Benefícios do chá de romã – Propriedades e receitas

Especialista:
atualizado em 22/09/2020

A romã é uma fruta nativa do Oriente Médio, que por trás de sua grossa casca vermelha possui uma polpa branca, cheia de pequenas sementes vermelhas. Uma de suas formas de consumo é através do chá, que oferece vários benefícios para a saúde se for consumido regularmente.

Isso acontece porque na sua composição possui vitaminas e antioxidantes, além de ser naturalmente doce.

Existem 4 formas de produção do chá, através de sementes de romã trituradas, flores de romã secas, casca ou suco de romã concentrado adicionado ao seu chá comum. Assim é possível encontrar várias receitas para não deixar o seu consumo monótono.

romã

Benefícios do chá de romã

Devido a sua rica composição, possuem propriedades nutricionais importantes que podem auxiliar na nossa saúde, entretanto deve estar atrelado a uma alimentação saudável.

1. Proteção cardiovascular

A romã, devido aos componentes antioxidantes, pode auxiliar na redução da pressão arterial e do colesterol, e assim, manter as artérias livres e o sangue mais fino.

Como resultado ele contribui para a prevenção de doenças relacionadas ao coração, como aterosclerose, ataques cardíacos, derrames e doenças coronárias.

2. Auxílio na prevenção do câncer

Existem poderosos antioxidantes e flavonoides no chá de romã que são conhecidos por ter a capacidade de neutralizar o câncer antes que se espalhe. Estudos mostram que a romã tem ácido púbico, que é um tipo de ácido graxo que ataca as células do câncer de mama.

Além disso, ajuda a reduzir as chances de câncer de próstata, pois inibe o crescimento de células cancerígenas. Contudo, ele nunca deve ser utilizado para substituir outros tratamentos médicos.

3. Chá de romã na redução da inflamação

O consumo regular do chá de romã tem sido associado a uma redução na resposta imune do organismo, que pode reduzir a inflamação desnecessária no corpo. Portanto, pode auxiliar no alivio de sintomas da artrite, gota e dores de cabeça crônicas.

Ao mesmo tempo, existem estudos que mostram que a romã pode ajudar a prevenir a produção de enzimas que destroem a cartilagem, importante para quem sofre de artrite.

4. Pode ajudar a prevenir o diabetes

Estudos mostraram que os açúcares presentes na romã não tiveram impacto negativo na diabetes, pelo contrário, ajudaram a reduzir o risco de aterosclerose relacionada a doença.

Os ácidos elágico, gálico e ursólico apresentam atividade de prevenção de diabetes. Além disso, as sementes possuem polifenóis antioxidantes que podem ajudar a prevenir a diabetes tipo 2.

5. O chá de romã ajuda a melhorar a saúde digestiva

O chá de romã feito com as sementes pode melhorar a saúde digestiva, pois contém vitaminas do complexo B, que ajudam o corpo a converter gordura, proteína e carboidratos em energia. 

As sementes, além de conter fibras que previnem e tratam a constipação, também possuem nutrientes com propriedades anti-inflamatória, que podem ajudar nas doenças inflamatórias gastrointestinais.

6. Contribui para uma pele saudável

As sementes da romã são ricas em antioxidantes que auxiliam a diminuir os efeitos do estresse oxidativo, melhorar a elasticidade, eliminar rugas, manchas de idade e cicatrizes na pele.

Além disso, são ricas em vitamina C, um nutriente importante para a pele e que pode aumentar a capacidade de proteção da pele ao sol.

Sendo assim, pode ser útil para quem está realizando o tratamento de melasma e rosácea.

7. Emagrecimento saudável

A combinação do chá de romã com outro chá como chá preto, chá verde, dentre outros, pode ajudar a aumentar o nosso metabolismo, ou seja, aumentar a quantidade de energia utilizado ao longo do dia.

Isso é importante pois ajuda a aumentar a queima de gordura corporal com a finalidade de gerar energia.

8. Energia ao longo do dia

Os carboidratos e vitaminas presentes no chá ajudam a manter um alto nível de energia ao longo do dia, isso acontece principalmente devido ao carboidratos presentes na fruta, que fornecem energia ao organismo.

9. Chá de romã fortalece o sistema imunológico

De acordo com o Centro de Recursos de Saúde e Nutrição da ACAI, os antioxidantes presente nas sementes, impulsionam o sistema imunológico, sendo um importante benefício do chá de romã.

Não apenas podem auxiliar no combate de bactérias e vírus, como também auxilia o corpo a combater e impedir o envelhecimento das nossas células, devido a combater os radicais livres.

Já o ferro ajuda a melhorar a saúde do sangue e manter uma contagem normal de plaquetas, sendo importante para o nosso sistema imunológico.

Como fazer o chá de romã?

O chá de romã pode ser feito utilizando sementes trituradas, flores secas, casca ou suco de romã, que pode ser feito e misturado a outro chá de sua preferência.

1. Chá com suco de romã

  • Preparo do suco: Quebre a romã em uma tigela com água, assim as sementes serão depositadas no fundo da tigela enquanto a casca branca irá flutuar. Coe as sementes para tirar a água e coloque-as no liquidificador. Pulse o liquidificador até que estejam bem descascadas. Despeje em uma peneira e esprema a polpa para liberar o suco.
  • Preparo do chá com o suco de romã: Prepare o seu chá de consumo habitual e adicione o suco de romã, conforme sua preferências. Caso fique amargo, pode ser adicionado mel ou adoçante.

2. Chá de romã com flores secas

Misture ¼ de xícara de chá de flores secas com 1 xícara de água fervente por aproximadamente 3 ou 4 minutos, depois coe e sirva quente.

3. Chá de romã com sementes

Adicione 3 xícaras de sementes de romã ao liquidificador, após isso, despeje em um recipiente e armazene. Para preparar o chá coloque uma colher de copa desse preparo em uma xícara, encha com água quente e misture bem. Adicione adoçante ou mel a gosto, se necessário.

4. Chá de casca de romã

Adicione 1 xícara de chá de cascas de romã em uma panela com 1 litro água e deixe ferver por aproximadamente 15 minutos. Coe e consuma quente ou gelado, conforme sua preferência.

Cuidados importantes

O chá de romã é muito benéfico para a saúde, mas pode causar efeitos colaterais se for consumido em excesso, como por exemplo, náusea, tontura, dores de cabeça e vômitos.

Além disso, é um alimento ácido e que pode agravar certos problemas digestivos, como azia e refluxo, caso a pessoa tenha intolerância a ácidos.

É contra indicado para gestantes e lactantes, pois não há informações confiáveis ​​suficientes sobre a segurança do uso.

Portanto, antes do seu consumo é importante procurar o seu médico ou nutricionista para melhor aconselhamento.

Informações nutricionais da romã

A sua composição irá depender de como foi realizado esse chá, mas sabe-se que está atrelado aos nutrientes e benefícios da romã in natura.

Composição da romã por 100 g:

ComposiçãoQuantidade por 100 g% VD (*)
Calorias61 kcal = 259 kJ3
Carboidrato15,5 g5
Proteína0,4 g1
Gorduras
Fibra0,4 g2
Cálcio4,7 mg0
Ferro0,3 mg2
Magnésio12,7 mg5
Fósforo40,3 mg16
Potássio484 mg14
Vitamina C8,1 mg18
(*) % Valores diários de referência com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kJ.
Fonte: TBCA

A nossa nutricionista deixou um vídeo repleto de informações sobre os benefícios do chá de romã:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia a maior parte desses benefícios do chá de romã para a saúde e boa forma? Já experimentou essa bebida? Que tal adicionar em seu dia a dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (10 votos, média: 4,30 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

10 comentários em “Benefícios do chá de romã – Propriedades e receitas”

  1. preciso de todos comentários sobre as folhas, cascas e sementes da romã como fazer o chá, sou cardiaco e diabético.

  2. Muito útil informação. A minha mãe já faz há muito tempo, o lambedor da casca da romã. Para tratar inflamações uterinas ou de garganta. Sempre deu certo.
    Mas que legal saber que posso fazer suco ou chá. Obrigada.

  3. Amei esse link. Gostaria de saber que eu parei de fumar. Tô fazendo dieta mesmo assim engordei 7 kls. Não bebo nada de álcool nem refrigerante e não como nada de massa mais sou ansiosa. Qual chá que eu posso beber pra ansiedade

  4. Muito bom, só eu gostaria de mais detalhes sobre o chá de romã com sementes ,porque manda colocar no liquidificador e as sementes o açucar e bater. Não precisa de água ou outro liquido ? É so bater as sementes com açucar , ficaria como se fosse um pó ou um granulado ?

  5. Gostei muito de ler o que foi escrito da Roma eu como Roma e estou a secar as cascas para fazer chá aqui não menciona as cascas para chá gostava de saver se serve para chá obrigados