O goulash, embora de origem húngara, é um prato tradicional e muito consumido na Alemanha e também na Áustria. De acordo com a região, a receita pode ter algumas variações e adaptações. Trata-se de uma espécie de guisado ou ensopado de carne.
O prato é conhecido desde o século IX e a tradução da palavra para o português seria algo como “carne de vaqueiro”. Este ensopado era preparado em um caldeirão, com carne de vaca, gordura (toucinho ou banha de porco) e temperos. A partir do século XVI, a receita modificou-se um pouco e hoje leva páprica picante e doce no preparo.
Algumas versões podem utilizar vinho, conhaque ou vinagre de vinho no preparo. O ensopado leva legumes e especiarias e algumas receitas podem acompanhar uma massa semelhante ao nhoque.
Abaixo, você confere diferentes receitas de goulash light para inovar e enaltecer a culinária de outros países. Bom preparo e bom apetite!
1. Receita de goulash light com massa
Ingredientes:
Massa
- 1 ovo;
- 3 colheres de sopa de farinha de trigo;
- sal a gosto.
Molho branco
- 1/2 xícara de chá de creme de leite light;
- 2 colheres de sopa de suco de limão.
Molho vermelho
- 600 g de patinho em cubos médios;
- 2 colheres de chá de azeite;
- 15 g de cebola picada;
- 1 dente de alho;
- 1 colher de sopa de páprica doce;
- 1 xícara de café de tomate seco;
- 1/2 pimentão verde;
- sal a gosto;
- 1/2 litro de água;
- 1 colher de sopa de salsinha.
Modo de preparo:
Incorpore os ingredientes da massa e reserve. Incorpore os ingredientes do molho branco e reserve.
Em uma panela com azeite refogue a cebola, adicione a carne e tempere com páprica. Misture bem e deixe cozinhar um pouco. Em seguida adicione o pimentão, tomate, alho, regue com água, tampe e deixe cozinhar.
Molde a massa na forma de bolinhos com as mãos, mergulhe no molho de carne e deixe cozinhar por alguns minutos. Tempere com sal e adicione salsa. Sirva com o molho branco.
2. Receita de goulash light com vinho
Ingredientes:
- 500g de coxão mole cortado em cubos;
- 2 cebolas cortadas em pedaços;
- 1 cenoura em cubos pequenos;
- 1 pimentão vermelho cortado em cubos pequenos;
- 200ml de vinho tinto;
- 1 cubo de caldo de legumes light;
- 400ml de agua quente;
- 1 xícara de molho de tomate;
- 2 colheres de sopa de extrato de tomate;
- páprica picante a gosto;
- páprica doce a gosto;
- pimenta a gosto;
- amido para dar o ponto.
Modo de preparo:
Refogue a cebola em frigideira com azeite até dourar e, em seguida, acrescente o pimentão e a cenoura em cubos. Misture bem e reserve em uma vasilha à parte. Na mesma frigideira, refogue e sele a carne. Despeje o vinho e deixe o álcool evaporar.
Em um bowl adicione uma xícara de água quente ao caldo de legumes e misture até dissolver. Transfira a carne para uma panela de pressão, adicione o caldo de legumes dissolvido e o restante da água quente. Adicione os legumes refogados e reservados, o molho e o extrato de tomate e os temperos. Leve à pressão por 30 a 40 minutos. Ao final adicione um pouco de amido para dar mais consistência ao ensopado. Sirva.
3. Receita de goulash light com iogurte e batata
Ingredientes:
- 2 colheres de café de adoçante culinário;
- 400 gramas de alcatra em cubos;
- 1 alho picado;
- 1 colher de sopa de azeite de oliva;
- 1 cebola cortada em lâminas;
- 2 colheres de sopa de cebolinha;
- 1/2 colher de sopa de páprica;
- 1 pimentão picado;
- 2 xícaras de molho de tomate;
- 1 iogurte natural desnatados;
- 2 batatas cozidas.
