Especialista da Área:

Tomar Suco Todo Dia Pode Aumentar o Risco de Desenvolver Câncer, Aponta Pesquisa

🕐 4/03/2020

Quando alguém fala em bebidas que fazem mal para a saúde, é normal que pensemos nas bebidas alcoólicas e nos refrigerantes lotados de açúcar. Sim, o álcool e o refrigerante possuem os seus malefícios, especialmente quando são consumidos de maneira exagerada, mas eles não são os únicos.

Por mais que associemos um suco de fruta a uma bebida saudável, já que teoricamente ele é preparado à base de frutas, que são comidas nutritivas, muitos dos sucos prontos e industrializados que encontramos por aí têm bem menos da fruta e muito mais de açúcar.

Entenda por que você deve comer a fruta inteira em vez de fazer o suco e veja por que suco de fruta engorda.

Além do alto consumo de açúcar favorecer o aumento de peso, a ingestão elevada da substância já foi associada ao desenvolvimento da diabetes e pode prejudicar também a saúde do coração, segundo a Harvard Health Publishing (Publicação de Saúde de Harvard, tradução livre).

O consumo de muitos açúcares adicionados também pode favorecer o desenvolvimento da doença hepática gordurosa, aumentar a pressão arterial e a inflamação crônica, completou a publicação de Harvard.

Como se não bastasse, uma pesquisa francesa indicou que consumir suco de fruta diariamente pode aumentar os riscos de desenvolver câncer. Spoiler: os perigos são mais evidentes em relação ao câncer de mama.

O estudo, que foi publicado no periódico científico The BMJ, analisou os hábitos alimentares e os registros de ocorrência de câncer em 101,257 mil participantes ao longo de um período de até nove anos.

Ao longo do experimento, os cientistas procuraram por associações entre variadas formas de câncer e a ingestão de sucos de fruta, bebidas gaseificadas (grupo que inclui os refrigerantes) tradicionais e bebidas gaseificadas diet ou adoçadas artificialmente.

Os pesquisadores identificaram que o consumo de 100 ml de suco de fruta estava relacionado a um crescimento de 12% no risco de ter câncer de maneira geral e a uma elevação de 15% nas chances de desenvolver câncer de mama.

No caso das bebidas gaseificadas como os refrigerantes, os cientistas observaram que a ingestão dos mesmos 100 ml estava associada o a um crescimento de 18% no risco geral de sofrer com o câncer e a uma elevação de 22% nas chances de desenvolver câncer de mama.

Entretanto, o experimento não encontrou ligações entre as bebidas açucaradas e o câncer colorretal e o câncer de próstata e não identificou associações entre as bebidas adoçadas artificialmente e o desenvolvimento de câncer. As informações são do site Telegraph.

Para quem busca prevenir-se contra o câncer também vale a pena conhecer quais são os outros alimentos que podem favorecer o desenvolvimento do câncer e os alimentos que podem contribuir com a prevenção do câncer.

O risco não é somente para quem está acima do peso

Já era de conhecimento dos cientistas que bebidas e comidas açucaradas provocam a elevação do peso e que as pessoas que sofrem com o sobrepeso ou a obesidade apresentaram maiores riscos de desenvolver um câncer.

Entretanto, até então era difícil analisar em qual medida os sucos de frutas açucarados e as bebidas gaseificadas como os refrigerantes podem aumentar as chances do surgimento do câncer.

Para a porta-voz e chefe de evidência e interpretação de pesquisas do Fundo Mundial para Pesquisa em Câncer (WCRF, sigla em inglês), o estudo em questão fornece dados muito interessantes a respeito das bebidas açucaradas e do câncer, uma vez que sugere que essas bebidas aumentam o perigo de desenvolver a doença mesmo para quem não tem sobrepeso ou obesidade.

Da mesma forma, cientistas da Agência de Saúde Pública da França apontaram que estar acima do peso ou o ganho de peso podem não ser os únicos desencadeadores da associação entre as bebidas açucaradas e o risco de ter câncer.

Os cientistas mencionaram outra pesquisa que indicou que essas bebidas resultaram na formação de gordura ao redor do abdômen, mesmo para pessoas que se encontravam em um nível saudável de peso, o que promoveu o crescimento de tumores.

Para os cientistas, outra possível explicação para a associação entre o consumo das bebidas açucaradas e o risco de câncer pode ser a carga glicêmica elevada dessas bebidas.

Mas e se eu gosto de suco?

Algumas pessoas não conseguem consumir somente água no dia a dia e gostam de tomar bebidas com mais sabor, principalmente para se refrescar nos dias mais quentes. Será que elas nunca mais podem tomar suco de frutas?

Não necessariamente. A alternativa saudável aos sucos lotados de açúcar é preparar versões naturais e mais saudáveis da bebida em casa, batendo as frutas frescas com água no liquidificador sem adicionar o açúcar e sem coar o suco.

Fontes e Referências Adicionais:

Você costuma tomar suco com frequência em sua dieta? Surpreendeu-se com os resultados da pesquisa e pretende diminuir agora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário