Acordar Cansado – Principais Causas e O Que Fazer

Especialista:
atualizado em 06/06/2017

O ciclo do sono é um ciclo de 90 minutos, que começa de forma suave até chegar a um sono profundo, que é o estágio dos sonhos. Depois, retornamos ao sono leve mais uma vez. Esse ciclo de 90 minutos, que varia de intensidade, repete-se de quatro a cinco vezes por noite.

Se o sono for interrompido no estágio profundo, você vai acordar cansado, e permanecer assim durante todo o dia. Isso é frustrante e não ajuda em para se ter uma vida saudável.

Acordar cansado pode ter causas diversas, podendo significar a reação do corpo a condições de estresse emocional, de esforço físico, de insatisfação e uma dieta não saudável. Pode ocorrer a inquietação das pernas e membros, um refluxo gástrico que nos causa desconforto e até mesmo bruxismo.

Nosso sono ainda pode ser interrompido por desagradáveis necessidades de ir ao banheiro, durante a noite, ou ocorrer a inversão do ritmo circadiano. Vejamos as principais causas de você acordar cansado em detalhes, e o que podemos fazer:

1. Inquietação

Você pode estar com a síndrome das pernas inquietas ou com o chamado distúrbio periódico do movimento dos membros, cujas causas são desconhecidas. Isso pode indicar a presença de diabetes, problemas na tireóide, anemia ou artrite.

Você também pode ter se exercitado muito ou pouco durante o dia. Então, recomenda-se a prática de exercícios com regularidade, no mínimo três vezes por semana.

A inquietação ao dormir ainda pode ser fruto de pensamentos em excesso, devido a algum desentendimento. Sugerimos que você mantenha um caderno ao lado da cama, para anotar lembretes e poder relaxar, sem maiores preocupações.

2. Refluxo Gástrico

A dor aguda e ardente, característica do refluxo gástrico, é capaz de acordar qualquer pessoa. Se você se levantar para procurar os remédios, a qualidade do seu sono estará comprometida e você poderá acordar cansado na manhã seguinte.

Certifique-se de parar de comer pelo menos 2 horas antes de ir para a cama. Evite temperos, frutas cítricas, molho de tomates e alimentos gordurosos no jantar. Evite medicação como aspirina ou outros analgésicos, porque podem sensibilizar seu estômago, e tente dormir do lado esquerdo, que parece ser um truque curioso para aliviar os sintomas devido ao caminho natural da comida em nossos órgãos.

3. Bruxismo

Você pode estar sofrendo de bruxismo, que ocorre quando a pessoa range os dentes enquanto dorme. Esta é uma condição difícil de se descobrir, porque a pessoa não se dá conta do que ocorre. Talvez você possa acordar cansado, com o pescoço duro, ou com dor. Vá ao dentista. Existem aparelhos dentários que podem aliviar os sintomas.

4. Visitas ao banheiro

A bexiga envelhece tanto quanto nós. Devido às mudanças hormonais e flacidez da pele, deixamos de controlar a urina durante a noite. Da mesma forma que o refluxo, temos que levantar e resolver o problema. Isso perturba o sono, levando ao risco de acordar cansado no dia seguinte.

Para melhorar essa condição, evite líquidos por 2 horas antes de dormir. Diminua a quantidade de café e chá que você bebe durante o dia, e evite o consumo de álcool. Certifique-se que a última coisa que vai fazer antes de dormir é ir ao banheiro. Fale com seu médico sobre problemas subjacentes.

5. Ritmo Circadiano

Se você dorme o suficiente e mesmo assim continua a acordar cansado, ou sonolento quando dirige, a causa pode ser seu ritmo circadiano, que pode estar fora de sintonia. Esse processo biológico ajuda seu corpo a saber quando é dia e quando é noite.

Se apresentar padrões de sono irregular, pare de usar o computador e o celular na cama e apague todas as luzes. Isso porque a luz, mesmo artificial, indica a seu corpo que é dia, hora de se manter acordado. O corpo recebe sinais errados quando você deixa a televisão ligada enquanto dorme, quando usa um abajur com luz intensa, ou quando você dorme durante o dia, como parte de sua rotina.

Qualquer luz, por mínima que seja, provoca esses resultados. Ao acordar pela manhã, dê um passeio ao ar livre, antes de mais nada.  

6. Doenças

Algumas doenças não diagnosticadas criam fadiga. Dentre elas, podemos destacar: anemia, apneia do sono, problemas na tireoide, depressão, alterações hormonais, infecções, diabetes, artrite reumatoide, fadiga crônica, parasitas, lupo e problemas cardíacos.

Faça um check-up para saber se você está com alguma condição de saúde que pode estar afetando seu sono e fazendo você acordar cansado.

Problemas Físicos e Mentais da Privação do Sono 

A falta de sono provoca desequilíbrio hormonal e disfunções metabólicas, porque é no período em que dormimos que certos hormônios entram em atividade, como o hormônio do crescimento. A privação do sono também atinge os hormônios que regulam o apetite, e a glicose no sangue, por isso, quando não dormimos ou acordamos à noite, fazemos uma “visita à geladeira” em busca de alimentos.

