Anticoncepcional Mesigyna engorda?

Especialista da área:
atualizado em 20/03/2022

O anticoncepcional Mesigyna engorda? Essa é uma dúvida que atinge algumas mulheres antes de iniciar o uso deste contraceptivo injetável.

Mas, apesar da dúvida, o Mesigyna é bastante utilizado por mulheres em idade fértil, pois sua forma de uso é mais cômoda e segura do que as pílulas comuns.

  Continua Depois da Publicidade  

Então, a seguir vamos conhecer melhor esse anticoncepcional, entender como ele funciona e quais os seus efeitos colaterais, além de descobrir se o Mesigyna engorda ou não.

O que é Mesigyna?

O Mesigyna é um anticoncepcional hormonal injetável, que deve ser administrado uma vez ao mês. Ele é composto por dois hormônios sintéticos:

  • 50 mg de enantato de noretisterona
  • 5 mg de valerato de estradiol.

Seus componentes são liberados lentamente na corrente sanguínea, o que mantém o efeito contraceptivo e permite o uso mensal.

Como funciona o Mesigyna?

O Mesigyna age inibindo a ovulação e, consequentemente, previve também a gravidez.

Além disso, sua ação traz benefícios que vão além da contracepção, como:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Prevenção do câncer do endométrio e dos ovários
  • Evita miomas e cistos
  • Diminui a frequência e a intensidade das cólicas menstruais.

Efeitos colaterais do Mesigyna

Por ser uma combinação de estrogênio e progestágeno, dois hormônios femininos, alguns efeitos colaterais podem aparecer com o uso contínuo, como:

  • Retenção de líquidos
  • Ganho de peso
  • Dor de cabeça e enxaqueca
  • Alterações de humor
  • Diminuição da libido
  • Mudança no padrão de sangramento
  • Aumento do risco de trombose. 

O anticoncepcional Mesigyna engorda?

Retenção de líquido
O Mesigyna pode provocar a retenção de líquidos

Como vimos anteriormente, o Mesigyna pode causar ganho de peso de duas formas diferentes:

  • Pela retenção de líquidos, que faz com que o organismo tenha mais dificuldade para eliminar os fluidos corporais
  • Aumento do acúmulo de gordura, que é menos frequente.

Mas, apesar de possível, o aumento de peso não é tão frequente nem tão intenso quanto se imagina.

Outro ponto a se prestar atenção é que a retenção de líquidos, principal forma de aumento de peso causada pelo Mesigyna, não é exatamente uma forma de engordar, uma vez que não há um aumento na quantidade de gordura corporal.

Contraindicações do Mesigyna

Apesar de sua eficácia, segurança e do pequeno risco de ganho de peso, o Mesigyna é contraindicado em uma série de circunstâncias, como:

  • Casos de histórico ou sintomas de doenças cardiovasculares sérias, como infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral
  • Histórico ou fatores de risco para o desenvolvimento de trombose e embolia
  • Histórico de enxaquecas 
  • Diagnóstico de doenças no fígado.

Além disso, em caso de gestação ou de suspeita de gestação, o anticoncepcional Mesigyna não deve ser administrado.

  Continua Depois da Publicidade  

Como usar o Mesigyna?

Anticoncepcional injetável
O Mesigyna é um anticoncepcional injetável

O Mesigyna deve ser sempre administrado por via intramuscular profunda, de preferência na região glútea ou, caso não seja possível, no braço.

Além disso, a forma de uso pode variar de acordo com o histórico de uso de outros contraceptivos:

  • Sem uso de contraceptivo hormonal no mês anterior: Aplicar a primeira injeção no primeiro dia do ciclo menstrual
  • Se estiver mudando de um contraceptivo oral combinado para Mesigyna: Aplicar após a ingestão do último comprimido ativo da cartela em uso
  • Se estiver mudando de anel vaginal ou adesivo transdérmico para Mesigyna: Aplicar no dia da retirada do último anel ou adesivo do ciclo ou, no máximo, no dia da próxima aplicação
  • Mudando da minipílula para o Mesigyna: A aplicação pode ser feita em qualquer dia do ciclo
  • Troca de implante ou injeção (apenas progestágeno) ou DIU para Mesigyna: Aplicar no dia da retirada do implante ou DIU ou no dia da aplicação do contraceptivo injetável usado anteriormente.

Já as injeções seguintes devem ser aplicadas cerca de 30 dias após a primeira, independentemente do padrão de sangramento.

Dicas e cuidados

Apesar do fato de que algumas mulheres engordem com o uso do Mesigyna, na maior parte das vezes o ganho de peso acontece devido ao consumo excessivo de calorias.

Por isso, é importante ter uma dieta balanceada e realizar atividades físicas regularmente, para evitar o aumento de peso excessivo.

Além disso, caso perceba que engordou sem motivo após o início do uso do remédio, converse com seu médico para saber se a causa é mesmo o anticoncepcional.

  Continua Depois da Publicidade  

Por fim, não inicie o uso de contraceptivos hormonais por conta própria, pois eles podem causar efeitos colaterais graves, principalmente quando usados sem a orientação de um profissional de saúde habilitado.

Você já utilizou o anticoncepcional Mesigyna? Sentiu o efeito colateral do ganho de peso com o mesmo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (538 votos, média 3,99)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

245 comentários em “Anticoncepcional Mesigyna engorda?”

  1. Uso a mesigyna a 3 meses engordei 2 kl por mês no meu caso estou muito feliz pois eu era muito magra..eu era muito magrela espero que continue engordando meu sonho é ser gordinha ..aumentou meu bumbum e seio tô muito feliz

    Responder
    • Oi eu comecei tomar agr dia 9 de agosto tbm estou querendo engordar, uma pergunta vc teve mas fome ou não, so percebeu que engordou normal

      Responder
  2. Tomo Perlutan há 4 anos e ela me deixa inchada e muda meu humor demais que as vezes penso estar com depressão, quero mudar pra mesigyna mas estou com medo dela mudar meu humor tbm pq é uma sensação muito ruim de sentir, alguém sentiu que o humor mudou ?

    Responder
    • Oiii eu tomo faz uns 3 meses e não senti alterações de humor, so retenção de líquido :), quando tomei Depomes fiquei um pouco deprimida, mas com o Mesigyna não you’ve nada assim

      Responder