Antialérgico Engorda?

publicado em

Manter um peso saudável e preocupar-se em não engordar não é simplesmente uma questão de aparência – é também algo importante para a saúde.

Estar acima do peso ou obeso aumenta o risco de desenvolver problemas de saúde como diabetes do tipo 2, hipertensão, doença cardíaca, derrame, alguns tipos de câncer, osteoartrite, apneia do sono, doença renal, doença hepática gordurosa e problemas na gestação.

Para quem procura manter o peso saudável, além de cuidar da alimentação e praticar atividades físicas, vale a pena sempre checar se os remédios que utiliza também não podem provocar o aumento de peso.

Isso não significa deixar de tomar um remédio que o médico indicou simplesmente porque ele pode engordar. Saber antecipadamente se o medicamento pode causar ou não o ganho de peso é apenas uma maneira de poder preparar-se de antemão para evitar a reação.

É verdade que o antialérgico engorda? 

O antialérgico, também conhecido pelo nome de anti-histamínico, é aquele medicamento utilizado no tratamento de reações alérgicas.

  Continua Depois da Publicidade  

Eles servem para diminuir sintomas como coceira, inchaço, vermelhidão e corrimento e são divididos em dois grupos: os de primeira geração e os de segunda geração. Enquanto os primeiros provocam sonolência, os segundos não causam sono.

Mas o que queremos saber mesmo é se o antialérgico engorda. Esse mesmo questionamento foi levantado no site da Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia (AAAAI) e quem respondeu foi o médico Phil Liebermam.

Segundo Lieberman, já se sabe que a administração de antialérgicos pode provocar sim o aumento de peso. Ele explicou que um das justificativas para isso é que como a histamina é conhecida por diminuir o apetite, e por isso entende-se que um anti-histamínico provoca o efeito contrário.

Mas o que é essa tal da histamina? As histaminas são substâncias químicas liberadas quando o organismo entra em contato com aquilo que desencadeia uma alergia, provocando sintomas como nariz entupido, nariz escorrendo, olhos lacrimejantes, coceira na boca e urticária, por exemplo.

  Continua Depois da Publicidade  

Voltando para a questão se o antialérgico engorda, Lieberman também relatou no site da AAAAI que um estudo da Pesquisa Nacional de Exame em Saúde e Nutrição (NHANES, sigla em inglês) dos Estados Unidos apontou uma associação entre o uso de anti-histamínicos e a obesidade.

Lieberman disse ainda que uma pesquisa apresentada no jornal Obesity analisou a administração de anti-histamínicos de venda livre (não sujeitos à receita médica) e os efeitos desses remédios em relação ao ganho de peso.

Eles descobriram que o uso desses anti-histamínicos de venda livre, como fexofenadina e cetirizina, estava associado à obesidade, completou Lieberman.

O médico disse ainda que não existem dados a respeito de anti-histamínicos que possam auxiliar a escolher um remédio específico do tipo que, além de ser útil, não traga o efeito colateral do aumento de peso.

A médica da família Shilpi Agarwal, seguindo a mesma linha do médico Phil Liebermam, disse que ainda que não se sabe exatamente a razão pela qual os antialérgicos podem causar o aumento de peso, mas acredita-se que o bloqueio da produção de histamina no organismo pode fazer com que o paciente sinta mais fome.

  Continua Depois da Publicidade  

Outros principais efeitos colaterais dos anti-histamínicos 

Outras reações adversas que podem ser provocadas por esse tipo de medicamento antialérgico são:

  • Boca seca;
  • Sonolência;
  • Náusea;
  • Vômito;
  • Inquietude e mau humor em algumas crianças;
  • Dificuldade ou incapacidade de fazer xixi;
  • Visão borrada;
  • Confusão.

Mas então, o que fazer?

Se realmente o antialérgico engorda porque causa fome, uma alternativa que pode ser tentada é a de procurar cuidar ainda mais da alimentação, certificando-se de que ela seja saudável, controlada, equilibrada e nutritiva e não recorrer a alimentos cheios de calorias e açúcar, principalmente quando a fome bater.

