Especialista da Área:

7 Benefícios da Cabeludinha – Para Que Serve e Propriedades

Confira todos os benefícios da fruta com nome cabeludinha, conheça melhor para que serve e suas propriedades para nosso organismo.

Originária do Brasil, a cabeludinha pode ser naturalmente encontrada nos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Ela é de clima quente e úmido e costuma florescer no outono/inverno.

  Continua Depois da Publicidade  

Essa árvore de pequeno porte, que geralmente atinge entre seis a 12 m de altura, é dona de uma copa alongada e irregular e dá origem a frutos de coloração amarelo-canário, que são donos de uma polpa sucosa, ou seja, suculenta, que apresenta bastante suco.

Além do consumo in natura, os frutos da cabeludinha também podem aparecer em doces, compotas, geleias, sucos sorvetes e, inclusive, pratos salgados. Aproveite também para conhecer outras frutas exóticas brasileiras e seus benefícios.

Para que serve – 7 benefícios da cabeludinha

Agora que já fomos devidamente apresentados à fruta cabeludinha, que pode ser conhecida ainda como jabuticaba amarela ou guapirijuba, que tal conhecermos alguns benefícios que já foram associados a ela?

1. As propriedades da cabeludinha

A cabeludinha é uma fruta composta por nutrientes importantes para o nosso organismo funcionar direitinho como fibras, potássio, ferro, cálcio, vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C.

2. Rica em vitamina C

A polpa da cabeludinha é bastante rica em vitamina C. Isso precisa ser considerado uma bela vantagem porque o nutriente é classificado como um antioxidante, é importante para a pele, os ossos e o tecido conjuntivo, contribui com o processo de cura/cicatrização e colabora com a absorção de ferro por parte do organismo.

3. Sistema imunológico

Segundo nutricionistas, a junção da vitamina A – que também é um antioxidante – com a vitamina C na composição da fruta cabeludinha torna a fruta benéfica para o sistema imunológico do organismo.

Outras funções da vitamina A incluem: auxiliar a formação e manutenção de dentes saudáveis e trabalhar em prol da visão, do crescimento dos ossos, da reprodução e das funções celulares.

4. Fonte de potássio

O fato da fruta cabeludinha apresentar o potássio em sua composição também é um benefício que merece destaque na nossa lista.

Isso porque o nutriente é necessário para a construção de proteínas, o controle do equilíbrio ácido-base do corpo, a decomposição e o uso de carboidratos, a formação de músculos, a manutenção de um crescimento corporal normal e o controle da atividade elétrica do coração.

Entretanto, as funções do mineral não se encerram por aí: o potássio também auxilia os nervos a funcionarem, contribui com a contração muscular e colabora com a movimentação de nutrientes para dentro das células e com o envio de resíduos para fora das células.

  Continua Depois da Publicidade  

5. Fonte de ferro

Como vimos acima, existe a presença do ferro na composição da fruta cabeludinha.

Esse fator é outro que precisa ser considerado um belo benefício porque o nutriente é considerado essencial para o organismo, graças ao fato de ser necessário para a produção da hemoglobina e da mioglobina, proteínas que atuam no transporte do oxigênio.

Como se não bastasse, o mineral ainda faz parte de diversas outras proteínas e enzimas do organismo, informou o portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos. Vale lembrar que uma deficiência de ferro pode desencadear um quadro de anemia.

6. Fonte de cálcio

A fruta cabeludinha é um alimento que serve como fonte do mineral cálcio para a dieta.

Pois bem, incluir alimentos que possuam cálcio nas refeições é importante porque o nutriente auxilia a manter os ossos e os dentes fortes, colabora com a coagulação sanguínea, contribui com a liberação de hormônios e de outras substâncias químicas e ajuda na manutenção de um batimento cardíaco normalizado.

Mas não é somente isso: o mineral cálcio ainda é necessário para ajudar na contração e na expansão dos músculos e dos vasos sanguíneos, para a secreção de hormônios e de enzimas e para o envio de mensagens através do sistema nervoso.

7. Sistema digestivo

A fruta cabeludinha entra no grupo de alimentos que funcionam como fontes de fibras, um nutriente conhecido por ser bastante benéfico para a saúde do nosso sistema digestivo.

Mas atenção

Consumir a fruta cabeludinha não vai resolver todas as necessidades do nosso organismo em relação aos nutrientes mencionados acima. Embora ela possua doses desses compostos, a fruta não contém toda a quantidade que o nosso corpo precisa.

Portanto, para garantir que o seu organismo receba todos os nutrientes que necessita em quantias apropriadas, procure seguir uma dieta saudável, que seja composta por toda uma diversidade de alimentos nutritivos.

Referências Adicionais:

O que você achou dos benefícios da cabeludinha que separamos acima? Pretende incluir no seu dia a dia essa fruta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário