Liberação miofascial – O que é, benefícios e como fazer

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atualizado em 08/03/2021

A liberação miofascial vem se tornando cada vez mais popular após o treino. Saiba então o que é, os benefícios e como fazer.

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Muito procurada por quem pratica atividade física, a liberação miofascial promete reduzir a dor e aliviar a tensão muscular depois de treinar. Aliás, veja também como eliminar a dor muscular após o treino.

Apesar de ser bem fácil de fazer, nem todo mundo sabe o que é realmente a liberação miofascial e para que ela serve. Confira então como fazer a liberação miofascial sozinho ou com a ajuda de um profissional.

Liberação miofascial – O que é

liberação miofascial nos pés

A liberação miofascial é um tipo de massagem que pode ser feita usando um rolo de espuma ou de PVC.

Mas, antes de mais nada, é preciso entender o que é a fáscia. A fáscia é uma lâmina de tecido que serve para separar diferentes estruturas do corpo. Assim, ela envolve várias estruturas internas como por exemplo:

  • Ossos;
  • Articulações;
  • Nervos;
  • Órgãos;
  • Músculos.

Nos músculos, a fáscia envolve, conecta e sustenta os músculos. Por isso, ela atua protegendo as fibras musculares contra o atrito e coordenando os movimentos.

Infelizmente, algumas pessoas podem ter a fáscia mais espessa e rígida. Como resultado, surge a dificuldade de movimento, a falta de força e até problemas de postura!

Para resolver isso, a liberação miofascial surge como uma técnica de massagem para relaxar a fáscia e melhorar todas as funções atreladas a ela.

Sendo assim, a liberação miofascial é importante para:

  1. Aumentar a flexibilidade;
  2. Melhorar a mobilidade articular;
  3. Aumentar o rendimento nas atividades físicas;
  4. Estimular a circulação sanguínea.

Benefícios da liberação miofascial

Entenda então melhor sobre os benefícios dessa técnica!

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Reduz o risco de lesões

Você sabia que a tensão nos músculos enquanto treina pode aumentar as chances de lesão? Certamente, ficar mais solto e relaxado depois de uma sessão de liberação miofascial é bom tanto para o seu treino quanto para diminuir o risco de lesões.

Além disso, o fato de ter menos tensão no corpo e mais liberdade de movimenta melhora até a postura corporal incorreta

Acelera a recuperação

Qualquer tipo de massagem pode estimular a circulação sanguínea. Por isso, a liberação miofascial acelera a recuperação depois de um treino muscular intenso.

Com uma circulação de sangue mais eficiente, mais nutrientes chegam até os músculos – o que significa um reparo tecidual muito mais rápido.

Alivia dores

A rigidez na fáscia pode estar ligada a dores musculares e à restrição de movimentos articulares. Desta forma, a liberação miofascial ajuda a deixar a fáscia mais flexível e relaxada. 

Como resultado, temos mais liberdade de movimento e menos tensão muscular e articular. Tudo isso se traduz na redução da dor.

Melhora o rendimento

O rendimento em atividades físicas tende a melhorar ao depois de fazer a liberação miofascial.

De fato, a massagem melhora o fluxo sanguíneo, o que é ótimo para exercícios de explosão. Além disso, a liberação miofascial pode ajudar na amplitude do movimento. E isso também pode ter um grande impacto no seu rendimento.

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Aliás, veja também os alimentos que melhoram a circulação sanguínea.

Como fazer a liberação miofascial

exercício de liberação miofascial

A fim de colocar a massagem em prática, é preciso aplicar pressão em certos pontos do corpo. Para isso, você pode usar:

  • Rolos de espuma;
  • Bastões de PVC;
  • Bolinhas de massagem;
  • Mãos.

Além da variedade de itens que podem te ajudar na liberação miofascial, ela pode ser feita em várias partes do corpo, como por exemplo:

  • Ombros;
  • Pescoço;
  • Braços;
  • Mandíbula;
  • Costas;
  • Cabeça;
  • Pernas;
  • Pés;
  • Quadris.

Você pode fazer a massagem usando a técnica de liberação miofascial sozinho. Mas no caso da automassagem, é melhor usar objetos para te auxiliar e deixar as mãos de lado.

Pegue então um rolo de espuma ou bolinha de massagem e faça movimentos de vai e vem aplicando uma leve pressão.

Se você preferir um atendimento especializado, consultar um massoterapeuta, um fisioterapeuta ou um quiropraxista pode ser mais benéfico para a saúde porque esse profissional é capaz de localizar as regiões miofasciais que estão rígidas e aplicar as técnicas corretas. 

Como em qualquer outra coisa, é importante ter consistência para ter bons resultados. No caso da liberação miofascial, não é diferente. É preciso aplicar a técnica corretamente diariamente para que a fáscia fique de fato mais flexível e relaxada.

Existe alguma contraindicação?

A liberação miofascial não causa efeitos colaterais nem, mas é importante interromper a massagem se você sentir uma dor aguda. 

Além disso, não é indicado fazer a liberação se você:

  • Usa remédios que afinam o sangue, como um anticoagulante;
  • Tem trombose venosa profunda ou outros problemas nas veias;
  • Está com uma ferida ou queimadura na pele;
  • Sofreu uma fratura recentemente;
  • Tem ossos frágeis.

De fato, a liberação miofascial pode doer um pouco, mas quem testa a técnica afirma que a sensação de alívio e relaxamento vem logo em seguida.

Fontes e Referências Adicionais

Você já conhecia os benefícios da liberação miofascial? Pretende testar a técnica a fim de aliviar as dores musculares? Comente então abaixo!

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Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

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