Especialista da Área:

Como Plantar Pequi em Casa – Passo a Passo e Cuidados

Aprenda como plantar pequi em casa com um passo a passo desde o planto, ao cultivo e colheita da fruta, além de dicas e cuidados para melhores resultados.

Embora o pequi possa não ser tão conhecido de todos os brasileiros, ele é figurinha carimbada na mesa de quem vive na região Centro-Oeste e aprecia pratos como arroz com pequi, frango com pequi, risoto de pequi, maionese de pequi e salada de pequi, por exemplo. O alimento também é empregado na culinária do Nordeste e no Norte do estado de Minas Gerais.

Além disso, é possível encontrar receitas como molho de pimenta de pequi e maionese de pequi no prato. Isso sem contar a existência de uma versão de petit gateau salgado de pequi. Existem, inclusive, muitos benefícios do óleo de pequi para a saúde.

Mas o que será que é esse tal de pequi? Bem, ela é uma fruta típica do Cerrado brasileiro, que apresenta o tamanho de uma maçã e contém uma casca verde. No seu interior, encontra-se uma semente revestida por uma polpa amarela e macia, que é justamente a parte comestível do alimento.

O caroço da fruta é cheio de espinhos e é bem desse fato que vem o seu nome “pequi”, que significa pele espinhenta. O alimento é considerado uma boa fonte alimentar de vitamina A e vitamina C, nutrientes que carregam propriedades antioxidantes e são importantes para o funcionamento do nosso organismo.

Como se não bastasse, a fruta também é rica em ácidos graxos monoinsaturados, que são classificados como gorduras do bem para o corpo humano. Aproveite e veja se é verdade que pequi engorda ou emagrece.

Que tal aprender como plantar pequi em casa?

Assim, se você faz parte do grupo que tem o costume de fazer receitas com pequi, poderá usar o ingrediente fresquinho em suas preparações se aprender como plantar pequi em casa.

E caso você nunca tenha consumido o fruto, ao aprender como plantar pequi em casa, poderá ter acesso a um alimento orgânico diretamente da sua residência e, com isso, poderá testá-lo em suas refeições. Vale recordar as doenças causadas por agrotóxicos nos alimentos, um dos principais motivos para se aderir a alimentos orgânicos na alimentação.

Passo a passo de como plantar pequi em casa

  1. Tudo começa com a preparação da muda: primeiramente, escolher frutos de pequi que estejam saudáveis, ou seja completamente livres de pragas ou doenças. Deve-se optar por aqueles que já tenham caído do no chão, o que indica que os frutos já completaram o seu processo de maturação;
  2. Então, remover os caroços do interior das cascas e leva-los a uma vasilha, onde eles devem permanecer durante 15 dias até a polpa apodrecer. Após, limpar os caroços, removendo toda a polpa amarela em camadas finas. Não pode deixar amontoar porque pode haver uma fermentação e a amêndoa acabar sendo cozinhada;
  3. Depois que retirar toda a polpa, colocar os caroços expostos em um ambiente sombreado até que eles fiquem completamente secos, o que demora aproximadamente duas semanas;
  4. Uma vez que os caroços estiverem secos, é hora de remover a dormência com o auxílio de um produto conhecido pelo nome de ácido giberélico que é um hormônio vegetal. Ao plantar as sementes sem o ácido, a capacidade de germinação seria de somente 5%, enquanto a utilização da substância faz com que essa porcentagem suba para até 60%. Funciona assim: deve-se empregar a medida de uma grama do produto para 4 litros de água. Como o ácido giberélico é solúvel em álcool, recomenda-se colocar um pouquinho de álcool e misturar, obtendo assim uma solução. Mas atenção: na hora de fazer essa mistura é necessário utilizar luvas;
  5. As sementes de pequi precisam ficar submersas ao longo de dois a quatro dias nessa solução. Aquelas que boiarem devem ser afundadas, portanto, a orientação é colocar um peso para que elas efetivamente fiquem no fundo da solução;
  6. Passados aproximadamente quatro dias das sementes mergulhadas na solução, elas devem ser levadas para uma sementeira, onde serão plantadas. A orientação é utilizar três medidas iguais de adubo orgânico sem agrotóxicos, terra e areia. As plantas do Cerrado são de clima seco com ausência de água e o excesso de umidade faz com que a sua raiz apodreça. Por isso, a areia serve para tornar o substrato leve, o que resulta no fácil escoamento da água quanto a muda é irrigada. O ideal é que as sementes sejam plantadas com a parte mais grossa para cima. Após o nascimento do broto, ele deve ser transferido para um saquinho, que devem ser furados previamente para evitar o acúmulo de água;
  7. No caso do plantio em vasos, aconselha-se a escolher um que tenha pelo menos 4 litros e adicionar uma camada de aproximadamente 5 cm de areia no recipiente. Na sequência, acrescentar terra para encher praticamente todo o vaso. É recomendável que essa terra seja arenosa e não permita o acúmulo de grandes quantidades de água. Depois, abrir um pequeno buraco na terra preparada dentro do vaso e colocar uma semente com o olho virado para cima. Tampar a semente com uma cobertura de aproximadamente 2 cm da terra preparada. Fazer o mesmo processo com outras sementes no vaso. Mas atenção: dá para plantar somente três sementes de pequi em cada vaso de 4 litros.
  8. Recomenda-se irrigar o pequizeiro duas a três vezes a cada dia porque se ele for muito exposto ao sol pode ser queimado. Entretanto, é importante não se esquecer de tomar cuidado para que não haja um excesso de umidade.

Receita de molho de pequi

Agora que aprendemos como plantar pequi em casa, que tal conhecermos o passo a passo de uma receita de molho à base dessa fruta típica do Cerrado? Dê só uma conferida:

Ingredientes:

  • 200 g de pequi;
  • 1 cebola picadinha;
  • 2 dentes de alho amassadinhos;
  • 300 ml de água.

Modo de preparo:

Levar o pequi e a água em uma panela para ferver durante 15 minutos; Passado esse tempo, adicionar a cebola picadinha e os dentes de alho amassadinhos. Misturar e deixar na panela por mais cinco minutos; Desligar, esperar esfriar um pouquinho e servir. Sugestão: a receita pode acompanhar arroz ou frango, por exemplo.

  Continua Depois da Publicidade  

Você já sabia como plantar pequi em casa? Pretende começar agora para aproveitar os benefícios listados acima? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário