Home » Dieta » Alimentos Para Dieta » 13 Benefícios do Aipo – Para Que Serve e Propriedades

13 Benefícios do Aipo – Para Que Serve e Propriedades

A maioria das pessoas não conhece os benefícios do aipo e como ele faz bem para a saúde. Também chamado de salsão, o aipo é um vegetal que possui somente 16 calorias a cada porção de 100 g e é composto por nutrientes como potássio, fibras, proteínas, vitamina A, vitamina B6, vitamina C, cálcio, ferro, fósforo e magnésio.

  Continua Depois da Publicidade  

O verdinho ainda é dotado de propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, expectorantes, laxantes, diuréticas e tônicas.

Informações Nutricionais do Aipo

Porção de 1 talo médio (19 a 20 cm de comprimento)

Energia6 calorias
Carboidratos1,2 g
Proteínas0,3 g
Gorduras0,07 g
Colesterol0 mg
Fibras0,6 g

13 benefícios do aipo – Para que serve e Propriedades

Tendo tudo isso em vista fica bem fácil concluir que o vegetal faz bem à saúde. Então, vamos em frente para conhecer alguns benefícios do aipo e descobrir para que serve o alimento na prática?

1 – Ganho de massa muscular

Algumas pesquisas já mostraram que o aipo contribui com o ganho de massa muscular em homens devido ao fato de estimular os testículos a produzirem mais testosterona. O hormônio trabalha na elevação de massa magra, no aumento de força e na hipertrofia (crescimento) muscular.

  Continua Depois da Publicidade  

Uma pesquisa realizada com ratinhos e divulgada na publicação Food and Function (Alimento e Função) no ano de 2011 indicou que a quantidade de vitamina K ingerida pode influenciar a produção de testosterona. Como o aipo é uma boa fonte de vitamina K, a associação feita foi que incluir o alimento com frequência na dieta pode contribuir com o aumento da produção de testosterona por parte do organismo.

No entanto, como não existem estudos feitos em seres humanos que comprovam os efeitos positivos da vitamina K em relação aos níveis do hormônio, não dá para confiar exclusivamente na ingestão do nutriente para melhorar os seus níveis de testosterona, mas sim tê-lo como um auxiliador nesse sentido.

2 – Emagrecimento

Por ser pouco calórico, podemos dizer que um dos benefícios do aipo é a contribuição com a perda de peso. É vantajoso para quem deseja emagrecer adicionar alimentos com poucas calorias e muitos nutrientes na alimentação já que eles ajudam a suprir as necessidades do corpo se provocar o acúmulo de calorias.

Outra vantagem do aipo em relação à perda de peso é que por ser rico em água e fibras, o vegetal ajuda a promover a sensação de saciedade no organismo. E uma vez que a pessoa está com a sensação de barriguinha cheia, ela é capaz de controlar o apetite, comer menos e assim consumir um número menor de calorias, o que é bastante importante para eliminar os quilos em excesso.

Isso sem contar que o aipo é considerado um alimento que contém calorias negativas, ou seja, que possui uma quantidade mais baixa de calorias do que o valor calórico que o corpo gasta para digeri-lo.

3 – Diminuição da pressão arterial

Isso acontece graças ao fato do aipo ser dotado de um composto que relaxa os músculos das artérias, o que resulta em uma maior dilatação dos vasos sanguíneos e na redução da pressão arterial. Ele ainda contém potássio, cálcio e magnésio, nutrientes que também atuam na diminuição da pressão arterial, além de poderem auxiliar a melhoria do sono.

  Continua Depois da Publicidade  

4 – Anti-inflamatório

O alimento também possui propriedades anti-inflamatórias, por conta da presença de antioxidantes fenólicos e flavonoides em sua composição, o que significa que ele ajuda a minimizar as chances de desenvolvimento de problemas de saúde como a artrite, por exemplo.

5 – Recuperação das células

O vegetal é composto por antioxidantes e, assim, contribui com a recuperação das células do organismo humano, além de ajudar na eliminação de radicais livres, que podem causar danos às células e trazer doenças como câncer.

6 – Redução do colesterol

Por estimular a secreção do ácido biliar, o verdinho também colabora com a diminuição dos níveis de colesterol no corpo. Isso porque o processo de síntese de ácido biliar é o principal mecanismo para a eliminação de colesterol do organismo.

  Continua Depois da Publicidade  

Uma pesquisa realizada pelo Departamento de Saúde da Universidade de Cingapura mostrou que ratinhos que seguiam uma dieta rica em gordura por oito semanas e consumiram extrato de aipo registraram reduções significativas das taxas de gordura no sangue em comparação aos outros bichinhos que não ingeriram o extrato de aipo.

O aipo ainda possui um composto chamado butylphthalide, que além de dar o sabor e a fragrância que são típicos do verdinho, também age na diminuição do colesterol ruim.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Chigado, nos Estados Unidos, e que foi divulgada pelo New York Times mostrou que a quantidade da substância que é encontra em quatro talos de aipo pode reduzir em até 7% os níveis do colesterol ruim, também conhecido como LDL.

