10 Benefícios do Cajá – Para Que Serve e Propriedades

Especialista:
atualizado em 21/02/2020

O fruto do cajazeiro é uma fruta, de cor avermelhada ou amarelada, que possui uma polpa suculenta de sabor relativamente azedo e é revestida por uma fina casca. Além de delicioso, ele é super nutritivo e você aprenderá abaixo os principais benefícios do cajá e como ele pode contribuir para sua saúde.

O seu cheiro é tentador e irresistível para pássaros e insetos que se alimentam dessa fruta de sabor singular. Uma alimentação saudável deve conter uma ampla variedade de frutas, para que assim a sua nutrição seja completa, por isso, conhecer as propriedades contidas nelas é importante para a realização de combinações e escolhas certas.

O cajá é um alimento riquíssimo contendo carboidratos, cálcio, ferro, fósforo, vitamina A e muito mais. Para aproveitar todos esses nutrientes e ainda potencializar seus benefícios, você pode misturar algumas outras frutas em um delicioso suco. Conheça os 6 maiores benefícios do suco de cajá e como prepará-lo adequadamente.

Outra fruta típica do cerrado brasileiro e com propriedades incríveis é a mangaba. O suco de mangaba serve como fonte de nutrientes importantes para o organismo humano como carboidratos, fósforo, cálcio, ferro, potássio, vitamina A e vitamina C. Conheça os 5 maiores benefícios do suco de mangaba e amplie o seu cardápio de sucos deliciosos.

Seriguela, ciriguela, ceriguela, ameixa-da-espanha, ciroela ou cajá vermelho é uma fruta também encontrada no cerrado e cheia de nutrientes importantes para o funcionamento do organismo como carboidratos, proteínas, cálcio, vitaminas e etc. Descubra os maiores benefícios do suco de seriguela e aprenda como fazê-lo.

Os benefícios do cajá podem ser mais significativos do que você espera, já pensou no uso medicinal e alternativo que você poderá usufruir com essa fruta? Abaixo serão abordadas algumas razões que te convencerão a tornar a presença do cajá mais constante em suas refeições e lanches.

Informações gerais e propriedades

A fruta é pertencente ao gênero Spondias, e é nativa da América. Generalizadamente falando, a fruta pode ser encontrada em uma ampla variedade de cores, sendo verde, roxa, vermelha, laranja, e a mais comum, amarela. A pele mais fina cobre a polpa da fruta que, é amarelo rosa, a qual possui textura semelhante a outras frutas. Os benefícios do cajá não se limitam apenas à riqueza de antioxidantes, por isso é conveniente desbravarmos suas funcionalidades.

A árvore que dá os frutos pode crescer até 20 metros de altura, e as folhas possuem de 20 a 45 centímetros de comprimento. A fruta pode ser vista inicialmente na coloração verde, mas a luz é responsável por converter a cor em amarelo dourado no processo de amadurecimento. Nesse período é possível notar uma pele mais resistente e fina, além do sabor ser mais apetitoso e com característica ácida. O cajá é frequentemente preparado com açúcar, caldo de cana, geleias, sucos e sorvetes, formas comuns para neutralizar a sua acidez.

Devemos abordar não só a presença do cajá nas refeições, mas também a sua importância como remédio para inúmeras condições físicas. Quando falamos da fruta, não nos limitamos somente à polpa, mas também às partes da arvore, sua casca, folhas e raízes. O Centro de estudos de medicina de ervas da América do Sul demonstrou que as folhas e cascas do cajá são amplamente utilizadas como remédio para induzir a um melhor parto, livre de muito sangramento e dores.

As folhas de cajazeira também atuam como remédio para tratamento de problemas digestivos, como diarreia, dores estomacais, cólica, prisão de ventre, dispepsia, e muito mais. A aplicação destas ainda pode agir na cicatrização de feridas, cortes, queimaduras e acnes. A eficiência ainda pode ser estendida para o tratamento de hemorroidas.

Quanto ao fruto, em uma porção de 100 gramas de cajá podem ser encontrados 0,8 gramas de proteínas, 0,2 gramas de gordura e 11,6 gramas de carboidratos. Tudo isso em apenas 46 calorias. Nutrientes encontrados em quantidades significativas na fruta são a vitamina A, a vitamina B1, a vitamina B2, a vitamina B3, a vitamina C, o fósforo, o ferro e o cálcio.

A partir de agora vamos apresentar todos os benefícios do cajá através de suas propriedades, e assim você compreenderá para que serve a fruta em seu organismo.

1. Fonte rica de vitamina C

Os cajás são ricos em vitamina C, que além de ser uma vitamina essencial, ainda age como um antioxidante natural, melhor protegendo seu corpo contra diversos danos causados por radicais livres, o que reduz potencialmente o risco de ocorrência de doenças cardíacas e também a ação de células cancerígenas.

Ao consumir uma porção de 100 gramas de cajás, você estará fornecendo ao seu corpo cerca de 46,4 miligramas de vitamina C. Adicionando essa porção à sua alimentação, você garantirá de 39 a 49% da dose diária necessária dessa vitamina para seu corpo se manter saudável.

