Pesquisa aponta alimentos que aumentam em até 30% o risco de câncer no intestino

atualizado em

O crescimento dos números referentes ao câncer no intestino tornou-se um problema de saúde pública no Brasil. Isso porque os tumores na região se tornaram mais comuns na população brasileira com o passar do tempo.

De acordo com o  Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer no intestino ocupa a terceira posição entre os mais frequentes em homens, ficando atrás apenas do câncer de próstata e de pulmão. Nas mulheres, ele é o segundo mais incidente, perdendo apenas para o câncer de mama.

A doença abrange os tumores que começam na parte do intestino grosso (cólon), reto (final do intestino) e ânus.

Alimentos processados

Câncer no intestino
O câncer no intestino tem despertado preocupação

Uma pesquisa do Imperial College London, no Reino Unido, apontou que alimentos processados, refeições prontas e pão branco, por exemplo, podem aumentar o risco de desenvolvimento de um câncer em até 30% 

Mesmo indivíduos com peso adequado para o seu biotipo podem estar suscetíveis aos efeitos nocivos desses alimentos: o estudo alertou que o hábito alimentar eleva a chance de um tumor cerebral, entre outros problemas.

Além disso, estudos anteriores já demonstraram os malefícios dos alimentos ultraprocessados para o organismo, uma vez que eles não fornecem a nutrição necessária, podem levar ao ganho de peso e causar até mesmo perda de memória. 

Mais dados

Ao analisar a dieta de pessoas de meia idade e seus registros de saúde, os pesquisadores observaram que a cada aumento de 10% nas calorias obtidas através de alimentos processados, o risco de ter de câncer também aumentava em 2%. 

Por exemplo, com o consumo dos alimentos processados, houve um crescimento de 19% das chances de desenvolver câncer de ovário.

Essas descobertas ressaltam a importância de conscientizar a população sobre os riscos associados à alimentação inadequada e a necessidade de adotar hábitos mais saudáveis. 

Para os pesquisadores, o estudo agrega às evidências crescentes que dizem que os alimentos ultraprocessados exercem um impacto negativo na saúde, o que inclui o risco de câncer.

A relação com o câncer de intestino

A pesquisa foi motivada pela descoberta de uma ligação entre bebidas com açúcar e câncer no intestino.  Descobriu-se que o consumo excessivo de refrigerantes, sucos industrializados e bebidas esportivas e energéticas pode dobrar o risco de desenvolvimento da doença antes dos 50 anos.

O exame de colonoscopia é a principal forma de prevenção e diagnóstico do câncer. No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda iniciar o rastreamento do câncer de cólon e reto da população adulta de risco habitual na faixa etária dos 50 anos.

No entanto, em muitos países, essa idade já foi reduzida para os 45 anos de idade. As informações são do Saúde em Dia.

Vídeo relacionado:

Confira neste vídeo os sinais de alerta para o câncer de cólon e reto para prestar atenção e mais dicas de prevenção. Aproveite também para se inscrever rapidamente no nosso canal clicando no botão a seguir:

Você sabia que alguns alimentos podem aumentar os riscos de ter câncer? Você consome processados no seu dia a dia? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário