Água Alcalina – O que é, Benefícios, Dieta, Como Preparar e Onde Comprar

Especialista:
atualizado em 02/04/2020

Em alguns meios de comunicação, a água alcalina vem sendo bastante pesquisada. Sem dúvida, a água faz parte de nosso corpo, em aproximadamente 70%. Não sobreviveríamos sem ela, no entanto, sabemos que a qualidade da água que ingerimos é questionável. Para consumirmos, é preciso que a água tenha um pH ótimo para não prejudicar a nossa saúde.

O potencial de hidrogênio, denominado pH, é uma medida de acidez e alcalinidade de substâncias que se baseia em uma escala de pH de 0 a 14. As substâncias ácidas variam de 0 a 7; vinagre, por exemplo, tem um pH de cerca de 2.0, o que significa que é um composto ácido. Substâncias alcalinas ou básicas, enquanto isso, situam-se entre 7 e 14 na escala. O hidróxido de cálcio, que é altamente alcalino, tem um pH de cerca de 12. Existe uma dieta que considera que uma alimentação baseada em 60% de alimentos alcalinos e 40% de alimentos ácidos favorece o organismo. Aprenda mais como funciona e as dicas da dieta do pH.

A todo momento surge uma dieta diferente na mídia e a busca das pessoas por atingirem o corpo ideal aumentou bastante. A dieta alcalina pode prolongar a longevidade e prevenir várias doenças. As pesquisas sugerem que o consumo de alimentos alcalinos como frutas e vegetais frescos ajuda a regular o pH da urina, o que protege as células saudáveis e ajuda a manter o equilíbrio de minerais essenciais para a boa saúde. Descubra como a dieta alcalina pode influenciar seu organismo.

Quando o corpo está em um estado alcalino, ele fica menos propenso ao dano celular e a doenças. Outros benefícios prometidos pela dieta são a perda de peso e evitar problemas de saúde como a artrite e o câncer. Conheça mais a alimentação alcalina e seus benefícios.

O que é água alcalina ou ionizada? 

É uma água com pH maior que 7, o que teoricamente ajudaria a não deixar nosso sangue ácido.

Normalmente, o pH da água pura é neutro. Mas a presença de substâncias e gases na água podem mudar o pH e deixar a água levemente ácida ou básica.

A água da chuva ou a água com gás, por exemplo, tem um pH ácido próximo de 6,0 por causa da presença de gases como o dióxido de carbono. 

A água alcalina para beber geralmente é produzida por equipamentos que ionizam a água potável tornando-as levemente alcalinas. A adição de certos nutrientes como alguns sais minerais também pode alterar o pH da água e deixa-lo mais básico. 

Por que devemos tomar água alcalina?

Infelizmente, não nos alimentamos corretamente. Poucas são as ocasiões em que podemos fazê-lo. Nossa dieta diária, na maioria das vezes, rica em alimentos industrializados, cheios de gordura, açúcar e sódio, é uma verdadeira bomba para o nosso organismo. Cada um desses alimentos colabora para aumentar os níveis de acidez em nosso corpo.

O desequilíbrio alimentar, a falta de fibras, minerais e vitaminas, associados ao consumo de refrigerantes, começará a mostrar seus efeitos nocivos a curto e médio prazo.

A água alcalina deverá entrar em cena nesse momento, neutralizando os efeitos dessa acidez e eliminando toxinas.

Benefícios da água alcalina para a saúde

A água alcalina baixará o nível de acidez em nossas células, órgãos e tecidos, combatendo os radicais livres, agindo como antioxidante, favorecendo a circulação sanguínea, eliminando dores de cabeça, e facilitando os processos digestivos. Vamos entender melhor:

