8 remédios para descer a menstruação mais usados

atualizado em

Os remédios para fazer menstruação descer são aqueles que aceleram a sua chegada. A antecipação da menstruação é popularmente conhecida como fazê-la “descer”.

A menstruação é um processo natural que faz parte do organismo feminino, mas que ainda assim incomoda, o que motiva algumas mulheres a buscar maneiras de acelerar a sua vinda.

Há muitos motivos que podem levar uma mulher a querer adiantar a menstruação: às vezes é uma questão de comodidade, para evitar o sangramento em um momento inconveniente no futuro próximo, e, em outros casos, por conta de quadros de amenorreia, em que a menstruação para de descer ou quando o fluxo menstrual é reduzido em comparação ao que era antes.

Independentemente do motivo, há várias formas de fazer a menstruação descer urgente, vir mais rápido ou até mesmo parar a menstruação de vez.

Veja a seguir algumas opções de remédios que podem fazer a menstruação descer e ajudar a regular o período menstrual.

  Continua Depois da Publicidade  

É possível forçar a menstruação?

calendário do ciclo menstrual
É possível adotar alguma técnicas para que a menstruação venha mais rápido

Além de ser desconfortável, há casos em que a menstruação pode atrasar e chegar justo no dia de um evento importante ou de uma viagem à praia, por exemplo, prejudicando muito os planos de uma mulher.

Embora seja difícil forçar a menstruação para que ela aconteça exatamente no dia desejado, nesse caso, é possível adotar algumas técnicas que podem fazer com que o sangramento menstrual venha mais rápido, ou ajudar a regular o ciclo menstrual para ter um controle mais preciso do calendário.

Vale lembrar que os remédios para descer a menstruação mostrados abaixo não servem para induzir a menstruação em uma mulher que nunca ficou menstruada antes.

De acordo com a American College of Obstetricians and Gynecologists, o primeiro período menstrual de uma mulher ocorre por volta dos 12 ou 13 anos de idade e algumas só têm a primeira menstruação aos 15 anos. Assim, os métodos indicados a seguir só são úteis para mulheres que já tiveram pelo menos um período menstrual.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, nem todos os remédios e métodos mencionados aqui tiveram sua eficácia comprovada pela ciência, mas vamos mostrar quais são as opções disponíveis e o que você pode tentar para fazer a menstruação descer urgente.

Remédios para descer a menstruação mais usados

mulher segurando a cartela de pílula
Os anticoncepcionais não fazem a mulher menstruar, mas é possível programar os dias de menstruação

1. Anticoncepcionais

O primeiro item da lista de remédios para fazer a menstruação descer é o anticoncepcional. Ele é usado como método contraceptivo para evitar uma gravidez indesejada, ao mesmo tempo em que é uma estratégia para controlar o ciclo menstrual. 

Embora ele não faça uma mulher menstruar, é possível programar os dias da menstruação e ter um maior controle sobre o fluxo.

Dentre os anticoncepcionais disponíveis, a pílula combinada de estrogênio e progestina se destaca como uma forma de ajudar a regular os períodos menstruais.

Esse tipo de pílula hormonal é usado por 21 dias e depois é feita uma pausa de sete dias para que a menstruação ocorra. Caso a mulher queira que a menstruação desça mais rápido, ela pode fazer a pausa de uma semana mais cedo, adiantando o sangramento menstrual.

  Continua Depois da Publicidade  

Se preferir adiar a sua menstruação ao invés de atrasar, também é possível. Basta emendar uma cartela na outra sem fazer a pausa de sete dias para não menstruar naquele mês. 

Mas nenhuma das duas práticas é indicada sem o aval do médico. Portanto, converse com ele antes de fazer a pausa de uma semana mais cedo, para adiantar a menstruação, ou antes de emendar a cartela. Entenda se emendar a cartela de anticoncepcional faz mal ou não.

Se você não quiser mais menstruar, peça para que seu ginecologista prescreva um outro tipo de pílula de uso contínuo que é formulada para interromper a menstruação todos os meses.

Embora seja uma boa opção, é sempre importante prezar pela sua saúde acima de tudo. Confira se o anticoncepcional faz mal e conheça os possíveis efeitos colaterais associados ao seu uso.

Saiba também se a pílula anticoncepcional engorda ou não.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Progesterona

A progesterona é um hormônio que induz a menstruação. Um remédio para descer a menstruação muito usado à base desse hormônio é o acetato de medroxiprogesterona, que é da classe das progestinas (forma sintética da progesterona).

Ele pode ser indicado em casos de períodos muito espaçados ou então quando há sangramento vaginal irregular. Mulheres que deixaram de menstruar há seis meses ou mais e que não estão grávidas ou na menopausa também podem ser orientadas a usar a medroxiprogesterona.

No entanto, alguns efeitos adversos podem ser observados, como surgimento de acne, sangramento vaginal irregular, sensibilidade nos seios, sonolência ou insônia, dor de estômago, alteração no peso e perda de cabelo.

Aliás, a progesterona pode influenciar muito o ciclo menstrual. Confira o que quer dizer a progesterona alta ou baixa e o que fazer para equilibrar os níveis desse hormônio novamente.

3. Chá de ervas

Você já ouviu alguém dizer que determinada planta medicinal pode provocar contrações uterinas e, com isso, ajudar a fazer a menstruação descer urgente?

Várias ervas são conhecidas na medicina popular como capazes de estimular o fluxo menstrual. Exemplos incluem o alecrim, a sálvia e o orégano. Algumas ervas pouco conhecidas também prometem ajudar nessa questão. É o caso da dong quai e do cohosh preto. Veja também: Chá de orégano faz a menstruação descer? Em quantos dias?

Especiarias como cominho e canela são outras que fazem parte da lista de ingredientes adicionados a um chá de ervas para ajudar a regular o ciclo menstrual. 

Entretanto, é importante ter em mente que não existem comprovações científicas de que um chá possa ser o responsável por adiantar o ciclo menstrual.

Segundo o que a ginecologista Carolina Curci explicou ao VivaBem UOL, o que se sabe por meio de observações clínicas é que em altas concentrações, algumas ervas podem causar contrações uterinas.

Assim, se a mulher já se encontra no processo do ciclo menstrual, o consumo dos chás dessas ervas pode contribuir, completou.

chá de orégano
Chá de orégano

Entretanto, conforme a especialista, os efeitos desses chás só ocorrem quando o consumo é concentrado e em grandes quantidades. Ainda assim, não se sabe exatamente qual é a dosagem efetiva, pois cada organismo reage de uma forma e não existem estudos confiáveis que disponibilizem a informação.

O problema é que tomar chás de erva concentrados e em grandes quantidades pode ser perigoso. Mesmo que as ervas sejam ingredientes naturais, elas também podem ter efeitos colaterais e contraindicações, além de interagir com remédios, suplementos e outras plantas, especialmente quando usadas em quantidades excessivas, períodos prolongados ou de modo inadequado.

As mulheres que desconfiam de uma gravidez não devem usar esses chás, uma vez que a contração no útero causada pelas ervas pode resultar em hemorragias e aborto. Em casos mais graves, elas podem até morrer, alertou o ginecologista Marcelo Pellissier.

4. Vitamina C

Há quem acredite que a ingestão de altas quantidades de vitamina C ajuda a descer a menstruação mais rápido. Essa suposição vem da crença de que a vitamina C impacta os níveis de estrogênio e de progesterona, hormônios envolvidos no ciclo menstrual.

Embora a ciência não tenha comprovado esse fato, ingerir vitamina C por meio da dieta não faz mal e vários alimentos saudáveis como as frutas cítricas, o pimentão e o brócolis são ricos em vitamina C.

5. Salsinha

A salsinha ou salsa é usada há séculos de maneira tradicional ou popular para induzir a menstruação, pois acredita-se que ela atue como um emenagogo, ou seja, uma substância que estimula o fluxo menstrual.

