Home » Dieta » Alimentos Para Dieta » 13 Benefícios do Azeite de Abacate – Para Que Serve e Propriedades

13 Benefícios do Azeite de Abacate – Para Que Serve e Propriedades

Azeite de abacate

O azeite de abacate pode trazer vários benefícios para a saúde em geral, promovendo a boa saúde do coração, otimizando a absorção de nutrientes pelo organismo, otimizando a absorção de nutrientes, tratando condições inflamatórias, melhorando a saúde bucal, além de auxiliar na perda de peso, proteger a saúde ocular e reduzir o risco de defeitos congênitos.

  Continua Depois da Publicidade  

Além de tudo isso, o azeite de abacate pode defender o organismo de doenças graves como alguns tipos de câncer.

Vamos falar sobre os benefícios do azeite de abacate, além de discutir suas propriedades e mencionar se existem efeitos colaterais relacionados ao seu uso.

Azeite de Abacate – O Que é

O azeite ou óleo de abacate é derivado da fruta. O abacate nasce na árvore chamada de Persea americana, nativa do México. O abacate tem uma polpa esverdeada ou amarelada que é rica em tiamina, riboflavina e vitamina A, além de apresentar até 25% da sua composição em gorduras insaturadas saudáveis.

Esse azeite é extraído do abacate através da prensagem da polpa do fruto e pode ser usado tanto na cozinha no preparo de alimentos como em usos tópicos para fins medicinais.

  Continua Depois da Publicidade  

Para que serve

Ao contrário de óleos como o óleo de linhaça ou o óleo de semente de abóbora, que são extremamente saudáveis mas não são adequados para cozinhar, o azeite de abacate pode ser usado na cozinha.

Além de ser usado em temperatura ambiente para tempero de molhos e saladas, por exemplo, o azeite de abacate pode ser utilizado para cozinhar alimentos a altas temperaturas. Isso porque ele é resistente a temperaturas de até 270ºC. Dessa forma, ele se torna uma opção saudável para cozinhar alimentos de uma forma não prejudicial à saúde.

O azeite de abacate também serve para reduzir o risco de doenças e até mesmo tratar alguns sintomas de pressão arterial elevada, doenças na pele, estresse oxidativo, artrite reumatoide, obesidade, colesterol alto, problemas de visão, gengivite, condições inflamatórias e deficiências nutricionais. Não é à toa que o azeite de abacate é considerado um dos melhores óleos para a saúde.

Propriedades

Já se sabe que o abacate é um alimento rico em nutrientes e boa fonte de gorduras saudáveis. O azeite derivado do fruto também apresenta gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas que trazem diversos benefícios para a saúde. Além disso, o azeite de abacate contém muitos nutrientes como vitamina A tiamina, folato e riboflavina, além de vários outros componentes antioxidantes benéficos para a saúde.

Devido a suas propriedades antioxidantes, o azeite de abacate é capaz de proteger o corpo contra danos causados por radicais livres, que podem danificar as células e aumentar o risco de desenvolvimento de câncer.

Nutrientes

O azeite de abacate é extremamente nutritivo. Ao contrário da maioria das frutas, que são ricas em carboidratos, o abacate é rico em boas fontes de gorduras. Além de uma boa fonte de gorduras saudáveis como as gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, ele é rico em nutrientes como vitaminas e minerais.

  Continua Depois da Publicidade  

– Ácidos graxos saudáveis

Os ácidos graxos presentes no azeite de abacate são muito benéficos para a saúde. As gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas apresentam propriedades anti-inflamatórias essenciais para o bom funcionamento do organismo.

O azeite de abacate apresenta grandes quantidades de ácido oleico, conhecido também como ômega 9, e níveis moderados de ácido linoleico e ácido linolênico, os famosos ácidos graxos essenciais do tipo ômega 6 e ômega 3, respectivamente.

  Continua Depois da Publicidade  

Além dessas boas fontes de gordura, o azeite de abacate apresenta beta-sitosterol que é um composto de fitosterol que se comporta de forma semelhante ao colesterol bom, ajudando na saúde em geral.

– Vitaminas e minerais

O azeite de abacate fornece vitaminas como a vitamina A, vitamina D e vitamina E que atuam como substâncias antioxidantes capazes de proteger o corpo da ação de radicais livres e prevenir diversas doenças. O magnésio também está presente no azeite de abacate e é um mineral muito importante para manter a saúde dos ossos e ajudar no equilíbrio de vários neurotransmissores no organismo.

– Outras informações nutricionais

Apesar do alto valor calórico do azeite de abacate, a quantidade de nutrientes por porção vale a pena.

Uma colher de sopa de azeite de abacate contém aproximadamente 124 calorias e 14 gramas de gordura boa, o que representa 21% da ingestão diária recomendada desse macronutriente. Desses 14 gramas, quase 10 gramas representam gorduras monoinsaturadas e cerca de 2 gramas são gorduras poli-insaturadas. Além disso, o azeite de abacate é livre de gordura trans.

Benefícios do azeite de abacate

A seguir, listamos os principais benefícios do azeite de abacate para a saúde em geral e diversos motivos para você incluí-lo na sua dieta.

1. Saúde da pele e do cabelo

A presença de grandes quantidades de vitamina E em conjunto com substâncias antioxidantes potentes tornam o azeite de abacate um produto ideal para tratar condições na pele.

A vitamina E tem propriedades antioxidantes que ajudam a estimular o crescimento de novas células epiteliais, protegendo a pele de infecções, reduzindo problemas inflamatórios como eczema e rosácea, além de melhorar a aparência geral da pele e deixá-la mais jovem.

Um estudo publicado em 2001 pela Revista Científica Dermatology mostrou evidências consistentes de que um creme composto por vitamina B12 e azeite de abacate pode ser usado como terapia de uso tópico para tratamento de psoríase a longo prazo. A psoríase é uma condição de pele que afeta milhões de pessoas no mundo todo em que ocorre um acúmulo de células mortas na pele, deixando-a com aspecto áspero e seco, além de surgimento de escamas e manchas avermelhadas na pele que podem causar coceira.

O uso de azeite de abacate para o tratamento de psoríase é promissor, já que a doença não tem cura e a maioria dos tratamentos disponíveis causam diversos efeitos colaterais indesejados a longo prazo.

Quanto ao cabelo, o azeite de abacate é extremamente nutritivo, podendo deixar os cabelos mais fortes e saudáveis, além de atuar na reparação de danos e como um hidratante para cabelos secos.

2. Prevenção contra o câncer

Compostos fitoesteroides e carotenoides, assim como a presença de gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas no azeite de abacate, ajudam a reduzir o estresse oxidativo. Isso significa que esse azeite é ótimo no combate aos radicais livres presentes no nosso organismo.

Os subprodutos naturais desses radicais livres são capazes de causar mutações nas células, que levam ao desenvolvimento de câncer. Diversos estudos têm mostrado que alguns extratos presentes no azeite de abacate podem prevenir e até mesmo reduzir alguns tumores cancerosos no organismo.

3. Saúde cardiovascular e redução da pressão arterial

Ao consumir azeite de abacate regularmente, você melhora a saúde do seu coração através da redução da pressão arterial elevada. Estudos mostram que o azeite de abacate pode afetar a resposta hormonal nos rins, o que ajuda a manter a pressão arterial baixa. Isso pode, inclusive, proteger o seu corpo contra doenças como aterosclerose e outras complicações cardiovasculares que incluem o desenvolvimento de doenças cardíacas.

Além disso, as gorduras monoinsaturadas presentes no azeite de abacate ajudam a regular a pressão sanguínea. Um estudo publicado na Revista Científica Journal of American Medical Association mostrou que a substituição parcial de carboidratos por proteínas ou gorduras monoinsaturadas ajuda a reduzir a pressão arterial elevada, a melhorar os níveis de lipídios no organismo e a reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Também existem evidências de estudos epidemiológicos de que a presença de ácidos graxos monoinsaturados no organismo reduz o risco de desenvolver doença cardíaca coronária. Estudos clínicos mostram que esses ácidos graxos afetam de forma favorável uma série de fatores de risco associados à doença, incluindo níveis de colesterol e de triglicérides, alguns fatores relacionados à formação de coágulos sanguíneos, suscetibilidade à oxidação do colesterol ruim e sensibilidade à insulina.

4. Saúde ocular

Os carotenoides presentes no azeite de abacate são convertidos em vitamina A no organismo. Após essa conversão, eles são capazes de atuar como compostos antioxidantes que ajudam a reduzir o estresse oxidativo e diminuir os riscos de desenvolver doenças crônicas. Um carotenoide importante para a saúde ocular é a luteína, que é uma substância que reduz o risco de catarata e problemas como degeneração macular.