A vitamina C ainda melhora a ação de seus sistema imunológico e contribui com a produção de colágeno, responsável pela saúde da pele, ligamentos, tendões e cartilagem se manterem saudáveis. Sendo fonte dessa vitamina, o cajá ainda pode reduzir as fadigas pós-treino, já que age para combater o cansaço, o que garante um melhor desempenho, resistência e condicionamento. O cajá ainda pode ajudar a evitar possíveis gripes.

2. Combate a anemia

Consumindo 100 gramas de cajá, a fruta contribuirá com 2,8 miligramas de Ferro para o seu corpo. Essa porção equivale de 15,5 a 35% da ingestão recomendada por dia dependendo do tamanho da fruta. Esse nutriente é essencial para a função geral de seu organismo, pois assume função importante na produção de hemoglobina e mioglobina, ambos indispensáveis para o transporte de oxigênio por todo o corpo.

A hemoglobina é armazenada nas células vermelhas do sangue, dessa forma, quem possui alta quantidade de Ferro na dieta, garante produção regular de glóbulos vermelhos, evitando problemas como a anemia, fator muito comum para pessoas que adotam dietas sem orientação médica e com desequilíbrios nutricionais.

3. Protege contra doença cardíaca

O sistema cardiovascular pode ser um dos afetados pelos benefícios do cajá, pois estudos identificaram a eficiência de antioxidantes contidos na fruta. As pesquisas demonstraram que os cajás são naturalmente ricos em antioxidantes, se comparados a medicamentos destinados a tratamentos do coração. Ainda foi possível descobrir que a fruta é capaz de reduzir os níveis de colesterol total.

Uma pesquisa publicada em 2012 no periódico científico Food Science and Technology mostrou que o cajá contém antioxidantes como flavonoides e carotenoides que são compostos antioxidantes muito benéficos para a saúde. Um outro estudo ainda mais recente publicado nessa mesma revista em 2018 confirmou mais uma vez a presença e a importância de substâncias antioxidantes como os compostos fenólicos e a vitamina C no cajá.

4. Carotenoides

Essa fruta é fonte rica de carotenoides e beta-criptoxantina, os quais podem contribuir com a sua saúde de modo geral. A beta-criptoxantina nada mais é que uma provitamina, a qual apoia que seu corpo produza retinol, nome alternativo para a vitamina A. Reconhecer os carotenoides entre os benefícios do cajá é destacar a ação eficiente para a saúde no crescimento dos ossos, visão, além de aumentar a imunidade por meio do desenvolvimento de células brancas do sangue. Vale ressaltar que o beta-criptoxantina é um carotenoide solúvel em gordura.

5. Baixo teor de gorduras

Sendo uma das principais preocupações, você gostará de saber que o cajá não contém nenhuma gordura saturada ou colesterol. Fruta com teor baixo de gordura, o cajá é uma escolha saudável para quem deseja perder peso e garantir a qualidade de vida.

Em 100 gramas de cajá, a gordura está presente em apenas 0,2 gramas. Além disso, a fruta é uma ótima fonte de proteínas e carboidratos saudáveis que nutrem o corpo sem resultar no acúmulo de gordura.

6. Dentes e ossos fortes

Um dos principais contribuintes para os ossos e dentes se manterem fortes, o Cálcio pode ser encontrado em abundância no cajá. Adotar uma dieta equilibrada contando com a presença dessa fruta pode ser o diferencial que você esperava para ter ossos mais saudáveis e um sorriso que evidencia toda sua saúde.

O fornecimento regular de Cálcio prepara seus ossos para diferentes adversidades, eles podem melhor responder aos estímulos, e a possibilidade de torções e lesões é reduzida significativamente. A vitamina A também apoia o estado saudável dos ossos de seu corpo. Mais um dos benefícios do cajá é auxiliar no combate à osteoporose.

7. Previne a TPM

A fruta pode assumir um papel importante sobre os hormônios femininos. Sabemos que o ciclo menstrual é repleto de variações de humor, e o cajá aparece como fonte de vitamina A, B, C e muitos minerais importantes. Sabe-se que alguns tipos de deficiência nutricionais podem estar relacionados com sintomas da TPM. A falta de cálcio, por exemplo, que é um mineral abundante no cajá pode ter uma parcela de culpa na TPM. 

Estudos como o publicado em 2018 na revista científica Cochrane Database System Reviews sugerem que mulheres com baixos níveis de micronutrientes como cálcio, magnésio e vitamina D sofrem mais durante a tensão pré-menstrual do que as mulheres que têm níveis adequados desses nutrientes. A deficiência em vitaminas do complexo B também pode afetar o humor, já que a falta dessas vitaminas prejudica a produção de serotonina no cérebro.

Assim, a combinação de nutrientes contida na fruta junto com uma alimentação geral mais saudável pode reduzir as oscilações de humor comuns nos períodos de TPM.

