Conheça os efeitos do açúcar no seu coração!

Especialista:
atualizado em 08/09/2020

Você já deve estar cansado de saber que muito açúcar está bastante associado ao aumento de peso. Mas os problemas da substância não se resumem a isso: o açúcar também pode provocar danos à saúde do seu coração e das suas artérias.

Por exemplo, o excesso de açúcar pode aumentar a pressão sanguínea (arterial) e elevar a inflamação sistêmica, podendo comprometer todo o aparelho circulatório.

Portanto o ataque cardíaco, a insuficiência cardíaca e o acidente vascular cerebral (AVC) fazem parte da lista de complicações da pressão alta (hipertensão) descontrolada.

Diabetes do tipo 2

Consumir muito açúcar pode ajudar uma pessoa a ficar com sobrepeso ou ter obesidade, que pode aumentar o risco de desenvolver a diabetes do tipo 2.

A condição é uma doença metabólica que está associada à ausência de sensibilidade à insulina: a insulina é secretada, mas o organismo não consegue usar o hormônio da melhor maneira possível.

Além disso, sabe-se que os diabéticos têm maiores problemas de circulação e podem ter problemas cardíacos. A doença aumenta muito os riscos de desenvolver problemas que atingem o coração e os vasos sanguíneos, como pressão alta e acidente vascular cerebral (AVC).

Problemas hepáticos

A ingestão de açúcar em excesso também pode prejudicar o fígado, o que é ruim para o coração porque quando uma pessoa tem um fígado que não funciona como deveria, ela pode desenvolver uma doença hepática como a esteatose hepática (fígado gordo).

Um quadro de esteatose hepática leva a uma má metabolização dos carboidratos, que pode resultar na diabetes do tipo 2, além de poder gerar problemas circulatórios e cardiovasculares.

Outros perigos do excesso de açúcar

É importante registrar que o sobrepeso e a obesidade que podem ser desenvolvidos com a ingestão excessiva de açúcar, também estão associados a problemas como:

  • determinados tipos de câncer;
  • apneia do sono;
  • osteoartrite (artrose);
  • doença renal.

O sobrepeso e a obesidade durante uma gestação também podem provocar problemas como:

  • níveis elevados de açúcar no sangue durante a gravidez;
  • pressão alta gestacional;
  • aumento das chances de precisar dar à luz por meio de um parto cesariano.

Um exemplo prático dos problemas de saúde que o açúcar pode trazer foram experimentados na prática pelo homem que consumiu 40 colheres de açúcar por dia por conta de um experimento.

Não é só o açúcar de mesa

Quando falamos do açúcar que pode ser prejudicial para a saúde, não nos referimos apenas ao açúcar de mesa que adicionamos ao suco ou ao café, mas também ao açúcar encontrado nos doces e sobremesas, além do açúcar adicionado aos alimentos industrializados.

Com relação aos alimentos industrializados, é importante ressaltar que o açúcar pode aparecer escondido sob outros nomes. Ao checar a lista de ingredientes para verificar se o produto não tem açúcar, pode ser que o termo açúcar não apareça.

Entretanto, a lista de ingredientes pode apresentar nomes como esses abaixo:

  • xarope de glicose;
  • xarope de frutose;
  • demais xaropes como xarope de milho;
  • mel;
  • palavras com a terminação “ose”;
  • outros tipos de açúcar como açúcar invertido, açúcar mascavo e açúcar demerara.

Portanto, se isso acontecer, saiba que o produto em questão contém açúcar.

Esses são outros nomes utilizados para se referir ao açúcar. Então se encontrar outro nome desconhecido na lista de ingredientes, vale a pena pesquisar para checar se não se trata de algum tipo de açúcar.

Entendeu que precisa diminuir o seu consumo de açúcar? Então, aproveite essas dicas simples para cortar o açúcar em excesso da dieta e veja alguns truques para abandonar os vícios por doce e açúcar que podem te ajudar.

Aproveite para conferir um vídeo da nossa nutricionista mostrando o que o açúcar está fazendo com o seu coração:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha noção do que o excesso de açúcar pode provocar no seu coração e nas suas artérias? Consome muito açúcar no seu dia a dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário