Benefícios do chá de acerola – Para que serve e como fazer

Especialista:
atualizado em 23/08/2020

A maioria das pessoa está acostumada a consumir a acerola na forma da fruta ou de um suco bem refrescante. Porém, você vai conferir a seguir quais são os benefícios do chá de acerola, aprender como fazer essa bebida e saber alguns cuidados que se deve ter no seu consumo.

Aproveite e conheça também também todos os benefícios da acerola na forma de fruta.

Para que serve – benefícios do chá de acerola

O chá de acerola promove benefícios que você vai ver a seguir.

Efeito antioxidante

De acordo com informações da publicação do Ministério da Saúde, a fruta da acerola é rica em vitamina C, podendo chegar a apresentar uma quantidade do nutriente 100 vezes maior do que a da laranja, 20 vezes maior que a presente na goiaba e 10 vezes maior que a encontrada na amora e no caju.

Classificada como um antioxidante, a vitamina C também é importante para o tecido conjuntivo e atua na formação de uma proteína empregada na construção da pele, dos tendões, dos ligamentos e dos vasos sanguíneos.

Além disso, o nutriente promove a cicatrização, contribui com a absorção de ferro por parte do organismo e trabalha na reparação e na manutenção de ossos, dentes e cartilagens.

Entretanto, consumir o chá preparado com a fruta acerola pode não ser tão eficiente quando consumir a fruta fresca in natura em si porque parte da vitamina C é perdida quando o alimento é levado para um processo de cozimento na água, como ocorre com qualquer chá.

Isso porque a ebulição (fervura) reduz o teor de vitamina C mais do que qualquer outro método de cozimento. A vitamina C é sensível ao calor, e com isso ela pode lixiviar (sair) dos vegetais quando eles são imersos em água quente.

Perda de peso

Outros dos alegados benefícios do chá de acerola é que a bebida preparada à base das suas folhas poderia auxiliar a perda de peso. Entretanto, fique atento pois não há informações a respeito de pesquisas científicas ou falas de especialistas que confirmem essa afirmação.

Portanto, não dá para tomar o chá de acerola acreditando que vai perder magicamente os quilinhos em excesso. Até porque não existe uma bebida milagrosa que dê conta de fazer isso.

Então para quem deseja e/ou necessita emagrecer, permanece o conselho de sempre: seguir uma alimentação saudável, controlada, nutritiva e equilibrada, se possível com a ajuda de um profissional qualificado e a prática de atividades físicas.

Cuidados com o chá de acerola

Mesmo os produtos naturais, como os chás preparados à base de frutas e folhas, podem representar perigos para a saúde de algumas pessoas, fazer mal ou ser contraindicados para outras.

Além disso eles podem interagir com medicamentos, suplementos ou plantas, especialmente quando usados de maneira inadequada ou em dosagens elevadas.

Por exemplo, o teor de vitamina C encontrado na composição da acerola pode aumentar os níveis de ácido úrico e piorar um quadro de gota.

Além disso, o consumo da acerola em quantidades elevadas pode aumentar as chances de desenvolver cálculos renais (pedra nos rins), justamente devido à grande quantidade de vitamina C que a fruta possui.

Portanto, a palavra aqui é moderação. Se for tomar o chá de acerola, consuma sem excessos. Se existe uma condição de saúde mais grave, vale a pena conversar com o médico para saber se o chá de acerola pode ser uma boa opção no seu caso.

Como fazer – Receitas de chá de acerola

Aprenda abaixo como fazer as receitas para aproveitar os benefícios do chá de acerola já mencionados.

1. Receita de chá de acerola com a fruta

Ingredientes:

  • 1 ½ litros de água;
  • 150 gramas de acerola;
  • 1 maçã;
  • Cravo a gosto;
  • Canela a gosto.

Modo de preparo:

  1. Lavar bem as frutas e picá-las;
  2. Colocar a acerola picadinha junto do cravo e da canela em uma panela, acrescentar água e levar ao fogo;
  3. Depois de ferver, tampar o chá e deixar descansar por alguns minutos;
  4. Em seguida, servir imediatamente ou levar para a geladeira por alguns instantes para tomar a bebida gelada.

2. Chá de acerola com as folhas

Ingredientes:

  • 250 ml de água;
  • 2 a 3 folhas de acerola;
  • Canela a gosto;
  • Açúcar, mel ou adoçante (opcional).

Modo de preparo:

  1. Lavar bem as folhas de acerola para eliminar qualquer inseto ou resíduo agrotóxico que possa estar presente ali;
  2. Ferver um pouco de água em uma panela;
  3. Paralelamente, macerar as folhas de acerola com o auxílio de um pilão;
  4. Quando a água entrar em ebulição, ou seja, ferver, desligar o fogo e adicionar as folhas de acerola maceradas na água;
  5. Tampar a panela e deixar a descansar ao longo de 20 minutos;
  6. Passado esse tempo, coar e consumir o chá imediatamente, ainda morno.

Fontes e Referências Adicionais:

O que você achou dos benefícios do chá de acerola que listamos acima? Pretende experimentar essa bebida para aproveitá-los? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (12 votos, média: 4,58 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

2 comentários em “Benefícios do chá de acerola – Para que serve e como fazer”