7 – Combate a úlceras

Um estudo de 2010 publicado no Journal of Pharmaceutical Biology (Jornal de Biologia Farmacêutica, tradução livre) revelou que o aipo é dotado de um extrato de etanol que ajuda a proteger o revestimento do trato digestivo contra as úlceras.

Acredita-se ainda que o extrato de aipo é capaz de reconstituir o muco gástrico que é necessário ao revestimento do estômago para evitar a formação de pequenos buracos e aberturas.

8 – Reduz o inchaço

O vegetal é diurético por conta da presença de um composto oleoso em sua composição, o que ajuda a aumentar a quantidade de urina, eliminando o excesso de água no corpo e reduzindo o inchaço. Uma pesquisa realizada com ratos mostrou que os animaizinhos que receberam extrato de aipo registraram aumento no seu volume de urina.

9 – Alívio do estresse

O aipo pode ajudar a aliviar o estresse por conta dos óleos essenciais e do magnésio presentes em sua composição que são capazes de acalmar o sistema nervoso. Consumir um lanchinho recheado do verdinho no período noturno pode ajudar até mesmo a dormir melhor.

10 – Ajuda a digestão

Por ter uma grande quantidade de água e ser composto por fibras insolúveis, o alimento facilita a passagem das fezes, o que pode ser uma boa para quem sofre com intestino preso. No entanto, isso não é tão legal para quem sofre com diarreia e essas pessoas devem evitar o aipo.

11 – Faz bem aos olhos

Em apenas um talo grande de aipo é possível obter 5% das necessidades diárias de vitamina A, um nutriente que protege os olhos e previne a degeneração da visão relacionada ao processo de envelhecimento

12 – Melhora a vida sexual

O diretor da Smeel and Taste Treatment and Research Foundation (Fundação de Pesquisa e Tratamento com Olfato e Paladar, tradução livre), Dr. Alan H. Hirsch, afirma que o aipo contém dois feromônios que aumentam os níveis de excitação. Eles são liberados quando um talo de aipo é mastigado.

13 – Combate ao câncer

Dois estudos realizados pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, identificaram que um flavonoide encontrado no alimento, chamado luteolina inibe o crescimento de células de câncer, especialmente no pâncreas.

Além disso, outra pesquisa, divulgada na publicação Cancer Prevetion Research (Pesquisa de Prevenção ao Câncer, tradução livre) e realizada pelo professor de ciências biomédicas de um centro de pesquisas cardiovasculares, Salman Hyder, apontou que a ingestão regular do vegetal poderia atrasar a formação de algumas células de câncer nas mamas.

Cuidados com o aipo

Por mais que traga diversos benefícios à saúde, o consumo do aipo também exige alguns cuidados. Pessoas que possuem alergia ao pólen de bétula e artemísia são propensos a desenvolverem reações alérgicas ao aipo como coceira, erupção cutânea, inchaço da língua, boca, garganta e rosto, tontura, perturbação estomacal e até mesmo uma reação anafilática.

Por conter um composto chamado de furanocumarinas, o aipo pode causar fotossensibilidade na pele. Isso é mais comum em pessoas que manuseiam bastante o alimento, como agricultores, entretanto, existem relatos de pessoas que tomaram sopa de aipo e depois saíram no sol ou foram a um salão de bronzeamento e sofreram graves queimaduras solares.

O vegetal é rico em água e funciona como um diurético natural, portanto, pessoas com problemas renais devem tomar cuidado com a quantidade de aipo que consomem pois o exagero na ingestão do alimento pode resultar em uma sobrecarga a mais nos rins.

Mulheres grávidas também devem evitar comer muito aipo ou sementes de aipo porque eles podem induzir o sangramento e contrações no útero.

O que você achou dos benefícios do aipo? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá incluí-lo mais no seu dia a dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (74 votos, média: 4,38 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite
  Continua Depois da Publicidade  


ARTIGOS RELACIONADOS

8 comentários

  1. bom saber,

  2. Gilberto Rodrigues Lopes

    Eu o conhecia, mas, nunca tinha usado. Agora vou usar gradativamente.

  3. Uso nas minhas saladas , adoro!

  4. Ótimo alimento! Além de saborear muito bem as carnes vermelhas.
    Faço suco detox misturando-o com gengibre e abacaxi.
    Como também os talos como aperitivo acompanhado de algum patê. É muito fibroso! Nó começo é um pouco forte ao paladar mas depois torna-se muito agradável.

  5. Sheila Etty da Costa Santana

    Foi passado na minha dieta pela nutricionista,e são excelentes os benefícios,se eu soubesse já teria incluindo ele antes nas minhas refeições

  6. Achei muito interessante a divulgação das propriedades nutritivas do Aipo ou Salsão como é conhecido aqui por estas bandas. Com certeza vou degustar muito mais Aipo para melhorar e suplementar alimentos que nos faltam!

  7. Muito bom saber as propriedades do aipo, irei acrescentar nas minhas refeições.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*