6 dicas para aproveitar a pasta de amendoim nas refeições

Especialista da área:
atualizado em 25/08/2021

Bastante popular nos Estados Unidos, a pasta ou manteiga de amendoim também ganhou os seus fãs no Brasil. Feita à base de amendoins moídos, ela é fonte de proteínas, gorduras boas, vitamina B3, vitamina B6, vitamina E, magnésio, manganês e cobre.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, a pasta de amendoim é uma ótima fonte de antioxidantes e já foi associada a benefícios para a saúde do coração. Então, ela pode ser uma excelente opção para uma dieta balanceada, certo? Sim, mas para isso é preciso saber como usá-la!

Portanto, conheça algumas dicas do que você pode fazer para aproveitar a manteiga de amendoim de maneira saudável nas suas refeições:

1. Barra de cereal caseira

Esta barrinha de cereal é ótima para comer no café da manhã, no lanchinho da tarde ou levar na bolsa ou mochila quando precisar ficar muito tempo fora de casa. Nutritiva, ela não contém açúcar, trigo, ovo, leite ou óleo.

Além da pasta de amendoim sem açúcar, a barrinha é feita com banana, flocos de aveia, farinha de aveia e uvas-passas. Então, não deixe de aprender a preparar este lanchinho com o vídeo abaixo!

2. Cajuzinho 

Às vezes, bate a vontade de comer um docinho, não é mesmo? Mas, ao mesmo tempo, há sempre o receio de atrapalhar a dieta. Para dias como esse, nada como um docinho fit.

Por exemplo, você pode usar a pasta de amendoim para fazer um cajuzinho caseiro. O docinho não leva açúcar, adoçante ou manteiga. 

Para preparar a receita, você precisa de ingredientes como banana, cacau em pó sem açúcar, leite em pó desnatado, pasta de amendoim sem açúcar e amendoim torrado e moído para decorar. Já o passo a passo da receita está explicado no vídeo abaixo.

3. Brownie

Outra opção de doce fit com pasta de amendoim sem açúcar é um brownie. Bem diferente, ele não leva manteiga, farinha ou leite e também é feito à base de ingredientes como cacau em pó, açúcar demerara e abobrinha.

Mas, não se assuste com a presença da abobrinha na receita. Uma vez que o legume não tem um sabor forte, o brownie não fica com gosto de abobrinha. Ao mesmo tempo, ela deixa o doce mais saudável, já que a abobrinha é um alimento bem nutritivo.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, o brownie se torna uma maneira bem saborosa de consumir o saudável legume. Portanto, conheça a lista completa de ingredientes e o modo de preparo da receita com o vídeo a seguir!

4. Sorvete

Já pensou preparar um sorvete delicioso para os dias de calor, com pasta de amendoim sem açúcar e apenas mais dois ingredientes: banana e cacau em pó? Pois saiba que a receita existe, não leva açúcar ou adoçante e é bem fácil de fazer. Aprenda abaixo como fazer!

5. Vitamina pré-treino

Além disso tudo, a pasta de amendoim também pode ser usada para fazer uma deliciosa vitamina pré-treino para quem busca ganhar massa muscular. 

Para fazer a preparação, você vai precisar da manteiga de amendoim sem açúcar e do whey protein, além de leite desnatado, maçã, aveia em flocos, sementes de abóbora e canela em pó. Confira o passo a passo com o vídeo na sequência!

Aproveite também para entender como a pasta de amendoim pode contribuir com uma dieta para hipertrofia.

6. Bolo de caneca

Esta dica é para quem está na luta para ganhar massa muscular e peso com saúde e ama comer um docinho, porém, não pode esperar tanto tempo até ele ficar pronto. É o bolo de caneca que vai ao micro-ondas e fica pronta super rapidinho!

Ao lado da pasta de amendoim sem açúcar, o bolinho também leva whey protein. Para completar, a receita pede ovo, cacau em pó sem açúcar, aveia, leite e fermento. Veja a seguir como ele é fácil de fazer!

Cuidado na hora de comprar a sua pasta de amendoim

Pote de pasta de amendoim

Antes de escolher a pasta de amendoim que vai levar para casa, leia bem a lista de ingredientes e a tabela nutricional. Isso porque algumas marcas adicionam açúcar, óleos vegetais e gorduras trans ao produto, o que reduz o seu valor nutricional.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, opte sempre por uma manteiga de amendoim sem açúcar e que tenha o menor número de ingredientes e aditivos. Mas, preste atenção ao truque: o açúcar pode ser apresentado sob outros nomes nas listas de ingredientes dos produtos.

Por exemplo, xarope de glicose, xarope de frutose, xarope de milho e demais xaropes, mel, palavras com a terminação “ose” e outros tipos de açúcar como açúcar invertido, açúcar mascavo e açúcar demerara também são açúcar.

Se por acaso encontrar outro nome que não conheça na lista, pesquise na internet para checar se não é algum outro tipo de açúcar. 

Melhor ainda se você puder fazer a sua própria em casa! Aprenda com o vídeo abaixo a fazer uma pasta de amendoim sem açúcar.

Vídeo

Confira o que a nossa nutricionista diz sobre as cinco formas de usar a pasta de amendoim.

Fontes e referências adicionais

Você conhece outra forma saudável de usar a pasta de amendoim? Então, compartilhe abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário