5 Melhores Frutas para Colesterol Alto

Você sabia que existem frutas para baixar o colesterol? Descubra agora as 5 melhores frutas para colesterol alto e como elas têm um papel importante na manutenção de uma vida saudável.

Uma das condições mais comuns enfrentadas pelas pessoas atualmente é o alto nível de colesterol, que afeta a saúde do coração. Se antes ele era visto como um problema associado à velhice, atualmente ele vem crescendo entre os jovens adultos.

Aproveite para já conhecer as melhores opções de chá para colesterol alto e um panorama completo sobre sintomas, causas e tratamento para colesterol alto.

O colesterol está presente em todas as células do corpo e tem importantes funções naturais no estímulo de várias atividades, incluindo digestão de alimentos, produção de hormônios entre outros. Existem dois tipos de colesterol:

  • Colesterol HDL (lipoproteínas de alta densidade): classificado como bom colesterol, ele é essencial para o bom funcionamento do corpo.
  • Colesterol LDL (lipoproteína de baixa densidade): conhecido como colesterol ruim, é um dos cinco principais grupos de lipoproteínas que transporta todas as moléculas de gordura pelo corpo e forma uma camada de placa nas paredes das artérias, o que dificulta o fluxo sanguíneo, podendo contribuir para a pressão alta, e em casos piores, até mesmo para um derrame.

Os níveis de colesterol estão intimamente ligados à sua dieta, e se você está consumindo bastante gorduras trans, como hambúrgueres, batatas fritas e pizzas, por exemplo, há grandes chances de seus níveis de colesterol subirem. Por outro lado, adicionar mais frutas, vegetais e grãos ricos em fibras à sua dieta pode ajudar a manter seus níveis de colesterol LDL sob controle.

5 melhores frutas para colesterol alto

Os altos níveis de fibras presentes em algumas frutas ajudam a reduzir os níveis de colesterol em grande escala, por isso, veja as agora as 5 melhores frutas para colesterol alto que são acessíveis e fáceis de encontrar para que possa adicioná-las em sua dieta.

1. Maçã

Desde manter uma pele saudável até uma boa digestão, há muitas razões para a maçã ser um ótimo alimento para a saúde, incluindo o fato de ela poder ajudar a gerenciar seus níveis de colesterol. Por isso, ela é uma das 5 melhores frutas para colesterol alto.

De acordo com o livro “Healing Food” – Frutas que Curam – da editora DK, a fibra de pectina presente nas maçãs, além de outros elementos como os polifenóis antioxidantes, reduz os níveis de colesterol LDL e diminui a oxidação, o que é um fator de risco para aterosclerose, uma condição caracterizada por artérias endurecidas.

E isso não é tudo, os polifenóis, amigos do coração, também impedem os radicais livres de danificar os músculos do coração e os vasos sanguíneos.

Aproveite para conhecer todos os benefícios da maçã para a saúde e boa forma.

2. Mamão

O mamão é uma fruta rica em fibras que ajudam a controlar a pressão sanguínea e regular os níveis de colesterol “ruim” (LDL) no sangue. Por isso, é considerado uma das melhores frutas para baixar colesterol.

De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), um mamão grande, com cerca de 780 gramas, possui cerca de 13 a 14 gramas de fibra, o que é uma boa quantidade.

As fibras também garantem uma digestão mais suave, acrescentam volume às fezes e facilitam a evacuação. Confira também todos os benefícios do mamão para a saúde e boa forma.

3. Abacates

Os abacates estão entre as melhores frutas para colesterol alto porque são uma fonte muito rica de antioxidantes, como vitamina B5, B6, K, E, C e gorduras monoinsaturadas, que ajudam a manter o coração saudável e a reduzir o risco de derrame.

Por isso, eles são altamente recomendados para pacientes com hipertensão. Além disso, essa fruta também pode regular os níveis de colesterol LDL e HDL, além dos triglicerídeos no sangue.

Aproveite para conhecer agora os benefícios do abacate para a saúde e boa forma.

4. Frutas cítricas

As frutas cítricas no geral, como as laranjas, limões e toranjas, são ótimas frutas para colesterol alto. Isso porque elas contêm hesperidina, que pode reduzir os sintomas de hipertensão, pectina (fibra) e compostos limonóides, que podem retardar a aterosclerose – endurecimento das artérias – e reduzir o colesterol “não saudável” (LDL) no sangue.

Além disso, elas contêm flavonas, antioxidantes que também podem diminuir o risco de derrames nas mulheres.

5. Tomates

Os tomates contêm uma boa variedade de vitaminas, como as vitaminas A, B, C e K e podem fazer maravilhas para a pele, coração e olhos.

Eles são boas frutas para baixar colesterol pois são ricos em potássio e ainda ajudam a controlar a pressão sanguínea e o risco de derrame. Aproveite para conhecer aqui todos os benefícios do tomate para a saúde e boa forma.

Adicione essas frutas para baixar colesterol em sua dieta, mas nunca de esqueça de consultar o seu médico ou nutricionista. Aproveite!

Vídeos:

Gostou das dicas?

Você já consome com frequência essas frutas para colesterol alto que listamos acima? Pretende incluir alguma agora na sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário