13 Alimentos Para Quem Tem Refluxo

Só aqueles que sofrem com o refluxo sabem como é horrível a experiência de acordar no meio da noite com uma sensação incrivelmente forte de queimação, como se o esôfago estivesse em chamas. A condição, que também é chamada pelo nome de doença do refluxo gastroesofágico, é desenvolvida quando os ácidos presentes dentro do estômago que deveriam seguir o fluxo natural da digestão tomam o caminho de volta em direção ao esôfago.

Quando o refluxo é desenvolvido, os tecidos que contornam o esôfago sofrem irritações e surgem desconfortos como azia, dor no peito, dificuldade para engolir, tosse seca, rouquidão, dor de garganta, náusea após a alimentação, inchaço na garganta e regurgitação do suco gástrico.

As pessoas com maior propensão a desenvolverem o refluxo são os obesos, as mulheres gestantes, os fumantes, os asmáticos, os diabéticos, quem tem hérnia de hiato – doença em que o estômago movimenta-se acima do diafragma –, as pessoas que têm ressecamento bucal, aqueles que sofrem com o esvaziamento do estômago, quem possui esclerodermia – inflamação crônica do tecido conjuntivo – ou outros problemas relacionados ao tecido conjuntivo e as pessoas que desenvolveram a Síndrome de Zollinger-Elisson – condição caracterizada pela produção de mais ácido clorídrico que o normal no estômago.

Uma vez diagnosticado, o refluxo pode ser tratado com o uso de medicamentos como antiácidos, com a realização de operações para os casos em que a doença não melhora com o passar do tempo e o uso de remédios ou até com uma endoscopia.

Além disso, quem sofre com a condição também precisa ficar atento à alimentação que segue e dar preferência aos melhores alimentos para quem tem refluxo. Não sabe dizer quais são eles? Então confira alguns na nossa lista a seguir:

1. Aveia

As pessoas que precisam seguir uma dieta para quem tem refluxo não erram ao consumirem uma porção de aveia no café da manhã ou no lanche durante o dia. Além de não causar o refluxo, o alimento sustenta, ao ajudar a proporcionar uma sensação de saciedade ao organismo, por conta do seu alto teor de fibras – existem aproximadamente 3 g a cada porção correspondente a 30 g de aveia de flocos, por exemplo.

Ainda é possível misturá-la com um pouco de uvas passas, que terão a sua acidez absorvida pela aveia.

2. Gengibre

Outro integrante da lista dos alimentos para quem tem refluxo é o gengibre. Isso porque ele é tradicionalmente conhecido como um ingrediente com propriedades anti-inflamatórias e há tempos é utilizado como auxílio aos tratamentos de problemas gastrointestinais.

O gengibre deve ser usado com moderação na dieta e pode servir de acompanhamento para receitas de sopas ou de sucos, batidas e vitaminas.

3. Babosa

Antes que você reclame que a babosa não é necessariamente um alimento, vale ressaltar aqui que a planta pode ser utilizada em receitas como sucos ou shakes.

Também conhecida pelo nome de aloe vera, ela é considerada um remédio natural e possui potencial para colaborar com o tratamento do refluxo.

4 . Salada

Com exceção do tomate, da cebola, do queijo e dos temperos ricos em gordura, quem sofre com refluxo não corre o risco de errar ao optar por adicionar uma salada ao seu cardápio. Esse prato não estimulará o refluxo e fará bem ao organismo de maneira geral, já que uma alimentação rica em vegetais variados é a chave para a obtenção de uma gama de nutrientes que são necessários para o bom funcionamento do corpo.

5. Banana

Outro ingrediente que pode ser incluso no grupo dos alimentos bons para quem tem refluxo é a banana, já que a fruta não é muito ácida: o valor de seu pH é de 5,6. O pH é um índice que mede quão ácida, alcalina ou neutra uma substância é. A taxa de acidez vai de 0 – mais ácido – até 7 – com menor nível de acidez, já considerado neutro.

Além disso, ela oferece nutrientes como fibras, proteínas, potássio e vitamina C para o organismo.

Vale registrar aqui que apenas 1% das pessoas com refluxo tiveram algum problema ao consumir bananas, logo as chances da fruta piorar a condição são bem pequenas.

