9 Benefícios do Ruibarbo – Para Que Serve, Chá e Indicações

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

Você já ouviu falar do ruibarbo? Sabe explicar o que é isso? Trata-se de uma planta medicinal originária do continente asiático e que também é conhecida pelos nomes de ruibarbo-palmado, ruibarbo-do-campo e ruibarbo da China.

A erva apresenta propriedades laxantes, digestivas, adstringentes, anti-inflamatórias, antimicrobianas, antibacterianas, antissépticas, tônicas, estimulantes para o estômago e anti-helmínticas – que combatem os vermes intestinais.

Para que serve? 9 benefícios do ruibarbo

Agora que já conhecemos a planta medicinal melhor, que tal descobrirmos também quais são alguns de seus benefícios? É o que nos mostra a lista a seguir:

1. Fonte de luteína

O ruibarbo é fonte de luteína, um carotenoide com ação antioxidante que contribui com a saúde dos olhos e da pele. Ela também auxilia no combate aos radicais livres, causadores de doenças como o câncer e promotores do envelhecimento precoce.

2. Formação de coágulos sanguíneos

A planta medicinal serve como fonte de vitamina K, um nutriente que é importante para a formação de coágulos sanguíneos depois da ocorrência de uma lesão.

Quando existe um quadro de deficiência de vitamina K, o corpo encontra dificuldades para coagular o sangue. O resultado disso pode ser um nível não saudável de perda de sangue quando acontecer uma lesão.

3. Prevenção ou atraso do surgimento da doença de Alzheimer

O nutriente também trabalha na saúde dos cérebros e dos neurônios, prevenindo a oxidação das células cerebrais e estimulando a atividade cognitiva. Assim, a vitamina K ajuda a atrasar ou prevenir o surgimento da doença de Alzheimer.

4, Saúde dos ossos

A vitamina K também colabora com a saúde dos ossos ao estimular o crescimento e a reparação dos ossos. Estudos e experimentos clínicos conduzidos pela Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, mostraram que a vitamina tem um efeito positivo em relação à densidade mineral óssea e à diminuição dos riscos de fratura.

O ruibarbo também serve como fonte de cálcio, outro nutriente que é fundamental para a saúde dos osso. Ter quantidades apropriadas do mineral no organismo é importante para prevenir o amolecimento e a perda dos ossos.

5. É nutritivo

Além da vitamina K, a planta medicinal é composta por nutrientes como fibras, proteínas, cálcio, potássio, magnésio, manganês, vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C.

6. Saúde cardiovascular

Os antioxidantes encontrados no ruibarbo também ajudam a combater a ação dos radicais livres no que se refere às doenças no coração. Além disso, a erva aumenta os níveis do bom colesterol – também conhecido como HDL.

Baixos níveis do colesterol bom aumentam de maneira considerável os riscos de desenvolvimento de doenças cardíacas.

7. Fonte de vitamina A

O ruibarbo também serve como fonte de vitamina A, um nutriente que é importante para a saúde da pele, das membranas mucosas e da visão. A vitamina pode oferecer proteção conta câncer nos pulmões e na boca.

Vale a pena saber ainda que os talos vermelhos da planta oferecem um teor maior de vitamina A do que os talos verdes.

8. Saúde a digestiva

Uma pesquisa realizada em um hospital chinês concluiu que a planta medicinal pode ajudar a proteger a parede intestinal durante o aumento da secreção de hormônios intestinais.

9. Diminuição da inflamação

Um estudo feito pela Escola de Medicina da Universidade Wuhan, na China, mostrou que extratos do rizoma e da raiz do ruibarbo mostraram efeitos significativamente positivos no processo de cura de células inflamadas, quando eles foram adicionados após uma infecção.

Como fazer chá gelado de ruibarbo 

Ingredientes:

  • 8 talos de ruibarbo cortados em pedaços de aproximadamente 7,5 cm;
  • 8 xícaras de água;
  • Açúcar a gosto (não exagerar);
  • Raminhos de hortelã fresca.

Modo de preparo:

  1. Juntar o ruibarbo e a água em uma panela grande e levar ao fogo;
  2. Ferver e, então, levar ao fogo brando durante uma hora;
  3. Após, coar o líquido e adicionar o açúcar a gosto. Mexer para dissolver e deixar esfriar;
  4. Adicionar gelo e servir com os raminhos de hortelã.

A receita rende oito porções.

Também é possível encontrar o ruibarbo em pó à venda em lojas especializadas na comercialização de produtos naturais. Neste caso, ferve-se a planta durante pelo menos minutos cinco minutos e abafa-se durante outros 10 minutos, obedecendo a proporção de 1 colher de chá para cada xícara de água.

Cuidados com o ruibarbo 

A planta medicinal não deve ser utilizada por mulheres gestantes, que se encontrem em processo de amamentação de seus bebês ou que estejam no seu período menstrual. Pessoas que sofrem com cistite, insuficiência cardíaca e insuficiência renal também não deve usar a erva.

Pessoas com obstrução intestinal, dor de estômago inexplicável, condições inflamatórias no intestino como colite e doença de Crohn, com problemas no fígado ou histórico de cálculo renal também não devem usar a planta.

É importante saber que um composto químico encontrado no ruibarbo pode causar danos aos rins.

As folhas da erva contêm uma alta dose ácido oxálico, uma substância que pode matar quando ingerida em grandes quantidades. Assim, é importante não usar suas folhas, especialmente para as crianças que têm mais riscos de sofrer envenenamento oxálico. Os animais de estimação também não podem consumir as folhas de ruibarbo.

Além disso, o ruibarbo pode deixar a urina amarelada ou avermelhada. Em excesso, ele ainda pode causar espasmos gastrointestinais dolorosos que podem dar origem à perda de potássio, retocolite (inflamação no revestimento do colo ou reto) e pseudomelanose (problema gastrointestinal). A planta também pode piorar casos de diarreia e prisão de ventre.

Antes de utilizar o ruibarbo para auxiliar o tratamento de qualquer condição, converse com o seu médico. E não substitua o tratamento indicado por ele pelo uso da planta medicinal pois isso pode prejudicar a sua saúde.

Consultar o médico também é recomendado para quem toma algum tipo de medicamento. Isso é importante para que ele informe se existem possibilidades ou não de ocorrer algum tipo de interação entre o ruibarbo e o remédio em questão.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia o ruibarbo e seus benefícios para a saúde? Pretende consumi-lo agora para aproveitar suas propriedades? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (17 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

4 comentários em “9 Benefícios do Ruibarbo – Para Que Serve, Chá e Indicações”