Benefícios da carqueja – Para que serve e como usar

Especialista da área:
atualizado em 24/01/2021

Os benefícios da carqueja ainda são pouco conhecidos pela maioria das pessoas, embora seu uso, principalmente na forma de chá, seja bastante difundido.

  Continua Depois da Publicidade  

Essa planta medicinal é composta por nutrientes como óleos essenciais, minerais e compostos antioxidantes, que são responsáveis pelos seus benefícios para a saúde.

Então, vamos descobrir quais exatamente são os benefícios da carqueja, e conhecer seus efeitos colaterais e contraindicações, além de aprender a preparar o seu chá.

O que é a carqueja?

A carqueja é uma erva, considerada uma planta medicinal, que pode ser encontrada nos países da América Latina e possui propriedades antioxidante e anti-inflamatória, além de contribuir para o controle da diabetes.

Ela é utilizada principalmente na forma de chá, que é feito a partir das folhas da carqueja, uma planta medicinal de nome científico Baccharis trimera.

Benefícios da carqueja

Chá de carqueja
Chá de carqueja

1. Proteção ao fígado

Um estudo publicado no Journal of ethnopharmacology demonstrou que a carqueja ajuda a proteger o fígado contra danos causados pelo excesso de álcool.

Esse efeito se dá pela proteção das células contra a inflamação e o estresse oxidativo, causados, nesse caso, pela presença do álcool.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas é importante lembrar que a carqueja não é uma planta milagrosa, e que o consumo excessivo de álcool causa inúmeros problemas de saúde.

2. É rica em antioxidantes

Outro dos benefícios da carqueja que merece destaque é a sua ação antioxidante, que se deve à presença de flavonoides.

Assim, a carqueja ajuda a combater os efeitos danosos dos radicais livres, e protege o corpo contra algumas doenças, como:

  • Doenças inflamatórias e autoimunes, uma vez que ajudam a regular o funcionamento do sistema imune, e assim evitam reações exageradas, como nas inflamações;
  • Doenças cardiovasculares, pois evitam a formação de placas de gorduras nas artérias. Esse efeito, quando somado à sua ação hipotensora, ou seja, redutora da pressão arterial, faz da carqueja uma ótima aliada do coração.

3. Aliada do sistema digestivo

A carqueja, além de ajudar a proteger o fígado, contribui para a saúde de outros órgãos do sistema digestivo, como o estômago e o intestino.

Assim, ela ajuda a prevenir o aparecimento de úlceras, além de ter um efeito anti-inflamatório, o que é excelente para o bom funcionamento digestivo.

4. Ajuda a reduzir a glicemia

A carqueja é benéfica para quem precisa controlar a glicemia, como no caso de quem tem resistência à insulina e diabetes tipo 2.

  Continua Depois da Publicidade  

Esse efeito se dá pela redução da absorção dos carboidratos durante o processo de digestão, e foi demonstrado por pesquisadores brasileiros, em um estudo publicado na Revista Brasileira de Farmacognosia.

Mas isso não significa que o consumo de carboidratos está liberado para quem usa o chá de carqueja, pois esse efeito só é visto em situações em que o consumo não é exagerado.

5. Contribui para o emagrecimento

Por fim, a carqueja pode ajudar no processo de emagrecimento, tanto pelo seu efeito na absorção de carboidratos, quanto pela redução do apetite que ela causa.

Mas esse efeito só é significativo quando associado a uma dieta equilibrada e à prática, quando possível, de exercícios físicos.

Efeitos colaterais

Mesmo com os benefícios da carqueja citados acima, é importante utilizá-la com cuidado e ficar atento ao aparecimento de efeitos colaterais.

  Continua Depois da Publicidade  

Ao mais comuns são:

  • Hipotensão, ou diminuição rápida ou exagerada da pressão arterial;
  • Hipoglicemia, ou queda brusca dos níveis de açúcar no sangue;
  • Desconforto gástrico.

Além disso, não é recomendado o consumo da carqueja durante um período prolongado de tempo, pois há o risco de toxicidade.

Contraindicações

De forma geral, a carqueja é bem tolerada pela maior parte das pessoas. Mas existem algumas contraindicações, como:

  • Mulheres grávidas ou que estejam amamentando;
  • Pessoas com diabetes controlada, pelo risco de episódios de hipoglicemia;
  • Pessoas que fazem tratamento para hipertensão também devem tomar cuidado.

Além disso, pessoas que tratam algum tipo de condução crônica de saúde devem consultar um médico antes de iniciar o uso regular da carqueja, para evitar interações com os medicamentos em uso.

Receita de chá de carqueja

Ingredientes:

  Continua Depois da Publicidade  

  • 20 g de folhas picadas de carqueja;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

  • Ferva a água e adicione a erva já com o fogo desligado, e deixe em infusão por 10 minutos;
  • Então, espere esfriar, coe e sirva-se;
  • Você ainda pode guardar o chá de carqueja na geladeira. Mas lembre-se de consumir em no máximo 24 horas.
Fontes e referências adicionais

Quais dos benefícios do carqueja você tem mais interesse? Agora que sabe para que serve e conhece melhor suas propriedades, pretende inclui-la na sua alimentação? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (136 votos, média 4,01)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

14 comentários em “Benefícios da carqueja – Para que serve e como usar”

  1. gostaria de saber como devo beber o cha de carqueja entre outros cha.
    por quanto tempo e recomendado beber o cha. ex: 5, 7, 15 dias.
    como seria seu consumo.

    Responder
  2. Para que o cha de carqueja não fique com gosto tão forte faço adicionando folhas de hortelã e o sabor fica meio adocicado.

    Responder
  3. Tomo esse chá há mais de 40 anos, sempre na mesma proporção. Dois litros por mês, ingeridos no espaço de dois dias. Depois, só daí a 30 dias. Sempre deu certo comigo. Tenho 68 anos, sem esteatose hepática, colesterol controlado (triglicérides baixo) e glicose 84. 1,79; 75 quilos. Corro 4km por dia.

    Responder
  4. Achei o artigo interessante. Faço para meu marido o ☕️ ele bebe uma caneca de vez em quando ao pequeno almoço. Ele tem diabetes tipo2. Eu sou hipertensa e não aprecio ☕️, então comprei hoje uma embalagem de cápsulas e vou começar a tomar (1) antes de dormir e ver se a minha tensão melhora e se emagreço, pois estou obesa no 1º grau. Qual a vossa opinião? Faço bem ?

    Responder
  5. Bem achei interessante este artigo, e estou tomando pela primeira vez o chá, Pergunto pretendo tomar uma vez ao dia para ajudar no controle da glicose pois o meu exame deu 135 e o medico me passou um remedio para tomar e como eu gosto de fazer atividade fisica, como correr e andar não pretendo emagrecer mais.

    Será que tomando uma veze ao vou consegui algum resultado, ou vou emagrecer?

    Boa noite

    Responder
  6. Fiz cirurgia nos rins para tirar 3 pedras. E depois da cirurgia fiquei com prisão de ventre. Tomei o chá de carqueja bem morno e foi certeiro.
    O artigo é muito bom e esclarecedor.
    Obrigada!

    Responder
  7. Tenho infecção de urina com muita frequência resolvir fazer o tratamento com o chá de carqueja e logo noborimeiro dia vi o resultado.essa planta deveria chamar Jesus Cristo.

    Responder
  8. sim já faco uso de carquejo tomo como agua, coloco a erva dentro de uma garrafa com agua e ingiro um copo em jejum todos os dias.

    Responder