Água Deionizada Emagrece? Para Que Serve, Como Fazer e Onde Comprar

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

Você sabe o que é água deionizada? Também conhecida como água desmineralizada, ela é um tipo de água que passa por um processo de purificação, ficando completamente livre dos íons presentes na água. Há ainda a eliminação minerais, metais e outras substâncias que possam causar contaminação.

Uma das justificativas apresentadas para o procedimento é que a água natural pode trazer substâncias que podem fazer mal à saúde humana, além de comprometer o processo de fabricação de produtos.

Ao final do processo, obtém-se uma água classificada como pura, que não conta com a presença de outros elementos que não sejam o hidrogênio ou o oxigênio. Será que a água deionizada emagrece? Para que serve essa bebida?

Para que serve a água deionizada? 

O produto pode ser utilizado em diversos segmentos por variados motivos. Confira na lista a seguir:

  • Indústria farmacêutica: produção de medicamentos por ser livre de contaminantes minerais e, portanto, não comprometer a qualidade e o desempenho esperado das funções por parte das substâncias, já que não traz modificações à sua composição química;
  • Funcionamento de caldeiras: o equipamento produz e acumula vapor através da água. A água deionizada é utilizada porque evita a formação de crostas de resíduos minerais nas caldeiras, algo que pode causar a corrosão dos equipamentos;
  • Produção de cosméticos: pelo mesmo motivo que é utilizada na indústria farmacêutica, já que não compromete a qualidade do produto final, assegurando a segurança e eficácia para os compradores;
  • Indústria química: pela mesma razão que é usada na indústria farmacêutica e na produção de cosméticos. A água deionizada não compromete a qualidade do produto final, assegurando a segurança e eficácia para os compradores no que se refere às suas funções e aplicações;
  • Tratamento de pacientes com problemas renais: o produto é usado em sessões de diálise e hemodiálise, em que a água precisa ser pura para que o sangue do paciente não receba substâncias que poderia prejudicar, causando outros problemas de saúde e até mesmo a morte;
  • Veículos: assim como ocorre com as caldeiras, a água desmineralizada pode ser usada em radiadores de veículos para evitar a formação de crostas e a corrosão e o sistema de arrefecimento do automóvel, que controla e mantém a temperatura ideal para o funcionamento do carro;
  • Aquariofilia (criação de peixes, plantas e outros organismos aquáticos dentro de aquários): nitratos presentes na água natural podem causar um desequilíbrio no ecossistema do aquário, resultando na proliferação de algas com mais velocidade. A água deionizada não traz esse problema, tornando o aquário saudável e limpo. Por outro lado, ela traz a necessidade de reposição de nutrientes para os peixes.

A água deionizada emagrece?

Acabamos de conhecer diversas serventias da água desmineralizada. Entretanto, será que podemos dizer que a água deionizada emagrece?

Antes de tudo, vale a pena saber que a ingestão de água deionizada em quantidades pequenas pode até acontecer. Por outro lado, o consumo deste tipo de água em quantias maiores não é recomendada.

Um dos motivos para isso é a falta de minerais como cálcio e magnésio, que são importantes para o funcionamento do organismo. Além disso, utilizar a água deionizada para cozinhar pode causar a perda de minerais encontrados nos alimentos.

Um estudo identificou que a água desmineralizada danificou a mucosa intestinal. Outro problema é que o uso em longo prazo desse tipo de água pode causar danos aos órgãos do corpo, mesmo que os minerais ausentes em sua composição estejam presentes em outras fontes na dieta.

Ainda é importante saber que o produto pode aumentar o risco de toxicidade do metal, já que não protege o corpo de absorver metais como a água mineral. Isso sem contar que ela é menos eficiente para matar a sede. Além disso, tenha em mente que a água deionizada não potável não é considerada segura para o consumo.

Com todas essas informações e tendo em mente que é sempre bom priorizar a segurança da saúde, fica bem fácil concluir que não dá para colocar esse tipo de água na rotina, não é mesmo? Logo, se isso não pode acontecer, não podemos afirmar que a água deionizada emagrece.

Então, se você deseja emagrecer… 

Não saia por aí procurando produtos mágicos como forma de conquistar a tão sonhada perda de peso. Siga a formula básica, aliando uma alimentação equilibrada, controlada, nutritiva e balanceada, acompanhada da prática frequente de atividades físicas.

E ao fazer tudo isso, tenha o acompanhamento de um nutricionista para determinar a melhor dieta para o seu caso e oferecer orientação na hora da montagem do cardápio. Além disso, consulte seu médico para se certificar de que está apto a praticar exercícios físicos e verificar que tipo de treinamento é o mais recomendado para sua saúde e aptidão física.

E quando for treinar, conte com o acompanhamento de um profissional de educação física em uma academia de qualidade. É ele que poderá dar orientações referentes ao seu treinamento, indicando a forma mais apropriada de fazer cada exercício, ensinando as técnicas, corrigindo os seus erros e determinando o número de séries e repetições mais indicadas para você.

Onde comprar a água deionizada? 

É possível encontrar a água deionizada em farmácias de manipulação e em lojas virtuais na internet.

Como fazer água deionizada 

O vídeo abaixo demonstra uma maneira de como fazer água deionizada:

Fontes adicionais:

Você pensava que a água deionizada emagrece? Já teve vontade de utilizá-la para este fim? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário