A alergia é um problema desencadeado por uma resposta do sistema imunológico a um alérgeno (substância capaz de causar alergia), e que pode afetar a pele, os seios paranasais, as vias respiratórias ou o sistema digestivo.
Os sintomas de uma alergia podem variar conforme a substância que a causou. Por exemplo, a rinite alérgica pode provocar espirros, coceira no nariz, nos olhos ou no céu da boca, nariz entupido ou escorrendo e olhos aguados, vermelhos e inchados.
Já uma alergia alimentar pode trazer sintomas como formigamento na boca, inchaço nos lábios, língua, face ou garganta e urticária (erupção ou lesão com manchas ou placas vermelhas com coceira na pele).
Uma alergia também pode envolver a anafilaxia, uma reação alérgica severa, que é uma emergência médica potencialmente fatal e pode fazer com que o corpo entre em choque. Perda de consciência, queda na pressão, dificuldade grave em respirar, erupção cutânea, vertigem, náusea, vômito e pulso rápido e fraco são sinais da anafilaxia.
Ao experimentar qualquer sintoma de reação alérgica é recomendado que a pessoa procure um médico para descobrir o que pode ter desencadeado esse processo alérgico e para que possa receber o tratamento adequado.
O tratamento da alergia
Uma vez que a alergia é descoberta, o seu tratamento pode incluir a suspensão do uso ou ingestão da substância que causou a alergia, uso de medicamentos, a imunoterapia e a epinefrina emergencial para os casos severos.
5 opções de chá para alergia
Muita gente já ouviu falar no uso de chá para curar a alergia, não é mesmo? Confira abaixo, conhecer algumas opções dessa bebida.
1. Chá de tanchagem (Plantago major L.)
O chá de tanchagem pode funcionar como um bom remédio caseiro para a alergia respiratória porque possui propriedades expectorantes que auxiliam na retirada de secreções que acompanham condições como a rinite e a sinusite, por exemplo.
Ingredientes:
- 500 ml de água fervente;
- 15 g de folhas de tanchagem.
Modo de preparo:
- Leve a água para ferver;
- Adicione as folhas de tanchagem;
- Tampe, espere esfriar, coe e sirva imediatamente.
Cuidados
A tanchagem é contraindicada para gestantes, mulheres que estejam amamentando e pessoas que sofrem com problemas no coração. Ela pode provocar efeitos colaterais como sonolência, cólica intestinal e desidratação.
2. Chá de sabugueiro
O chá de sabugueiro também é apontado como um chá para alergia. Essa planta atua na glândula supra renal e facilita a resposta do organismo no combate à reação alérgica.
Ingredientes:
- 1 colher de flores de sabugueiro secas (deve-se escolher as comercializadas secas porque as frescas carregam substâncias tóxicas que são prejudiciais para a saúde);
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo:
- Adicione as flores secas de sabugueiro em uma xícara de água fervente;
- Tampe e aguarde até ficar morno, coe e sirva-se imediatamente.
Cuidados
O sabugueiro não pode ser utilizado mulheres que estejam grávidas ou no período do aleitamento. O consumo em excesso das flores do sabugueiro pode causar complicações gastrointestinais como náusea e diarreia.
Os diabéticos também devem tomar cuidado com o sabugueiro porque ele favorece a redução dos níveis de açúcar no sangue, podendo causar hipoglicemia.
O uso do sabugueiro também deve ser evitado antes e após um procedimento cirúrgico.
3. Chá de camomila
O chá de camomila também pode auxiliar em casos de alergia na pele. A planta é dotada de propriedades anti-inflamatórias e calmantes, que podem ajudar a diminuir a inflamação e a coceira.
Entretanto, neste caso, o chá não é usado para beber, mas sim na forma de uma compressa a ser aplicada na pele. Uma compressa só deve ser aplicada na pele depois que a região afetada for lavada com bastante água e sabão com pH neutro, assim que os primeiros sintomas da alergia surgirem.
Mas é preciso registrar que o chá de camomila pode também provocar reações alérgicas em algumas pessoas, como dermatite de contato.
Ingredientes:
- 20 a 30 g de flores frescas ou secas de camomila;
- 500 ml de água fervente;
- Pano.
Modo de preparo:
- Adicione as flores de camomila na água fervente;
- Deixe descansar ao longo de 15 minutos;
- Coe a mistura, molhe o pano e aplique na pele.
Recomenda-se aplicar a compressa deste chá durante os períodos da manhã e da noite, de acordo com a necessidade da pessoa.
Cuidados
Evite a camomila caso seja alérgico à tasneira ou plantas similares. Mulheres grávidas, que tomam pílulas anticoncepcionais ou que tenham um histórico de câncer associado a problemas hormonais, também devem evitar a ingestão deste chá.
4. Chá de amor-perfeito
O chá de amor-perfeito também possui propriedades anti-inflamatórias e pode contribuir para aliviar os sintomas de alergia na pele. Assim como o chá de camomila, o chá de amor-perfeito não deve ser ingerido, ele deve ser utilizado na forma de compressa.
Esse chá não pode ser usado de forma excessiva, pois uma grande quantidade desta planta em contato com a pele pode provocar alergias.
Ingredientes:
- 20 a 30 g de flores frescas ou secas de amor-perfeito bravo;
- 500 ml de água fervente;
- Pano.
Modo de preparo:
- Adicione as flores de amor-perfeito na água fervente;
- Deixe descansar ao longo de 15 minutos;
- Coe a mistura, molhe o pano e aplique na pele.
Aplicar a compressa de manhã e de noite, de acordo com a necessidade.
Cuidados
O amor-perfeito está contraindicado para bebês e crianças. As mulheres grávidas e as que amamentam devem conversar com o médico antes de usar a planta.
O uso contínuo e de doses elevadas deste chá, podem provocar enxaqueca. Aconselha-se evitar o amor-perfeito de floricultura porque ele pode conter muitos agrotóxicos que tornam o seu consumo perigoso.
5. Chá de gengibre
O chá gengibre possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias (como os compostos bioativos gingerol e shogaol) que reduzem a inflamação e combatem microrganismos. Por tal razão, essa bebida é ótima para amenizar as dores de garganta e aliviar os sintomas de gripes e resfriados.
Ingredientes:
- 1 colher de chá de gengibre;
- 1 xícara de água.
Modo de preparo:
- Coloque o gengibre e a água dentro de uma panela e leve ao fogo durante 10 minutos;
- Desligue o fogo, tampe e deixe abafar por mais 10 minutos;
- Coe e sirva o chá.
Cuidados
O chá de gengibre não é indicado para pessoas que sofrem com diabetes, por mulheres que estejam grávidas ou que estejam amamentando.
A Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos alerta que pessoas que fazem uso de medicamentos diluidores de sangue (anticoagulantes) e pessoas com distúrbios hemorrágicos devem evitar os suplementos de gengibre.
O gengibre também não deve ser utilizado por quem sofre com hipertireoidismo, pressão alta e cálculo na vesícula biliar, pessoas com enxaqueca, úlceras e alergias não devem abusar da raiz. O chá de gengibre também deve ser evitado por crianças.
O consumo exagerado da bebida também pode provocar efeitos colaterais como gases, inchaço, azia e perturbação estomacal.
Dicas
O ideal é tomar esses chás indicados para alergia logo após o seu preparo (não necessariamente tomar todo o conteúdo preparado de uma vez, pois isso pode ser perigoso para a saúde), antes que o oxigênio do ar destrua os seus compostos ativos. Um chá costuma preservar substâncias importantes até 24 horas depois do preparo, porém, depois desse período, as perdas são consideráveis.
Certifique-se ainda de que os ingredientes que são utilizados no preparo do chá para alegria sejam de boa qualidade, de boa procedência, orgânicos, frescos, estejam bem limpos e higienizados e não tenham a adição de nenhuma substância ou produto que possa prejudicar a saúde. Na hora de comprar a matéria-prima para fazer o chá, verifique ainda que se trata realmente da planta desejada, conferindo o seu nome científico.
Até mesmo os chás podem fazer mal, ter contraindicações e provocar efeitos colaterais, principalmente se forem utilizados de maneira inadequada ou exagerada. Portanto, não exagere no consumo, mesmo que a ingestão da bebida tenha sido autorizada pelo médico.
Consulte seu médico
A recomendação de consultar o médico serve para todas as pessoas, sejam crianças, adolescentes, idosos, mulheres que estejam grávidas, mulheres que estejam amamentando e principalmente pessoas que sofrem com alguma doença ou condição específica de saúde.
Na consulta médica a pessoa também deve informar o uso de qualquer medicamento, suplemento ou planta para que o médico possa avaliar se faz mal utilizar a substância junto do chá em questão.
É necessário seguir todo o tratamento e as recomendações médicas para lidar com o seu quadro alérgico e jamais substitua esse tratamento apenas pela utilização de um chá.
Boa noite,não nunca tomei e eu só me trato com homeopatia sou muito difícil tomar remédio de farmácia,gostei das dicas dos chás e adoro chá meu nome é JOSENILDO MATOS,vamos ter muito o que conversar,muito obrigado pela dica,mande seu e-mail ou gmail quero te mandar umas fotos como estou agora.