12 remédios para abrir o apetite mais usados e seus efeitos

Especialista da área:
atualizado em 08/09/2021

Apesar de não ser algo tão comum, a procura por remédios para abrir o apetite vem aumentando, principalmente devido aos problemas nutricionais causados pelo estresse.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso vem ganhando importância porque o baixo peso e a má nutrição estão associados a uma série de riscos para a saúde, e devem ser tratados, assim como o seu problema oposto, o excesso de peso.

Por isso, a seguir iremos conhecer melhor os 12 principais remédios para abrir o apetite, tanto de farmácia quanto os caseiros.

Observação: Este artigo tem um caráter meramente informativo, e não substitui a orientação de um profissional. Além disso, a automedicação traz muitos perigos para a saúde e é uma prática que deve ser evitada a qualquer custo.

Causas da falta de apetite

A falta de apetite pode ser causada por uma série de fatores, que variam desde coisas simples, como mudanças de rotina e estresse, até problemas mais graves, como os transtornos alimentares.

Assim, é importante sempre consultar um médico caso perceba uma redução significativa do apetite, para descobrir as causas exatas e impedir que o problema se agrave.

12 remédios para abrir o apetite

remédios cápsulas comprimidos espalhados

1. Acetato de Megestrol

O Megestrol é um medicamento usado em casos extremos de perda de peso, normalmente associados a problemas como anorexia nervosa, AIDS e efeitos colaterais de alguns tratamentos medicamentosos.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, ele também é usado no tratamento de alguns tipos de câncer, como câncer de endométrio, uma vez que é derivado do hormônio progesterona.

2. Ciproeptadina

A Ciproeptadina é um medicamento antialérgico utilizado para amenizar sintomas como coriza e obstrução nasal, muito comuns na rinite alérgica, também conhecida como febre do feno. 

Mas, além do efeito em problemas alérgicos, o medicamento também possui ação estimulante do apetite, ajudando assim a aumentar a ingestão de calorias.

3. Suplemento de vitamina B 

Embora os suplementos de vitaminas do complexo B não atuem diretamente na fome e na ingestão de alimentos, sabemos que a deficiência desses nutrientes pode causar diminuição do apetite.

Então, alguns casos de perda de apetite podem ser tratados com esse suplemento, mas é importante consultar um médico para que a deficiência vitamínica seja identificada.

4. Suplemento de zinco 

Estudos já identificaram que a deficiência de zinco pode fazer com que o alimento tenha um sabor diferente, fator que pode prejudicar o apetite fazendo com que ele seja reduzido.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, se for o caso, pode ser que o médico indique suplementos de zinco como remédios para abrir o apetite.

5. Profol

O profol é um medicamento composto por buclizina, lisina, triptofano e vitaminas B6 e B12. Ele age estimulando o apetite e suplementando vitaminas que possam estar em falta na alimentação, podendo ser usado tanto em adultos quanto em crianças.

6. Cobavital (xarope e comprimidos)

Composto por ciproeptadina e cobamamida, o Cobavital é indicado para o tratamento de problemas de crescimento associados a má nutrição e magreza e ao auxílio em períodos de recuperação, de acordo com o que for recomendado pelo médico.

E, além do efeito no apetite, a cobamamida presente na formulação age como anabolizante leve, porém diferente de outras substâncias de mesmo tipo, como os esteroides, não possui os efeitos colaterais típicos, como virilização, pseudo-hermafroditismo, ginecomastia, entre outros.

7. Beritin

O Beritin é um medicamento composto por ciproeptadina e vitaminas, muito usado em casos de falta de apetite associada a algumas deficiências nutricionais.

  Continua Depois da Publicidade  

8. Buclina

Esse medicamento, cujo componente principal é o cloridrato de buclizina, é conhecido por estimular o apetite e diminuir as náuseas e vômitos.

Mas, para isso, é necessário seguir corretamente as recomendações do médico, e não usar este medicamento como automedicação.

9. Cobactin

O cobactin é uma associação de ciproeptadina e cobamamida, e é bastante utilizado por pessoas que têm dificuldade de ganhar peso, devido ao seu efeito estimulante do apetite. 

Além disso, o medicamento também pode ser usado por pessoas que estão se recuperando de longos tratamentos de saúde ou cirurgias. 

Opções de remédio caseiro para abrir o apetite 

gengibre
O gengibre é utilizado para abrir o apetite

Além dos remédios de farmácia, existem algumas opções naturais que podem ajudar a abrir o apetite, como veremos a seguir.

  Continua Depois da Publicidade  

10. Ervas e especiarias

A adição de ervas e especiarias pode melhorar o aroma e sabor dos alimentos, e fazer com que eles pareçam mais apetitosos. 

Por exemplo, a canela é conhecida por já estimular o apetite naturalmente, enquanto ervas como manjericão, orégano, tomilho, alecrim e erva-doce podem deixar os pratos mais interessantes e saborosos.

11. Gengibre

O gengibre ajuda a aumentar o apetite por meio de suas propriedades medicinais e do seu sabor refrescante. Por isso, uma boa dica é fazer um chá de gengibre ou adicionar a raiz a saladas, molhos ou temperos.

12. Óleo de orégano

No livro Aromatherapy: Essential Oils for Vibrant Health and Beauty (Aromaterapia: Óleos Essenciais para uma Saúde Vibrante e Beleza, tradução livre), a autora Roberta Wilson explica que o óleo de orégano ajuda a relaxar a tensão no estômago e estimular o apetite.

Segundo ela, o óleo de orégano pode ser diluído na água para ser massageado na pele ou usado no vapor quente, além de ser possível adicionar algumas gotinhas do produto em máscaras faciais de argila ou loções corporais antes de passar na pele.

Recomenda-se contar com a orientação de um especialista qualificado em aromaterapia para ter melhores resultados.

Cuidados com os remédios para abrir o apetite 

É sempre importante lembrar que, antes de começar a usar um remédio para abrir o apetite, seja ele de farmácia ou caseiro, é fundamental que você consulte um médico para verificar o que pode ter causado essa diminuição na sua fome e como o problema deve ser tratado.

Isso é necessário porque às vezes a queda do apetite pode ser um sintoma de problemas de saúde como:

  • Deficiências nutricionais;
  • Câncer;
  • Doenças no fígado ou os rins;
  • Distúrbios psiquiátricos, como ansiedade ou depressão;
  • Infecções;
  • Efeitos colaterais de medicamentos.

Por isso, a avaliação do médico é essencial, principalmente para evitar que os remédios para abrir o apetite acabem mascarando problemas mais graves.

Dicas e cuidados

  • Pessoas que estão abaixo do peso comumente apresentam deficiências de alguns nutrientes, e por isso devem ser acompanhadas de perto por um profissional de saúde;
  • O uso de remédios para abrir o apetite deve ser feito em associação a uma dieta balanceada e, se possível, à prática de exercícios físicos. Assim, o ganho de peso incluirá, além de gordura, também massa muscular.

Você já experimentou algum destes remédios para abrir o apetite? Por que motivo precisa desta ajuda e quais foram seus resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (148 votos, média 3,96)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

24 comentários em “12 remédios para abrir o apetite mais usados e seus efeitos”

  1. Leva para consultar tirar todos hemograma completo olhar se não tem ferida na boca inflamação de
    garganta tudo mesmo

    Responder
  2. Ja tomei um a base de ciproeptadina, funciona, comia coisas que nem gostava muito. Dá mta fome … consequentemente aumento de peso, mas dá bastante sono impedindo de fazer algumas atividades diárias e até mesmo de dirigir.

    Responder
  3. Eu já tomei todos esses remédios nada resolveu meu problema eu preciso de ajuda quero ganha peso

    Responder
        • Já tomei várias coisas só o cobavital que eu ganhava 1kg por mês, academia demorou 4 meses para eu ganhar 1kg. Uma vez me deram um doce com cannabis, sem eu saber a composição e umas 2horas depois eu estava com um apetite nunca sentido antes, cannabis não é droga, é erva, por ser um tratamento mais viável é por isso que não legalizarm. Quando legalizar, com certeza vou tomar o chá e comer. Fumar, não, pois faz mal aos pulmões. Eu tinha preconceito até perceber que tem mais benefícios que malefícios, alem de dar fome da sono. Tomo remédio para conseguir dormir e não tenho disposição no dia seguinte, no dia q comi a cannabis, 3 horas depois estava comendo e dormindo e no outro dia bem disposta. Ou seja, é melhor que as drogas de farmácia que todo mundo toma. Interessante que o álcool é mais prejudicial e ninguém deixa de beber e ainda se acha por beber. Prefiro 1 amigo maconheiro do que alcolatra. O álcool é a pior das drogas.

          Responder
    • Vá para uma academia, eu engordei 3kg em 1 mês só com exercícios sem uma dieta pesada, eu pesava 57 agora tenho 60, meu metabolismo é super acelerado.

      Responder
  4. OI MINHA MAE TEM POUCA APETITE E O PESO BAIXO ELA TEM ALZAIMER ESTAVA COM QUASE NADA DE VITAMIN B 12 SERIA A FALTA DE APETITE DELA

    Responder
    • Nao filho nao come…tem fome mas nao come e so tem 1 ano. Ja nao sei o que faço porque esta perdendo muito peso rapidamente.

      Responder
  5. Tenho 62 anos. Tomo a 6 anos alendronato de sódio p.osteoporose.gostaria que orientasse para engordar pois estou magra e sou alta. Pode ser remédio natural..
    Durmo bem.como bem tenho apetite.o que está faltando pois como verduras carnes …

    Responder
    • Ola engordei 20 kg com o buclina juntamente com az mix ou outro suplemento
      Em 10 meses
      Tomem na hora de almoço

      Responder
      • Minha filha tem 5 anos e não come nada só leite está abaixo do peso e com problemas de saúde..eu também não me alimento pois não sinto fome ou vontade de comer a não ser quando engravidei faz 2 meses que tive bebê é voltei do mesmo jeito sem conseguir me alimentar. Porém me preocupo com minha filha

        Responder
    • bom dia dia olha acho melhor consultar um medico antes,nao podemos tomar qualquer remedio sem orientaçao medica

      Responder