Benefícios da acerola para a saúde e boa forma

Especialista:
atualizado em 28/08/2020

Boa para o coração, para o sistema imunológico e para a pele: conheça todos os benefícios da acerola e como usar na dieta!

Originária das Antilhas, a acerola é um dos ingredientes-chave na culinária indígena. Ela é fonte de vitaminas, minerais e tem boa concentração de fibras.

Portanto, dentre as vitaminas, ela é rica em vitaminas A e C, além de ácido fólico (vitamina B9), riboflavina (vitamina B2) e niacina (vitamina B3).

Já dentre os minerais, podemos destacar o fósforo, o manganês, o magnésio, o cálcio, o ferro, o potássio e o cobre.

Acerolas

Benefícios da Acerola para a saúde e boa forma

Veremos a seguir os principais benefícios da acerola, e entender como ela pode ajudar na saúde e na boa forma.

Pode ajudar no controle do açúcar no sangue

Os antioxidantes presentes na acerola contribuem para o equilíbrio dos níveis de açúcar na corrente sanguínea. Dessa maneira essa frutinha pode ser especialmente benéfica aos diabéticos, que precisam sempre ficar atentos com o nível de glicose no sangue.

Tem ação antioxidante

Além disso, pelo fato da acerola ser rica em flavonoides e carotenoides, que são antioxidantes importantes, ela combate os radicais livres, que promovem o envelhecimento e podem comprometer o sistema imunológico.

Fortalece o sistema imunológico

Não só isso, mas considerando que a acerola tem muita quantidade de vitamina C, podendo conter até 25 vezes mais dessa vitamina que a laranja, concluímos que a acerola é uma das principais aliadas para o fortalecimento das defesas do organismo.

Contribui para a saúde da pele

Com relação aos benefícios da acerola para a saúde da pele, é sabido que a vitamina C auxilia na produção de colágeno, e portanto é um excelente agente para garantir a saúde da pele como um todo, atuando contra estrias, celulites e flacidez.

Ajuda na saúde dos olhos

A vitamina A presente na acerola contribui para a boa saúde dos olhos. Vale ressaltar que a porção de vitamina A contida em uma acerola se assemelha à porção oferecida por uma cenoura.

É boa para o coração

O potássio encontrado na fruta proporciona o suporte necessário para o equilíbrio da pressão arterial. Devido ao seu efeito vasodilatador, ele ajuda a combater a pressão alta. Além disso a acerola ainda ajuda no controle dos níveis de colesterol.

Fornece energia para os treinos

A acerola pode fornecer uma boa quantidade de carboidratos que serão convertidos em energia durante os treinos. Isso porque 100g da fruta fornecem aproximadamente 8g de carboidratos.

Apoia o bom funcionamento da tireóide

A ação antioxidante da vitamina C é reforçada pela ação do colágeno e Ferro, que juntos podem auxiliar na produção e regulação de hormônios, dentre eles aqueles produzidos pela tireóide.

Pode auxiliar na cicatrização

A vitamina C presente na acerola contribui para o desenvolvimento sadio dos tecidos, impulsionando o surgimento de células novas, o que pode acelerar o processo de cicatrização e até mesmo ajudar a eliminar manchas na pele.

Ajuda no controle de peso

A acerola, como a maioria das frutas, tem poucas calorias. São apenas 32 calorias por 100 gramas. Ela pode ser utilizada em diversas receitas light, como saladas de frutas, sobremesas, ou até mesma consumidas in natura bem como em um delicioso suco de acerola.

Portanto vale a pena acrescentar essa frutinha no seu cardápio para ter todos os benefícios que ela proporciona para a saúde.

Informações nutricionais da Acerola

Porção de 100g, o que equivale a uma xícara da fruta.

NutrientesPor 100g (equivalente a 1 xícara)
Energia32 calorias
Carboidratos7,7 g
Proteínas0,4 g
Gorduras0,3 g
Fibras1,1 g
Fontes e Referências Adicionais:
  1. De Brito, Edy Sousa, et al. “Anthocyanins present in selected tropical fruits: acerola, jambolão, jussara, and guajiru.” Journal of Agricultural and Food Chemistry 55.23 (2007): 9389-9394.
  2. Hanamura, Takayuki, et al. “Antihyperglycemic effect of polyphenols from Acerola (Malpighia emarginata DC.) fruit.” Bioscience, biotechnology, and biochemistry 70.8 (2006): 1813-1820.
  3. Hanamura, Takayuki, Eriko Uchida, and Hitoshi Aoki. “Skin-lightening effect of a polyphenol extract from Acerola (Malpighia emarginata DC.) fruit on UV-induced pigmentation.” Bioscience, biotechnology, and biochemistry 72.12 (2008): 3211-3218.
  4. Motohashi, Noboru, et al. “Biological activity of barbados cherry (acerola fruits, fruit of Malpighia emarginata DC) extracts and fractions.” Phytotherapy Research 18.3 (2004): 212-223.
  5. Nagamine, Isao, et al. “Effect of acerola cherry extract on cell proliferation and activation of ras signal pathway at the promotion stage of lung tumorigenesis in mice.” Journal of nutritional science and vitaminology 48.1 (2002): 69-72.
  6. da Silva Nunes, Roberta, et al. “Antigenotoxicity and antioxidant activity of acerola fruit (Malpighia glabra L.) at two stages of ripeness.” Plant foods for human nutrition 66.2 (2011): 129-135.

Você já tinha noção de todos esses benefícios da acerola para a saúde e boa forma? Tem acesso fácil a essa fruta em sua região? Com que frequência a consome? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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10 comentários em “Benefícios da acerola para a saúde e boa forma”

  1. Sabia que a acerola contém uma grande quantidade de vitamila C, mas não sabia que possua inúmeras propriedades medicinais.

  2. Amoooo! Tomo todos os dias acerola com leite! De dois em dois dias tou na feirinha comprando. E agora sabendo de todos esses benefícios. Não vai faltar mesmo!
    Obgdo

  3. Tenho uma amiga q tem um pé em seu quintal e quando é época fica carregadinho dos frutos, sempre q vou visitá-la aproveito e trago para meu consumo, hj mesmo fiz isso, não sabia q essa fruta tinha tantos benefícios.

  4. Excelente matéria sobre essa deliciosa fruta! Tenho um pé dela em casa que produz muito, e eu as até embalo sua polpa para venda . Fiz um banner para chamar a atenção e o coloquei no portão, mas as pessoas não dão atenção e então eu a congelo e consumo toda sua produção durante o ano todo! rssrs
    Adoro seu sabor, e como retiro suas sementes amassando-as à mão, eu as jogo para que os pássaros aproveitem um pouco de sua polpa que sobra no processo de descaroçamento. Com as sementes que ficam no quintal, já tenho algumas germinado e em breve terei vários pés produzindo. O projeto é continuar embalando a polpa para venda, mas se não vingar, porque minha produção é pequena em relação a concorrência que promove um preço muito baixo, eu doarei parte da produção para alguma entidade,e o restante, eu as consumirei.

    • consumo todo dia , adoro acerola com leite, e tenho um pé de acerola sempre carregado 🙏🙏🙏gratidão ao meu Deus .

  5. temos um pé de acerola em casa e gostaríamos de saber como utilizar a acerola, principalmente para os casos relatados nos item 3, 4 e 5.
    obrigado