8. Ajuda a perder peso

O cajá pode ser uma fruta amiga que lhe aproximará da boa forma que você tanto deseja. Sim, o cajá pode ajudar você a emagrecer. A fruta é rica em fibras, e estas assumem um papel importante, pois possibilitam o funcionamento regular do intestino, contribuindo para que você elimine as toxinas indesejáveis do corpo.

Seu corpo se manterá mais “limpo”, mas você ainda notará que o cajá pode proporcionar sensação de saciedade, o que evitará que você consuma porções  de comida com excesso calórico, assim respeitando as suas necessidades. A sensação de saciedade é muito importante no processo de perda de peso, pois os casos de ansiedade e compulsão alimentar são mais comuns que imaginamos.

Como se não bastassem os benefícios do cajá para a conquista da boa forma, ele é pouco calórico, sendo que se você consumir 100 gramas da fruta, estará adicionando apenas 90 calorias ao seu plano alimentar.

9. Apoia o sistema nervoso

Não pense que o cajá é a exceção entre as fontes de vitamina B, muito pelo contrário. Demonstrando a sua eficiência completa, a presença do cajá no plano alimentar não só pode ajudar no controle do sistema nervoso de mulheres no ciclo menstrual, mas a todos os amantes da fruta.

Como já mencionado, a vitamina B – presente no cajá – está envolvida em diversas etapas do metabolismo da serotonina, que é um neurotransmissor essencial para regular funções como o sono, a fome e o humor. Segundo um estudo publicado em 2013 na revista ISRN Psychiatry, a deficiência em vitaminas do complexo B podem bloquear a conversão do aminoácido triptofano em serotonina, o que prejudica a sua produção e pode causar transtornos de humor e outros desequilíbrios no sistema nervoso. 

O controle de ansiedade, fome, depressão e compulsão alimentar se estende a todo o sistema nervoso, representando benefícios do cajá para qualquer pessoa, independente da faixa etária ou sexo.

10. Melhora a saúde dos músculos

O cajá conta com os melhores nutrientes, os quais se responsabilizam por auxiliar na atuação das moléculas de ATP. A fruta é rica de Fósforo, mineral importantíssimo para a contração muscular, ou seja, pode ser muito eficiente se incorporada a dieta voltada para hipertrofia e ganho de músculos, já que contribui com a saúde da massa muscular.

O fruto oferece ainda uma boa quantidade de proteínas que ajudam na recuperação muscular após o treino e também nutrientes como as vitaminas do complexo B que estão relacionadas à geração de energia no organismo.

Conclusão

Embora não seja uma fruta muito popular, vale a pena incluir o cajá na sua dieta para deixa-la mais nutritiva. O cajá é uma fruta incrível que dá suporte aos tecidos musculares e ósseos do corpo, que protege o corpo contra doenças e ainda oferece diversos nutrientes para deixar o seu organismo ainda mais saudável e forte.

Além da polpa, a casca do fruto e as folhas e flores do cajazeiro podem ser aproveitadas para o preparo de chás que são tradicionalmente usados para tratar desconfortos digestivos, dores na lombar, dor de garganta, diarreia, resfriados e congestão nasal, por exemplo.

Se a sua dieta permitir, o cajá pode ser usado no preparo de doces como geleias e sorvetes. Para quem não está acostumado com o sabor da fruta, pode começar a usa-la na forma de sucos. O importante é evitar a adição de açúcar e ter uma boa alimentação para aproveitar ao máximo todos os nutrientes e benefícios que o cajá pode proporcionar à sua saúde.

Fontes consultadas:

Referências adicionais:

Você já conhecia todos esses benefícios do cajá para a boa forma e saúde? Quais são os mais impressionantes, na sua opinião? Você gosta dessa fruta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (91 votos, média: 4,15 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

40 comentários em “10 Benefícios do Cajá – Para Que Serve e Propriedades”

  1. Como é importante a informação, não sabia do benefício desta fruta.Depois da pesquisa e os nutrientes vitaminas da fruta, passara fazer parte de nossa dieta.Sou de Pres.Prudente.Sp. Roberto Ivan ROQUE.

  2. Nossa lendo essa matéria sobre caja descobri uma fato muito importante de minha vida. Eu na gravidez de minha filha única que hoje está com 28 anos comi caja quase todos os dias e tive minha filha de parto normal e meu parto foi muito tranquilo e sem dor eu sempre fui questionada quando falava que não tive dor que isso não é normal e agora descubro que cajá pode eliminar as dores do parto , se eu não tivesse vivido isso eu não acreditaria.

    • Eu também tenho em casa faço suco todo dia é não dá pra enjoar de uma fruta tão saborosa.
      E ainda mais sabendo dos benefícios.
      Faço picolé
      Faço até sorvete e uma fruta deliciosa

  3. ESQUECI DE DIZER QUE AQUI NEM PRECISAMOS COMPRAR, POIS MORAMOS NUMA ÁREA MAIS RURAL E OS VIZINHOS NOS DÃO E TAMBÉM QUE AQUI NO SUDESTE EM GERAL ESTE COM ESPINHOS SÃO BEM COMUNS.