12 alimentos excelentes para os mais velhos

Especialista da área:
atualizado em 08/03/2021

A preocupação com uma dieta balanceada deveria existir em qualquer idade. Mas, algumas pessoas só se importam com a qualidade da alimentação quando os anos passam e a idade chega. É como dizem: antes tarde do que nunca.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, para quem já está envelhecendo, vale muito a pena conhecer alguns dos alimentos excelentes para os mais velhos:

1. Alimentos com fibras

Vegetais

As comidas ricas em fibras como frutas, vegetais, nozes, leguminosas e aveia podem ajudar em relação à prisão de ventre, que ataca mais conforme uma pessoa envelhece.

Além disso, as fibras promovem saciedade, o que ajuda a manter um peso saudável. Elas também auxiliam o controle dos níveis de colesterol e de açúcar no sangue.

2. Grãos integrais

Boas fontes de fibras, os grãos integrais são ricos em vitaminas do complexo B, que são ainda mais necessárias com o passar dos anos. Por exemplo, a vitamina B6 e a vitamina B9 (folato) são essenciais para manter a saúde cerebral.

Mesmo uma pequena carência desses nutrientes já pode fazer uma diferença, ainda que sutil. Adicionalmente, incluir grãos integrais na dieta pode ajudar a reduzir as chances de ter diabetes, doença no coração e câncer.

3. Nozes

Por exemplo: amêndoas, castanhas de caju, nozes-pecã, pistache, entre outros. Eles contribuem com a proteção ao cérebro conforme uma pessoa envelhece.

Além disso, esses alimentos apresentam nutrientes que auxiliam a prevenir ou atrasar doenças relacionadas ao envelhecimento, como doença no coração, acidente vascular cerebral (AVC), diabetes do tipo 2, doenças nos nervos e alguns tipos de câncer.

4. Peixes

Salmão

Peixes como salmão, arenque ou truta de viveiro são ricos no ácido docosa-hexaenoico (DHA), um ômega-3 bom para o cérebro. Aliás, já relacionou-se níveis baixos de DHA à doença de Alzheimer.

Por outro lado, ter boas doses dele pode ajudar a melhorar a memória e a habilidade de aprender coisas novas. Ademais, outras fontes de DHA incluem: algas, nozes, linhaça e sementes de chia.

  Continua Depois da Publicidade  

5. Alimentos com proteínas

Os alimentos ricos em proteínas são importantes porque lutam contra a perda natural de músculo que ocorre com o passar do tempo. Entretanto, não é qualquer proteína que serve. É preciso consumir proteínas por meio de alimentos de verdade.

Por exemplo, ovos, carnes magras e produtos laticínios. Conheça também opções de proteínas de alto valor biológico e alguns alimentos ricos em proteínas magras e completas. Mas, antes de pensar em usar um suplemento de proteínas, consulte o médico ou nutricionista.

6. Alimentos com cálcio

O cálcio é um nutriente essencial para a saúde dos ossos, ao passo que a osteoporose (ossos frágeis e quebradiços) é uma preocupação para os mais velhos.

O mineral está presente em produtos laticínios como leite e queijo, inclusive nas versões sem gordura ou com baixo teor de gorduras. Entretanto, também dá para obter o cálcio através do iogurte, do tofu e de bebidas vegetais fortificadas com o nutriente.

7. Frutas e legumes coloridos

Melancia, morango, tomates e pimentões laranjas e vermelhos contêm licopeno. Estudos sugeriram que os alimentos com o composto podem ajudar a diminuir os riscos de alguns tipos de câncer e a proteger contra AVCs.

8. Vegetais crucíferos

Vegetais crucíferos

Vegetais crucíferos como brócolis, couve-de-Bruxelas e couve-flor contêm sulforafano, uma substância que pode ajudar a melhorar a habilidade das células imunes para atacar toxinas que danificam as células e causam doenças ao longo do tempo.

9. Vegetais verdes folhosos

Vegetais verdes folhosos como espinafre e couve têm antioxidantes que podem colaborar com a prevenção da degeneração macular (doença ocular).

Acredita-se que o consumo diário desses verdinhos também pode ajudar a combater o retardo da memória, pensamento e julgamento que surge conforme uma pessoa fica mais velha.

  Continua Depois da Publicidade  

10. Abacate

Estudos sugeriram que o abacate tem antioxidantes que poderiam ajudar a melhorar a memória e a solucionar problemas mais rapidamente.

Além disso, acredita-se que a fruta pode auxiliar a reduzir o colesterol e risco de ter artrite, a manter um peso saudável e a proteger a pele contra danos solares.

11. Batata doce

Ela tem betacaroteno, que o corpo transforma em vitamina A. O nutriente é importante para o sistema imunológico, pele e visão saudável.

Mas, recomenda-se dar preferência à batata doce roxa. Isso porque compostos que dão a coloração ao vegetal podem ajudar a desacelerar mudanças no cérebro associadas ao envelhecimento.

12. Água

Beber água

É fundamental que as pessoas mais velhas tenham sempre um copo de água por perto para se lembrarem de tomar o líquido.

Conforme os anos passam, o corpo perde água e a sensação de sede diminui, o que faz com que a pessoa demore mais para notar que precisa de mais água.

Ao mesmo tempo, o líquido é essencial de muitas maneiras ao organismo. Por exemplo, ele amortece as articulações, ajuda a controlar a temperatura corporal, afeta o humor e influência até o foco de uma pessoa.

Atenção

Nenhum desses alimentos é milagroso para impedir o surgimento ou curar doenças e outros problemas relacionados ao envelhecimento.

Mas, eles podem contribuir com a saúde dos mais velhos e são bem melhores que as guloseimas, besteirinhas e fast food pobres ou nulos em nutrientes e cheios de calorias, gorduras ruins, açúcar, sódio e aditivos.

Conheça também os piores alimentos para quem já passou dos 50, segundo a nossa nutricionista no vídeo a seguir:

Fontes e Referências Adicionais

Você já consome esses alimentos bons para os mais velhos? Então, conte para nós!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

1 comentário em “12 alimentos excelentes para os mais velhos”

  1. A minha alimentação é bastante saudável, mas ate então, consumia muita comida á noite,não ao jantar! sim! depois bem mais tardee por isso engordei muito.