Por exemplo, em vez de comer uma coxinha, um pedaço de bolo de chocolate ou um pacote de bolachas, a saída é escolher uma fruta ou uma salada, que sejam ricas em fibras, para ajudar a deixar o corpo mais saciado.

Uma vez que o corpo encontra-se saciado, fica mais fácil controlar o apetite, que pode ser aumentado justamente pela administração dos antialérgicos/anti-histamínicos como acabamos de ver.

A prática frequente de atividades físicas também pode ser útil neste sentido porque elas estimulam o corpo a queimar mais calorias. Entretanto, antes de aderir a algum tipo de treinamento físico, consulte um médico para saber qual você está apto a praticar e que tipo de treino é mais adequado para os seus objetivos.

  Continua Depois da Publicidade  

Outra opção é a de buscar tratamentos alternativos para a alergia. Portanto, converse com o seu médico para saber se o seu quadro não permite o uso de outras estratégias no lugar dos anti-histamínicos.

Entretanto, não faça essa troca por conta própria, para não arriscar prejudicar a sua saúde. Você pode até pedir uma segunda opinião médica, mas não tome as decisões sozinho, sem consultar um médico, para evitar sofrer com consequências graves para o seu organismo.

Se não tiver jeito e você precisar mesmo utilizar o antialérgico, converse com o seu médico para saber quais todas as alternativas que você têm e pode aderir para tentar combater o ganho de peso que os anti-histamínicos podem provocar.

Fontes e Referências Adicionais:

Você possui algum tipo de alergia crônica e já tinha percebido que o antialérgico engorda mesmo? Qual remédio costuma tomar e para que tipo de alergia? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

3 comentários em “Antialérgico Engorda?”

  1. Iniciei tratamento com levocetirizina para urticária crônica em Dezembro/2020. Desde então venho ganhando peso. Hoje consultei outro especialista, que propôs tratamento alternativo com vacinas. Vou testar, e espero que resolva tanto o problema da alergia quanto o problema do aumento do apetite.

    Responder
  2. Eu estou sofrendo muito, estava na média e queria voltar aos 59 Kilos, mas comecei a tomar cetrizina , e depois loratadina, pq descobri que tenho uma alergia que causa uma coceira horrível ao começar a andar depois de 10 minutos , aí faço 2 horas de esteira com o remédio, e por causa do remédio tenho desejo de comer , doces , batata cozida ou macarrão, coisa que nunca gostei antes de tomar oremédio e sempre fui magra. Me controlo, tentei passar com uma nutricionista mas pequenas escapadas já sabotam . Em janeiro tive minha filhinha e estou com 73 , pela tireoide que tive na gravidez, estou muito deprimida, as pessoas ficam falando que engordei muito , meu marido tira sarro dizendo que há anos quero emagrecer e não consigo. Tentei fazer bicicleta ergométrica, para largar o remédio, mas sinto uma dor fortíssima nas coxas enquanto estou fazendo. Estou muito triste mesmo , e não tenho alegria pra nada

    Responder
    • Keli por muito tempo me deprimi com meu peso, mas hoje minha felicidade não depende do meu peso, se você focar nas palavras do seu esposo que você não consegue emagrecer, você pode perder a alegria, se concentre nas suas qualidades seu esposo não te escolheu apenas pelo seu corpo com certeza sua personalidade contribuiu pra decisão de se casarem, então mude seu foco, não deixe de cuidar da sua saúde. Meu esposo também brinca comigo diz pra eu pensar que muitos tem problemas evidentes e que o meu engorda kkkk. fazer o quê, tenho tireoide desde os meus 17 anos, várias alergias e consequentemente estou bem acima do peso, mas hoje não deixo que isso tire meu animo. Volte a ser alegre, foco no presente que Jeová te deu, sua filha e na sua saúde.
      Me identifiquei com você, já tive esses sentimentos por isso resolvi comentar. Abraço

      Responder