Benefícios da casca de laranja e como usar

Especialista da área:
atualizado em 20/11/2020

Veja aqui os benefícios da casca de laranja e várias sugestões de como usar a casca da fruta em prol da sua saúde e não desperdiçar mais nada.

Na casca da fruta, há muitas fibras, polifenóis e vitamina C. Só para ilustrar, em apenas 1 colher de sopa de casca de laranja existe até 14% da quantidade diária recomendada de vitamina C e até 4 vezes mais fibras do que a polpa da fruta.

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Os nutrientes são capazes até de prevenir doenças. Veja como exemplo um estudo que mostrou que uma molécula encontrada na casca de laranja pode diminuir a obesidade e a aterosclerose.

Benefícios da casca de laranja

laranja descascada

Além de ser fonte de vitaminas e minerais, a casca da fruta oferece vários benefícios. Veja para que serve!

É digestiva

A casca de laranja é rica em fibras. Por isso, ela facilita a digestão e promove a regularidade intestinal.

De fato, uma pesquisa de 2017 da revista Food Chemistry indica que as cascas da maioria das frutas cítricas são usadas há muito tempo a fim de tratar problemas digestivos.

Bom para o sistema imunológico

Além de fortalecer o sistema imunológico, a casca de laranja tem um ótimo efeito anti-inflamatório conforme estudo de 2014 da revista Food Science and Human Wellness.

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Aliás, ela também tem propriedades antissépticas e antimicrobianas que previnem e combatem infecções.

Bom para o sistema cardiorrespiratório

A vitamina C é ótima para aumentar a imunidade e promover a saúde dos pulmões. De acordo com um estudo, a casca da fruta também melhora o colesterol, regula a pressão arterial e previne doenças cardíacas.

Ajuda no tratamento da diabetes

A pectina é uma fibra da casca de frutas cítricas que ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. Além disso, o índice glicêmico da casca é muito baixo.

Ainda assim, é importante evitar o suco da fruta. Aliás, entenda se diabético pode tomar suco de laranja

Ação antioxidante

Além de reduzir o estresse oxidativo e prevenir doenças crônicas, os antioxidantes da casca da laranja podem ajudar a prevenir alguns tipos câncer.

Conforme uma pesquisa da revista BioMed Research International de 2014, a atividade anticâncer de cascas de frutas cítricas é promissora.

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Faz bem para a pele

O efeito antioxidante da casca de laranja é perfeito para a pele. Os antioxidantes inibem a ação dos radicais livres, protegendo a pele. Além disso, a vitamina C e outros nutrientes ajudam a:

  • Remover células mortas;
  • Tratar a acne;
  • Limpar a pele;
  • Retirar o excesso de oleosidade;
  • Estimular o colágeno.

Veja ainda os benefícios da vitamina C para o cabelo.

Benefícios anedóticos da casca de laranja

Outros dos possíveis benefícios são:

  • Branqueamento dos dentes;
  • Redução do mau hálito;
  • Combate a bactérias;
  • Tratamento da insônia; 
  • Tratamento da caspa;
  • Alívio de sintomas da asma;
  • Alívio de dores de cabeça;
  • Redução do colesterol;
  • Saúde dos olhos;
  • Perda de peso;
  • Repelente de insetos.

Como usar a casca de laranja

casca de laranja

Consumir a casca de laranja pura não é nada apetitoso. Além disso, comer a casca do fruto isolada pode causar dores de estômago.

Por isso, a melhor opção é incluir a casca de laranja em receitas. Por exemplo:

  • Saladas de folhas;
  • Vitaminas ou smoothies;
  • Aveia e iogurte;
  • Geleias e doces;
  • Marinadas;
  • Casca de laranja cristalizada;
  • Chá;
  • Decoração comestível de sobremesas;
  • Molhos.

Receita de chá de casca de laranja

Ingredientes:

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  • Casca de laranja;
  • Meio litro de água.

Modo de preparo:

Antes de mais nada, aqueça a água. Então, ao levantar fervura, apague o fogo e adicione as cascas picadas. Por fim, deixe em infusão por 5 minutos e coe.

Outros usos

Além disso, a casca da fruta também pode ser usada como esfoliante, aromatizador de ambientes, produto de limpeza desinfetante e desodorizador e repelente de insetos.

Cuidado

Para reduzir o teor de agrotóxicos na casca da laranja, higienize bem a fruta. Se ainda assim tiver receio, procure por alimentos orgânicos.

Assim como a maioria dos frutos, todas as partes da laranja contêm nutrientes essenciais e podem ser aproveitadas para a sua saúde!

Fontes e Referências Adicionais

Você pretende reaproveitar a casca de laranja a fim de obter seus benefícios? Então, comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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2 comentários em “Benefícios da casca de laranja e como usar”

  1. Gostei! Tenho problemas sérios de obstipação e normalmente uso o suco de laranja apenas. A casca, uso mais a de limão seca, com que faço chá. Assim sendo, passarei também a usar a de laranja.

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