Alimentos ultraprocessados matam 57 mil pessoas por ano no Brasil, que alimentos são esses?

publicado em

Não é de hoje que os alimentos ultraprocessados têm sido objeto de preocupação e isso não é à toa. Um estudo brasileiro realizado por pesquisadores do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens/USP) apontou que, no Brasil, cerca de 57 mil mortes prematuras por ano, ou seja, entre pessoas com idades entre 30 e 69 anos, são atribuíveis ao consumo desses alimentos.

A análise baseou-se em dados do consumo nacional de alimentos para 2017–2018, combinados com informações demográficas e de mortalidade de 2019. 

Os pesquisadores avaliaram quanto os alimentos ultraprocessados contribuem para a quantidade total de calorias consumidas diariamente pelos adultos brasileiros na faixa etária estudada. Eles apontaram que esses alimentos correspondiam de 13% a 21% das calorias consumidas diariamente.

É importante destacar que o consumo desses alimentos foi relacionado, em muitos estudos científicos, a um maior risco de ter problemas de saúde, como:

Os números

Entre os 541.160 óbitos de pessoas com 30 a 69 anos registrados em 2019, o cálculo dos pesquisadores estimou que cerca de 57 mil estejam relacionados ao consumo de alimentos ultraprocessados. Esses números representam aproximadamente 10,5% de todas as mortes prematuras nessa faixa etária.

  Continua Depois da Publicidade  

Os pesquisadores ressaltaram que, se apenas 10% das calorias provenientes de alimentos ultraprocessados fossem reduzidas na dieta diária dos adultos brasileiros, seria possível salvar a vida de 5.900 pessoas. 

Além disso, uma diminuição de 50% nesse consumo teria o potencial de evitar 29.300 mortes prematuras. Diante desses resultados alarmantes, eles enfatizaram a importância de se priorizar a redução do consumo de alimentos ultraprocessados como uma medida de saúde pública. 

O que são alimentos ultraprocessados?

sortido de petiscos espalhados
Nem todo mundo consegue resistir ao sabor dos alimentos ultraprocessados, mas eles não são amigos da saúde

Mas afinal, o que são alimentos ultraprocessados? Esses alimentos são caracterizados por terem passado por inúmeros processos durante a sua produção e geralmente contêm cinco ou mais ingredientes.

Além disso, eles costumam ser feitos com aditivos alimentares para alterar o sabor, a textura e a cor, ou para aumentar a sua durabilidade. Alguns exemplos de alimentos ultraprocessados são:

  Continua Depois da Publicidade  
  • Biscoitos
  • Sorvetes
  • Bolos
  • Cereais matinais
  • Sopas instantâneas
  • Temperos instantâneos
  • Salgadinhos de pacote
  • Refrigerante
  • Achocolatados
  • Iogurtes adoçados
  • Energéticos
  • Salsichas 
  • Pães industrializados

O consumo desses alimentos é desaconselhado pelo “Guia alimentar para a população brasileira” elaborado pelo Ministério da Saúde. 

O documento alerta que os alimentos ultraprocessados, em geral, são nutricionalmente pobres e apresentam alto teor de calorias, açúcar, gorduras, sal e aditivos químicos. Essa combinação prejudicial contribui para uma dieta desequilibrada e pouco saudável. As informações são de O Globo.

Você sabia que os alimentos ultraprocessados poderiam ter um impacto tão grande na qualidade de vida das pessoas? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário