Benefícios da Sálvia – Para que serve e como usar

Especialista da área:
atualizado em 04/01/2021

Os benefícios da sálvia (Salvia officinalis) vão muito além de temperar alimentos: ela é conhecida por ter diversos efeitos medicinais, como antisséptico e antidepressivo, além de ajudar a emagrecer.

Mas será que ela realmente tem esses efeitos? Então vamos descobrir a seguir o que a ciência tem a dizer sobre a sálvia, quais seus reais benefícios e como usá-la no seu dia a dia.

  Continua Depois da Publicidade  

Propriedades da sálvia

folhas de sálvia
Folhas de sálvia

De origem Mediterrânea, a sálvia se parece com ervas como o manjericão, o alecrim, o tomilho e o orégano. Todos elas tem folhas com ações medicinais.

A sálvia é uma erva rica em compostos fenólicos, que possuem ação antioxidante. Além disso, contém pequenas quantidades de vitaminas e minerais que podem, quando associadas a uma dieta saudável, ajudar a manter a saúde e a boa forma.

Entretanto é importante diferenciar a Salvia officinalis, de uso culinário, da Salvia divinorum, que tem efeitos psicoativos e alucinógenos.

A sálvia emagrece?

A sálvia por si só não leva a perda de peso. Entretanto, quando ela é incluída em uma dieta equilibrada, ela pode ajudar a melhorar a saúde em geral, e isso inclui o emagrecimento.

Isso ocorre porque a sálvia tem atividade antioxidante, que ajuda a melhorar e prevenir inflamações.

  Continua Depois da Publicidade  

E, como a obesidade leva a um estado de inflamação crônica que contribui para a síndrome metabólica e para a resistência à insulina, o uso de alimentos anti-inflamatórios pode ajudar a reverter o quadro.

Assim, a sálvia pode ser uma boa aliada para quem precisa perder peso. Mas é importante lembrar que ela não faz milagres.

Benefícios da sálvia

Vamos conhecer agora os principais benefícios da sálvia para a saúde e boa forma:

1. Tem efeito antibacteriano

Alguns estudos, como este que foi publicado na Revista Brasileira de Plantas Medicinais, mostram que os compostos presentes na sálvia tem ação antimicrobiana. Portanto, isso torna a sálvia uma boa opção para tratamento de pequenos ferimentos e infecções na pele.

Assim, você pode usar a infusão da sálvia em uma compressa, e colocá-la sobre os ferimentos por alguns minutos. 

2. Contribui para a saúde bucal

A infusão de sálvia pode ser usada para tratar infecções e inflamações na boca, língua, gengiva e garganta. Para isso, deve-se preparar o chá, esperar que esfrie um pouco, e usar como bochecho ou gargarejo.

  Continua Depois da Publicidade  

3. Menopausa

A sálvia ajuda no controle e redução dos sintomas causados pela menopausa, como as constantes ondas de calor, chamadas comumente de fogacho.

Esse efeito foi demonstrado em um estudo britânico publicado no periódico Planta medica, e se deve a presença de compostos de estrutura semelhante ao estrógeno, como a luteolina.

4. Ajuda a proteger a pele

A sálvia é rica em substâncias antioxidantes, que protegem o organismo contra a ação de radicais livres.

Assim, o seu uso regular pode ajudar a evitar o envelhecimento precoce da pele, causado pelo acúmulo de radicais livres, como demonstrado em um estudo publicado em 2016 no periódico Journal of cosmetic dermatology.

5. Tem efeito anti-inflamatório

Como é uma planta rica em antioxidantes fenólicos, a sálvia pode ajudar a tratar e a prevenir alguns problemas inflamatórios e autoimunes.

Isso acontece porque esses compostos antioxidantes ajudam a regular a resposta do sistema imunológico, evitando assim reações exageradas.

  Continua Depois da Publicidade  

6. Ajuda a manter a saúde do cérebro

A sálvia pode ajudar a manter a saúde neurológica, como mostra um estudo publicado em 2017 no periódico Nutrients.

Isso ocorre devido a presença de compostos fenólicos na sálvia, que tem uma ação neuroprotetora. Assim, o consumo de sálvia, seja na forma de chá ou como tempero nas receitas, pode atuar na prevenção de problemas neurológicos.

7. Ajuda a reduzir o colesterol

A sálvia pode ajudar na redução dos níveis de colesterol ruim, o LDL, e consequentemente diminuir o acúmulo de gordura nas artérias. Assim, o consumo regular da sálvia ajuda a evitar uma série de doenças cardiovasculares, como a aterosclerose.

8. Diabetes

Para aqueles que precisam equilibrar os níveis de açúcar no sangue, o extrato de sálvia pode ser de grande ajuda. Embora os estudos publicados ainda usem modelos animais, os resultados são animadores.

Um deles, publicado em 2018 no periódico PeerJ, mostrou que o extrato de sálvia melhora a sensibilidade à insulina e reduz a inflamação, podendo ser uma alternativa para o tratamento da diabetes.

Outros usos

Além dos benefícios já citados acima, a sálvia é tradicionalmente usada como tratamento para outros problemas de saúde, embora esses efeitos ainda estejam sendo estudados. São eles:

  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Alguns tipos de demência;
  • Asma e outras doenças respiratórias;
  • Calvície e queda de cabelo;
  • Problemas gastrintestinais.

Como incluir a sálvia no dia a dia

A sálvia pode ser utilizada de formas diversas: Fresca ou desidratada. Assim, você pode adicioná-la a temperos, conservas e até em chás.

Receita de chá de sálvia

chá de sálvia

Ingredientes:

  • 3 g de folhas secas de sálvia, ou uma colher de chá, caso as folhas estejam trituradas
  • 150ml de água.

Modo de preparo:

  • Aqueça a água e desligue o fogo assim que começar a fervura;
  • Em seguida, adicione as folhas de sálvia e deixe em infusão por 5 minutos;
  • Após esse tempo, coe e sirva-se.

Dica: Você pode adoçar com açúcar ou mel, caso prefira.

Veja no vídeo abaixo os benefícios da sálvia e dicas de como consumir.

Gostou das dicas?

Você já tinha noção de todos esses benefícios da sálvia para a saúde e boa forma? Tem o costume de utilizá-la como tempero em sua cozinha? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (188 votos, média 4,04)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

42 comentários em “Benefícios da Sálvia – Para que serve e como usar”

  1. Estou no período do fogacho. Já tomei de tudo para amenizar o calor sem sucesso. Estou tomando o chá de Sálvia e sinto que o calor não está tão intenso. Me sinto melhor com o chá. Eu gostaria de fazer uso das cápsulas e como usar o óleo?

    Responder
  2. Boa tarde. Como posso fazer uma pasta das folhas para colocar em feridas nos pés. Para usá-la como cicatrizante. Obrigado.

    Responder