Home » Dieta » Alimentos Para Dieta » 5 Benefícios da Chia para Diabéticos

5 Benefícios da Chia para Diabéticos

Chia

Fonte de fibras, ômega-3 e proteínas, as sementes chia também fornecem carboidratos, manganês, fósforo, cálcio, zinco, cobre e potássio ao nosso organismo, além de serem consideradas uma fonte rica em antioxidantes.

  Continua Depois da Publicidade  

O alimento já foi associado a benefícios como: ajudar a prevenir o envelhecimento precoce da pele, auxiliar a saúde do sistema digestivo, contribuir com a saúde do coração, colaborar com a saúde dos ossos e auxiliar a saúde dos dentes.

5 benefícios da chia para diabéticos 

Antes de conhecermos algumas das vantagens do consumo da chia para diabéticos, lembramos que ao ser diagnosticado com a doença é fundamental seguir todos os passos do tratamento indicado pelo médico para lidar com o problema, tendo em vista as particularidades de cada caso.

Isso inclui os cuidados com a alimentação, que precisará ser alterada para favorecer o controle dos níveis de açúcar no sangue. Já que estamos falando da dieta, especificamente a respeito da chia, o ideal é que a maneira de incluir o alimento nas refeições também seja checada com o médico ou nutricionista, que saberá a forma mais vantajosa de incluir a chia para o caso de cada paciente em particular.

Agora que os alertas já foram dados, vamos conhecer alguns dos benefícios que já foram atribuídos ao uso da chia para diabetes.

  Continua Depois da Publicidade  

1. Prevenção

O primeiro não é um benefício da chia para diabéticos em si, mas sim uma indicação de que o alimento pode contribuir com a prevenção dessa condição.

Um estudo feito por pesquisadores de uma universidade da Argentina e publicado no British Journal of Nutrition (Jornal Britânico de Nutrição, tradução livre) avaliou como a chia pode ajudar a prevenir distúrbios metabólicos que também são fatores de risco para a diabetes: a dislipidemia (excesso de gordura no sangue) e resistência à insulina.

Primeiro, a equipe analisou como ratos saudáveis responderam a três semanas com uma dieta rica em sacarose (SRD, sigla em inglês), na qual a principal fonte de gorduras eram as sementes de chia.

Depois, eles testaram ratos saudáveis que receberam essa dieta SRD durante três meses com o objetivo que desenvolvessem a dislipidemia e a resistência à insulina. Então, esses ratinhos que tinham acabado de contrair as condições continuaram a ser alimentados com a SRD e também receberam as sementes de chia por mais dois meses.

Resultado: no primeiro experimento, as sementes de chia preveniram o desenvolvimento da dislipidemia e resistência à insulina nos ratos. No segundo teste, depois que os animais com as condições passaram a receber a chia na dieta, eles se recuperaram desses problemas.

  Continua Depois da Publicidade  

Como a pesquisa foi realizada com ratos – e não seres humanos – precisamos aguardar informações a respeito de pesquisas sobre a chia para prevenir a diabetes em seres humanos para termos mais certeza de como isso pode funcionar para nós.

Possíveis benefícios para quem já tem a doença:

2. Auxílio ao controle dos níveis de açúcar no sangue;

  Continua Depois da Publicidade  

3. Ajuda ao aumento do colesterol bom e diminuição do colesterol ruim;

4. Contribuição com a redução dos níveis de triglicerídeos;

5. Colaboração com o controle da pressão arterial

Em artigo publicado no site de saúde da Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, o mestre em biologia e antigo editor-executivo da Publicações de Saúde de Harvard, Patrick Serre, explicou que algumas pesquisas preliminares indicam que a chia poderia (salientando o poderia) trazer benefícios como o auxílio ao controle dos níveis de açúcar no sangue e à proteção ao coração dos diabéticos.

Conforme Serre, estudos em animais mostraram que uma dieta rica em chia diminui os níveis do colesterol ruim e de triglicerídeos, enquanto aumenta as taxas do colesterol bom (o que é positivo para o coração).

O mestre em biologia também contou que uma variedade branca da chia, chamada de Salba, ajudou voluntários diabéticos de uma pesquisa a controlar os seus níveis de açúcar no sangue assim como a pressão arterial e novos marcadores para o risco cardíaco.

Entretanto, Skerret alertou que a chia branca teve efeitos apenas ligeiramente melhores do que o farelo de trigo, que o estudo foi pequeno – contou com 20 voluntários e durou 12 semanas – e que até a data da produção do seu artigo para o blog de Harvard os resultados ainda não tinham sido replicados.

Para o mestre em biologia, a mensagem que fica é que cortar grãos refinados como pão branco e arroz branco e consumir mais grãos integrais como pão integral, quinoa, arroz integral aveia e a própria chia é bom para pessoas com diabetes e para quase todas as pessoas.

De acordo com Skerret, diversos estudos já apontaram que comer mais grãos integrais e alimentos feitos à base desses ingredientes e limitar o consumo em grãos altamente refinados é uma maneira excelente de combater diabetes, doença no coração e outras condições crônicas.

Até porque os dados que apresentamos aqui servem somente como informação e não substituem a prescrição médica. Lembrando que tentar cuidar da diabetes sem o acompanhamento médico pode ser bastante perigoso e afetar a saúde de maneira muito negativa.

Você já tinha ouvido falar dos benefícios da chia para diabéticos? Já foi diagnosticado com a condição? Tem costume de consumir chia em sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite
  Continua Depois da Publicidade  


ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

  1. Sim ja conhecia o gel de e chia , mas nao Tina ainda leite uso dele por mesmo pois sou diabetico do tipo 3 e Tina receio de nao acerta. Pordm apps let que a chia ainda no co trope da diabetes passei a usar o gel de chia com limao todos as manhasset em jejum , nao. Noto nemhum efeito negative ate agora , estou tomando o gel arenas a uma seaman, ate agora tudo bem , sigourney com o tratamento que o medico me seu e espero um dia pode fazer nao lreciso maid deste re ecios muito obrigada pelo artigo .

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*