Anticoncepcional Mesigyna Engorda?

Especialista:
atualizado em 01/07/2020

O Mesigyna é um popular anticoncepcional injetável, usado uma vez ao mês para reduzir as chances de gravidez a algo muito próximo de zero. Frente aos comprimidos de consumo diário, a principal vantagem do Mesigyna é a comodidade e a segurança ampliadas, uma vez que não é necessário usar um medicamento todos os dias e, portanto, há um risco menor de esquecer da precaução.

Como todos os anticoncepcionais, o Mesigyna é acompanhado de efeitos colaterais razoavelmente numerosos, sobre os quais há frequentes discussões entre as mulheres. Dentre os possíveis efeitos, fala-se muito na possibilidade de ganho de peso. Mas o anticoncepcional Mesigyna engorda mesmo?

Como Funciona o Mesigyna?

O Mesigyna é composto por uma combinação entre formas sintéticas dos hormônios estrogênio e progesterona. A carga de hormônios contida no Mesigyna influencia a glândula pituitária, causando uma reação em cadeia que bloqueia a ovulação. Uma vez que não há ovulação, a gravidez torna-se impossível.

Sua ação traz, porém, benefícios que vão além da contracepção. O uso do Mesigyna contribui para a prevenção do câncer do endométrio e dos ovários, além de evitar miomas e cistos. A frequência e a intensidade das cólicas menstruais também são diminuídas pelo Mesigyna.

Efeitos Colaterais do Mesigyna

Os efeitos colaterais do Mesigyna são muito variados, algo que sempre se dá com os anticoncepcionais hormonais. O Mesigyna pode provocar sobretudo alterações no ciclo menstrual, como sangramentos nos intervalos entre as menstruações, sangramentos prolongados ou até mesmo a ausência da menstruação.

Dores de cabeça e dores nos seios também são possíveis, bem como aumentos nos níveis de nervosismo. Muito mais raro, porém possível e perigoso, é o desenvolvimento de coágulos sanguíneos.

O Anticoncepcional Mesigyna Engorda?

Entre os efeitos colaterais do Mesigyna, a possibilidade de ganhar peso é um dos mais discutidos entre as mulheres. A verdade é que o ganho de peso pode ocorrer, mas não tão frequentemente nem tão intensamente quanto se imagina.

O principal motivo da crença de que o anticoncepcional Mesigyna engorda é a retenção de líquidos. A carga hormonal estimula o corpo a reter uma maior quantidade de água no organismo, o que aumenta o peso diretamente. Essa relação foi comprovada por um estudo científico publicado na Contraception em 1999.

Entretanto, a retenção de líquidos não é exatamente uma forma de engordar. Não há aumento na quantidade de gordura corporal, apesar do maior peso poder ser igualmente incômodo.

A verdade, porém, é que o funcionamento hormonal do Mesigyna torna os seus efeitos diferentes para cada mulher. Uma vez que o sistema endócrino possui um funcionamento muito delicado, cada pessoa reage de forma diferente ao medicamento, de modo que a solução para quaisquer problemas é a procura de um anticoncepcional que se adapte ao organismo.

Conclusões

Uma vez que as reações a um medicamento hormonal variam amplamente de pessoa para pessoa, não é recomendado se deixar impressionar por relatos individuais. É evidente que o Mesigyna pode causar um ganho de peso intenso em certas mulheres, mas não o faz para todas.

Na verdade, um estudo publicado na Contraception em 2000 apontou o quão controversa é a ideia de que o anticoncepcional Mesigyna engorda. Ao acompanhar o uso do remédio por 534 mulheres férteis na América Latina, verificou-se um ganho de peso médio de apenas 1kg, algo que é verdadeiramente pouco.

Por fim, resta sempre o problema de determinar a verdadeira causa de um ganho de peso. Relatos individuais frequentemente ignoram o controle dos demais fatores, de modo que para avaliar as consequências de um medicamento é necessário se apoiar nas conclusões de estudos científicos.

Nesse sentido, é necessário elogiar o Mesigyna: o ganho de peso observado no uso desse anticioncepcional é considerado menor que o provocado por outros anticoncepcionais injetáveis.

Contraindicações do Mesigyna

Apesar de sua eficácia e do pequeno perigo de ganho de peso, o Mesigyna é contraindicado em uma série de circunstâncias. Em primeiro lugar, o Mesigyna não deve ser utilizado por pessoas com histórico ou sintomas de problemas cardiovasculares sérios como trombose, infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral.

Um histórico de enxaquecas é, assim como a diabetes, uma situação na qual o Mesigyna é contraindicado. Doenças hepáticas também devem ser motivo para não utilizar o Mesigyna, sobretudo quando há presença ou histórico de tumores hepáticos.

Sangramentos vaginais não diagnosticados representam uma situação em que o Mesigyna pode ser arriscado. Além disso, em caso de gestação ou de suspeita de gestação, o anticoncepcional Mesigyna não deve ser administrado.

Você já utilizou o anticoncepcional Mesigyna? Sentiu o efeito colateral do ganho de peso com o mesmo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (525 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

232 comentários em “Anticoncepcional Mesigyna Engorda?”

  1. VC toma há quanto tempo?eu emagreci com a perlutan, consegui ganhar peso com a mesigyna,as minhas coxas ficaram grossas e o bumbum aumentou,engordei tudo

  2. Sim, estou com sérios problemas de ganho de peso depois que comecei a tomar o messegina. O pior de tudo é que está difícil perder algum peso, regimes não estão funcionando, mudança alimentar, chás, nada funciona. Não estou sabendo lidar com isso. Eu usava Perlutan e nunca tive esse problema, mas , devido a ausência deste outro anticoncepcional tive que mudar meus hábitos.

  3. Vim pesquisar mais sobre essa injeção justamente pelo ganho de peso, inchaço, espinhas, dor de cabeça sempre que vou menstruar…Estou tomando a 3 meses e engordei 4,5 , esta saindo espinhas no meu rosto, e estou com uma alteração de humor estranha… Que pena que não vi essa pagina antes de começar, vou parar imediatamente.

  4. Depois de seis meses eu consegui engravidar
    Mais sugiro ter acompanhamento médico.
    Eu tenho o calendário menstrual flor me ajudou bastante

  5. Tomei Perlutan durante 16 anos e nada me aconteceu, não engordei nadinha , depois desse tempo ela saiu de linha deixou de ser vendida e comecei a tomar mesigina ,medicada pela médica ginecologista, tomei durante 4 meses ,foi a pior coisa que fiz ganhei peso, simplimenste fiquei inchada e agora está difícil voltar o normal, eu parei de tomar claro,espero voltar o meu corpo de antes pesava 58 estou com 67.

  6. Tá acontecendo a mesma coisa comigo, fui com hemorragia pro hospital e me passaram um remédio que não adiantou em nada, vou ter que trocar de injeção. O que você tomou que fez parar? Eu não aguento mais, todo mês a mesma coisa.

  7. Eu tomo a mesigyna a 10 anos e não ganhei peso, tenho 60 kg, nem espinhas, nada, tudo normal, menstruo 7 dias por mês como sempre menstruei antes dela, e vem sempre no mesmo dia, eu recomendaria 100% pois tinha tomado perlutan antes e me fez muito mal me dava muita cólica e menstruava 3 semanas por mês, e a mesigyna não mudou em nada, acho que age diferente em cada organismo

    • Comecei a tomar o mesigyna a dois meses, tenho sentido meu seios inchados e bem doloridos, dei uma engordada também mas não sei si o remédio contribuiu pra isso , logo que tenho muita facilidade pra engordar,. Estou com medo de continuar tomando essa injeção e engordar mais ainda , o que eu faço?

      • Com dois meses de uso desse anticoncepcional é sim o suficiente para está ganhando peso…
        O melhor remédio é parar e se cuidar com preservativo mesmo sem gostar.

    • É verdade que depois de passar muito tempo tomando e seu organismo se acostumar a injeção deixa de fazer efeito?

  8. Meu mesigyna vai fazer 3 anos dia 05/07,acho que seria importante dizer quais os antibióticos cortam o efeito dessa injeção, em dezembro de 2015 descobri que estava grávida e de 3 meses,como era normal ficar uns meses sem menstruar não percebi

    • Como fazia pra tomar a próxima sendo que não menstruava ? Estou apavorada aqui pq não lembro o último dia que menstruei e agora não sei como tomar a injeção

    • Eu tambem, já faço o uso a 1 ano e nos ultimos 4 meses, esta vindo muito escura e borra de café fico menstruada durante 3 semanas, sempre cuidei da alimentação e faço academia 5 vezes na semana, e ganhei 4 kilos nesses ultimos 4 meses

  9. Tomo mesygina a sete anos ,já fiquei três meses até 6 meses sem tomar e não engravidei ,alguém sabe depois de quanto tempo engravida parando de tomar?

  10. Ola mesygina pode causa queda de cabelo ? As vezes meu cabelo começa cair no perido mestrual e normal devo parar de tomar ?

  11. Meninas alguém tambem fica com muita colica após tomar o mesygina eu estou sentindo todos os dias cólica, eu parei com a trimestral e agora estou usando essa mas há 1 mês mensal mas não estou gostando ?

  12. Boa tarde tomei minha injeção pela primeira vez ontem posso tomar hoje franol com cafeína ou será que corta o efeito da injeção?

  13. Estou um pouco preocupada nunca tinha tomado mesigyna aí tomei em dezembro e minha menstruação era pra ter vindo 30/01 mas até agora não veio ?? porque será

  14. Tomei a mesigyna pela primeira vez esse mês no dia 7 desde então sinto meus seios muito sensíveis e várias cólicas até achei que poderia ser uma gravidez fiz o teste e teu negativo alguém tbm sentiu cólica apois tomar a injeção??

    • Comigo foi assim, com dez dias depois de tomada, meus seis ficaram doloridos e colocas leves e dor na lombar todo dia assim

  15. Eu Uso A perlutan a 4 anos e no próximo mês resolvir muda para a mesigyna.Qual o dia Certo para mim tomar.e Posso Correr Risco De Engravida.?

  16. Tomo a micigyna a exatos 9 anos, eu e meu esposo estamos com planos de ter outro filho daqui um ou dois anos, o fato de tomar a muito tempo irá me prejudicar na tentativa de uma nova gravidez?

  17. Tomei a injeção e após 3 dias veio o sangramento e ainda não parou, sabem em quantos dias esse sangramento para?

  18. tomava a injeção depo provera há um ano eu mim sentia ótima mais ela não faz menstruar engordei uns dez kilos a mais aí passei na ginecologista e ela me receitou a mecigyna está com cinco dias que tomei e enchou todo pé da minha barriga e muita cólicas e a menstruação nada no outro mês não tomo mais odiei a não ser se ela não me engorda aí poderei talvez continuar com ela.