Benefícios do Pepino – Como usar, dicas e cuidados

atualizado em

Controle da pressão arterial, ossos e dentes fortes e ajuda no emagrecimento: conheça todos os benefícios do pepino e como usar!

O pepino é o fruto da Cucumis sativus (família Cucurbitaceae), uma espécie de planta rasteira e trepadeira mais conhecida como pepineiro.

Muito presente na mesa dos brasileiros, o pepino combina muito com os dias de verão: é refrescante, tem sabor suave e uma textura crocante!

Cada 100 gramas de pepino, cru e com casca, possuem apenas 16 calorias, até porque seu principal constituinte é a água (cerca de 95% do total).

As propriedades medicinais mais conhecidas do pepino são as atividades anti-inflamatória, antioxidante e laxativa.

  Continua Depois da Publicidade  

10 benefícios do pepino – Para que serve

Veremos a seguir como as propriedades do pepino trazem benefícios para saúde e boa forma:

1. Ele tem ação anti-inflamatória

Pesquisas indicam que o extrato de pepino tem uma ação anti-inflamatória. Isso porque ele ajuda a evitar a produção excessiva de substâncias que prejudicam ainda mais os quadros inflamatórios (óxido nítrico e inibe a cicloxigenase 2 (ou COX-2)).

2. Possui atividade antioxidante

O pepino possui vários agentes antioxidantes: betacaroteno, vitamina C, manganês e alguns compostos flavonoides.

Muitas doenças são provocadas por um estresse oxidativo, e pesquisadores constataram que o extrato fresco de pepino melhora a capacidade antioxidante e contribui para uma maior eliminação de radicais livres nos estudos feitos em animais.

  Continua Depois da Publicidade  

E por fim, os fitonutrientes encontrados no pepino – flavonoides, lignanas e triterpenoides – são antioxidantes poderosos, e apresentaram atividade contra tumores.

3. Ajuda a evitar a constipação

O pepino é rico em água e fibra insolúvel. Pessoas com constipação crônica podem consumi-lo diariamente. Ele é uma alternativa natural de tratamento para esse problema.

A associação da água com as fibras é ideal para estimular a excreção das fezes e demais resíduos e toxinas resultantes do metabolismo.

pepinos

4. É um diurético natural

A grande concentração de água presente no pepino aumenta a quantidade de urina produzida pelo corpo, o que contribui para a prevenção de infecção urinária, e evita a formação de cálculos renais.

O combate à retenção de líquidos é um dos benefícios do pepino mais buscados porque as pessoas querem diminuir o inchaço.

  Continua Depois da Publicidade  

5. Pode ajudar contra cefaléia

A desidratação é uma das causas mais comuns de dores de cabeça. O pepino contém magnésio e é rico em água. Alimentos que possuem essa combinação são eficazes contra a dor de cabeça por manter a pessoa hidratada.

Além disso a atividade anti-inflamatória também contribui para combater a cefaléia.

6. Bom para o coração

O pepino possui potássio, que aliado às fibras e o magnésio, também presentes no pepino, ajuda a reduzir a pressão arterial. As propriedades antioxidantes do pepino podem também ajudar a evitar a arteriosclerose.

7. É ótimo para os diabéticos

O pepino é um alimento que pode e deve ser consumido pelos portadores de diabetes. O fruto possui um baixíssimo índice glicêmico, isto é, sua ingestão não provoca picos de glicose no sangue, que sobrecarregam o pâncreas.

E o mais interessante é que o pepino possui um hormônio que contribui para a síntese da insulina, favorecendo ainda mais os diabéticos.

  Continua Depois da Publicidade  

8. Bom para a pele

Você pode cortar rodelas ou pedaços maiores de pepino para usar. O frescor da hortaliça é excelente para tratar as queimaduras decorrentes da exposição ao sol, por exemplo.

Esse efeito calmante do pepino também alivia outros tipos de irritações, inflamações e inchaços que atingem a pele. Confira em detalhes como fazer máscara de pepino para o rosto.

9. Ajuda a manter os ossos fortes

O pepino é uma excelente fonte de vitamina K que aumenta a absorção de cálcio pelos ossos. A deficiência dessa vitamina torna os ossos mais frágeis e sujeitos à fraturas.

10. É ótimo em dietas para emagrecer

Como já vimos, o pepino tem pouquíssimas calorias, mas é bastante nutritivo. Ou seja, ele pode ser utilizado em qualquer tipo de programa de reeducação alimentar e é inclusive a estrela das dietas detox.

