Anabolizante Deca Durabolin – Como Funciona e Efeitos Colaterais

Especialista:
atualizado em 24/07/2020

Muitas vezes, somente o treino adequado e a dieta equilibrada não trazem os resultados desejados pelos praticantes de musculação, que acabam recorrendo a outros meios para aumentar seus ganhos musculares. E um desses métodos costuma ser exatamente o uso de esteroides anabolizantes, substâncias que aumentam a queima de gordura e favorecem a hipertrofia muscular.

O anabolizante Deca Durabolin está entre os mais utilizados nas academias, é considerado um dos mais eficazes e com menor incidência de efeitos colaterais dentre o vasto grupo de substâncias proibidas utilizadas para ganho de massa muscular. Mas isso não quer dizer que os riscos sejam baixos.

Existem inúmeros casos de pessoas que tiveram sérios efeitos colaterais. É importante ter em mente que o uso envolve riscos, sempre. Devido a natureza do produto, os efeitos colaterais não podem ser anulados rapidamente após a descontinuação da medicação. Além disso, por ser injetável, pode causar reações locais pela administração.

Vale lembrar que esta droga é utilizada para tratamento de doenças graves e crônicas e com supervisão médica para objetivos específicos. Os benefícios relatados aqui levam isso em consideração. Lembre-se que o uso estético pode trazer consequências irreversíveis. Uma dieta e treino adequados são o caminho ideal para você atingir seus objetivos.

ATENÇÃO: O uso de esteroides anabolizantes é perigoso e pode provocar graves efeitos colaterais. Este artigo aborda as características do medicamento, como funciona e seus efeitos colaterais. Não recomendamos esse caminho para se obter a boa forma. As informações contidas a seguir visam esclarecimento técnico sobre as características da droga. Muitas pessoas usam ou pensam em usar esta substância para fins estéticos e existe um grande perigo nisso.

Para saber mais sobre efeitos colaterais de anabolizantes visite:

Para conhecer alternativas de anabolizantes naturais, alimentos e suplementos, visite:

Um pouco mais sobre o Anabolizante Deca Durabolin

Conhecido como decanoato de nandrolona, o Deca Durabolin é um dos esteroides anabolizantes mais comercializados em todo o mundo, sendo utilizado inicialmente no tratamento contra o vírus HIV e anemia severa.

Descoberta pelos fisiculturistas na década de 60, a nandrolona vem sendo utilizada como esteroide anabolizante por atletas das mais diversas modalidades, em geral combinada com o Dianabol ou testosterona.

Considerado um esteroide androgênico e anabólico, o anabolizante Deca Durabolin tem a capacidade de aumentar a resistência física e estimular o ganho de massa muscular, agindo positivamente na proteção das articulações e prevenção das inflamações nos tendões e ligamentos.

O Deca Durabolin, como é popularmente conhecido, também tem atuação importante no sistema imune, fortalecendo as linhas de defesa do organismo.

Para que serve o anabolizante Deca Durabolin?

Já produzida naturalmente em pequenas quantidades pelo organismo, a nandrolona estimula a produção de fibras musculares, acelera a formação de tecido ósseo, melhora a metabolização do cálcio (importante para os ossos e para a contração muscular) e diminui o catabolismo.

Para quem pratica musculação, o ciclo de Durabolin pode aumentar significativamente os ganhos de massa muscular, além também de acelerar a queima de gordura, melhorando a definição muscular e contribuindo para uma melhor estética em geral.

Como Funciona?

O ciclo do anabolizante Deca Durabolin leva à hipertrofia de diferentes maneiras. Confira como funciona cada uma delas:

– Ganho de Massa Muscular

A principal propriedade do anabolizante Deca Durabolin é justamente aumentar a quantidade e o tamanho da musculatura em praticantes de musculação (e outros esportes de resistência). Tal efeito se deve ao fato da nandrolona estimular a síntese de proteínas e a liberação de IGF-1 (fator de crescimento semelhante à insulina), um hormônio produzido pelo fígado e cujas funções incluem o desenvolvimento dos ossos, cartilagens e células nervosas.

Além disso, o IGF-1 também regula o crescimento e a multiplicação das células musculares, sendo considerado um hormônio altamente anabólico.

E, apesar do Deca Durabolin aumentar as necessidades energéticas do organismo – é necessário aumentar a ingestão de calorias para intensificar a oferta de nutrientes para os tecidos se regenerarem e começarem a crescer -, esse aumento não é sinônimo de acúmulo de gordura.

– Aumento da Resistência

Esses benefícios do Deca Durabolin se devem em parte ao efeito do anabolizante sobre as hemácias, ou glóbulos vermelhos, responsáveis pelo transporte de oxigênio até as fibras musculares.

A nandrolona aumenta consideravelmente a quantidade de células vermelhas em circulação, o que irá aumentar a oxigenação do sangue, permitindo que mais oxigênio e demais nutrientes cheguem até a musculatura.

Com o aumento da síntese de proteínas, maior retenção de nitrogênio, aumento da produção de IGF-1 e diminuição de glicocorticoides, o Deca Durabolin garante não só ganhos de força mas também mais resistência muscular.

– Utilização de Gordura como Fonte de Energia

Ao mesmo tempo em que estimula a regeneração e a síntese muscular, o anabolizante Deca Durabolin também acelera o metabolismo, aumentando a utilização dos estoques de gordura como combustível para as células.

– Efeitos Terapêuticos

Tão importante quanto ter um aumento significativo na força e resistência musculares é a capacidade para regeneração e prevenção de lesões. A nandrolona estimula a produção de colágeno, fortalece o sistema imunológico e protege os ligamentos e tendões. Além disso, o Deca Durabolin também acelera a taxa de reparação das fibras musculares

Posologia do Deca Durabolin

A quantidade exata irá depender de diversos fatores, como combinação com outras substâncias, idade e sexo do usuário, e objetivos com o tratamento. Vale lembrar que, como pode causar danos ao fígado, o clico do Deca Durabolin deve estar sempre acompanhado de protetores hepáticos.

Seguem as informações da bula a respeito da sua posologia:

“O Deca Durabolin deve ser administrado apenas por profissionais de saúde habilitados. Ele deve ser administrado por injeção intramuscular profunda (por exemplo, nas nádegas, parte superior da perna ou do braço), devido ao seu veículo oleoso. Dose: a dose depende da gravidade da sua condição e da resposta ao tratamento. Seu médico prescreverá a dose correta no seu caso. Geralmente, uma injeção a cada 2-3 semanas é suficiente.”

Efeitos Colaterais

Em geral, o Deca Durabolin é considerado um esteroide mais seguro do que outros do mercado – o que não significa, é claro, que seu uso não apresente efeitos colaterais.

Abaixo segue a relação de possíveis efeitos colaterais listados na bula do medicamento:

  • Retenção de líquidos nos tecidos, geralmente caracterizada por inchaço nos tornozelos ou pés ou pressão sanguínea elevada;
  • Acne, manchas vermelhas na pele;
  • Aumento do desejo sexual;
  • Náuseas;
  • Coceira;
  • Aumento da hemoglobina ou dos lípides (gorduras) no sangue;
  • Função hepática anormal;
  • Alterações anatômicas do fígado;
  • Rouquidão;
  • Alteração da voz;
  • Aumento de pelos na face ou no corpo;
  • Menstruações irregulares (ou completa ausência de menstruação);
  • Aumento do clitóris;
  • Aumento do pênis;
  • Crescimento da próstata com dificuldade para urinar;
  • Ereções dolorosas;
  • Formação de esperma alterada;
  • Crescimento incompleto em estatura;
  • Masculinização.

A melhor maneira de evitar os efeitos colaterais do anabolizante Deca Durabolin é obviamente não utilizar a droga como anabolizante, mas isso vai depender da orientação do seu médico.

Em crianças e adolescentes, adicionalmente se pode observar os seguintes efeitos colaterais do uso de Deca Durabolin:

  • Desenvolvimento sexual precoce;
  • Aumento do pênis;
  • Frequência aumentada de ereções;
  • Limitação da altura (crescimento estatural limitado).

Fatos

Confira três fatos sobre o uso do anabolizante Deca Durabolin:

  1. Aumento da fome: O aumento do apetite pode ser desejável por quem tem dificuldade em ganhar peso. Contudo o recomendado é aumentar a ingestão calórica com alimentos nutritivos, como cereais integrais, gorduras boas e proteínas magras;
  2. Deca Durabolin tem uma meia-vida longa: O decanoato de nandrolona possui uma meia vida ativa de aproximadamente duas semanas, o que o deixa atrás somente do éster undecanoato, que possui meia vida de quase 17 dias, o que faz com que seus efeitos sejam notados apenas após algumas semanas de uso.
  3. A nandrolona aromatiza: Um mito recorrente no meio esportivo é o de que o anabolizante Deca Durabolin não aromatiza, ou seja, a droga não se converte em estrógeno (hormônio que pode causar retenção hídrica e ginecomastia). Embora a nandrolona de fato aromatize menos, a verdade é que ainda assim a substância se converte parcialmente no hormônio feminino.

Vídeo:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (172 votos, média: 3,90 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário