA) ADOÇO COM XILITOL OU STEVIA. MEXO BEM E VOILÁ. ÓÓÓÓÓTIMO PÓS JEJUM, PRÉ TREINO EXCELENTE E SACIA SUPER A FOME. VALE MUITO A PENA. EXPERIMENTEM!!!!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*