13 Alimentos Para Quem Tem Refluxo

Especialista:
atualizado em 12/02/2020

Só aqueles que sofrem com o refluxo sabem como é horrível a experiência de acordar no meio da noite com uma sensação incrivelmente forte de queimação, como se o esôfago estivesse em chamas. A condição, que também é chamada pelo nome de doença do refluxo gastroesofágico, é desenvolvida quando os ácidos presentes dentro do estômago que deveriam seguir o fluxo natural da digestão tomam o caminho de volta em direção ao esôfago.

  Continua Depois da Publicidade  

Quando o refluxo é desenvolvido, os tecidos que contornam o esôfago sofrem irritações e surgem desconfortos como azia, dor no peito, dificuldade para engolir, tosse seca, rouquidão, dor de garganta, náusea após a alimentação, inchaço na garganta e regurgitação do suco gástrico.

As pessoas com maior propensão a desenvolverem o refluxo são os obesos, as mulheres gestantes, os fumantes, os asmáticos, os diabéticos, quem tem hérnia de hiato – doença em que o estômago movimenta-se acima do diafragma –, as pessoas que têm ressecamento bucal, aqueles que sofrem com o esvaziamento do estômago, quem possui esclerodermia – inflamação crônica do tecido conjuntivo – ou outros problemas relacionados ao tecido conjuntivo e as pessoas que desenvolveram a Síndrome de Zollinger-Elisson – condição caracterizada pela produção de mais ácido clorídrico que o normal no estômago.

Uma vez diagnosticado, o refluxo pode ser tratado com o uso de medicamentos como antiácidos, com a realização de operações para os casos em que a doença não melhora com o passar do tempo e o uso de remédios ou até com uma endoscopia.

Além disso, quem sofre com a condição também precisa ficar atento à alimentação que segue e dar preferência aos melhores alimentos para quem tem refluxo. Não sabe dizer quais são eles? Então confira alguns na nossa lista a seguir:

1. Aveia

As pessoas que precisam seguir uma dieta para quem tem refluxo não erram ao consumirem uma porção de aveia no café da manhã ou no lanche durante o dia. Além de não causar o refluxo, o alimento sustenta, ao ajudar a proporcionar uma sensação de saciedade ao organismo, por conta do seu alto teor de fibras – existem aproximadamente 3 g a cada porção correspondente a 30 g de aveia de flocos, por exemplo.

Ainda é possível misturá-la com um pouco de uvas passas, que terão a sua acidez absorvida pela aveia.

2. Gengibre

Outro integrante da lista dos alimentos para quem tem refluxo é o gengibre. Isso porque ele é tradicionalmente conhecido como um ingrediente com propriedades anti-inflamatórias e há tempos é utilizado como auxílio aos tratamentos de problemas gastrointestinais.

O gengibre deve ser usado com moderação na dieta e pode servir de acompanhamento para receitas de sopas ou de sucos, batidas e vitaminas.

3. Babosa

Antes que você reclame que a babosa não é necessariamente um alimento, vale ressaltar aqui que a planta pode ser utilizada em receitas como sucos ou shakes.

  Continua Depois da Publicidade  

Também conhecida pelo nome de aloe vera, ela é considerada um remédio natural e possui potencial para colaborar com o tratamento do refluxo.

4 . Salada

Com exceção do tomate, da cebola, do queijo e dos temperos ricos em gordura, quem sofre com refluxo não corre o risco de errar ao optar por adicionar uma salada ao seu cardápio. Esse prato não estimulará o refluxo e fará bem ao organismo de maneira geral, já que uma alimentação rica em vegetais variados é a chave para a obtenção de uma gama de nutrientes que são necessários para o bom funcionamento do corpo.

5. Banana

Outro ingrediente que pode ser incluso no grupo dos alimentos bons para quem tem refluxo é a banana, já que a fruta não é muito ácida: o valor de seu pH é de 5,6. O pH é um índice que mede quão ácida, alcalina ou neutra uma substância é. A taxa de acidez vai de 0 – mais ácido – até 7 – com menor nível de acidez, já considerado neutro.

Além disso, ela oferece nutrientes como fibras, proteínas, potássio e vitamina C para o organismo.

Vale registrar aqui que apenas 1% das pessoas com refluxo tiveram algum problema ao consumir bananas, logo as chances da fruta piorar a condição são bem pequenas.

6. Melão

Assim como acontece com a banana, o nível de acidez do melão também não é alto, ficando em 6,1. E a taxa de pessoas com refluxo que apresentam problemas ao consumir a fruta é bem pequena: varia entre 1 e 2%.

7. Funcho (erva-doce)

O funcho é a planta que dá origem à erva-doce e pode ser utilizada no preparo de diversas receitas durante as refeições como chá, sopa e até frangos, prato em que é usado como tempero. Com um pH praticamente neutro – o número fica em 6.9, ele não faz mal para quem sofre com o refluxo e ainda existem evidências de que o vegetal ajuda a melhorar o funcionamento do estômago.

8. Frango e peru

Quem sofre da condição não precisa necessariamente ficar longe de alimentos como frango e peru, basta saber preparar esses pratos. A recomendação é fazer a retirada da pele, que contém muita gordura, e não fritar as carnes.

  Continua Depois da Publicidade  

O frango e o peru podem ser feitos cozidos, grelhados, assados ou refogados.

9. Peixe e frutos-do-mar

Contanto que não sejam preparados fritos, peixes e frutos do mar como camarão, lagosta e molusco são bons alimentos para quem tem refluxo. Eles devem ser feitos assados, refogados ou grelhados.

O peixe selvagem também entra na lista dos que podem ser consumidos. Entretanto, é preciso destacar que os provenientes de cativeiros ou criadouros não são recomendados.

10. Vegetais verdes 

Os vegetais de coloração verde como brócolis, aspargos e feijão verde são alimentos para quem tem refluxo e devem fazer parte da alimentação, tendo em vista que também são nutritivos e pouco calóricos.

11. Aipo

Com poucas calorias – são seis encontradas em um talo médio -, alto teor de água e boa quantidade de fibras, que ajudam a diminuir o apetite, o aipo é outro que não pode ser excluído dos alimentos para quem tem refluxo. Ele não causará incômodos aos portadores da condição e pode integrar receitas como purês, sopas, sucos e batidas.

12. Salsinha

Utilizada há séculos como uma planta medicinal que traz benefícios ao estômago e auxilia o processo digestivo no organismo, a salsinha é outro alimento importante para a dieta das pessoas que sofrem com o refluxo.

Seus nutrientes importantes como betacaroteno, cálcio, ferro e vitaminas B12, C e K podem ser obtidos por meio da utilização da erva em temperos.

13. Arroz integral

O nível de acidez do arroz integral não é alto – seu pH é de 6 –, portanto, ele pode aparecer nas refeições dos que sofrem de refluxo, o que ainda contribuirá para que eles tenham uma alimentação diversificada.

O que não pode aparecer na dieta para quem tem refluxo

Com os alimentos apresentados acima, vimos que é possível ter uma dieta equilibrada – composta de grãos, vegetais, carne e frutas – mesmo sofrendo com o refluxo. Mas também é preciso ter muita atenção e não descuidar para não correr o risco de ingerir uma ou outra comida que venha piorar ainda mais a condição.

Algumas comidas que não devem fazer parte da alimentação de quem possui refluxo são: chocolates, refrigerantes, frituras, bebidas alcoólicas, produtos laticínios com altas quantidades de gordura, carnes ricas em gordura e café.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Você é uma pessoa que sofre muito com refluxo frequentemente? Que tipos de alimentos você procura evitar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (92 votos, média: 3,85 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

53 comentários em “13 Alimentos Para Quem Tem Refluxo”