6. Melão

Assim como acontece com a banana, o nível de acidez do melão também não é alto, ficando em 6,1. E a taxa de pessoas com refluxo que apresentam problemas ao consumir a fruta é bem pequena: varia entre 1 e 2%.

7. Funcho (erva-doce)

O funcho é a planta que dá origem à erva-doce e pode ser utilizada no preparo de diversas receitas durante as refeições como chá, sopa e até frangos, prato em que é usado como tempero. Com um pH praticamente neutro – o número fica em 6.9, ele não faz mal para quem sofre com o refluxo e ainda existem evidências de que o vegetal ajuda a melhorar o funcionamento do estômago.

8. Frango e peru

Quem sofre da condição não precisa necessariamente ficar longe de alimentos como frango e peru, basta saber preparar esses pratos. A recomendação é fazer a retirada da pele, que contém muita gordura, e não fritar as carnes.

O frango e o peru podem ser feitos cozidos, grelhados, assados ou refogados.

9. Peixe e frutos-do-mar

Contanto que não sejam preparados fritos, peixes e frutos do mar como camarão, lagosta e molusco são bons alimentos para quem tem refluxo. Eles devem ser feitos assados, refogados ou grelhados.

O peixe selvagem também entra na lista dos que podem ser consumidos. Entretanto, é preciso destacar que os provenientes de cativeiros ou criadouros não são recomendados.

10. Vegetais verdes 

Os vegetais de coloração verde como brócolis, aspargos e feijão verde são alimentos para quem tem refluxo e devem fazer parte da alimentação, tendo em vista que também são nutritivos e pouco calóricos.

11. Aipo

Com poucas calorias – são seis encontradas em um talo médio -, alto teor de água e boa quantidade de fibras, que ajudam a diminuir o apetite, o aipo é outro que não pode ser excluído dos alimentos para quem tem refluxo. Ele não causará incômodos aos portadores da condição e pode integrar receitas como purês, sopas, sucos e batidas.

12. Salsinha

Utilizada há séculos como uma planta medicinal que traz benefícios ao estômago e auxilia o processo digestivo no organismo, a salsinha é outro alimento importante para a dieta das pessoas que sofrem com o refluxo.

Seus nutrientes importantes como betacaroteno, cálcio, ferro e vitaminas B12, C e K podem ser obtidos por meio da utilização da erva em temperos.

13. Arroz integral

O nível de acidez do arroz integral não é alto – seu pH é de 6 –, portanto, ele pode aparecer nas refeições dos que sofrem de refluxo, o que ainda contribuirá para que eles tenham uma alimentação diversificada.

O que não pode aparecer na dieta para quem tem refluxo

Com os alimentos apresentados acima, vimos que é possível ter uma dieta equilibrada – composta de grãos, vegetais, carne e frutas – mesmo sofrendo com o refluxo. Mas também é preciso ter muita atenção e não descuidar para não correr o risco de ingerir uma ou outra comida que venha piorar ainda mais a condição.

Algumas comidas que não devem fazer parte da alimentação de quem possui refluxo são: chocolates, refrigerantes, frituras, bebidas alcoólicas, produtos laticínios com altas quantidades de gordura, carnes ricas em gordura e café.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Você é uma pessoa que sofre muito com refluxo frequentemente? Que tipos de alimentos você procura evitar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (87 votos, média: 3,83 de 5)
Loading...

39 comentários em “13 Alimentos Para Quem Tem Refluxo”

  1. Boa noite! Estou com crise .so q fui surpreedida com uma pnrumonia e um muco com muita falta de ar..ja perdi quase 5 quilos em 20 dias pois nso condigo comer …na emergencia fui tratada de pneumonia ..retornei com pico hipertensivo e ansiedade pq o bolo q fica na garganta ajufou a me sufocar ..sem dormir …entao comentei q tenho refluxo vom o medico ..ai eld descobriu minha doenca…to com asma gastrica …muito ruim ..to yomando cortisona pra sair da crise …ja tomei muitos medicamentos durante esses dias e nebulizacoes sem surtir efeito.
    Deixo aqui de alerta pra quem tem o refluxo .
    Comecei com sinusite e se agravou .bjim a todos

    • Boa noite, estou com os mesmos sintomas de falta de ar, fiquei assim depois de tomar um antibiótico para sinusite.

    • Olá Ieda
      Também estou com sintomas parecidos com os seus , o que tenho usado que me ajuda muito e limpa esse muco sufocante é o cloreto de sódio 0,9% , jato spray contínuo, gosto muito do Clinaris

  2. Sofro com refluxo à muitos anos, mas de um tempo para cá nada tem resolvido, faço uso de esomeprazol, como não tenho tido melhora, meu médico trocou para o pantoprazol, ainda não obtive resultado,além de todos esses sintomas citados por vocês, esto com um a boca muito azeda, tenho a impressão que tudo que experimento é limão, sem contar, que meus dentes estão com muita sensibilidade, todos doendo, já não sei mais o que fazer, está muito difícil viver assim. Alguém de vocês têm esses sintomas?

    • Estou tratando meu refluxo com água de bata inglesa. Tomei pantoprazol por meses, ajudou mas me trouxe outros problemas…até mesmo fiquei pouco deprimida com ele. Tive que parar de tomar.
      Agora a água de batata é ótima. Rala a batata no ralador e espreme a água e toma..sua vezes por dia. É mto bom.

  3. Quem tem refluxo pode consumir massas sem glúten? Tipo polvilho, aveia, farinha de arroz? Ou não pode nenum tipo de massa?

  4. Anteontem comi fritura à noite e ontem comi yakissoba, deitei logo em seguida nas duas vezes, comentei que estava com a garganta doendo e uma colega falou que poderia ser refluxo, então fui analisar e identifiquei os sintomas que passavam despercebidos como azia, sensação de a comida não ter descido como se estivesse na laringe ainda, regorgitamento, dor torácica, facilidade para engasgar, dores no estômago, barriga com sensação de empachamento, facilidade para ficar rouca… Nesses últimos dias voltei a sentir algumas coisas que sentia antes mas pensava ser garganta inflamada: muita sede, a boca fica seca ou com a saliva espessa. A sensação é que a garganta está arranhada, como se fosse inflamar. Sinto alívio com coisas geladas mas é só no momento, dois segundos após engolir sinto tudo novamente. Eu sempre sinto isso, acordo com a garganta assim mas pensava que era algum processo inflamatório se iniciando. Isso é comum no refluxo?

    • São os sintomas do refluxo. Melhor procurar um gastroenterologista e fazer uma endoscopia pra iniciar tratamento, pra que não evolua pra coisa mais séria.

  5. Amigos,recentemente estive internado no Cambridge hospital aqui nos USA.Sofro de refluxo a muitos anos e depois de tentar quase tudo para resolver o problema do refluxo,como por exemplo:pantoprazole qua realmente alivia o problema mas nos deixa dependente dele e anti-acidos de todo o tipo;descobri que ao beber agua em jejum é um execelente remédio para o refluxo.funciona mesmo.

  6. Tbem tô com esses mesmos sintomas, fui no gastro quarta feira fiz endoscopia e deu gastrite, refluxo gastroesofágico e essa mesma bactéria tô muito mal.

    • Já fiz o tratamento pra H.pylore e estou fazendo pra refluxo, no início eu não conseguia comer e acabei emagrecendo muito, tem horas que dá um desânimo mesmo, mas o jeito é seguir e continuar o tratamento. Pra completar no início do ano que vem farei uma cirurgia devido a pedra na vesícula. Vamos na fé.

      • Eu também perdi 10 kilos depois do refluxo, isso porque tirei tudo que fazia mal da minha alimentação. O que me fez a continuar tendo uma vida normal depois do refluxo foi quando comecei a tomar suco de couve com babosa e gengibre sem coar pelas manhãs em jejum . Melhora tanto que depois de algum tempo vc pode se dar ao luxo de comer algumas coisas e não faz mal. Espero que te ajude também esse suco , experimente.

  7. olá, estou sofrendo muito com refluxo no esôfago e laringe, de forma mais intensa desde janeiro desse ano. Tenho os piores sintomas possíveis, desde soluço ate dor no ouvido, nos dentes e nas costas…
    Fiz tratamento para H pylori, mas depois de 10 dias as dores estão de volta. Eu confesso que estou bem desanimada, as vezes me dá ate depressão. Não sinto vontade de comer por medo da dor. É insuportável! me sinto triste.