Também sofremos com a falta de energia, que perturba nosso humor e nos descompensa emocionalmente, quando permanecemos sonolentos durante todo o dia. Essa condição nos torna propensos a acidentes. O Dr. Simon Kyle também aponta a possibilidade de ocorrer perda de memória, da fala e até mesmo alucinações, em determinados casos.

Depois de muito tempo, a falta de sono ainda pode levar a efeitos adversos que se manifestam no corpo, através de doenças como hipertensão, diabetes, problemas cardíacos e até mesmo alguns tipos de câncer.

Dicas para Reduzir o Cansaço

1. Beba pelo menos dois litros de água por dia

A água tem um papel fundamental em muitos processos do corpo. Estar desidratado, mesmo que levemente, pode ter grandes impactos no seu nível de energia.

2. Cuide da alimentação

Termine o jantar pelo menos 2 horas antes de dormir. Evite alimentos pesados, bebidas alcoólicas e cafeinadas.

3. Sono em dia

Os especialistas recomendam 8 horas de sono sem interrupção, mas ultimamente chegaram à conclusão de que essa necessidade é individual, variando de pessoa a pessoa.

Recuperar o “sono atrasado” também vai lhe colocar num padrão diferente. Você dorme mais tarde, e por isso, acorda mais tarde, e acaba saindo da rotina. Então, ocorre a descompensação horária, fadiga e confusão mental. Tente dormir e levantar sempre no mesmo horário, todos os dias. 

4. Durma com a boca fechada

Isso porque, se você acordar cansado, com a boca seca ou saliva no travesseiro, a causa pode ser fadiga, e esta é a razão pela qual dorme com a boca aberta.

Essa respiração pela boca pode fazer com que você ronque ou se engasgue durante o sono, terminando com o suprimento de oxigênio.

A fadiga aparece pela diminuição dos níveis de oxigênio, e pode desencadear outros problemas de saúde. Treine dormir respirando pelo nariz.

5. Evite dormir com animais de estimação

Os animais têm padrões de sono diferentes dos humanos, por isso podem ter impacto no seu sono, caso durmam juntos.

6. Evite barulhos

Da mesma forma que a luz, o som de qualquer natureza pode influenciar seu sono. Se for inevitável, experimente dormir com o ventilador ligado (ou ar condicionado que tenha um barulho leve constante).

7. Use o quarto apenas para dormir

Evite fazer refeições ou assistir à TV no quarto, porque seu cérebro associa as imagens com essas atividades, e não com o descanso. Leia um livro interessante, ou tome um banho para relaxar.

Dietas para melhorar o cansaço

Vitaminas e minerais são excelentes para combater essa condição. Se você experimentar essa dieta diariamente, com certeza se sentirá melhor e não vai mais acordar cansado.

  • Depois de acordar: antes do café da manhã, coma frutas cítricas ou mamão papaya, porque são alimentos que aumentarão sua energia. Você também pode ingerir mel, numa quantidade equivalente a uma colher de chá, colocando-o debaixo da língua.
  • Desjejum: a sugestão é o consumo de cereais integrais, aveia, pão de trigo integral ou um sanduíche vegetariano.
  • Almoço: adicione suco de vegetais, cenouras e tomates ao que você come normalmente.
  • Lanche: frutas;
  • Jantar: adicione ao seu jantar salada ou sopa de legumes/raízes.

Evite alimentos com excesso de açúcar. Eles até podem te dar uma energia imediata, mas logo você sentirá o “rebote”, que significa uma forte sonolência e preguiça.

Alimentos muito gordurosos, como frituras, por exemplo, podem deixar a digestão muito pesada e te dar sono.

Evite ficar mais de 3 a 4 horas sem comer nada. Muitas pessoas sentem sonolência ao ficar muitas horas sem comer.

Você costuma acordar cansado frequentemente? Quais são as causas que você acredita que prejudicam o seu caso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (13 votos, média: 3,46 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

7 comentários em “Acordar Cansado – Principais Causas e O Que Fazer”

  1. Acho que estou com problema no coração
    Sinto cansaço o dia todo, dores nas costas, nos braços,e ate nas pernas. Quando bebo agua começo a suar excessivamente e quando dou uma rissada sinto dor de cabeça.

  2. Eu acordo muito cansada sem forcas pra ficar em pe, é muito ruim isso pq nao consigo trabalhar de manha e nem fazer nada, eu preciso de um MÉDICO urgente pra fazer exames em mim? Devo ter alguma coisa em meu sangue tb ja acordo com dor de cabeça

  3. Eu deito para dormi todos os dias as 20.30 mais só comsigo pegar no sono lá pelas 22h ou 23 e mim mexo muito também é não consigo respira pelo naris de forma neiuma a e acordo muitas vezes por que tem um filho de três anos que mim chama a todo momento durante anoite o que posso vazer para melhorar o meu sono e o dele?obrigado

  4. Eu trabalho com corte de tecido e acredito que possa estar me prejudicando pois não uso proteção alguma é também já tive gastrite quando adolescente