11 Frutas Low Carb Para sua Dieta!

Especialista:
atualizado em 22/07/2020

Veja as melhores opções de frutas low carb para sua dieta, caso você siga algum tipo de dieta low carb e procure frutas para os lanches durante o dia.

A expressão low carb significa baixos carboidratos, poucos carboidratos ou baixo teor de carboidratos. Mas o que pode levar uma pessoa a seguir uma alimentação com restrição ou diminuição na ingestão de carboidratos, um nutriente que é conhecido por ser uma das principais fontes de energia para o organismo da gente?

Bem, isso pode ocorrer pelas exigências do tratamento de uma doença ou condição de saúde ou por conta de uma escolha como estratégia para promover a diminuição do peso corporal.

As frutas e a dieta low carb

Além de saborosas em muitos casos, as frutas são bastante nutritivas e fornecem uma série de compostos fundamentais para o nosso organismo como vitaminas, minerais e fibras. Isso sem contar que algumas frutas são baixas em calorias, o que representa uma vantagem para quem tem o objetivo de emagrecer.

Portanto, não parece muito aconselhável que as frutas sejam retiradas de qualquer tipo de dieta, e para quem segue uma dieta low carb, é bastante vantajoso conhecer quais são as alternativas existentes de frutas low carb, o que dá aquela força na hora de montar as refeições e lanches da dieta.

Vamos conferir uma lista que traz algumas opções de frutas low carb, mas lembramos que é fundamental contar com o acompanhamento de um nutricionista ao seguir uma alimentação com baixa ingestão de carboidratos.

Além de ajudar a montar refeições low carb que funcionem para você, o profissional é qualificado para ensinar como seguir esse tipo de programa alimentar sem deixar de fornecer os nutrientes e a energia que o organismo necessita.

11 opções de frutas low carb

  1. Framboesa: Uma porção de 100 g de framboesa contém somente cerca de 5,45 g de carboidratos. Por sua vez, uma xícara de framboesas vermelhas possui aproximadamente 14,7 g de carboidratos.
  2. Abacate: Calórico, porém, rico em gorduras saudáveis, o abacate também é uma das principais frutas low carb. A maior parte dos carboidratos do alimento corresponde a fibras. Uma porção de 100 g de abacate é composta por aproximadamente 8,5 g de carboidratos, sendo 6,5g de fibras, ao mesmo tempo em que uma xícara do alimento fatiado contém 12,45 g de carboidratos.
  3. Morangos: Uma porção de 100 g de morangos contém aproximadamente 7,7 g de carboidratos, ao mesmo tempo em que uma xícara de morangos cortas em fatias carrega 12,75 g de carboidratos.
  4. Amora: Uma xícara de amoras é composta por aproximadamente 13,85 g de carboidratos, enquanto uma porção de 100 g da fruta apresenta em torno de 9,6 g de carboidratos.
  5. Melancia: Classificado como um dos alimentos mais ricos em água, a melancia apresenta 7,55 g de carboidratos. Já uma xícara de melancia em cubos é composta por aproximadamente 11,5 g de carboidratos.
  6. Melão Cantalupo: Uma porção de 100 g do melão cantalupo apresenta em torno de 8,15 g de carboidratos, enquanto uma xícara do alimento cortado em cubos carrega aproximadamente 12,75 g de carboidratos.
  7. Pêssego: O pêssego é um integrante da lista de frutas low carb porque possui aproximadamente 9,55 g de carboidratos em uma porção de 100 g. Segundo os dados nutricionais, uma unidade média de pêssego apresenta em torno de 7,55 g de carboidratos, ao mesmo tempo em que uma xícara do alimento cortado em fatias carrega cerca de 16,2 g de carboidratos.
  8. Laranja: Uma porção de 100 g de laranja contém 12 g de carboidratos, enquanto uma laranja média carrega 15 g de carboidratos. Ressaltamos que a laranja deve ser consumida com o bagaço, evitando o suco de fruta coado, pois dessa forma conseguimos contabilizar melhor a quantidade de carboidratos ingeridos e diminuir o índice glicêmico da laranja.
  9. Abacaxi: Essa fruta é composta por 13 g de carboidratos em uma porção de 100. Uma xícara de abacaxi em cubos possui 22 g de carboidratos e uma fatia com 9 cm de diâmetro e 2 cm de espessura apresenta aproximadamente 10,6 g de carboidratos.
  10. Limão: Uma porção de 100 g do alimento é composta por 9,32 g de carboidratos, enquanto uma xícara de limão picado contém 19,76 g de carboidratos.
  11. Coco (Polpa): Quando falamos do coco, ressaltamos que se trata da polpa (parte branca) e não da água de coco. 100 g de coco (polpa) possui 15,2 g de carboidratos, sendo 9 g desses de fibras, ao mesmo tempo que uma xícara de coco picado possui 12,2 g de carboidratos.

Atenção

Vale lembrar que o acréscimo de ingredientes para adoçar as frutas, como açúcar, mel e coberturas doces, fará com que o teor final de carboidratos do prato seja elevado.

Preste atenção ainda para o fato que, dependendo do tamanho da porção de uma fruta – estamos falando aqui das porções maiores, obviamente – ela pode apresentar um teor de carboidratos não tão baixo.

Você costuma consumir muitas dessas frutas low carb em sua dieta? Quais são as suas preferidas? Como faz para montar a sua dieta low carb? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (32 votos, média: 3,72 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário