12 Benefícios da Beldroega – Para Que Serve e Propriedades

A beldroega é um pequeno arbusto que promete trazer vários benefícios para a saúde. Alguns deles incluem ajudar a perder peso, manter o coração saudável, tratar desconfortos e doenças gastrointestinais, além de influenciar positivamente o crescimento e desenvolvimento das crianças.

E eles não param por aí. Quer descobrir mais sobre essa planta e o que ela pode fazer pela nossa saúde? Confira essas informações sobre todas as propriedades e os principais benefícios da beldroega para o nosso corpo.

Beldroega – O que é?

Usada tradicionalmente na medicina chinesa para tratar diversas doenças, a beldroega, conhecida cientificamente como Portulaca oleracea, é um arbusto que contém folhas suculentas e flores coloridas. Ela pertence à família de plantas Portulacaceae e é muito comum na Índia, em países europeus e em países do Oriente Médio.

Popularmente, ela pode ser chamada de onze-hora ou salada-de-negro. A beldroega é facilmente cultivada e, por esse motivo, às vezes é considerada como uma erva daninha que pode invadir praticamente qualquer tipo de cultivo, incluindo solos pouco nutritivos e secos. Porém, trata-se de uma erva daninha com muitas propriedades nutritivas e benéficas para a saúde.

Informações nutritivas

Alguns dos principais componentes nutritivos da beldroega incluem ácidos graxos do tipo ômega 3. Também é rica em fibras e várias vitaminas e minerais. Uma porção de 100 gramas de beldroega apresenta apenas 16 calorias e contém os seguintes nutrientes:

  • Vitamina A (26% da recomendação diária);
  • Vitamina C (35% da recomendação diária);
  • Manganês (15% da recomendação diária);
  • Magnésio (17% da recomendação diária);
  • Ferro (11% da recomendação diária);
  • Potássio (14% da recomendação diária);
  • Cálcio (7% da recomendação diária).

Além disso, a beldroega também contém quantidades significativas de vitaminas do complexo B como as vitaminas B1, B2 e B3 e folato e mineirais como o fósforo e o cobre. A planta também contém compostos antioxidantes como os pigmentos betalaína e carotenoides e mais de 90% de sua composição é composta por água.

Propriedades

A ampla gama de nutrientes encontrados na beldroega confere à planta propriedades antioxidantes, antibacterianas, diuréticas e desintoxicantes. Vamos explorar todas essas propriedades na seção sobre os benefícios da beldroega mais abaixo.

Para que serve?

A beldroega pode proteger a saúde da pele, estimular a boa saúde ocular, fortalecer o sistema imunológico, melhorar a circulação sanguínea, contribuir para a força óssea e até prevenir o desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

Ela pode ser usada na culinária devido a um sabor peculiar que mistura um leve sabor azedo com um gosto salgado que lembra o sabor de vegetais como o espinafre e o agrião. A planta pode ser consumida crua ou cozida.

O que acha de descobrir com mais detalhes quais são os benefícios da beldroega? 

Benefícios da beldroega

1. Fonte de gordura boa

Os ácidos graxos essenciais do tipo ômega 3 são boas fontes de gordura que o organismo não é capaz de produzir sozinho, o que torna necessário o consumo através da dieta.

A beldroega apresenta um baixo teor de gorduras totais e uma grande quantidade de ômega-3 nas formas de ácido alfalinolênico (ALA) e ácido eicosapentaenoico (EPA). O ALA é encontrado em muitos alimentos de origem vegetal, enquanto que o EPA é mais encontrado em produtos de origem animal como peixes e algas, por exemplo.

Quando comparado com outros alimentos de origem vegetal, a beldroega apresenta mais ALA do que vegetais como o espinafre. Além disso, o EPA não costuma ser encontrado em plantas, o que é um fato bastante interessante sobre a beldroega.

A presença dessas gorduras saudáveis ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças cardíacas e problemas associados a elas como a hipertensão e o colesterol alto, além de ajudar a combater a inflamação e manter a boa saúde do cérebro.

2. Efeito antioxidante

A beldroega é muito rica em compostos antioxidantes. A presença de vitaminas com propriedades antioxidantes como a C, a E e A fazem da beldroega uma grande aliada na prevenção de doenças.

A vitamina C, por exemplo, é um antioxidante muito importante para manter a pele, músculos e ossos saudáveis. Já a vitamina E ajuda a proteger as membranas celulares contra danos causados por radicais livres. A vitamina A é essencial para a boa saúde dos olhos.

Além dessas vitaminas, a beldroega também contém glutationa, melatonina e betalaína, que também são compostos antioxidantes benéficos para a saúde.

De acordo com estudo publicado em 2014, a presença de antioxidantes nas sementes comestíveis de beldroega foi capaz de reduzir os níveis de colesterol do tipo LDL e de triglicerídeos em adolescentes obesos, o que acaba diminuindo o risco desses jovens de desenvolverem doenças cardíacas.

3. Saúde cardiovascular

Os dois benefícios anteriores têm muito a ver com a saúde cardiovascular. Tanto a presença de gorduras boas quanto o alto teor de antioxidantes na beldroega ajudam a preservar a saúde do coração e evitar doenças. Estudos mostram que além de reduzir o colesterol ruim, alimentos ricos em ácidos graxos do tipo ômega 3 ajudam a reduzir o risco de doenças como a aterosclerose e diminuir a incidência de ataques cardíacos e derrames.

Além disso, a presença de potássio ajuda a regular a pressão arterial, já que esse mineral apresenta propriedades vasodilatadoras que ajudam a dilatar os vasos sanguíneos reduzindo a pressão arterial elevada.

4. Alto teor de minerais

Vários minerais essências para a boa manutenção do metabolismo estão presentes na beldroega. O potássio, como já dito, ajuda a regular a pressão sanguínea e evitar a incidência de derrames e doenças cardíacas.

O magnésio é importante pois participa de mais de 300 reações enzimáticas no nosso organismo. Além disso, de acordo com estudo publicado em 2012 no Clinical Kidney Journal, ele é capaz de proteger o corpo contra o desenvolvimento de doenças cardíacas e diabetes do tipo 2.

A presença de cálcio é importante para a boa saúde óssea. O zinco é importante para fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças. Já o fósforo e o cálcio são essenciais para manter a saúde dos ossos e dos dentes. O ferro é indispensável para o transporte de oxigênio e nutrientes através do corpo e para prevenir a anemia. Por fim, o manganês é um ótimo antioxidante que ajuda a evitar danos causados por radicais livres, além de participar da digestão de gorduras para produção de energia.

5. Saúde dos olhos

A saúde ocular se beneficia muito do consumo de beldroega. Isso tem a ver principalmente com a presença de vitamina A no vegetal. Essa vitamina é importante para melhorar a visão devido à capacidade de prevenir problemas como a degeneração macular e a catarata. Além disso, seu efeito antioxidante ajuda a eliminar os radicais livres que danificam as células dos olhos e causam doenças com o passar dos anos.

6. Perda de peso

Por possuir poucas calorias por porção, a beldroega pode ser uma boa opção nutritiva para incluir na dieta hipocalórica.

Além disso, ela é rica em fibras que contribuem para a sensação de saciedade após a refeição, ajudando a limitar a ingestão de alimentos e contribuindo para o emagrecimento.

7. Desenvolvimento infantil

A beldroega contém muitos nutrientes que são importantes para que a criança em desenvolvimento tenha ossos e dentes fortes, além de um sistema imunológico fortalecido para combater infecções e vários outros benefícios obtidos através da ingestão de beldroega.

Segundo uma pesquisa de 2006 publicada no International Review of Psychiatry, o consumo de alimentos ricos em ômega 3 por crianças pequenas em desenvolvimento pode resultar em uma diminuição de transtornos de desenvolvimento como o autismo e o transtorno de déficit de atenção, por exemplo.

8. Tratamento de doenças gastrointestinais

Há muito tempo, a beldroega tem sido explorada pela medicina chinesa para tratar os mais diversos distúrbios gastrointestinais como a diarreia, a hemorragia intestinal e até alguns casos de hemorroidas.

Esse efeito da beldroega pode ser explicado pela presença de compostos orgânicos como a dopamina, o ácido cítrico, o ácido málico, a alanina e a glicose, que desempenham diversa funções no metabolismo que ajudam a regular a atividade gastrointestinal.

