Chá de equinacea

11 Benefícios do Chá de Equinacea – Para Que Serve e Como Fazer

O chá de Equinacea é um dos chás mais saudáveis e versáteis para a prevenção e tratamento de diversas doenças. Conhecido por seus efeitos no combate de gripes e resfriados, o consumo frequente do chá pode ajudar a tratar alergias e infecções ou inflamações que atingem as articulações e o sistema respiratório, por exemplo.

Essa bebida é usada há mais de 500 anos por nativos da América do Norte por causa dos seus efeitos medicinais. Os índios nativos americanos utilizavam a planta para tratar ferimentos de picadas de insetos, cólicas e infecções.

Vamos falar sobre todos os benefícios de incluir o chá de Equinacea na dieta, além de ensinar como fazer a bebida e seus possíveis efeitos colaterais.

Equinacea – O que é?

A Equinacea ou Echinacea é um gênero de plantas usadas na medicina tradicional há muitos anos. Existem diversas espécies incluídas nesta família, sendo que as mais comumente usadas para fins medicinais são a Echinacea Angustifolia, a Echinacea Purpurea ou a Echinacea Pallida. Tais espécies são ricas em nutrientes como vitaminas e minerais, além de antioxidantes, flavonoides e polissacarídeos.

Em geral, são plantas com raízes e folhas nutritivas que são aproveitadas na medicina tradicional. Além da América do Norte, essas plantas são muito comuns na Europa.

Os benefícios do chá de equinacea para a saúde se devem à composição da erva, que inclui nutrientes como polissacarídeos, flavonoides, polifenóis, alquilamidas, vitamina C, zinco e selênio.

Para que serve

A Equinacea apresenta propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas e antivirais que ajudam a deixar o sistema imunológico mais forte. Assim, ela ajuda a proteger o corpo de doenças, além de lutar contra infecções causadas por bactérias, fungos ou vírus.

O uso mais tradicional do chá de Equinacea é para o tratamento de gripes, resfriados e outras condições de saúde que envolvem o sistema respiratório. Além disso, a Equinacea é um ótimo remédio para acelerar processos de cicatrização, limpar a pele, prevenir o envelhecimento precoce, fornecer mais energia e desintoxicar o organismo.

Para entender melhor como a planta pode contribuir para o nosso bem-estar e nossa saúde, veja os benefícios de consumir o chá de equinacea nos itens a seguir.

Benefícios do Chá de Equinacea

1. Tratamento de infecções

Essa erva apresenta uma mistura de substâncias que contêm propriedades antimicrobianas e que beneficiam o sistema imune. Os fenóis são os compostos mais importantes na equinacea para o tratamento de infecções. Isso porque eles controlam a atividade de várias enzimas e receptores celulares e porque são compostos antioxidantes.

Esses efeitos, atuando em conjunto, ajudam a proteger o corpo contra infecções, além de evitar danos causados por radicais livres devido à exposição à poluição ou à radiação solar ultravioleta sem proteção adequada, por exemplo.

O chá de equinacea também parece acelerar o processo de cura de doenças e lesões no corpo. A presença de antioxidantes e vitaminas ajuda a estimular o crescimento de células novas, a eliminar agentes patógenos e a prevenir o estresse oxidativo.

Estudos sugerem que a equinacea, principalmente a Purpurea, é bastante eficaz para tratar infecções no trato urinário e no sistema respiratório.  Outras pesquisas também indicam benefícios do chá de equinacea para o tratamento de infecções fúngicas vaginais e o alívio da herpes viral.

2. Proteção contra gripe e resfriados

De acordo com a University of Maryland Medical Center, o chá de Equinácea pode ajudar a aliviar os sintomas de resfriados, mas os efeitos podem variar dependendo de como o chá foi preparado.

Em geral, o chá ajuda a reduzir a duração dos sintomas. Estudo da University of Maryland Medical Center indica que o uso de equinacea ajudou a reduzir o risco de desenvolver um resfriado em 58% em comparação com aqueles que não usaram a planta, além de diminuir a duração dos sintomas. Além disso, outra pesquisa mostra que tomar chá de equinacea regularmente pode potencializar os efeitos da vacina contra a gripe, que é usada para prevenir a contração da doença.

Ou seja, além de prevenir a contração de resfriados e gripes, o chá de equinacea parece ser eficiente para aliviar os sintomas rapidamente.

3. Controle do índice glicêmico

Um estudo publicado em 2017 no Journal of Medicinal Food mostrou que a presença de equinacea na corrente sanguínea pode ajudar a evitar picos de açúcar no sangue, além de evitar a queda desses níveis em pessoas que sofrem de hipoglicemia. Assim, um dos benefícios do chá de equinacea é ajudar a controlar os níveis de açúcar sanguíneo.

No entanto, não substitua o tratamento sugerido pelo médico pelo consumo do chá sem orientação de um profissional da saúde.

4. Efeito antioxidante e prevenção ao câncer

O teor de antioxidantes encontrado na equinacea ajuda a reparar células danificadas pelo estresse oxidativo e a estimular o crescimento saudável de novas células.

Os flavonoides, principal classe de compostos antioxidantes na equinacea, ajudam a reduzir os danos causados pela presença de radicais livres no organismo. Esses radicais livres são moléculas instáveis que podem desencadear várias doenças crônicas e até alguns tipos de câncer devido ao dano celular que podem causar nas células saudáveis.

Um estudo publicado em 2016 no periódico científico Saudi Pharmaceutical Journal mostra que extratos de Equinacea ajudam a retardar o crescimento de células tumorais de câncer de mama, evitando que a doença se espalhe pelo organismo. No entanto, mais pesquisas precisam ser realizadas para atestar a real eficácia da planta no tratamento da doença.

Além de pode ajudar a prevenir e tratar alguns tipos de câncer, os antioxidantes ajudam a manter a pele saudável e evitam o surgimento de sinais de envelhecimento precoce.

5. Redução dos sintomas de ansiedade

Em um estudo publicado no Phythoterapy Research em 2012, um extrato de equinacea foi usado como um suplemento antiansiedade. Foi verificado que o extrato foi capaz de ajudar na regulação das sinapses, região próxima dos neurônios que são responsáveis por ajudar o corpo a se comunicar com o cérebro.

Assim, há benefícios do chá de equinacea para pessoas ansiosas. A erva ajuda a se sentirem mais calmas e apresentarem menos sintomas relacionados a crises de ansiedade.

6. Diminuição da pressão arterial

Uma pesquisa publicada no fim de 2013 na revista científica BMC Complementary and Alternative Medicine dá indícios de que o suplemento de equinacea pode ajudar a reduzir a pressão arterial. A pesquisa ainda está em andamento, mas os cientistas acreditam que os compostos anti-inflamatórios e antioxidantes encontrados na Equinacea são os responsáveis pela redução da pressão arterial sanguínea.

Além disso, a ansiedade pode influenciar na pressão e como a erva pode diminuir sintomas de ansiedade, ela pode também contribuir indiretamente para uma pressão arterial mais baixa.

7. Redução de processos inflamatórios

De acordo com um estudo canadense publicado em 2009 na Phytoterapy Research, a ingestão regular de chá de Equinacea combate processos inflamatórios no organismo.

As propriedades anti-inflamatórias do chá de equinacea ajudam a aliviar sintomas de condições que causam inflamação no corpo como a artrite reumatoide, úlceras e doença de Crohn, por exemplo. Isso porque os compostos anti-inflamatórios encontrados na equinacea mantém a resposta inflamatória baixa, o que auxilia na redução da dor e no tratamento em geral.

8. Estímulo ao sistema imune

Grande parte dos benefícios do chá de equinacea para combater rapidamente resfriados e gripes se deve ao fortalecimento do sistema imunológico impulsionado pela erva. O efeito bactericida aliado à presença de vitamina C ajuda a manter o sistema imune forte e preparado para lutar contra qualquer agente infeccioso.

9. Seguro para mulheres grávidas

Ao contrário de muitos chás de ervas que são proibidos para mulheres durante a gestação, o chá de equinacea é liberado para o consumo das grávidas. Isso porque além de não fazer mal, estudos indicam que há benefícios do chá de equinacea para a saúde das futuras mamães principalmente no primeiro trimestre da gravidez.

O chá de equinacea ajuda a aliviar desconfortos sentidos durante a gravidez que podem incluir cãibras musculares, estresse, insônia e alterações no humor. Além disso, as propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes da erva ajudam a manter o sistema imunológico fortalecido.

No entanto, ainda existem estudos contrários à segurança da equinacea para mulheres grávidas e é importante conversar com um obstetra antes de tomar qualquer chá ou usar qualquer planta medicinal durante a gestação para evitar complicações.

10. Tratamento de problemas de pele

O consumo de chá de equinacea pode ajudar a reduzir a inflamação na pele relacionada a problemas como eczema, furúnculos, psoríase e acne. Há benefícios do chá de equinacea também para reduzir a vermelhidão e o inchaço no rosto causado por algum tipo de irritação na pele.

A presença de vitamina C ajuda a estimular a produção de colágeno, renovando as células da pele e a deixando sempre com um aspecto saudável e jovem. Já os compostos antioxidantes encontrados na equinacea ajudam a prevenir ou retardar o aparecimento de marcas ou manchas na pele, além de estrias e rugas relacionadas com o processo natural de envelhecimento.

