Benefícios do óleo de pequi – Para que serve e dicas

Especialista da área:
atualizado em 22/02/2021

Popular em estados da região Centro-Oeste do Brasil, como Mato Grosso e Goiás, o pequi é um fruto típico do cerrado, e seu óleo pode trazer diversos benefícios para a saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Seu tamanho é aproximado ao de uma maçã, sua casca possui uma coloração verde e o fruto ainda tem uma polpa comestível macia e amarela.

O fruto é um dos ingredientes principais do tradicional arroz com pequi, além de ser usado para fazer temperos em conserva, sorvetes, licores e, inclusive, rações para animais.

Pequi
Pequi

Então, vamos agora conhecer um pouco mais sobre os benefícios que o óleo de pequi pode trazer para a saúde e a boa forma.

Benefícios do óleo de pequi

Os benefícios do óleo de pequi se devem a presença de vitaminas, como a vitamina A e a vitamina E, além de compostos antioxidantes.

Essas substâncias contribuem para a nutrição e a hidratação da pele e do organismo, e pode ser usado tanto de forma tópica, ou seja, direto na pele, cabelos ou couro cabeludo, quanto ingerido.

1. Saúde e aparência dos cabelos

Um dos benefícios do óleo de pequi é que ele é utilizado no tratamento de cabelos danificados. Isso porque o produto contribui para o fortalecimento dos fios, além de diminuir o frizz e promover a hidratação dos cabelos.

Além disso, ele também reduz irritações no couro cabeludo, graças à sua ação anti-inflamatória, e diminui os danos causados por conta da exposição dos fios aos raios solares.

Portanto, recomenda-se aplicar o óleo de pequi duas horas antes de tomar banho como forma de promover a maciez e o controle dos fios. E você ainda pode misturar o produto ao shampoo, para assim conseguir usar o óleo com mais frequência.

óleo de pequi nos cabelos

2. Fonte de vitaminas

O óleo de pequi ainda é fonte de vitaminas, que auxiliam na manutenção da saúde e na nutrição da pele e do cabelo.

  Continua Depois da Publicidade  

As vitaminas que estão presentes em maiores quantidades são:

  • Vitamina A, ou retinol, é um nutriente que auxilia o sistema imunológico em sua função de proteger o corpo contra infecções, além de contribuir para a manutenção da saúde dos olhos;
  • Vitamina E, um nutriente que além de fazer bem aos cabelos, possui ação antioxidante e é importante para a fertilidade e para o sistema imunológico.

3. Ação antioxidante

Mais um dos benefícios do óleo de pequi é que ele apresenta ação antioxidante. Em outras palavras, isso significa que ele pode contribuir para o combate aos danos causados pelos radicais livres.

Assim, o óleo de pequi ajuda a combater problemas de saúde como:

  • Envelhecimento precoce da pele: O efeito antioxidante ajuda a manter a produção de colágeno da pele, além de ajudar a evitar os danos causados pela radiação solar e poluição;
  • Doenças inflamatórias e autoimunes: Além de atuar na pele, o óleo de pequi também ajuda a regular o funcionamento do sistema imunológico e assim pode prevenir reações exageradas, como aquelas que vemos nas inflamações;
  • Câncer:  Por fim, os antioxidantes presentes no óleo de pequi podem ajudar a proteger o DNA das células contra os danos causados pelo estresse oxidativo, ajudando assim a evitar alguns tipos de câncer.

4. Saúde cardiovascular

As gorduras boas encontradas no óleo de pequi ajudam a reduzir os níveis de colesterol sanguíneos, o que, associado ao efeito dos antioxidantes, reduz a chance de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

5. Mantém a saúde da pele

Além disso, há benefícios do óleo de pequi para o tratamento de problemas na pele, como eczemas, infecções e ressecamento.

Isso se deve tanto à ação antioxidante e anti-inflamatória, quanto ao efeito antibiótico e hidratante do óleo de pequi.

Entretanto, não deixe de falar com o seu dermatologista para se certificar de que a aplicação do produto é realmente apropriada para o seu caso em particular, e que não lhe fará mal.

6. Alívio de dores musculares e nas articulações

O óleo extraído a partir do pequi pode diminuir as dores nas articulações e músculos, uma vez que possui um importante efeito anti-inflamatório. Assim, a massagem com este óleo pode oferecer alívio depois da realização de exercícios físicos intensos.

  Continua Depois da Publicidade  

7. É um ótimo óleo de massagem

massagem com óleo de pequi

O produto também é considerado um ótimo óleo para ser utilizado em sessões de massagem. Ele é aromático, apresentando um cheiro similar ao óleo de coco, trazendo uma sensação de relaxamento e bem estar.

Uma sugestão de óleo para massagem é misturar o óleo de pequi com óleo de coco, azeite de oliva extra virgem e óleo de alecrim. Depois, é só fazer a massagem ou aplicar a mistura com o auxílio de um algodão e lavar-se após 20 minutos.

Dicas e cuidados

Evite o contato do óleo com a pele ferida, mucosas e com os olhos, uma vez que ele pode causar irritação nessas áreas.

Além disso, caso os sintomas persistam, é importante procurar o atendimento com algum profissional de saúde, para entender a causa do problema e qual a melhor forma de tratamento.

óleo de pequi

Você já conhecia todos esses benefícios do óleo de pequi? Irá consumi-lo agora que conhece as suas propriedades? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (124 votos, média 4,04)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

39 comentários em “Benefícios do óleo de pequi – Para que serve e dicas”

  1. Boa Noite,, Estou fazendo uma dieta cetogênica, mas não estou comendo carne,,, só peixe, o que não me ajuda muito no total de gordura ingerida,, vc ve algum problema em tomar alguns óleos para suprir mais gordura na minha dieta.. Obrigado.

    Responder
  2. Pacei por uma sirugia do sidromi do tunio do carpo a15 dias e sofri com inflamações ourives já estava preocupada em ter que volta ao médico mas graças A Deus por indicações de minha mãe pra que eu usava o azeite do Pequim e logo em pouco tempo a inflamacao acabou e foi incrível tão rápido que ué não precisei nem
    voltar oa medico

    Responder
    • Estou usando, mas não conhecia todas as propriedades. Tomo por informação devido ter problemas de baixa imunidade, porém fico imensamente grata e vou reforçar o uso com mais frequência estou tomando com mel e canela em pó. Tenho conseguido diretamente do cerrado, mas creio que vcs conseguem na zona cerealista na rua Sta Rosa.

      Responder
    • Estou em tratamento contra um câncer de mama e teve metástase pulmão e ossos. Eu posso fazer o uso do óleo de Pequi?

      Responder
    • Minha mãe sofre com artosse renite alérgica e muitas dores nos joelhos, pernas ,e os pés dela formigam muito ,como usar , Eu sofro de dores de cabeça,, como ultilizar.

      Responder
  3. comprei o óleo de pequi purissimo! Resido na chapada do Araripe e conheço uma senhora que faz e podes crer: é puro. Não é tão barato, mas com todos esses benefícios, vejo que compensa. A minha nora e minha filha sofrem muito de rinite e como aqui é muito frio, quando elas me visitam, sofrem muito, mas tomei a liberdade de dar uma colher antes delas dormirem porque não estavam conseguindo e, acredite, dormiram a noite toda sem espirros!
    Realmente funciona e eu vou hoje mesmo começar a usar diariamente.

    Responder
  4. Sempre fiz uso do pequi,mas onde moro não é facil encontrar,por isso amei essa idéia do oleo do pequi.agradeço a dica

    Responder
  5. Segundo um artigo que li na Internet, o grande causador da fascite plantar é o consumo de açúcar.

    Responder
  6. Como e a que horas devo tomar o óleo de Pequi e o óleo de Sucupira? O meu problema está nas articulações. Tenho também fascite plantar. Já tomei muito remédio ante inflamatório e para dores e ainda não consegui resultados satisfatórios. Tenho feito muita fisioterapia. (exercícios de relaxamento) para fortalecimento da pantorrilha. Gostaria que me indicassem um médico que trata com remédios fitoterápicos em Juiz de Fora- MG

    Responder
    • Segundo um artigo que li na Internet, o grande causador da fascite plantar é o consumo de açúcar.

      Responder
  7. Muito obrigada, gente! Me ajudam muito com informações, pois revendo Hinode e gosto de pesquisar sobre os vários componentes usados em seus diversos produtos! Tudo de bom 😀

    Responder
    • Gosto muito do sabor do óleo de pequi, que sempre conheci como “azeite de pequi”. De dois meses para cá, passei a ingerir quase diariamente no café da manhã, molhando com uma ou duas colheres de sopa o cuscus de milho ou arroz, a tapioca e mesmo o pão, substituindo assim a manteiga ou o azeite de oliva. Antes de ingerir o óleo, estava já coxeando da perna direita, um problema que envolvia também os quadris, e que me causava dores ao andar. Com isso, nem podia subir degraus sem me apoiar em algo. Era impossível que me levantasse rápido e começasse a andar normalmente. Fazia isso com dificuldade. Acontece que melhorei muito, estou quase sarado destes problemas de artrite ou artrose ou reumatismo, não sei o que era. Ando perfeitamente por quilômetros, sem me cansar. Outra coisa é que senti meu metabolismo melhorar muitíssimo. Estava muito abatido, e isso se sentia por minha aparência cansada. Agora, estou mais disposto e animado. Todos notam meu novo aspecto, que está saudável e transparece na face rejuvenescida. E uma dor intermitente em meu joelho esquerdo também cessou por completo. Sinto-me bem mais resistente às gripes, que não posso deixar que prosperem, já que tenho sérios problemas pulmonares. O aroma do pequi é uma daquelas coisas que ou você ama de paixão ou odeia com vigor. Eu, particularmente, adoro. Quanto ao sabor do azeite de pequi, ele é um pouco estranho para quem o toma pela primeira vez, mas depois de ultrapassar uma fase de adaptação, ver-se-á que é excelente.

      Responder