9. Pele saudável

O efeito antioxidante da beldroega ajuda a manter a pele sempre bonita e saudável. A grande quantidade de vitaminas A, por exemplo, ajudar a tratar inflamações na pele.

Além disso, os compostos antioxidantes ajudam a combater os radicais livres que são responsáveis por danificar as células epiteliais, causando rugas, manchas e marcas na pele relacionadas com o envelhecimento precoce.

10. Prevenção de câncer

Ainda sobre o efeito antioxidante, esses compostos presentes na beldroega ajudam a evitar que células sejam danificadas ou alteradas pela ação de radicais livres provenientes da poluição, da exposição excessiva ou sem proteção ao sol ou de toxinas encontradas no ambiente ou em alguns alimentos.

Ao consumir beldroega regularmente, o corpo ficaria mais protegido contra os danos celulares, reduzindo a incidência de alguns tipos de câncer.

11. Fortalecimento ósseo

Os minerais como o cálcio, o ferro, o manganês e o magnésio são essenciais para um bom desenvolvimento ósseo. A presença desses minerais na beldroega também permite uma cicatrização mais eficaz em casos de ossos quebrados ou desgastados, por exemplo.

Além disso, o consumo de alimentos ricos em minerais como esses são essenciais para prevenir doenças como a osteoporose, que afeta milhões de pessoas idosas devido ao desgaste natural dos ossos.

12. Melhor circulação do sangue

A grande quantidade de ferro na beldroega permite a manutenção de bons níveis de glóbulos vermelhos, essenciais para o transporte de oxigênio e nutrientes através do sangue por todo o organismo.

Assim, além da boa circulação sanguínea, o consumo do vegetal permite que todo o corpo tenha acesso a nutrientes essenciais para o desenvolvimento dos tecidos do organismo.

Cuidados

A beldroega, apesar de ser uma ótima fonte de nutrientes e muito benéfica para a saúde, pode ser perigosa para alguns grupos de pessoas propensas a desenvolver pedras nos rins. Isso se deve ao alto teor de oxalatos na beldroega, substâncias que podem contribuir para a formação de pedras nos rins.

Além disso, o oxalato quando presente em grandes quantidades no organismo pode prejudicar a absorção de alguns minerais como o cálcio e o magnésio, já que foram complexos com essas substâncias.

No entanto, se você nunca teve problemas de pedras nos rins ou na vesícula e costuma se manter bem hidratado, não há com o que se preocupar.

Dicas de como usar

Por ser um vegetal não muito comum nos pratos brasileiros, algumas dicas de consumo são sempre bem-vindas.

A beldroega é comumente usada em saladas na forma crua ou em sopas e ensopados na forma cozida. Para preservar a maior quantidade de nutrientes, o melhor é consumir o vegetal cru, desde que você lave muito bem as folhas da planta antes de ingerir e obtenha uma ótima fonte de antioxidantes, gorduras saudáveis e vitaminas e minerais para o seu dia a dia.

Referências adicionais:

Você já experimentou a beldroega alguma vez? Em que tipo de receita? Já sabia que ela fornece tantos benefícios para a saúde? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9 votos, média: 4,67 de 5)
Loading...

2 comentários em “12 Benefícios da Beldroega – Para Que Serve e Propriedades”

  1. Achei muito importante está matéria sobre os benéficios da beldroega,inclusive tenho 3 mudas plantadas em vasos.Farei o uso sim.Obrigada

  2. TENHO AQUI NO QUINTAL DE CASA MUITAS BELDROEGAS QUE JOGAVA NO LIXO… AGORA NAO DESPERDIÇAREI MAIS NEM UMA PLANTA, POIS POR ESSE E OUTROS ARTIGOS ESTOU VENDO E APRENDENDO COMO ESSA PLANTINHA QUE NASCE SOZINHA POR AQUI É EXTREMAMENTE VALIOSA PARA NOSSA SAÚDE. AGRADEÇO A MATÉRIA E PASSAREI A INFORMAÇÃO PARA FRENTE NOS NOSSOS GRUPOS DE REDES SOCIAIS. VALEU MUITO, MUITO A DICA, AMIGOS!

Deixe um comentário