Benefícios da Sálvia – Para que serve e como usar

atualizado em

Os benefícios da sálvia (Salvia officinalis) vão muito além de temperar alimentos: ela é conhecida por ter diversos efeitos medicinais, como antisséptico e antidepressivo, além de ajudar a emagrecer.

Mas será que ela realmente tem esses efeitos? Então vamos descobrir a seguir o que a ciência tem a dizer sobre a sálvia, quais seus reais benefícios e como usá-la no seu dia a dia.

Propriedades da sálvia

folhas de sálvia
Folhas de sálvia

De origem Mediterrânea, a sálvia se parece com ervas como o manjericão, o alecrim, o tomilho e o orégano. Todos elas tem folhas com ações medicinais.

A sálvia é uma erva rica em compostos fenólicos, que possuem ação antioxidante. Além disso, contém pequenas quantidades de vitaminas e minerais que podem, quando associadas a uma dieta saudável, ajudar a manter a saúde e a boa forma.

Entretanto é importante diferenciar a Salvia officinalis, de uso culinário, da Salvia divinorum, que tem efeitos psicoativos e alucinógenos.

  Continua Depois da Publicidade  

A sálvia emagrece?

A sálvia por si só não leva a perda de peso. Entretanto, quando ela é incluída em uma dieta equilibrada, ela pode ajudar a melhorar a saúde em geral, e isso inclui o emagrecimento.

Isso ocorre porque a sálvia tem atividade antioxidante, que ajuda a melhorar e prevenir inflamações.

E, como a obesidade leva a um estado de inflamação crônica que contribui para a síndrome metabólica e para a resistência à insulina, o uso de alimentos anti-inflamatórios pode ajudar a reverter o quadro.

Assim, a sálvia pode ser uma boa aliada para quem precisa perder peso. Mas é importante lembrar que ela não faz milagres.

  Continua Depois da Publicidade  

Benefícios da sálvia

Vamos conhecer agora os principais benefícios da sálvia para a saúde e boa forma:

1. Tem efeito antibacteriano

Alguns estudos, como este que foi publicado na Revista Brasileira de Plantas Medicinais, mostram que os compostos presentes na sálvia tem ação antimicrobiana. Portanto, isso torna a sálvia uma boa opção para tratamento de pequenos ferimentos e infecções na pele.

Assim, você pode usar a infusão da sálvia em uma compressa, e colocá-la sobre os ferimentos por alguns minutos. 

2. Contribui para a saúde bucal

A infusão de sálvia pode ser usada para tratar infecções e inflamações na boca, língua, gengiva e garganta. Para isso, deve-se preparar o chá, esperar que esfrie um pouco, e usar como bochecho ou gargarejo.

3. Menopausa

A sálvia ajuda no controle e redução dos sintomas causados pela menopausa, como as constantes ondas de calor, chamadas comumente de fogacho.

  Continua Depois da Publicidade  

Esse efeito foi demonstrado em um estudo britânico publicado no periódico Planta medica, e se deve a presença de compostos de estrutura semelhante ao estrógeno, como a luteolina.

4. Ajuda a proteger a pele

A sálvia é rica em substâncias antioxidantes, que protegem o organismo contra a ação de radicais livres.

Assim, o seu uso regular pode ajudar a evitar o envelhecimento precoce da pele, causado pelo acúmulo de radicais livres, como demonstrado em um estudo publicado em 2016 no periódico Journal of cosmetic dermatology.

5. Tem efeito anti-inflamatório

Como é uma planta rica em antioxidantes fenólicos, a sálvia pode ajudar a tratar e a prevenir alguns problemas inflamatórios e autoimunes.

Isso acontece porque esses compostos antioxidantes ajudam a regular a resposta do sistema imunológico, evitando assim reações exageradas.

  Continua Depois da Publicidade  

6. Ajuda a manter a saúde do cérebro

A sálvia pode ajudar a manter a saúde neurológica, como mostra um estudo publicado em 2017 no periódico Nutrients.

Isso ocorre devido a presença de compostos fenólicos na sálvia, que tem uma ação neuroprotetora. Assim, o consumo de sálvia, seja na forma de chá ou como tempero nas receitas, pode atuar na prevenção de problemas neurológicos.

7. Ajuda a reduzir o colesterol

A sálvia pode ajudar na redução dos níveis de colesterol ruim, o LDL, e consequentemente diminuir o acúmulo de gordura nas artérias. Assim, o consumo regular da sálvia ajuda a evitar uma série de doenças cardiovasculares, como a aterosclerose.

8. Diabetes

Para aqueles que precisam equilibrar os níveis de açúcar no sangue, o extrato de sálvia pode ser de grande ajuda. Embora os estudos publicados ainda usem modelos animais, os resultados são animadores.

Um deles, publicado em 2018 no periódico PeerJ, mostrou que o extrato de sálvia melhora a sensibilidade à insulina e reduz a inflamação, podendo ser uma alternativa para o tratamento da diabetes.

Outros usos

Além dos benefícios já citados acima, a sálvia é tradicionalmente usada como tratamento para outros problemas de saúde, embora esses efeitos ainda estejam sendo estudados. São eles:

  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Alguns tipos de demência;
  • Asma e outras doenças respiratórias;
  • Calvície e queda de cabelo;
  • Problemas gastrintestinais.

Como incluir a sálvia no dia a dia

A sálvia pode ser utilizada de formas diversas: Fresca ou desidratada. Assim, você pode adicioná-la a temperos, conservas e até em chás.

Receita de chá de sálvia

chá de sálvia

Ingredientes:

  • 3 g de folhas secas de sálvia, ou uma colher de chá, caso as folhas estejam trituradas
  • 150ml de água.

Modo de preparo:

  • Aqueça a água e desligue o fogo assim que começar a fervura;
  • Em seguida, adicione as folhas de sálvia e deixe em infusão por 5 minutos;
  • Após esse tempo, coe e sirva-se.

Dica: Você pode adoçar com açúcar ou mel, caso prefira.

Vídeo: Benefícios da sálvia

Veja no vídeo abaixo mais informações sobre os benefícios da sálvia.

Gostou das dicas?

Você já tinha noção de todos esses benefícios da sálvia para a saúde e boa forma? Tem o costume de utilizá-la como tempero em sua cozinha? Comente abaixo.

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

42 comentários em “Benefícios da Sálvia – Para que serve e como usar”

  1. Vou começar o uso da sálvia para hiperhidrose e estou na menopausa. Porém comprei as folhas desidratadas em casa de produtos naturais.
    Gostaria de saber para consumir na forma de chá qual seria a dose diária e como seria o uso no caso de tosse.

    Responder
  2. Conhecia, mas não sabia de todos esses benefícios…
    Mas foi através da sálvia e claro da fé em Deus, que vi minha filha de 6 anos melhorar, de um tosse que parecia não ter fim…
    Amei essa planta… Como dito popular…É um santo remédio

    Responder
  3. Comprei a sálvia por saber queera uma erva com muitos nutrientes. Ontem, tomei o chá duas vezes no dia.
    não sabia que era diurética. Estava dormindo e me veio a vontade de urinar. Meu Deus, urinei bastante. Já cheguei ao banheiro, toda a roupa molhada, onde resolvi ver os efeitos da sálvia. Estou fazendo uma pequena dieta, afim de melhorar o mru organismo. No exame de sangue, deu que o fígado estava afetado. Estou sem tomar vinho tinto seco, comendo fibras, pão integral, sem frituras e sem chocolates. Havia passado do limite.

    Responder
  4. Conheço a sálvia desde pequena como tempero e como “peixinho da horta”. As folhas passadas no ovo e fritas são uma iguaria que muitos comparam com peixe frito. Porém além do sabor e das aplicações não conhecia ainda as propriedades para saúde.

    Responder
  5. Tenho uma horta, cultivo sálvia e outros temperos. Mas não tinha noção dos benefícios dessa planta, eu e meu esposo temos diabetes, vamos utilizarmos em nossas dietas.
    Usava apenas como tempero. Obrigada pela informação.

    Responder
  6. Estou usando no suco verde pela manhã, junto com outros temperos e verduras, a sálvia e outros temperos como o manjericão e outras, são muito indicado pelos crudíveros, e para se ter todos os benefícios das ervas e verduras, o ideal é utilizarmos natural, nos sucos verdes por exemplo. Fica a dica.

    Responder
  7. Ola eu uso temperos secos adoro nem tenho tudo como gostaria mas uso ,folhas de louro,alecrin,oregano,ervas finas, ….salvia nunca usei…

    Responder
  8. Eu comprei alecrim louro canela gengibre limão só não encontrei a salvia tem outra erva que possa substituir a salvia me responda por favor Obrigada

    Responder
  9. Aqui onde moro não tem salvia posso substituir a salvia por outras ervas pois gostaria de perder minha barriga

    Responder
  10. Soube que é bom para memória, dado a isso procurei saber se serveria e como consumir.Comprei o óleo e estou com receio de usar, pois segundo a orientação diz que para massagemtem que ser diluido em óleo vegetal e não usar sobre a pele.Peço orientação.

    Responder
    • Boa tarde! Sim não deve ser usado direto na pele.
      Não precisa ser necessariamente óleo vegetal para diluir. Pode misturar 5 a 8 gotas com uma colher de sopa de creme (qualquer tipo de creme corporal) e aplicar na pele.

      Responder
  11. Não sabia…. E nunca utilizei.
    Mas amei as dicas.
    A partir de hj passarei a fazer uso.
    Obrigada pelas dicas.

    Responder
  12. Tenho uma horta com vários tipos de ervas, tomílio, manjerição, orégano, mangerona, salsinha, cebolinha, salsão, alecrim, erva doce e sálvia. Uso muito a sálvia na culunária, nos temperos para frango, carneiro, molho à bolonhesa , ao sugo e no preparo de massas.
    Sálvia é tudo de bom e dá para ser cultivada em vasos, em apartamentos, sacadas, janelas, de preferência onde haja bastante luz.

    Responder