  • Para o processo digestivo: Haverá a eliminação de toxinas e isso, por si só, é suficiente para evitar muitas doenças. É recomendada nos casos de diarreia crônica, indigestão, doenças do aparelho digestivo (gastrites e úlceras), doenças intestinais e constipação, de um modo geral. Segundo uma publicação do Annals of Otolofy, Rhinology & Laryngology de 2012, a água alcalina pode promover o alívio do refluxo ácido porque o pH mais alto elimina a pepsina – uma enzima envolvida na quebra de proteínas alimentares que é uma das principais causas de refluxo
  • Previne o envelhecimento precoce: O acúmulo de toxinas em nosso organismo impedirá que as células se regenerem corretamente, promovendo, dessa forma, o envelhecimento precoce. A água alcalina promoverá a eliminação desses resíduos, oxigenando as células e prevenindo que envelheçamos prematuramente. Além disso, um estudo publicado em 2016 no Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine conduzido em 150 camundongos durante 3 anos mostrou que os animais que bebiam água alcalina apresentaram sinais de maior longevidade do que os outros.
  • Prevenção da retenção hídrica: A água alcalina promoverá uma desintoxicação capaz de remover todos os resíduos que podem afetar nossa saúde, como por exemplo a retenção hídrica. Quando o pH está equilibrado, não há necessidade das células armazenarem água para combater a acidose.
  • Outros benefícios: Um organismo sadio, bem hidratado e com o pH balanceado estará menos propenso a doenças. Por esse motivo, a água alcalina também é indicada como coadjuvante para dermatites, artrite, colesterol, asma, obesidade, inflamações, dores, climatério, entre outras.

O que é pH?

O pH é um índice que indica o potencial hidrogênio iônico de uma substância, para nos mostrar sua acidez, neutralidade ou alcalinidade. Essa escala varia entre 0 a 14, sendo que o 7 é o ponto de neutralidade. Os valores abaixo dele indicam acidez, enquanto os valores acima, alcalinidade.

Para entendermos melhor vamos ver alguns exemplos: os refrigerantes têm um pH próximo a 2,5 (mais um motivo para deixarmos esse tipo de bebida fora de nossa alimentação). Nossa saliva fica entre 6,5 e 7,5. Se encontrássemos água pura, ela teria pH neutro, ou seja, 7.

água alcalina-escalapH

Existem aparelhos para medir o pH, mas, também poderemos comprar indicadores, um deles é o papel tornassol, que vai se tornando cada vez mais vermelho na presença de acidez. Basta fazer tirinhas e mergulhá-las nos líquidos a serem testados.

água alcalina - papel tornassol

Dica

Muito cuidado com substâncias com teor de acidez muito baixo (menores que 2). Elas poderão causar queimaduras.

Acidez em excesso

Apesar de tudo, vários pesquisadores discordam dessa alegação por afirmarem que os rins são capazes de regular o pH do corpo em casos de desequilíbrios. Além disso, o corpo tem outros mecanismos para manter o pH sanguíneo constante. Quando o sangue fica com o pH muito ácido, por exemplo, o corpo consegue regular o pH por meio da liberação de mais dióxido de carbono.

Alguns cientistas não apoiam o uso da água alcalina porque acreditam que é mais uma questão de marketing do que de saúde. De acordo com eles, a própria acidez do estomago já seria capaz de acidificar a água alcalina e acabar com seus possíveis efeitos benéficos.

Embora exista essa dúvida no ar sobre os reais benefícios da água alcalina, ela não faz mal e dá para você aumentar o pH da água em casa mesmo.

Como preparar água alcalina?

As três maneiras mais simples e baratas de aumentar a alcalinidade da água estão acessíveis a qualquer pessoa. São elas:

  • Bicarbonato de sódio: Para cada litro de água filtrada, adicione meia colher de chá de bicarbonato de sódio (aproximadamente 5 gramas). Para garantir que o bicarbonato não se deposite no fundo da garrafa, retire o equivalente a um copo de água e misture-os completamente, depois, volte o conteúdo à garrafa e mexa mais um pouco;
  • Limão: Esprema meio limão em um copo de água (200 ml) e beba imediatamente. Embora pareça totalmente contrário ao que dissemos até agora, o limão, mesmo sendo ácido, é um ótimo alcalinizante. Utilize limões frescos e cortados na hora. Produtos industrializados não trarão os mesmos benefícios. Utilize limão orgânico, caso haja possibilidade;
  • Sal: Dilua 1 colher de café de sal em 1 litro de água. No dia seguinte, descarte o que não foi ingerido.

Qual água utilizar?

Essa é uma questão complicada, uma vez que a água que recebemos em nossas casas, embora “tratada”, é cheia de cloro, entre outros produtos utilizados para torná-la potável.

Quanto à água industrializada, a grande maioria tem o pH muito baixo, e para piorar a qualidade, são embaladas em garrafas pet, altamente tóxicas.

Os bons e velhos filtros de barro, desde que sejam de boa qualidade, poderão filtrar a água de maneira eficiente. O importante é mantê-lo limpo. Já existem alguns filtros alcalinizadores, porém, é fundamental uma boa pesquisa para saber se cumprem o que prometem.

Quando tomar a água alcalina?

Tomar normalmente, todas as vezes que sentir sede. A água alcalina deverá ser usada em substituição à água comum, inclusive no preparo de receitas.

Acredita-se que a água alcalina, por ter um volume menor do que a água neutra ou levemente ácida, pode ser mais eficaz na hidratação do corpo. Isso significa que tomar água alcalina durante ou logo após a prática de atividades físicas, por exemplo, pode ajudar a manter o corpo bem hidratado.

Onde comprar água alcalina? 

Não temos ainda mercado para a água alcalina, porém, encontramos alguns aparelhos alcalinizantes e/ou ionizantes à venda. É preciso entrar em contato com cada um de seus fabricantes, buscando maiores informações que comprovem a real alcalinidade da água a ser obtida através de seus aparelhos.

Antes de se decidir pela eventual compra, dê preferência a produtos certificados pelo INMETRO, Instituto Falcão Bauer, ou similares. Essa certificação é um dos requisitos que comprovam que o aparelho foi submetido à avaliação técnica, antes de ser liberado para a venda.

Para quem não quiser investir num aparelho, pelo alto preço, mas gostaria de provar a água alcalina, além dos métodos caseiros, há na internet o “bastão alcalino”. É um dispositivo para ser colocado em garrafas com 500 ml para alcalinizar a água.

Dieta da água alcalina

É possível implementar a alcalinidade de nosso organismo, incluindo alimentos à nossa dieta, que colaborem para isso. Além de passar a tomar água alcalina, procure aumentar o consumo de alimentos alcalinizantes, reduzindo os acidificantes.

Na tabela abaixo, há boas indicações do que poderá ser ingerido, e o que deverá ser evitado.

agua alcalina - dieta tabela

Água mineral engarrafada é alcalina?

Não. Quando se faz a opção pela água mineral, temos uma falsa impressão de estarmos adquirindo um produto melhor, mais confiável, porém, isso nem sempre corresponde à realidade.

Não basta escolher uma marca idônea. É preciso ler as informações em seu rótulo. Algumas marcas de água mineral têm o pH quase tão baixo quanto os refrigerantes, portanto, deverão ser substituídas por outras com índices mais elevados.

No exemplo abaixo, o fabricante indica um pH de 5,44. Escolha sempre as marcas que trouxerem esses valores mais elevados. A maioria das águas engarrafadas apresentam o pH menor que 6.

água alcalina - rotulo pH

Evidências

Mais pesquisas serão necessárias para confirmar os reais benefícios da água alcalina, mas o que se sabe até agora é que, segundo um estudo do Shanghai Journal of Protective Medicine, descobriu-se que pessoas que consumiram água alcalina, entre 3 e 6 meses, tiveram seus níveis de glicose, colesterol e pressão arterial reduzidos.

Um outro estudo mais recente, do Annals of Otologia, Rinologia & Laringologia, de Julho de 2012, relatou que o consumo de água com pH de 8,8 neutraliza a acidez estomacal, sendo um possível tratamento para os casos de refluxo.

Considerações finais

Embora os benefícios da água alcalina sejam alardeados em várias mídias, devemos ter em mente que ela não substitui tratamentos médicos convencionais, nem deverá ser utilizada com essa finalidade.

Também há a questão da eficácia dos benefícios da água alcalina que não são apoiados por muitas evidencias científicas. É importante lembrar que o corpo humano é feito para encontrar seu próprio ponto de equilíbrio e que um estilo de dieta ou de vida não causa alterações tão significativas no pH das células a ponto de elas precisarem de uma correção.

A água alcalina não faz mal, mas é importante avaliar com cuidado os relatos de benefícios alcançados com ela ou com a dieta alcalina.

Fontes consultadas:

Referências adicionais:

Você tem vontade de incluir a água alcalina à sua dieta diária? Já encontrou algum filtro alcalinizante disponível para venda? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (20 votos, média: 4,05 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

4 comentários em “Água Alcalina – O que é, Benefícios, Dieta, Como Preparar e Onde Comprar”