Além disso, a vitamina A também está diretamente relacionada a uma boa saúde dos olhos, já que ajuda a eliminar problemas de vista relacionados com o envelhecimento.

5. Redução de processos inflamatórios

As gorduras do tipo monoinsaturadas têm uma capacidade anti-inflamatória que é interessante para o nosso organismo. Essa propriedade ajuda a equilibrar os níveis de colesterol, além de acalmar possíveis inflamações em vasos sanguíneos, artérias, músculos, articulações e em outras partes do corpo. Vários estudos mostram que isso é muito benéfico principalmente para aqueles que sofrem de artrite reumatoide.

O azeite de abacate também pode reduzir sintomas da artrite. A artrite reumatoide ou osteoartrite são doenças que afetam as articulações causando inchaço, dor e inflamação. Já existem extratos feitos a partir de uma combinação de extratos de abacate e óleo de soja que são usados como suplemento dietético para melhorar a osteoartrite no joelho e no quadril. Devido aos seus efeitos anti-inflamatórios, o azeite de abacate pode estimular o crescimento e o reparo da cartilagem diminuindo a inflamação e a dor.

6. Perda de peso

A gordura boa presente no azeite de abacate é capaz de melhorar o perfil lipídico no organismo, já que gorduras obtidas de boas fontes tem funções importantes no corpo, principalmente na saúde do cérebro, e dessa forma não são estocadas no tecido adiposo. Isso pode causar um aumento da velocidade do processo de perda de peso, principalmente se este for associado a um plano de exercícios físicos e uma dieta saudável e equilibrada.

7. Absorção de nutrientes

O azeite de abacate pode melhorar de maneira significativa a capacidade do organismo de absorver nutrientes.

Segundo um estudo publicado no Journal of Nutrition, a adição de azeite de abacate em uma refeição pode aumentar a absorção de carotenoides, que são substâncias antioxidantes que trazem vários benefícios para a saúde e protegem o corpo de doenças como alguns tipos de câncer e doenças oculares. Também foi atestado nesse estudo que a inclusão de azeite de abacate como tempero em saladas aumenta de forma significativa a absorção de nutrientes como alfa-caroteno, betacaroteno e luteína, que são carotenoides que trazem diversos benefícios.

Os pesquisadores acreditam que o alto teor de gordura monoinsaturada no azeite de abacate aumenta a biodisponibilidade desses carotenoides, já que eles são substâncias lipossolúveis, ou seja, que dependem de boas fontes de gordura na dieta para ter uma melhor absorção pelo organismo.

8. Saúde oral

O azeite de abacate pode ser útil para manter a saúde bucal. Isso porque esse óleo é capaz de bloquear a liberação de compostos inflamatórios chamados de citocinas e por apresentar propriedades anti-inflamatórias. Na doença periodontal, por exemplo, pode ocorrer a inflamação das gengivas, causando problemas como gengiva avermelhadas com sangramento, mau hálito e quebra de ossos e danos nos tecidos ao redor dos dentes.

Assim, a prevenção desse tipo de inflamação é essencial para manter os dentes e gengivas fortes e saudáveis.

9. Controle da diabetes

A presença de beta-sitosterol no azeite de abacate pode ser boa para diabéticos, já que esse composto ajuda a controlar o índice glicêmico e os níveis de insulina no organismo. Além disso, esse azeite previne o desenvolvimento de problemas como a obesidade e ajuda no controle dos níveis de colesterol, o que também é importante para pessoas diabéticas.

10. Fortalecimento do sistema imunológico

Os diversos nutrientes presentes no azeite de abacate ajudam a deixar o seu sistema imunológico mais forte e a livrar o corpo de doenças. A presença de vitaminas e nutrientes como a vitamina C, vitamina D, vitamina E, riboflavina e manganês fortalecem o sistema imune. Em especial, os antioxidantes ajudam a combater os radicais livres presentes no organismo, favorecendo a saúde geral.

11. Controle do colesterol

O azeite de abacate é capaz de reduzir os níveis de colesterol no organismo, já que ele é rico em ácidos graxos monoinsaturados como o ácido oleico, que é benéfico para a saúde do coração.

O ácido oleico, assim como outros ácidos graxos insaturados, é responsável por reduzir o risco de doenças cardíacas através do aumento dos níveis de lipoproteínas de alta densidade (HDL), o colesterol considerado bom para o organismo. Além disso, o azeite de abacate também pode ajudar a reduzir a quantidade de lipoproteína de baixa densidade (LDL), o colesterol ruim.

12. Proteção da próstata

Estudos indicam que a presença de fitoesteroides no azeite de abacate ajuda a prevenir alguns tipos de câncer como o câncer de próstata. Evidências sugerem que os fitoesteroides são capazes de reduzir o risco de homens desenvolverem problemas na próstata, incluindo o câncer no órgão.

13. Prevenção e tratamento de sinais de envelhecimento

Como já mencionado, o azeite de abacate é ótimo para cuidados com a pele. Devido ao seu alto teor de substâncias antioxidantes, o azeite de abacate ajuda a combater os radicais livres que podem causar danos as células da pele, gerando sinais de envelhecimento precoce, por exemplo.

Os radicais livres podem ser gerados por estresse oxidativo do processo natural de envelhecimento ou devido à exposição sem proteção à radiação ultravioleta do sol e do contato com agentes poluentes. Assim, o azeite de abacate pode neutralizar os efeitos dos radicais livres, diminuindo manchas na pele e sinais como rugas devido ao envelhecimento da pele.

Como usar

É importante comprar o produto de fontes confiáveis para que o azeite de abacate seja 100% puro. Prefira fontes que oferecem azeite de abacate extra virgem, não refinado e prensado a frio, que pode te oferecer um teor maior de nutrientes do que outras versões.

– Uso na alimentação

Para cozinhar com azeite de abacate, prefira versões refinadas que aguentam temperaturas mais altas até 200ºC. Já o azeite não refinado suporta temperaturas mais brandas.

Em temperatura ambiente, não há restrições: o azeite de abacate pode ser acrescentado com preferir em molhos, saladas, lanches, legumes e outras receitas.

– Uso para fins estéticos

Para tratamentos tópicos no cabelo ou pele, você pode aplicar uma pequena quantidade nas mãos e espalhar pelas madeixas ou na pele. Quando aplicado nos cabelos, o azeite de abacate melhora a textura dos fios e diminui o aspecto seco. Na pele, o azeite de abacate pode ser aplicado com o auxílio de um chumaço de algodão como um demaquilante natural para os olhos e para hidratar e diminuir problemas de pele.

– Armazenamento

O azeite de abacate pode ser usado após aberto por cerca de 6 meses se guardado em um local fresco e seco protegido do calor e da luz.

Cuidados

O azeite de abacate não apresenta efeitos colaterais. Porém, é preciso ter cuidado com possíveis reações alérgicas que podem resultar em náuseas, vômitos, cólicas, diarreia e outros distúrbios gastrointestinais.

Se você é alérgico ao látex, por exemplo, é provável que apresente uma reação alérgica ao abacate ou ao azeite de abacate também. Isso porque alguns alimentos como abacate, banana, castanhas, kiwi e maracujá contêm alguns dos mesmo alérgenos presentes no látex.

Assim, sempre que for consumir um óleo pela primeira vez por via oral, é importante testar pequenas quantidades para ver como o organismo responde ao alimento.

Quanto à aplicação tópica diretamente na pele, pode ocorrer irritação gerando erupções cutâneas, coceira e vermelhidão.

Se usado por via oral, o azeite de abacate pode interferir na eficácia de medicamentos anticoagulantes como a varfarina, que é usada para retardar a coagulação sanguínea. Dessa forma, se estiver usando algum medicamento desse tipo, interrompa o uso do azeite de abacate até o fim do tratamento.

Apesar dessas possibilidades, o uso de azeite de abacate é considerado seguro e não costuma causar efeitos colaterais aos seus consumidores.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Referências adicionais:

O que você achou dos benefícios do azeite de abacate que separamos acima? Pretende experimentar em sua dieta ou de alguma outra forma? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (12 votos, média: 3,67 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite
  Continua Depois da Publicidade  


ARTIGOS RELACIONADOS

2 comentários

  1. Muito interessante. Vou experimentar.

  2. Achei excelente essa matéria. Tenho procurado saber sobre os benefícios do abacate porque gosto dessa fruta e sempre soube que é muito boa para cuidados com os cabelos. Mas essa matéria ampliou muito o meu conhecimento. Já estava usando esporadicamente o azeite de abacate, agora vou fazer desse uso um hábito. Muito obrigada!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*