    • Shirley, também tenho refluxo, atualmente estou em um momento de crise como você, porém com sintomas mais leves. Geralmente tenho problemas quando deito para dormir, algumas raras vezes, acordo buscando ar desesperadamente. Elevei o nível da cabeceira de minha cama, essa uma leve inclinação causou uma melhora bem razoável ao dormir. Tenho umas sensações desconfortantes, como se fosse na garganta e melhora quando arroto ou quando engulo saliva. Essa situação me deixa preocupado, me causando um certo pânico.Vou consultar minha Gastro e te aconselho a também consultar uma especialista no ramo.
      Evite frituras, refrigerantes, cervejas, café, chocolate, carnes vermelhas, linguiça, salsicha, pizza, hambúrguer, carboidratos como pão e macarrão entre outros e procure se alimentar com peixe e frango (não fritos), saladas (muito verde), frutas como banana, melão, mamão, maça, morango e outras, pão integral, grãos como linhaça, aveia. Resumindo, troque as comidas processadas por alimentos naturais.

      • Amilton, bom dia!
        São 05 horas da manhã e ainda não consegui dormir por conta do refluxo.
        Estou internada há 4 dias. Já tomei tudo e mais um pouco de remédio via oral e venal e o alívio é temporário. Isso é novo na minha vida, de modo que toda e qualquer informação é bem-vinda!
        Estou recebendo um atendimento razoável dos médicos, mas sinto que está faltando informações à nutricionista, pois assim que concluo as refeições a crise se manifesta.
        Resolvi pesquisar e me deparei com teu texto que achei bem interessante, mais do que isso: coerente! Aqui, no hospital, servem-me carnes vermelhas (algumas vezes brancas como peixe e frango)chás, geleias dietéticas, pães de forma, adoçantes, margarina e bolachas cream cracker.
        Estou fazendo um tratamento pesado e tenho a impressão de estar dando murro em pota de faca, pois creio que a alimentação está bem fora do que deveria ser.
        De qualquer forma, depois de pesquisas descobri mais facilmente o que não posso do quê o que posso consumir. quis dizer que há uma leque maior de alimentos que não podem em relação aos que podem.
        Bem, de qualquer forma o objetivo foi agradecê-lo pela prestação de serviço que me fez com teu texto. Saindo do hospital iriei à feira livre e passarei direto pelo mercado.
        vou buscar grupos que padecem do mesmo mal ajudar-nos!
        Um grande abraço!
        Dagmar da Paz.

        • Ola eu tambem sofro de refluxo, e pior ainda tenho asma,o que mim ajudou muito foi una dica de um pneumologista, inclinar a cabeceira da minha cama, com uns pedacinhos de madeira de 15 centimetros.melhorei muito e também éxitos muito alimentos.

          • BOA TARDE! Eu estou sofrendo com o refluxo… não sei quanto a vocês mas sinto minha boca com a saliva espessa e também como se tivesse comendo alimentos junto com bala mentolada. é muito difícil mas melhoro quando eu tomo 10 gotas de propolis verde, temos que procurar comer mais coisas naturais para melhorar.

          • eu também descobri faz 10 dias que tinha refluxo fiquei nove dias com dor no peito nas costas falta de ar fraqueza estou começando a melhora mais toda vez que como sinto dor

        • ei Bon dia já fez.ph.metria ou manometria ou até mesmo impedanciometria esofagica para saber que tipo de refluxo tem?

  8. tenho refluxo gastroesofagico, sofro muito sempre fico regorgitando acabo de comer e a comida parece que esta voltando toda, sinto muita queimação nao sei mais o que fazer para diminuir os sintomas, o arroz normal faz mal para que tem refluxo, gosto muito de feijão iso influencia?

  9. Sofro de refluxo e esofagite leve. A noite queima e as vezes acordo sem ar! Será que o nervosismo que levou a isso ou a alimentação? Tomar água ajuda na crise ou piora?

  10. Boa noite
    Sofro de refluxo e horrível agora mesmo estou na crise,procuro não ficar com estômago seco comer devagar e mastigando bem os alimentos..gostaria de saber o que comer no café da manhã?

    • Boa noite !!!Tambem sofro com esse mal Refluxo é muito ruim tem tempo que estou bem ,mais derepente volta com tudo o pior de tudo é o engasgo isso dá um pânico ….o único remédio é a dieta.

  11. estou com refluxo. esofaringeo gostaria de saber sobre o consumo do ovo cozido ou a lá coque

Deixe um comentário