Benefícios da Goiaba – Para que serve e como usar

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atualizado em 01/12/2020

Ajuda na perda de peso, alívio da constipação e efeito calmante: conheça todos os benefícios da goiaba e como usar!

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Com cheiro marcante e sabor muito agradável, a goiaba é uma fruta originária da América Central e do Sul e muito apreciada no Brasil e no mundo.

Certamente o consumo de goiaba traz inúmeros benefícios para a saúde. Ela é um “super-alimento” que contém inúmeros minerais e vitaminas e quantidades consideráveis de fibras.

Confira todos os benefícios da goiaba para a saúde, para que serve e quais as suas principais propriedades. Assista ao vídeo da nossa nutricionista ou siga lendo o artigo.

Para que serve? Benefícios da goiaba

Veremos a seguir as principais propriedades da goiaba para saúde e boa forma. Entenda para que serve essa deliciosa fruta:

1. Pode ajudar na perda de peso

A goiaba contém uma grande quantidade de fibras, que ajudam a aumentar a saciedade e retardam a absorção de carboidratos, evitando picos de glicemia que favorecem o acúmulo de gordura, além de prevenir a constipação.

Portanto trocar aquele lanche hipercalórico entre as refeições com pães e biscoitos por uma goiaba é a melhor opção para emagrecer e ainda ficar mais saudável, claro, aliando seu consumo a uma dieta balanceada.

Então aproveite para conhecer as calorias da goiaba! Veja também um artigo mais específico que analisa se a goiabada engorda.

2. Favorece o sistema imunológico

A incrível quantidade de vitamina C fornecida pela goiaba, cerca de 4 vezes maior que a laranja, ajuda a reforçar o sistema imune, garantindo a proteção contra infecções, gripes e resfriados.

3. Excelente alimento para diabéticos

Esse é um dos interessantes benefícios da goiaba. Ela possui um baixo índice glicêmico e é rica em fibras.

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Portanto o seu consumo ajuda a evitar picos de glicose e insulina sanguíneas, que devem ser muito bem controlados em pacientes com diabetes. Sendo assim, além de auxiliar no controle da doença, ela pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de diabetes tipo 2.

goiaba

4. Ajuda a manter a pele jovem e saudável

Várias substâncias presentes na goiaba ajudam na manutenção da saúde da pele e prevenção do envelhecimento.

Dentre elas, as vitaminas A e C, licopeno, caroteno e outros antioxidantes, que protegem contra os danos de radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce, formação de rugas, linhas e marcas de expressão, e ainda auxiliam na renovação celular.

5. Contribui com a saúde cardiovascular

A goiaba é rica em potássio, um importante nutriente para a saúde do coração e vasos sanguíneos.

Dessa forma ela contribui para a melhora no balanço entre sódio e potássio no organismo, o que ajuda a reduzir a pressão arterial em hipertensos, a reduzir triglicérides e colesterol ruim (LDL), a aumentar o colesterol bom (HDL).

Isso ajuda a prevenir uma série de doenças cardiovasculares em que esses podem ser fatores de risco.

6. Pode melhorar a saúde dos olhos

Apesar de não ser uma fonte tão boa quanto as cenouras, a goiaba é muito rica em vitamina A, já que em 100g encontramos cerca de 20% da recomendação de ingestão diária dessa vitamina.

A vitamina A é extremamente importante para a saúde visual, já que ela ajuda a prevenir a degeneração macular e o desenvolvimento de cataratas e de cegueira noturna.

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7. Ótimo alimento para grávidas

Para mulheres grávidas, o ácido fólico é essencial para a formação do sistema nervoso do feto. A goiaba é também fonte de folato, por isso pode ser consumida durante a gravidez para ajudar as mães a atingir os níveis adequados desse nutriente e garantir o bom desenvolvimento dos bebês.

8. Pode agir na dor de dente e infecções bucais

As folhas da goiabeira possuem efeito anti-inflamatório e combatem infecções. Por isso, o suco feito com elas pode ser usado para combater as dores de dente e infecções bucais, além de outros tipos de inflamações.

9. Contribui para prevenir a constipação

A goiaba é extremamente rica em fibras alimentares. Uma unidade pode fornecer cerca de 12% das suas necessidades diárias de fibras.

As fibras garantem um bom trânsito intestinal pois retêm água no interior do intestino, aumentam o bolo fecal e estimulam a eliminação mais rápida das fezes. Por isso a goiaba é um dos melhores alimentos para prisão de ventre.

10. Ajuda a relaxar

A goiaba também contém magnésio, mineral que atua no organismo ajudando a melhorar estados de estresse.

Portanto o consumo regular da fruta ajuda no controle da tensão e no relaxamento dos músculos e nervos, na medida em que supre a quantidade de magnésio que o organismo precisa para se manter em bom funcionamento.

Como usar: aproveite os benefícios da goiaba!

A goiaba é um fruto versátil que pode ser utilizado em diversas receitas. Doces de goiaba são bastante famosos, como goiabada. Você também pode fazer compotas e receitas de geleia de goiaba diet.

Além disso, uma dupla muito famosa é o queijo com goiabada, popular entre os mineiros. Porém, as formas mais saudáveis de consumi-la são a própria fruta na forma fresca ou na preparação de sucos de goiaba sem adição de açúcar.

Não só isso, mas ela também pode ser adicionada como um toque especial a saladas de folhas e hortaliças. Toda a goiaba é comestível, inclusive as sementes e a casca, basta lavá-la bem antes de consumir.

Informações nutricionais

NutrientesPor 1 goiaba média
Energia37 calorias
Carboidratos7,9 g
Proteínas1,4 g
Gorduras0,5 g
Fibras3 g

Aproveite e assista ao vídeo abaixo em que nossa nutricionista aborda especificamente a questão de se a goiaba engorda ou emagrece.

Gostou das dicas?

O que achou dos benefícios da goiaba? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá incluí-la mais no seu cardápio? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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34 comentários em “Benefícios da Goiaba – Para que serve e como usar”

  1. adorei… estava mesmo precisando desta dica, já que estou fazendo dieta, a goiaba me muita saciedade…ameiiiiiii..

  2. Oi boa tarde .eu não entendo. .afinal a goiaba solta o intestino ..Algumas pessoas dizem que ela é pra prender. . afffff vai entender ..

    • Depende , se vc comer somente a casca ai pode prender , mais se vc comer os caroços juntos com a casca ai vai soltar , pois os caroços sao ricos em fibras .

  3. Já sabia dos.atributos da goiaba, tanto que tenho um pé enorme dá vermellha no meu quintal e sempre coletamos e congelamos a polpa, fizemos doces caseiros, caldas e sobremesas, além de distribuir sacolas de Goiba aos vizinhos que sempre elogiam a quantidade que esse pé produz!! uma delícia

  4. Amei, amei, amei vou consumir mais goiaba daqui pra frente muito obrigada por essa matéria maravilhosa…????

  5. Na minha casa há uma goiabeira, e eu e os passarinhos viviamos disputando as goiabas, agora depois desta informação, com certeza eles perderam a disputa.

  6. Minha fruta nessa época do ano sempre a goiaba consumo em sucos uma deliciada parece vitamita.
    As 10:30 da manhã o suco de goiaba é minha dica! Não consumo pão e da saciedades até a hora do almoço. sabia desses inúmeros benefícios agora vou consumir com mais prazer ainda!

  7. Se eu já gostava, agora vou gostar muito mais. Obrigada pela dica.

  8. Caramba, Valeu!!!!! Muitissimamente interessante…. É necessário divulgar nais sobre Ela, pois, seu valor Nutricional é esplêndido!

  9. Sempre comi goiaba e continuo a comer , sou viciado em goiaba , não fico sem ela , só consumo goiaba vermelha.