Assim, o chá de salsinha é utilizado como um remédio natural para ajudar a tratar problemas relacionados à menstruação e aos níveis hormonais.

A salsinha contém miristicina e apiol, que podem influenciar a produção de estrogênio para ajudar no equilíbrio hormonal. 

Entretanto, as pesquisas sobre os efeitos do chá de salsinha na menstruação são limitadas e, em sua maioria, baseadas em evidências anedóticas, ou seja, fruto apenas de observação ou experiência pessoal subjetiva.

Além disso, as grávidas devem ficar longe do chá de salsa, pois ele pode ser perigoso durante a gestação. Mulheres que amamentam ou pessoas que sofrem de problemas renais devem evitar a salsa em grandes quantidades.

6. Cúrcuma

A cúrcuma é um remédio tradicional que parece afetar os níveis de hormônios como a progesterona e o estrogênio, acelerando assim a menstruação. Além de usar a cúrcuma na forma de tempero, é possível misturar a erva com um pouco de água ou leite para beber.

A cúrcuma é um remédio tradicional/popular que parece afetar os níveis de hormônios como a progesterona e o estrogênio, acelerando assim a menstruação. Além de usar a cúrcuma na forma de tempero, é possível misturar a erva com um pouco de água ou leite para beber.

Entretanto, é preciso aguardar as notícias de pesquisas científicas a respeito do tema para saber com certeza quais podem ser os efeitos da cúrcuma na menstruação.

cúrcuma ou açafrão

7. Gengibre

O gengibre é muito usado para induzir períodos menstruais porque ele parece causar contrações uterinas, mas não há nenhuma comprovação científica a esse respeito. 

Ainda assim, o gengibre traz vários benefícios para a saúde e você pode tentar usá-lo. É possível utilizar o gengibre para preparar um chá e verificar se ele funciona ou não. 

Veja também: Como fazer chá de gengibre – Receita e dicas

8. Abacaxi

O abacaxi contém uma enzima chamada bromelina que parece afetar os níveis de hormônios como o estrogênio. 

Pesquisas, como a publicada no Journal of the Pakistan Medical Association em 2017, indicam que a bromelina é capaz de diminuir a inflamação e, assim, pode ajudar a regular ciclos que estão desregulados devido a algum tipo de inflamação.

Porém, não se sabe ainda se consumir abacaxi ou suplementos de bromelina é suficiente para induzir a menstruação.

Outras soluções para descer a menstruação mais rápido

Além de contribuir para que a menstruação desça, os métodos descritos abaixo podem ajudar a regular o ciclo menstrual como um todo, tornando mais previsíveis as próximas menstruações.

Exercícios físicos

A prática de exercícios físicos suaves pode ajudar a relaxar os músculos e estimular o sangramento menstrual.

Mas, algumas mulheres podem ter ciclos irregulares justamente por causa da prática de exercícios intensos. Isso pode acontecer com atletas, por exemplo, pois o exercício vigoroso pode reduzir os níveis de estrogênio e atrasar ou interromper os períodos menstruais.

Assim, é recomendado apostar na moderação na atividade para que o período menstrual seja regular. Aproveite para saber o que o estrogênio alto ou baixo demais representa para a sua saúde.

Atividades relaxantes

Algumas pesquisas, como uma publicada em 2015 no Journal of Clinical and Diagnostic Research, sugerem uma ligação entre altos níveis de estresse e irregularidades menstruais.

Há casos em que o sangramento menstrual atrasa ou até mesmo para de ocorrer por causa de estresse excessivo. Sendo assim, é muito importante ter válvulas de escape para relaxar e lidar melhor com os picos de estresse e ansiedade do dia a dia.

Atividades como yoga e meditação podem ajudar, porém passar mais tempo com os amigos, ter um animal de estimação ou fazer qualquer coisa que você goste também são essenciais para preservar a saúde mental.

Relações sexuais

Ter atividades sexuais pode ajudar a estimular o período menstrual. A combinação de hormônios que são produzidos durante a relação sexual com as contrações uterinas durante um orgasmo pode provocar a dilatação do colo do útero, contribuindo para a eliminação do seu revestimento através da menstruação.

Além disso, a atividade sexual pode diminuir o estresse e ajudar a equilibrar os níveis de hormônios, regulando assim o ciclo menstrual.

Compressa quente

Tomar um banho quente relaxa os músculos, especialmente se eles já estavam muito tensos, e alivia o estresse. Além de relaxar, o calor melhora o fluxo sanguíneo e pode acelerar a menstruação.

Aplicar compressas quentes na região abdominal pode promover os mesmos efeitos e colaborar com a chegada da menstruação.

Riscos dos remédios para descer a menstruação

teste de gravidez

O principal risco de testar remédios para fazer a menstruação descer urgente se dá quando a mulher está grávida, mas ainda não sabe. Isso porque as substâncias que podem induzir a menstruação são as mesmas que podem causar um aborto.

Assim, se sua menstruação estiver atrasada, primeiro tenha certeza de que você não está grávida e só depois tente algum dos métodos mencionados aqui, para evitar riscos para você e para o feto em desenvolvimento.

Para as mulheres que não estão grávidas e que estão saudáveis, ainda assim é importante ter cautela e evitar o uso de qualquer remédio ou planta medicinal sem orientação médica, pois isso pode desregular o ciclo e causar ainda mais transtornos no futuro.

No caso do uso de contraceptivos, é preciso saber que eles podem causar efeitos colaterais e que é importante utilizá-los da maneira certa e sob orientação médica para obter o efeito esperado.

Considerações

Segundo uma pesquisa de 2016 publicada no periódico PLoS One, um ciclo menstrual médio dura 28 dias e o intervalo típico pode variar de 21 a 35 dias. Mas há casos e casos, e apenas o ginecologista pode avaliar o seu ciclo, saber se ele está normal ou não ou se há alterações hormonais.

Em caso de dúvida ou ciclos muito irregulares, consulte um médico para checar sua saúde e decidir sobre a melhor forma de lidar com o seu período menstrual, para que você possa se sentir mais segura e tranquila.

Fontes e referências adicionais

Você já conhecia os 8 remédios para descer a menstruação mais usados? Tem alguma outra sugestão? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dr. Lucio Pacheco

Dr. Lucio Pacheco é Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral - CRM 597798 RJ/ CBCD. Formou-se em Medicina pela UFRJ em 1994. Em 1996 fez um curso de aperfeiçoamento em transplantes no Hospital Paul Brousse, da Universidade de Paris-Sud, um dos mais especializados na Europa. Concluiu o mestrado em Medicina (Cirurgia Geral) em 2000 e o Doutorado em Medicina (Clinica Médica) pela UFRJ em 2010. Dr. Lucio Pacheco é autor de diversos livros e artigos sobre transplante de fígado. Atualmente é médico-cirurgião, chefe da equipe de transplante hepático do Hospital Copa Star, Hospital Quinta D'Or e do Hospital Copa D'Or. Além disso é diretor médico do Instituto de Transplantes. Suas áreas de atuação principais são: cirurgia geral, oncologia cirúrgica, hepatologia, e transplante de fígado. Para mais informações, entre em contato.

Deixe um comentário

11 comentários em “8 remédios para descer a menstruação mais usados”

  1. Minha menstruação veio no dia 2 de novembro, e no dia 6 ela foi embora. Tomei a pílula do dia seguinte no dia 9. Minha menstruação era pra vim no dia 27 de novembro e até agora nada. O que posso tomar pra ela descer. Me ajuda.

    Responder
  2. Estou com cisto e minha mestruacao está atrasado a 10 dias para mim começar o tratamento com anticoncepcional tenho q esperar ela vir oque posso tomar de remédio ou posso está fazendo o uso de anticoncepcional sem ela vir?

    Responder
    • Jessica, podem ser diversos motivos. É importante consultar um ginecologista para que seja feito o diagnóstico correto.

      Responder
  3. Minha menstruação não desceu ainda porem minha menstruação é totalmente desregulada o que eu posso fazer para descer ????

    Responder