Modo de preparo:
Comece por descascar e cozinhar a batata, corte em cubos e tempere a gosto. Misture a carne cortada em tiras com 1/2 pote do iogurte, a páprica e o adoçante. Deixe marinar por 2 horas. Em uma panela refogue a carne no azeite até dourar. Junte o alho amassado e a cebola e misture bem. Coloque o molho de tomate e deixe cozinhar por meia hora para encorpar. Por último, adicione o pimentão cortado em tiras finas e a cebolinha. Sirva cada porção com 1 colher de iogurte e a batata cozida.
4. Receita de goulash light com creme de ricota
Ingredientes:
- 500 gramas de filé-mignon cortada em cubos;
- 2 colheres de sopa de cheiro verde;
- 2 colheres de sopa de conhaque;
- 1 colher de sopa de páprica doce;
- 1 colher de sopa de margarina light;
- 2 colheres de chá de adoçante forno e fogão;
- 1 colher de sopa de mostarda;
- 1 xícara de chá de purê de tomate;
- 1 pote de creme de ricota light;
- 1 dente de alho picado;
- 1 cebola ralada;
- sal a gosto.
Modo de preparo:
Tempere a carne com a metade do creme de ricota, a páprica, o sal, o adoçante, a mostarda e o conhaque. Deixe descansar por 1 hora para pegar bem os temperos. Numa panela, derreta a margarina e refogue a carne, o alho e tempere com a páprica. Deixe secar bem, refogando. Quando estiver sequinha, junte a cebola e refogue mais um pouco. Adicione o purê de tomates, 1 xícara de água e deixe cozinhar até a carne ficar mais macia. Adicione mais água, se necessário. Coloque o cheiro verde, deixe ferver mais um pouco, desligue o fogo e acrescente a outra metade do creme de ricota. Misture bem e sirva.
5. Receita de goulash light e simples
Ingredientes:
- 1 kg de alcatra em cubos;
- 1 cebola picada;
- 3 colheres de sopa de azeite;
- 1 colher de chá de sal;
- 1 colher de chá de tomilho;
- 1 colher de sopa de páprica doce;
- 1 colher de sopa de páprica picante;
- ½ litro de água quente;
- 1 xícara de farinha de trigo;
- 2 ovos;
- 1 xícara de água quente;
- sal a gosto.
Modo de preparo:
Doure a cebola no azeite em uma panela de pressão. Em seguida, junte a alcatra e deixe dourar. Acrescente em seguida o tomilho, o sal e a água quente. Cozinhe por 40 minutos na pressão. Destampe e acrescente a páprica doce e a páprica picante. Misture bem com uma colher de pau. Reserve.
Para a massa misture os ovos com a água morna e aos poucos adicione a farinha até adquirir uma consistência de massa de bolo. Tempere com sal. Modele bolinhos pequenos com essa massa. Aqueça uma panela com água e cozinhe a massa como nhoque. Misture a massa no molho e sirva!
6. Receita de goulash light do Jamie Oliver
Ingredientes:
- 2kg de Paleta de Porco sem osso, sem pele e sem a capa de gordura;
- 5 pimentões coloridos;
- 2 cebolas grandes;
- 2 colheres de sopa de páprica doce;
- 2 pimentas dedo de moça;
- manjerona a gosto;
- orégano fresco a gosto;
- 4 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto;
- sal a gosto;
- pimenta do reino a gosto.
Modo de preparo:
Deixe o forno aquecendo a 180°C. Tempere a carne de porco com sal e pimenta do reino. Aqueça o azeite em uma panela e coloque a carne e deixe dourar por 15 minutos.
Pique a cebola, retire a semente das pimentas e corte em pedaços e corte os pimentões em tiras. Depois de 15 minutos, tire a carne da panela e reserve. Na mesma panela doure a cebola, as pimentas, a páprica, adicione a manjerona e orégano e deixe cozinhar por uns 10 minutos em fogo baixo.
Coloque a carne de volta, misture, adicione água suficiente para cobrir a carne, acrescente o vinagre e deixe ferver. Quando começar a ferver, tampe e leve ao forno pré-aquecido por umas 3 horas. Retire do forno, acerte sal e sirva.