As fibras do pepino também são importantes aliadas para o processo de emagrecimento porque também promovem sensação de saciedade, junto com o seu alto teor de água.

Aproveite e veja mais sobre as calorias do pepino – tipos, porções e mais dicas.

pepino fatiado

Como usar e aproveitar os benefícios do pepino!

O pepino é frequentemente usado para o preparo de saladas. Veja abaixo algumas sugestões de receitas com o pepino:

E não é só culinária que ele se destaca. O pepino também pode ser encontrado na formulação de diversos produtos cosméticos!

Dicas

  • Conserve o fruto na porção inferior da geladeira, embalados em saquinhos plásticos. A durabilidade do pepino em geladeira é de 1 semana.
  • Para eliminar as toxinas, deixe ele por 30 minutos submerso em uma solução de água sanitária (1 colher de sopa de hipoclorito de sódio em 1 litro de água filtrada). Depois enxague em água corrente.
  • A casca do pepino Aodai não é facilmente digerida pelo nosso organismo então retire-a antes do consumo.

Cuidados com o consumo do pepino

  • Consuma com moderação: ele é um diurético e isso pode provocar desidratação. Além disso ele pode sobrecarregar o organismo com potássio, e levar a problemas digestivos em pessoas mais sensíveis.
  • Alérgicos a melões, bananas, semente de girassol, chá de camomila e pólen também podem apresentar sensibilidade ao pepino.
  • Pessoas que apresentam alergia ao leite devem dar uma atenção especial quanto ao consumo de pepinos. Alguns agricultores passam uma cera nos frutos, a fim de protegê-los contra pragas. Esta cera contém caseína, uma proteína do leite.

Variedades de pepino no Brasil

Existe uma ampla variedade de tipos de pepino pelo mundo, e eles podem ser classificados de duas formas:

  1. Pepinos para corte, os que são utilizados in natura;
  2. Pepinos para conserva, isto é, que são transformados em picles.

As variantes do fruto para corte mais comuns no Brasil são:

  • Pepino Japonês: comparado aos demais, estes espécimes são os mais alongados e finos. A casca apresenta reentrâncias e é de coloração verde-escuro e brilhante.
  • Pepino Caipira: estes têm uma casca lisa e de coloração verde-claro com estrias brancas.
  • Pepino Aodai: estes também possuem uma casca lisa, mas são verde-escuro.

Vídeos relacionados:

Não deixe de conferir os vídeos abaixo para conhecer o pepino ainda melhor! Aproveite também para se inscrever rapidamente no nosso canal com um clique no botão a seguir:

Gostou das dicas?

O que você achou dos benefícios do pepino? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá incluí-lo mais no seu cardápio? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

23 comentários em “Benefícios do Pepino – Como usar, dicas e cuidados”

  1. Quero fazer uso do suco de tomate+cenoura+pepino, mas não quero emagrecer, pois preciso ganhar peso. Posso tomar esse suco?

    Responder
  2. Achei maravilhoso. Todas as minhas crianças adoram. Agora vou oferecer quase que diariamente. Obrigada pelas informações. Parabéns pelo site. Abraços.

    Responder
  3. EU ESTAVA CONSUMINDO O PEPINO JOPONES SEM SABER OS BENEFICIO QUE ELE CONTIA OU CONTEM, MAS AGORA COM ESSA EXPLANAÇÃO QUE LI ESTAREI SABENDO O QUE ESTOU INGERINDO PRO MEU BEM ESTAR DO ORGANISMO , QUE SEMPRE É AJUDADO POR PEQUENOS FRUTOS QUE NO FINAL SOMADOS A OUTRO ME FAZ BEM .

    Responder
  4. A utilidade destas informações são realmente maravilhosas. vocês merecem meu respeito e minha gratidão. Que Deus os abençoe. jrs.4523@gmail.com Obrigado!

    Responder
  5. Uso pepino em salada e como emergência quando minha pressão estar alta, principalmente nos batimentos cardiacos acelerado, bato no liquidificador com pouco de água e com casca, sem coar bebo um copo, logo sinto efeitos benéficos. Entre as dicas deste texto aprendir tem que ter moderação no uso.

    Responder
    • NÃO HÁ CRITÉRIOS PARA USO DE AZEITE EM SALADAS, SEJA ELA DE PEPINOS OU QUALQUER OUTRA, FAÇA CONFORME AGRADAR SEU PALADAR.

      Responder