11. Saúde do fígado

O efeito diurético do chá de equinacea ajuda a eliminar toxinas eventualmente presentes no fígado, permitindo que o órgão funcione da maneira mais adequada e evitando doenças. Além disso, esse efeito também ajuda a melhorar a função do sistema renal e do sistema linfático do nosso corpo.

Outros benefícios do chá de equinacea

Embora ainda não existam evidência científicas suficientes, o chá de equinacea também parece ser benéfico para:

  • Aumentar os níveis de oxigênio no sangue e facilitar o transporte do nutriente essencial à manutenção da vida;
  • Estimular o metabolismo e gerar energia para o corpo;
  • Reduzir o mau hálito devido ao combate as bactérias encontradas na boca;
  • Aliviar dores e desconfortos físicos.

Como fazer o chá de equinacea

Além do chá, vale lembrar que a equinacea também é encontrada na forma de suplementos disponibilizados em extratos em pó, extratos líquidos, comprimidos, cápsulas e pomadas. Algumas pessoas também ingerem a planta crua após a lavagem. Como estamos interessados no chá da erva, vamos mostrar como ele deve ser preparado para extrair ao máximo os seus nutrientes.

Você pode preparar o chá a partir das folhas frescas, das folhas, flores ou raízes secas ou dos extratos em pó da equinacea. Escolha o que for mais adequado para você e use cerca de 2 colheres de chá do pó ou um punhado de folhas frescas ou secas para cada xícara de água.

Adicione a equinacea na água fervente, deixe em fogo baixo ou em infusão durante aproximadamente 15 minutos. Em seguida, basta coar e seu chá está pronto. Se quiser, adicione mel ou um adoçante de sua preferência.

Não há uma dosagem específica para a equinacea. Porém, é recomendado que você use no máximo 300 miligramas do extrato em pó ou 1,25 mililitros do extrato líquido ou 1 a 2 gramas das folhas, flores ou raízes secas. O ideal é consumir até 3 xícaras do chá por dia.

Efeitos colaterais e cuidados

Raramente, algumas pessoas podem vivenciar alguns efeitos adversos referentes ao consumo do chá de equinacea. Os principais são:

  • Náusea;
  • Vômito;
  • Dor de cabeça;
  • Dor no estômago;
  • Erupção cutânea ou irritação na pele;
  • Agravamento de doenças autoimunes;
  • Dor muscular;
  • Tontura;
  • Sonolência;
  • Febre.

Embora pareça ser segura para mulheres grávidas, ainda não há tantos estudos sobre os impactos da erva na gravidez e na amamentação. Então é importante ter cautela e usar a erva com moderação e com aval médico.

A ingestão do chá de equinacea pode agravar algumas doenças autoimunes devido à interação da erva com medicamentos usados para o tratamento de doenças como o lúpus, a esclerose múltipla e a artrite reumatoide. Apesar de poder aliviar a dor e a inflamação, pessoas com alguma dessas doenças devem ingerir o chá com cautela.

Alguns especialistas não recomendam que crianças tomem o chá de equinacea antes dos 12 anos de idade devido ao maior risco de sofrer reações alérgicas. Adultos também devem se preocupar com o risco de reação alérgica, principalmente se já for alérgico a plantas como ambrósias, margaridas e calêndulas.

Além disso, vale destacar que a Equinacea pode interagir de modo negativo com a cafeína, com medicamentos antipsicóticos, relaxantes musculares, medicamentos para regular a pressão sanguínea e com imunossupressores.

O uso de qualquer erva ou suplemento para fins medicinais com frequência deve ser informado a um médico de confiança. Por mais seguro que pareçam ser, é importante consultar um profissional da saúde para indicar a dose diária adequada e evitar a ocorrência de efeitos colaterais e danos à saúde geralmente relacionados com o consumo exagerado ou por tempo prolongado.

Por fim, apesar de qualquer substância poder causar algum efeito adverso no nosso organismo, a chave está quase sempre na moderação e no respeito às contraindicações citadas neste artigo. Assim, use sempre com moderação para aproveitar todos os benefícios do chá de equinacea para a saúde.

Quanto ao uso esporádico, não hesite em tomar o chá de Equinacea para aliviar os sintomas desagradáveis daquele resfriado ou daquela gripe importuna e poder voltar à rotina diária e à rotina de treinos mais forte do que nunca.

Referências adicionais:

Você já conhecia esses benefícios do chá de equinacea para a saúde? Já experimentou essa bebida? O que acha de provar para aproveitar essas vantagens? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*