7 dicas para aliviar a tensão muscular

Especialista da área:
atualizado em 18/03/2021

Anda muito tenso? Confira aqui as melhores dicas para aliviar a tensão muscular e se sentir mais relaxado.

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A tensão muscular pode prejudicar muito os seus dias. Além disso, ter os músculos tensos por muito tempo pode desencadear outros sintomas desagradáveis.

Aliás, a dor de cabeça de tensão é muito comum por conta do estresse. Quando constante, a tensão pode até causar crises de enxaqueca. Se você sofre disso, saiba quais os remédios para enxaqueca mais usados.

Por outro lado, outras partes do corpo que costumam sofrer com a tensão são os ombros e o pescoço. Lembre-se que a tensão acompanhada de dor muscular pode ter outros significados. Por isso, entenda o que pode causar dor no ombro.

Assim, veja quais são as melhores dicas para aliviar toda essa tensão.

Dicas para aliviar a tensão muscular

casal se alongando

A tensão nos ombros e a tensão no pescoço costumam ser os tipos mais comuns de tensão muscular causados pelo estresse ou pela má postura. 

Aliás, os músculos na região do pescoço e dos ombros são justamente os que mais sofrem porque são eles que suportam o peso da nossa cabeça.

Confira então algumas dicas para sofrer menos e aliviar a tensão nos músculos. 

1. Alongar

Há muitos alongamentos que você pode fazer para aliviar a tensão muscular. Você pode levantar da cadeira e fazer um alongamento completo ou então fazer um alongamento sentado mesmo focando apenas no pescoço e nos ombros.

Aproveite para conferir os melhores alongamentos para ombros e também os melhores alongamentos para costas que você pode fazer para ter uma boa saúde e parar de sentir dores.

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2. Fazer exercícios

A melhor forma de ter músculos mais soltos é através do uso diário. Isto é, por meio de exercícios físicos.

Quanto mais você se exercita, mais os seus músculos vão trabalhar. Ao longo do tempo, você vai perceber que deixar de ser sedentário reduz muito as tensões musculares do cotidiano.

3. Massagear o local

A massagem terapêutica traz excelentes resultados no que diz respeito à tensão muscular. 

Certamente, receber uma massagem diminui o estresse e ajuda a relaxar os músculos tensos. Mas, de acordo com a American Massage Therapy Association, a massagem vai além e ajuda tanto a liberar os músculos contraídos quanto a alongar aqueles que estão tensos.

Aliás, a liberação miofascial também pode aliviar a tensão em todos os músculos do corpo.

4. Trocar de travesseiro

Pode ser que o seu travesseiro esteja deixando o seu pescoço tenso. Por isso, vale a pena checar se ele está na altura correta.

Lembre-se também de verificar se o seu travesseiro não está muito velho, já que isso pode levar ao acúmulo de ácaros que causam alergia.

5. Usar uma compressa morna

Aplicar uma compressa morna no local em que o músculo está tenso permite que mais sangue chegue até o local. 

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Com isso, a circulação sanguínea melhora e o músculo tenso tem acesso a mais nutrientes do que antes. Isso ajuda a tratar qualquer inflamação que possa estar por trás da tensão muscular.

Se preferir, tomar um banho morno também é uma ótima pedida para relaxar.

6. Meditar

A prática de meditação relaxa a mente e também os músculos. De fato, práticas como meditação e yoga diminuem o estresse psicológico e o físico.

Além disso, você pode tentar praticar a atenção plena que auxilia no gerenciamento do estresse e da ansiedade.

7. Tomar um relaxante muscular

Se nenhuma das dicas anteriores funcionar, use um relaxante muscular. Mas lembre-se de que não é saudável fazer disso um hábito. 

Isso porque, se você sente tensão muscular diariamente, certamente há vários ajustes que você pode fazer no seu estilo de vida para ter músculos mais relaxados.

Dicas extras para evitar a tensão muscular

tensão nos ombros

O estresse está presente no dia a dia, mas é possível encontrar formas mais saudáveis de gerenciá-lo. Assim, tente não se estressar tanto e insira atividades relaxantes e prazerosas na sua rotina.

Além disso, é importante prestar atenção na sua postura. Se você trabalha na frente de um computador, por exemplo, é preciso ajustar a ergonomia. Ou seja, você deve ter uma cadeira confortável que permita uma boa postura.

Veja também outras dicas de como corrigir a postura.

Aliás, manter a tela no nível dos olhos também é essencial para evitar ficar com o pescoço torto. Você pode fazer isso facilmente elevando a tela do seu computador com o auxílio de livros ou de um suporte para notebook.

Fazer pausas durante o trabalho para dar uma volta pela casa ou fazer um breve alongamento é super saudável. Como bônus, seus músculos vão dar aquela esticada e ficar menos tensos ao longo do dia.

Finalmente, se a tensão muscular faz parte do seu dia a dia, procure um médico ou fisioterapeuta para te ajudar.

Fontes e Referências Adicionais

Você costuma sentir dores por causa da tensão muscular? Comente abaixo!

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Sobre Dr. João Hollanda

Dr. João Hollanda é Médico Ortopedista - CRM-SP 113136. Formou-se pela Santa Casa de São Paulo, com especialização em cirurgia do joelho. É também médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino desde 2016 e médico voluntário do Grupo de Traumatologia do Esporte da Santa Casa de São Paulo desde 2010. Tem experiência de trabalho prévio com a Confederação Brasileira de Vela, Cisne Negro Companhia de Dança, Escola de Dança do Teatro Municipal de São Paulo, Equipe de Ginástica Artística de Guarulhos. Já trabalhou como Médico nos Jogos Panamericanos Rio 2007, e foi Médico do Time Brasil para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhou junto a organização Médicos Sem Fronteiras no Afeganistão e no Haiti, e junto a organização Expedicionários da Saúde no Haiti. Dr. João Hollanda é uma referência profissional em sua área e autor de artigos científicos. Você pode entrar em contato com o Dr. João através de seu site.

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