8 formas como o celular atrapalha a sua saúde

Especialista da área:
atualizado em 13/08/2021

Existem muitos fatores que podem atrapalhar a saúde, como por exemplo comer alimentos pobres nutricionalmente, beber pouca água, não praticar atividades físicas, abusar do consumo de doces e gorduras.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, outra coisa que pode prejudicar bastante é o celular. Embora o aparelho seja muito útil no dia a dia, quando o seu uso sai fora do controle e ele se torna um companheiro inseparável de todas as horas, podem surgir uma série de problemas.

Ao conhecer as formas que o excesso no uso do celular atrapalha a saúde é possível ter uma melhor noção dos prejuízos causados. Portanto, confira alguns deles:

1. Ele prejudica o sono

Dormir com celular

O celular emite uma luz azul que compromete a secreção de melatonina, hormônio que regula o relógio biológico e sinaliza ao corpo que é hora de se preparar para dormir. Essa luz muda o ciclo circadiano, faz a pessoa demorar mais para pegar no sono e ter um sono de pior qualidade.

Dormir mal não prejudica apenas por causar cansaço e falta de disposição no dia seguinte. Adicionalmente, o sono de má qualidade atrapalha o controle do peso, pois o sono afeta dois hormônios importantes para o apetite: a leptina e a grelina.

A saber, a leptina tem relação com o controle do apetite, portanto, quando seus níveis estão altos, o corpo sente-se saciado. Por outro lado, a grelina estimula o apetite, já que é responsável pela sensação de fome.

Um estudo de 2004, publicado no Annals of Internal Medicine, apontou que a restrição do sono aumenta a produção de grelina e reduz a de leptina. Outra pesquisa do mesmo ano envolveu 1.024 mil adultos e chegou à mesma conclusão..

Essas mudanças nos níveis dos hormônios podem aumentar o apetite e a ingestão de calorias, tornando ainda mais difícil a manutenção de uma dieta, aumentando os riscos de haver um ganho de peso.

Assim, a recomendação é deixar de usar o celular pelo menos duas horas antes de ir dormir. Claro que se precisar atender uma ligação ou responder uma mensagem, tudo bem. Mas, evite ficar mexendo no celular sem necessidade, principalmente quando já estiver na cama.

2. Ele aumenta a ansiedade e do estresse

Ficar constantemente checando se recebeu um e-mail do trabalho, se uma mensagem foi respondida e como andam as notificações nas redes sociais pode gerar mais ansiedade e estresse.

  Continua Depois da Publicidade  

Pior ainda quando a pessoa mal acorda e já vai olhar o celular. Ela pode já começar o dia tendo que lidar com mensagens que geram preocupação e agitação logo cedo.

Portanto, evite pegar no celular logo ao acordar. Antes de checar o aparelho após acordar, alongue-se, tome seu café da manhã, troque de roupa, abra bem as janelas e só depois cheque as notificações no aparelho.

3. Ele distrai na hora de comer

Ao fazer uma refeição enquanto mexe no celular, a distração pode ser tanta que a pessoa nem nota o tanto que já comeu. Afinal, entretida com o aparelho, ela não consegue se focar na refeição, come rápido demais e nem percebe a sensação de saciedade.

Como resultado, ela come bem mais do que deveria, consome mais calorias do que o necessário e tem uma tendência maior a ingerir alimentos com calorias vazias ao longo do dia.

Assim, para evitar esses problemas, a regra deve ser não utilizar o celular na hora de comer.

4. Ele dá dor no pescoço

Dor no pescoço

Ficar muito tempo com o pescoço abaixado para mexer no celular causa dor no pescoço, especialmente na cervical. Essa dor pode prejudicar o rendimento no trabalho, impedir a prática de exercícios físicos e até atrapalhar na hora de dormir.

Para amenizar o problema, a dica é tentar alongar o pescoço ao longo do dia, além de, é claro, limitar o número de horas que se usa o celular.  

5. Ele diminui a autoestima

Quem utiliza muito o celular geralmente passa muito tempo nas redes sociais olhando as publicações das outras pessoas. Como resultado, é grande o risco de se comparar com o corpo, a casa, o relacionamento, o emprego, e outros aspectos das vidas dos outros. 

  Continua Depois da Publicidade  

Tudo isso pode gerar uma sensação de frustração por não ter certas coisas e minar a autoestima. Mas, é preciso lembrar que ninguém tem uma vida perfeita ou possui tudo o que quer. O que se coloca na rede social é apenas um recorte da realidade.

Uma alternativa é selecionar melhor as pessoas que você segue nas redes sociais, e deixar de acompanhar os perfis que fazem com que você se sinta mal.

No lugar disso, foque em conteúdos que agreguem de forma positiva, te animem, forneçam boas informações e façam com que você se sinta bem. 

6. Ele causa problemas de visão

Quem passa muito tempo no celular tem mais chances de ter vista cansada e até miopia. Aliás, é preciso ter um cuidado especial com as crianças que ficam horas jogando ou vendo desenhos, para evitar que surjam problemas de saúde ocular em médio e longo prazos.

7. Ele dá tendinite

De tanto digitar ou ficar jogando no celular, algumas pessoas chegam a desenvolver tendinite, uma lesão de esforço repetitivo (LER). Esse é um problema que pode impactar outras áreas da vida, como o trabalho, o estudo, causando desconforto e limitações de movimentos. Portanto vale muito a pena moderar na utilização do celular para diminuir as chances de desenvolver a lesão.

8. Ele carrega sujeira

Limpeza do celular

Muitas pessoas levam o celular para todo lugar que vão, inclusive ao banheiro, o que não é muito higiênico.  As pessoas costumam tocar com as mãos sujas na maçaneta da porta e na descarga, e todas essas bactérias presentes nestes lugares acabam indo parar no aparelho.

Mas, mesmo sem levar o aparelho ao banheiro, ele pode ser contaminado inúmeras vezes. Afinal, ao longo do dia encostamos as mãos em vários lugares. Então, ao usar o celular, passamos a sujeira e até alguma contaminação dessas superfícies ao aparelho.

É por isso que para evitar se contaminar com algum agente infeccioso é fundamental não apenas lavar bem as mãos várias vezes por dia, mas também higienizar bem o celular todos os dias, utilizando álcool 70º e um paninho seco

Vídeo

A nossa nutricionista também explica como o excesso de celular pode atrapalhar a saúde, confira.

Fontes e referências adicionais

Você usa bastante o celular? Acha que isso te atrapalha de alguma maneira?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário